Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Tudo sobre: Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc, etc...


wckm
 Compartilhar

Posts Recomendados

Título auto-explicativo! procurei nao achei por aqui

então trouxe pra cá um conteúdo criado por HAVENGAR

 

Então vamos começar?

 

 

DEFINIÇÕES

 

 

Framerate:

 

Nada mais é, do que quadros por segundo. Ou seja, FPS significa "frames per second". Traduzindo para o português, "quadros por segundo". Traduzindo para o fácil entendimento, seria a velocidade com que a imagem é exibida em sua tela. Para ver a quantas anda seu FPS (framerate) basta vc dar um ALT + F8 enquanto estiver jogando. No canto superior esquerdo, exibirá a sua atual medição. Não é preciso dizer que quanto maior é seu FPS, melhor será seu rendimento. Porém é importante lembrar que para vc ter o máximo de FPS, vc precisará tbm observar, quanto o seu processador está usando para gerar isso. Se estiver por exemplo, em mais de 90% do processamento, poderá estar colocando em risco a vida útil de seu processador, sem mencionar que no meio do jogo, de repente, seu computador pode reiniciar repentinamente, travar, e uma série de outras consequências.

 

 

Lag & Freeze:

 

Lag: É conhecido por oscilação, interrupção de uma continuidade, apresenta uma maior lentidão e vc fica andando no jogo por exemplo, como se estivesse indo e parando, "pipocando". Problemas com lag podem ser de origem tibia, de origem pc, e de origem conexão.

 

Freeze: É conhecido congelamento da imagem, travamento, interrupção total da interatividade, apresenta uma paralisação e vc fica no jogo por exemplo, como se a imagem estivesse congelada, nada se move. Problemas com freeze podem ser tbm de origem tibia, de origem pc, e de origem conexão.

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

 

Problemas:

 

Origem tibia: Pode ser o servidor com instabilidade (verifique se há o lag em outros mundos), pode ser de ordem geral mesmo, uma manutenção ou algum problema sempre ligado aos servidores da cip. Um bom exemplo, são os recentes ataques DDoS que o Tibia vem sofrendo. Para identificar se o seu problema tem essa origem, testes como entrar do seu computador em outros mundos, verificando se tbm há o problema, são muito esclarecedores. Principalmente em seus testes, considerar que há mundos germânicos e americanos, há diferenças entre eles, e podem aparecer em seus testes.

 

Origem pc: Verifique quanto de processamento o tibia está usando de seu computador. Dando Ctrl +Alt + Del, vc pode verificar a porcentagem de uso do seu computador pelo Gerenciador de Tarefas do Windows. Por exemplo, nas opções do cliente Tibia, se a barra de seu framerate limit, estiver regulado no máximo, isso pode ocorrer. Além disso se sua configuração de video no pc não estiver em 16 bits, por exemplo, estiver 32 bits, pode dificultar tbm em relação a esse problema. Se sua placa de video for muito fraca, muitas vezes on-board, ou não está com drivers apropiados, além de directx desatualizado ou corrompido. Se estiver usando muito programas ao mesmo tempo. Lembre-se sempre que o cliente tibia suga muito do computador e uma forma boa de identificar isso, é pelo Gerenciador de Tarefas do Windows, como mencionei.

 

Origem conexão: Se vc usa acesso discado é recomendável que não abra coisas simultaneamente com o tibia. Muitas vezes MSN, navegação em páginas, fazendo downloads, e ainda jogando damas on-line por exemplo, compartilhadores como kazaa, vc não vai ter conexão que aguente tudo isso. Fatalmente acarretará em problemas na velocidade do tibia.

