Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Culpa

mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

"Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem."

Me sinto culpado por ter, praticamente, causado a destruição da minha família do lado paterno.

Ao escolher ficar com minha mãe ao invés de meu pai no processo de separação, parece que condenei todo aquele lado da família. Sem minha presença lá, todos caíram.

Eu me sinto culpado, mas não me sinto arrependido. Se tivesse feito outra escolha, eu estaria da mesma forma agora. Caído, sem ambição. Minha mãe e minha avó materna são as pessoas que mais me empurram e motivam a seguir em frente. Auxílio nunca prestado pelo outro lado da família. Com o perdão da palavra, mas meu pai é um bost@ que nunca terá nada. Sorte que ele herdará uma casa quando minha bisavó se for, caso contrário ele ficaria na miséria sendo sustentado apenas por seu emprego medíocre.

É egoísta? É.

Mas agora é tarde demais para tentar ajudá-los.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não man tem que viver a vida adoidado se vc fizer alguma escolha errada n deve ficar chorando ...

tem que mandar tdo mundo que vc não gosta se f%$#@ e continuar andando

Ps: antes de fazer loucuras pense nas consequencias obviamente u.u

oZMWbcG.gif

"The way she walks,The way she talks...How long can I pretend

Oh I cant help Im in love...

With the girl of my best friend"

Link para o comentário

Sinto culpa por não ter feito muitas coisas.

Apenas um exemplo:

Se eu tivesse namorado com uma garota em uma certa época, eu poderia tar namorando até hoje, e essa garota não teria se tornado uma verdadeira vad1a.

Mas não, ao invés disso, escolhi outra garota (isso não é arrependimento, pois não me arrependo de ter escolhido esta garota, é apenas culpa por ter transformado a outra garota num "monstro").

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário

Me sinto culpado por ter, praticamente, causado a destruição da minha família do lado paterno.

Ao escolher ficar com minha mãe ao invés de meu pai no processo de separação, parece que condenei todo aquele lado da família. Sem minha presença lá, todos caíram.

Eu me sinto culpado, mas não me sinto arrependido. Se tivesse feito outra escolha, eu estaria da mesma forma agora. Caído, sem ambição. Minha mãe e minha avó materna são as pessoas que mais me empurram e motivam a seguir em frente. Auxílio nunca prestado pelo outro lado da família. Com o perdão da palavra, mas meu pai é um bost@ que nunca terá nada. Sorte que ele herdará uma casa quando minha bisavó se for, caso contrário ele ficaria na miséria sendo sustentado apenas por seu emprego medíocre.

É egoísta? É.

Mas agora é tarde demais para tentar ajudá-los.

UAU!

Culpa também é o nome dado à aquela forma de arrependimento que gera a certeza de que, em havendo ou se houvesse uma nova chance, a pessoa faria outra escolha, tomaria outro caminho ou teria outra conduta.

Definitivamente este não parece ser o seu caso.

Culpas tenho poucas e todas orbitando as enormes preocupações que causo a minha família (enormes para eles). Não são problemas, são apenas as preocupações que causo.

Sou independente em demasia, gosto de ser assim. Gosto da liberdade que tenho para escolher meus rumos, meus caminhos, gosto de não depender de ninguém. Nem sempre me ligo no quanto isso preocupa a eles, no quanto eles ficam ansiosos a cada novidade vinda de mim. As vezes me vejo arrependido não do ato, mas da forma que comunico a eles minhas escolhas.

palavrinhas_071.png

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Culpa também é o nome dado à aquela forma de arrependimento que gera a certeza de que, em havendo ou se houvesse uma nova chance, a pessoa faria outra escolha, tomaria outro caminho ou teria outra conduta.

Definitivamente este não parece ser o seu caso.

Realmente, não é. haha

E sim, concordo. Existe a culpa que carrega junto o arrependimento, aquela que você faria de tudo para voltar no tempo e consertar.

Eu não sinto essa culpa carregada de arrependimento, sinto apenas arrependimento por algumas de minhas escolhas. Como, por exemplo, ter deixado uma pessoa que amei demais partir sem contar o que eu sentia por ela.

Não sinto culpa, mas arrependimento.

-------

Imagino que você tenha ficado muito chocado com minha afirmação sobre minha família, mikhail (Você considera sua família a parte mais importante da sua vida e isso é claramente notado pelo respeito e admiração que você demonstra por todos eles), mas deixe-me explicar.

Eu não odeio o lado paterno da minha família. Eu os amo e me sinto responsável pela situação atual que eles se encontram. (Minha bisavó está praticamente paraplégica, pois não consegue mais se mexer. Meu avô tem diversos problemas de saúde e meu pai fuma e bebe como se não houvesse amanhã).

Se eu tivesse os escolhido, talvez, a situação seria diferente, pois comigo lá eu os empurraria para frente, assim como minha avó e mãe fazem comigo.

Porém, será que por "osmose" eu não me tornaria igual a eles e não "cairia"?

Eu não sei se estaria fazendo faculdade hoje, não sei se teria ambições e sonhos. Sou um mero reflexo do ambiente no qual estou inserido (Isso da uma boa discussão para outra oportunidade.)

A questão é: Eu não queria ser egoísta a ponto de ter que escolher entre meu pai e minha mãe, sabendo que iria fazer um dos lados sofrer. Sabendo que eu iria trazer danos irreparáveis para o lado não escolhido.

Eu queria não ter precisado fazer esta escolha.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário

Realmente, não é. haha

E sim, concordo. Existe a culpa que carrega junto o arrependimento, aquela que você faria de tudo para voltar no tempo e consertar.

