Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×

  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

As cotas raciais são corretas!!


toddy'
 Compartilhar

Posts Recomendados

As cotas foram feitas para a inclusão de todos, entretanto essa inclusão já foi feita, comparado ao passado, o racismo caiu muito, principalmente se tratando de estudos e trabalhos. Sou contra as cotas, tudo é um exagero, o problema não são só os racistas, mas todos que dividem a humanidade entre negros, brancos e todas as outras cores. Quem defende o direito do negro, faz protestos por aí, só cria uma barreira maior entre todos, só quando todos nós esquecermos esse assunto o racismo acaba. As cotas tiveram utilidade antes, agora não vejo mais razão para isso, o nível intelectual é levado muito mais em conta do que a cor, não aceito perder vaga em algum lugar porque alguém que não era tão inteligente quanto eu entrou por causa de sua cor.

 

Não há como ter certeza que quem utiliza as cotas não está se aproveitando desse caminho que é obviamente mais fácil.

As cotas deram errado, como disse foram úteis, mas agora virou atalho pra quem não quer realmente merecer. Você não precisa ser tão inteligente quanto um branco, pois você tem mais facilidade para entrar em uma profissão que se precisa se esforço, então chega a falta de profissionalismo, tudo isso porque as cotas não foram usadas como deveriam. Não adianta ninguém dar uma de defensor de negros pois, sem generalizar, isso acontece muito! Se a diferença entre branco e negro é só na cor, porque diabos o negro merece mais facilidade? Desculpa, mas se fosse eu no lugar de um negro ia lutar pelo meu espaço, com ou sem cotas. O racismo também aparece quando ajudam o negro a entrar em uma faculdade, se formar e ter um futuro. Se todos somos iguais ninguém pode ser ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa o que você abordou, estou falando de uma realidade que eu vivenciei. Pessoas largam um esforço e dão total e única atenção a esse atalho. Isso existe, até porque a cota depende exclusivamente da COR do indivíduo.

 

São uma das poucas situações em que ''os fins justificam os meios''.

 

Os negros que possuem essa analise, a analise individual não utilizam as cotas da forma que ela deveria ser utilizada, na verdade possuem a analise mais seca de todas. E quando esse sistema foi imposto seria explícitos que as pessoas agiriam assim... Pois esse pensamento está intrinsecamente ligado a cultura brasileira.

 

A questão é que posteriormente com esses negros com uma inserção definitiva na sociedade, a conclusão será de que a tão sonhada igualdade social será alcançada (É claro que estou sendo utópico, e não será assim tão fácil).

 

Ou seja o fim justificou o meio!

 

E exigir uma analise de negros onde uma maioria não tem cultura para refletir sobre o tema é muitíssimo complicado... Esse é o problema desse projeto, os negros que o analisam com individualismo, ou seja buscando beneficio próprio. E os brancos analisando apenas essa analise também acabam pecando, pois a discussão não é beneficiar um de seus amigos, e sim beneficiar toda uma geração de filhos, netos, bisnetos que agora terão condição de entrar em uma universidade de igual para igual com um aluno branco. Maiores quantidades de alunos negros em colégios pré-vestibulando, maiores quantidades de alunos negros tendo condição de pagar uma faculdade, maiores quantidades de alunos negros não mais precisando roubar da forma que precisam (E assim concomitantemente diminuindo também um preconceito que o brasileiro carrega desde 1888).

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Universidades federais/estaduais são públicas e chegam a ser até bem melhores que as particulares.

 

Aluno com cota é aquele que carrega uma insígnia em seu peito.

 

Se há capacidade, existe mérito e, portanto, não é necessário tal sistema.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

“Cotas raciais”, pelo menos para mim, soa bastante subjetivo. É um sistema que deveria ser implantado em países com pouco ou nenhum nível de miscigenação. Com etnia segregada e identidade visivelmente aparente. E não, isso não é o caso do Brasil. Sem contar que me parece que a maioria da população está extremamente confusa. Um país onde cidadãos não sabem significados como identidade racial e nem mesmo discenir com facilidade cor ou raça. Me parece extremamente difícil definir com prioridade na hora que tem aquela opçãozinha - se é que existe essa opçãozinha mesmo. Sla... - de escolha na hora da sua prova ou entrevista.