Se vc usa acesso banda larga em um mínimo de 128 vc já tem um pouco mais de possibilidades porém mesmo assim não abuse se seu problema quanto ao tibia é de origem conexão. Sempre certifique-se que não faz muitas outras coisas simultaneamente com o tibia. Tendo checado tudo, ou seja garantindo que não tem muitos processos que usem a conexão ao mesmo tempo que usa o Tibia, porém mesmo assim persistindo o problema, feche tudo incluindo tibia e acesse essa página

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
faça um teste de velocidade e verifique se a velocidade está abaixo mesmo do que normalmente vc acessa, aí então confirmando isso entre em contato com seu provedor para checar o problema. Outro problema recorrente, é quando o sinal de sua conexão está oscilante. Ou seja, vc tem uma intermitência que muitas vezes é imperceptível para navegação em páginas. Mas para o Tibia, que faz constante troca pacotes, troca de sinal, isso acaba sendo MUITO SENSÍVEL, e qualquer mínima oscilação no sinal (perda de pacotes), pode ser um problema grave que ocasiona o seu lag, freeze ou kick. Um forma bem eficaz de fazer esse diagnóstico é ligar em seu serviço de banda larga ou provedor, para que façam um teste de roteamento em seu sinal. Geralmente eles fazem por telefone mesmo, e com isso é possível identificar se há esse problema.

 

 

 

CONFIGURAÇÕES

 

 

Dicas de como evitar todos os problemas acima através da configuração:

 

 

- Certifique-se que tenha a versão 8 em diante do directx de preferência a versão 9.

- Certifique-se dos drivers de sua placa de video sempre atualizado.

- Clique com direito em sua área de trabalho e com esquerdo em PROPIEDADES, vá na guia VIDEO e na resolução coloque 16 bits e no 800x600 (de preferencia) se não puder mesmo, use 1024. Clique em APLICAR depois Ok.

- Use sempre o Gerenciador de Tarefas do windows (por meio de Ctrl+Alt+Del) para verificar o quanto de processamento ( % ) seu computador está usando. Estime sempre que acima de 90% com o tibia aberto, já é bem problemático e poderá ter consequências. O ideal é no máximo 80% de uso.

- Certifique-se sempre que o banco de dados de seu anti-virus, não atualize enquanto estiver jogando. Isso pode influenciar diretamente em problemas no jogo. Configure-o para sempre perguntar antes de atualizar.

- Desinstalação do cliente tibia e instalação novamente pode resolver muitos problemas. Lembre-se apenas que depois de instalado novamente a primeira coisa a ser feita é entrar em OPCOES, GRAPHICS, selecione 800*600 ou 1024, 16 bits, clique no botão ADVANCED certifique-se das três opcões marcadas. No framerate limit tire do limite máximo e deixe sempre em valores reduzidos (consultando junto com o Gerenciador de Tarefas do windows) para encontrar a regulagem máxima ideal que pode deixar nessa barra, de modo que o uso em % do seu computador, não ultrapasse 80%. Dê Ok, Ok novamente, e Ok novamente.

 

 

OBSERVAÇÕES

 

*Lá no framerate limit onde disse para ajustar, vá realizando testes para mais ou para menos até encontrar o ideal para vc, tendo um rendimento satisfatório no tibia, de modo que não sobrecarregue a máquina (uso do pc) mas que tenha um framerate bacana. Nunca deixe ajustado no limite máximo.

Ainda sobre o framerate:

É necessário sempre fazer alguns experimentos. Uma vez tendo terminado de fazer isso seu computador pode usar mais dos recursos no Tibia, o próprio tibia absorver menos dos recursos do pc, e o jogo irá rodar muito mais rápido junto até com outros programas.

É recomendado de 20-60 (vc nunca consegue visualizar mais que 60 quadros por segundo) mas com finalidade de teste tente primeiro ajustar com valores menores partindo do 10 (que é o mínimo). Como disse acima no procedimento, se necessário, aumente depois gradativamente e teste com outros valores posteriormente até encontrar o melhor valor em seu cliente de modo que o uso do computador fique no máximo em 80% e com isso tendo o rendimento máximo de fps no cliente tibia.

 

Tirando o LAG e a LENTIDÃO para vc mover seu CHAR com o teclado:

 

Configurando o Teclado:

 

1- Clique em Iniciar - Painel de Controle - Teclado (caso o teu menu iniciar não seja igual ao meu, basta clicar no ícone do painel de controle e, na janela seguinte que se abrirá, no ícone teclado).