Eu não sinto essa culpa carregada de arrependimento, sinto apenas arrependimento por algumas de minhas escolhas. Como, por exemplo, ter deixado uma pessoa que amei demais partir sem contar o que eu sentia por ela.

Não sinto culpa, mas arrependimento.

-------

Imagino que você tenha ficado muito chocado com minha afirmação sobre minha família, mikhail (Você considera sua família a parte mais importante da sua vida e isso é claramente notado pelo respeito e admiração que você demonstra por todos eles), mas deixe-me explicar.

Eu não odeio o lado paterno da minha família. Eu os amo e me sinto responsável pela situação atual que eles se encontram. (Minha bisavó está praticamente paraplégica, pois não consegue mais se mexer. Meu avô tem diversos problemas de saúde e meu pai fuma e bebe como se não houvesse amanhã).

Se eu tivesse os escolhido, talvez, a situação seria diferente, pois comigo lá eu os empurraria para frente, assim como minha avó e mãe fazem comigo.

Eu não sei se estaria fazendo faculdade hoje, não sei se teria ambições e sonhos. Sou um mero reflexo do ambiente no qual estou inserido (Isso da uma boa discussão para outra oportunidade.)

A questão é: Eu não queria ser egoísta a ponto de ter que escolher entre meu pai e minha mãe, sabendo que iria fazer um dos lados sofrer. Sabendo que eu iria trazer danos irreparáveis para o lado não escolhido.

Olha só, querido Blue, eu tenho uma situação parecida, em partes. Eu ao não dizer ao meu pai que estava estudando em uma escola pública durante 2 anos, menti a ele, e ele(que manda uma bela de uma pensão), acreditava que eu estava em uma particular, enquanto minha mãe dizia não ter dinheiro para pagar a particular...Detalhe: minha mãe, no momento, está desempregada, e seu namorado(que mora conosco) também, faz alguns bicos de vez em quando, mas com o dinheiro que ganha não conseguiríamos viver como vivemos, só Deus sabe como estaríamos. De onde vem esse dinheiro? Do meu pai, óbvio. Que trabalha duro sempre(eu vejo) para sustentar seus dois filhos(que estão com a mãe) e seu outro, e sua esposa(que estão com ele). Ok, pulando um pouco a história. Meu pai gostaria que eu fosse morar com ele, e meu irmão também, porém não decidi isso até hoje(já faz uns 2 anos, também). Ele sofre e sempre fala que não vai desistir de me ter ao lado dele. Porém minha mãe é muito solitária, me pergunto o que aconteceria a ela se eu a deixasse, mas também me pergunto o que acontecerá comigo se continuar aqui... Terei uma vida boa? Sim, ótima. Mas é claro que vivendo no interior, não terei uma formação tão boa como se estivesse vivendo na Capital, não é mesmo? Além disso, há muitos outros fatores. Me sinto culpado por até hoje deixar meu pai esperando uma resposta...

E claro, outras culpas também.

Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | Elite Member | Platinum Member | [E]stagiário | Cross Fire | Game Zone & Grand Chase | Game Zone | Moderador Global | Platinum Member | Point Blank | Platinum Member | Combat Arms | Game Zone | Elite Member | Moderador Global | Coordenador | Elite Member

Link para o comentário

-------

Chocado não define bem, consternado é melhor.

Minha família é meu centro, meu norte, minha ancora e minha vela. Ela é o vento que me empurra e a freio que me segura, é meu começo e com toda certeza será o meu fim. Eu não existo sem eles, sou um grande nada sem eles e os amo de todo coração.

Devo a minha família tudo e muito mais. Sou deles tanto quanto eles são meus. Não é só o sangue, não é só genética, não é só parentesco. É respeito, é admiração, é orgulho e vontade de ver bem e sempre melhor. Sou fã de cada um deles, sou seguidor de todos eles. Sou aluno, sou aprendiz, sou observador e até imitador.

Considero-me privilegiado por ser deles descendente e espero ter um pouquinho de cada um deles em mim me moldando e ensinando.

Mas nós também temos problemas como todo mundo tem.

Se hoje eu pudesse saber quais serão as consequências de apenas duas decisões que acabei de tomar talvez não as tivesse tomado, mas aí teria que saber quais as consequências de não tomar ou mesmo de alterar tais decisões. No final seria forçado a tomar outra decisão entre um ou outro caminho, entre essa ou aquela decisão e ainda assim restaria a culpa.

Ainda bem que não nos é permitido prever o futuro, vê-lo antes de decidir, saber o final do caminho escolhido. Se soubéssemos o final muitos não começariam o caminho.

Perdão pelo que segue abaixo:

Me parece inacreditável o quanto de culpa que colocaram nos seus ombros. Quem conduziu você a escolha entre um e outro? Foi você ou foram eles? Creio que eles. A escolha nunca será justa, não foi pra você e não será pra ninguém. Mas vale lembrar, foi o casamento deles que acabou não a relação de parentesco deles com você.

Quanto a história de uma parte da família... Bem, "ainda bem que não nos é permitido prever o futuro", se você soubesse disso lá atrás quando decidiu talvez tivesse mudado sua própria história em função deste conhecimento. Por outro lado a responsabilidade pelo destino de cada um deles é deles e não sua. Foram eles quem escolheram o caminho e isso não depende ou dependeu de você.

Véi, na boa. Tira esse fardo das costas!

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Sim.

Completando:

Se eu fosse falar com ela em um daqueles dois dias...

Se eu tivesse coragem...

É um arrependimento muito grande que eu me culpo por isso.

I love you, based god, thank you, based god.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.