 

TODOS no Brasil somos oriundos de descendência africana. Somos o país com o maior nível de miscigenação do mundo. Como você pretende indicar quem é mais ou menos afrodescendente, se até mesmo as pessoas de pele mais clara, possuem descendência africana? Quer dizer então que existem pessoas mais negras que outras? É isso?

 

Ou seja, a ausência de uma segregação oficial e esses grandes níveis de miscigenação geram dúvidas sobre quem deve ou não deve ser considerado negro a ponto de ser privilegiado por esse sistema.

 

Eu preferiria ver medidas que fossem baseadas e reparassem condições sociais, e não raciais. Mas parece que depois das cotas, essas medidas ficaram em segundo lugar...

 

Ou seja, (tenho que parar de falar ou seja, af) isso que tu está chamando de cota racial não é uma política para reverter legados históricos de racismo, mas sim conhecer e combater desigualdades atuais. Sacas?

 

Em tese era isso que deveria acontecer. Mas na prática não é exatamente o que acontece. O que acontece também, além do elitismo, é o aumento de um preconceito velado. Dar privilégios ou medir a competência e o mérito de alguém, baseados somente na sua cor de pele é o pior preconceito que existe!

 

No Brasil, precisamos superar uma ideologia que não apenas parte do princípio de que o privilégio racial é um direito, mas também, de que todos que criticam essa realidade estão cometendo um crime contra a identidade nacional”.

 

Em outros tempos era uma espécie de orgulho verem negros concluírem seus estudos e ingressarem nas melhores universidades e empregos. Mérito e esforço deles. Hoje em dia o que eu mais vejo é “Só entrou por causa das cotas!’ Tô mentindo? Vai dizer que isso não é mais um motivo para pessoas ignorantes crerem que pessoas negras são inferiores devido a cor da pele?

 

Black, você se intitula um em um milhão... Certo. Mas isto é porque você quis assim, certo? Você pode até ter tido meios favoráveis para isso. Meios esses que aceleraram o processo, mas qualquer negro, - uma vez que esteja disposto - pode conseguir sim!!! Chega de afro-coitadismo né gente!?

 

Quer dizer que se um índio invadir tua casa alegando tomar a terra porque um branco tomou dele, você também vai achar isso lindo né? Ele está apenas corrigindo uma desigualdade histórica, certo?

 

Quem precisa de cota é pobre. Pobre precisa de cota. Pobre não pode, e dificilmente poderá alcançar o mesmo nível que um indivíduo de uma classe mais elevada do que a dele. Pobre e acrescente aqui pessoas deficientes. Essas sim necessitam de cotas (Não só cotas, mas meios de qualidade que admitam que essas pessoas deficientes permaneçam em escolas e universidades com condições BÁSICAS para se estudar.)

 

(Ah Patri, mas se ele quiser ele pode sim!) Tem certeza? Poder até pode, toda regra tem sua exceção. Mas daí você querer comparar um indivíduo que passou a vida inteira tendo um estudo miserável, concorrer com outros (independentemente da cor) que passou a vida inteira tendo um ensino de qualidade é foda né?Quer dizer então que se eu sou negra, mas tenho uma condição financeira muito boa, eu vou concorrer com pessoas negras com condições financeiras inferiores ou miseráveis apenas baseado na cor da minha pele?

 

Cota racial pra mim nada mais é que um elitismo mascarado. Só força que pessoas negras e ricas se beneficiem de algo que nem as afetam diretamente. Facilita para alguns, mas não elevam a condição social de um todo. (Nem vou falar aqui do preconceito, da imoralidade, da desigualdede, da justiça e etc...)

 

Existe uma tênue diferença entre igualde e justiça. Como o Blue afirmou, se é assim porque não existem cotas para mulheres, credos ou gays? Porque hm?

 

Um acerto não invalida um outro erro. Dois errados não fazem um certo.