 

paineldecontroletecladoya3.jpg

 

OU

 

paineldecontroletecladovq9.jpg

 

 

2 - Abrindo as configurações do teclado, aparecerá a tela a seguir:

 

paineldecontroletecladotf4.jpg

 

Nesta tela, basta mover o indicador do Intervalo de Repetição até o Curto e a Taxa de Repetição até Rápida.

 

Depois disto, basta Aplicar as configurações e confirmar, pressionando OK.

Agora abram o teu tibia e vejam se mudou alguma coisa.

 

ATUALIZANDO PLACA DE VIDEO

 

Bem, tem muitas pessoas com dificuldades para atualizar placa de vídeo, portanto, elaborei esse tutorial com fotos para ajudar a todos.

 

- Conhecendo nossa placa de vídeo.

 

Para começar, devemos saber qual é o modelo e o fabricante da placa de vídeo, para saber, baixe esse programa:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
ki.ig.com.br/download/AIDA32.htm

 

Esse programa se chama AIDA32:

 

“O AIDA32 é um software de diagnóstico que dispensa apresentações. Ele é completo no que diz respeito a diagnósticos e relatórios de computadores, exibindo informações detalhadas sobre hardware e sistema da máquina”

 

Dentro do programa, vá ao menu Computador > Sumário, depois ache o tópico Monitor e veja na opção Adaptador gráfico o nome da tua placa de vídeo.

 

tutorialmr4.jpg

 

No meu caso, a fabricante da minha placa de vídeo é a NVIDIA, portanto, vou achar o driver no site da NVIDIA. Aqui estão alguns dos mais conhecidos fabricantes:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O Driver Guide é um ótimo site de drivers, eu adoro usá-lo, tem drivers de tudo e tem muito driver em, mas tem que fazer cadastro pra usar.

 

- Baixando o driver.

 

“Obs.: Se vocês tiverem um cd com o driver, melhor ainda, falarei disso no fim do tutorial.”

 

Vá até o site do seu fabricante ou o Driver Guide, no meu caso o fabricante é a NVIDIA, então vou usá-la de exemplo.

 

Entre no site e vá em download drivers:

 

tutorial2av6.jpg

 

Escolha opções que se encaixe com o seu driver , dê Search:

 

tutorial3ex9.jpg

 

Aceite os termos de licensa e clique em Download Now:

 

tutorial4li6.jpg

 

- Atualizando o driver.

 

Instale o arquivo baixado:

 

tutorial5wb6.jpg

 

Obs.: Preste atenção na pasta onde será instalado, não precisa mudar, só preste atenção para não esquecer, pois vai precisar.

 

No final, o instalador vai perguntar se quer reiniciar, reinicie para carregar as configurações.

 

Agora, vá clicar com o botão direito no Meu Computador > Gerenciar. Vá em Gerenciador de dispositivos, abra o “+” do Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito no nome da tua placa de vídeo e escolha a opção Atualizar driver...:

 

tutorial6jn4.jpg

 

Na tela à seguir, selecione a opção Não, não agora, e na próxima, selecione a opção Instalar de uma lista ou local específico(avançado).

 

Depois, selecione a pasta onde foi instalado o driver:

 

tutorial8vs1.jpg

 

Dê um avançar e aguarde o Windows procurar o driver:

 

tutorial9sj3.jpg

 

No meu caso, o driver está atualizado, por isso apareceu que não foi encontrada uma opção melhor de hardware, se no seu apareceu isso também, é porque seu driver está atualizado ou você baixou driver errado.

 

Obs.: tem casos que a atualização do driver da placa de vídeo ou atualização do Directx não resolve, isso porque sua placa pode estar danificada e/ou muito velha.

 

Obs².: aqui está o link para baixar o directx: http://baixaki.ig.com.br/pesquisa.asp?nome=directx&tipo=1&imageField.x=0&imageField.y=0 baixe a versão mais atualizada.

 

Bom, chegamos ao término do tutorial, espero que seja de grande ajuda, pois me esforcei para fazê-lo.

 

Sugestões, críticas, comentários, estejam à vontade!

 

Conteúdo Criado por HAVENGAR

 

Gostou? Agradeça.

Espero que tenho ajudado vocês

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.