Qual seria o mais correto: Definir se há justiça em tratar desigualmente pessoas por conta do tom da pele, ou seria mais certo – ou justo - se empenhar em corrigir ou repará-la?

 

“Pare de se referir a mim como negro e não haverá racismo!”

 

E POR FAVOR, antes de falarem que negros foram escravizados apenas por negros, PESQUISEM!!! Sério!

Práticas escravistas ocorreram desde os primórdios da civilização, babys!

Negro escravizando outro negro é uma coisa tão comum quanto um branco.... :bocejo:

Desculpem, é que sei lá... Me dói ler isso.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Havia dado minha participação nesta discussão por encerrada graças ao primarismo com o qual a maioria vem levando-a, além dos mais que evidentes antolhos que carregam. No entanto dois pontos novos foram colocados aqui e mesmo que eles ainda estejam na superficialidade do tema merecem atenção, merecem observação.

 

Ou seja, a ausência de uma segregação oficial e esses grandes níveis de miscigenação geram dúvidas sobre quem deve ou não deve ser considerado negro a ponto de ser privilegiado por esse sistema.

 

Esse é um negro:

novos-destaques_-rael-costa2.jpg

 

Esse é um branco:

1264157017rosto%20triangular.piked.jpg

 

Entre um e outro há uma imensidão de tons de pele. Há negros mais negros e brancos mais brancos.

 

As quotas provocaram uma distorção jurídica da qual não se tem como escapar. É algo verdadeiramente execrável sob a ótica do direito democrático e vergonhoso do ponto de vista humanístico, mas ainda assim algo necessário. As quotas criaram os TRIBUNAIS RACIAIS.

 

Tribunais raciais são colegiados administrativos ou tribunais convencionais onde são e serão discutidos processos administrativos e cíveis que ao seu fim determinarão quem é negro e quem não é, quem merece o privilégio das quotas e quem não merece, nunca esquecendo-se das condições posteriores igualmente exigíveis.

 

Esse é justamente um dos pontos que a meu ver mais pesam e alertam contra as políticas de afirmação racial. São as distorções jurídicas que elas criam que mais as contra indicam. No entanto não se fazem omeletes sem quebrar ovos. Sendo assim, mesmo com essa aberração constitucional vejo as quotas, e não apenas as quotas para universidades, como algo necessário. Algo transitório, mas que não durará por pouco tempo.

 

358 anos de escravidão mais 125 anos de preconceito não desaparecem nas nuvens apenas porque se deseja assim. Ainda mais em uma sociedade que tem apenas 513 anos.

 

Não sou apenas eu quem vê essa distorção:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

*************************

 

Cota racial pra mim nada mais é que um elitismo mascarado. Só força que pessoas negras e ricas se beneficiem de algo que nem as afetam diretamente. Facilita para alguns, mas não elevam a condição social de um todo. (Nem vou falar aqui do preconceito, da imoralidade, da desigualdede, da justiça e etc...)

 

Existe uma tênue diferença entre igualde e justiça. Como o Blue afirmou, se é assim porque não existem cotas para mulheres, credos ou gays? Porque hm?

 

Está em curso neste país uma verdadeira guerra campal pelos direitos dos gays. Uma das muitas batalhas épicas deu-se por encerrada recentemente quando do arquivamento do tal "projeto da cura gay". No computo desta guerra estão coisas como casamento, direito a herança e direitos previdenciários. De verdade não se discute a questão quotas para gays. A pergunta é se elas são de fato necessárias para essa porção da população. Eu não vejo necessidade.

 

É muito comum encontrar um gay branco diretor de alguma empresa, sócio de alguma outra, empresário, funcionário público então nem se fala. Mas quantos são os negros gays em igual posição? MUITO POUCOS, QUASE NENHUM. E a razão é bem simples:

 

- Preto vi4do é maluco!

 

E a frase está certa, o cara vai sofrer duplo preconceito e a cor de sua pele vai pesar duplamente. Tem que ser louco pra encarar algo assim fora dos guetos existentes.

 

A condição sexual do indivíduo pesa, é alvo de preconceito. Mas pegue um branco gay e o "cure", haverá ainda discriminação? Não. Faça o mesmo com o negro gay e ainda restará.

 

Admiro e muito o Blue, é das poucas pessoas por aqui por quem tenho verdadeiro respeito, mas nesse ponto ele, assim como muitos, incorre no erro mais reacionário possível, misturar temas diferentes em uma mesma panela para justificar algo como se isso fosse verdade absoluta. Ele parte de uma verdade e cria um cenário único com assuntos que tem e merecem tratamento em separado.

 

E quem disse que não há quotas para mulheres? Sim, elas existem e aí está outro erro desta discussão. Aqui os antolhos, assim como os interesses individuais e particulares, tem limitado a discussão, o que não permite ver que quotas existem em outras instâncias como as quotas para mulheres nos partidos políticos.

 

Agora vamos ao ponto central desta segunda observação:

 

NÃO BASTA SER NEGRO PARA FAZER USO DAS QUOTAS.

 

...

 

As Quotas não são para negros e índios, são para negros e índios pobres, para negros e índios pobres oriundos do ensino público. (Entendeu e prestou bastante atenção na ordem?).

 

As quotas não são para negros e índios cristãos e héteros, elas são destinadas a negros e índios de QUALQUER S3XO, DESEJO/ORIENTAÇÃO/OPÇÃO SEXUAL; DE QUALQUER RELIGIÃO, MAS NÃO DE QUALQUER CLASSE ECONÔMICO-SOCIAL.

 

E se duvida procure se informar.

 

Como é bom quando a gente confirma que virou espinho no pé alheio.

resposta pra vc:

Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idi.ota por qualquer dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa ideia de “raça” biológica. é cientificamente inválida. (Teoricamente a única raça existente é a humana. Desde o século passado isso, né?) Ainda assim, ela é frequentemente associada e até acionada em termos ideológicos e políticos né? Originando mais descriminação e desigualdade. Sinceramente!? Isto poderia ser revisto como uma categoria sociológica. Só acho...

 

As pessoas tendem a definir quem é negro somente pelo tom da pele. Mas a cor da pele não interfere na raça biológica do indivíduo. Somos todos uns miscigenados. Infelizmente ou felizmente não tem como negar! Esses tribunais raciais ao meu ver, são extremamente superficiais. Sem contar que podem submeter essas pessoas a constrangimentos, uma situação no mínimo desconfortável e degradante.

 

Pessoas de pele clara possuem sangue negro correndo em suas veias. Inclusive, há alguns estudos (não me recordo o nome e muito menos a fonte), que revelaram pessoas de pele clara com um percentual de raça negra mais elevado até que pessoas com o tom de pele escuro. Atualmente a única maneira existente para determinar realmente o percentual da raça negra de um cidadão é através dos genes. Resumidamente falando, através de exames de DNA. (Desprezando totalmente a questão individual ok?)

 

A verdade é que não existe etnia pura no Brasil.... :/

 

Então, não há como esses tribunais, apontarem à dedo quem ou não é negro por características físicas (largura dos lábios, formato do nariz…) principalmente pelo tom da pele. (Isto porque os genes dos cabelos e da cor da pele são muito poucos. Desprezíveis da herança genética, embora sejam visivelmente aparentes) Acontece que politicamente falando, ser decretado negro é ser decretado inferior. Este sim é o cerne da questão.

 

Quem vê cara, não vê DNA

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

As Quotas não são para negros e índios, são para negros e índios pobres, para negros e índios pobres oriundos do ensino público. (Entendeu e prestou bastante atenção na ordem?).

 

As quotas não são para negros e índios cristãos e héteros, elas são destinadas a negros e índios de QUALQUER S3XO, DESEJO/ORIENTAÇÃO/OPÇÃO SEXUAL; DE QUALQUER RELIGIÃO, MAS NÃO DE QUALQUER CLASSE ECONÔMICO-SOCIAL.

 

 

Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare afrodescendente... O que existe no caso, são universidades que adotam sistemas de cotas raciais e socias, fazendo com que ambas se cruzem. (Chegando até a beneficiar duas ou até três vezes mais o candidato)

 

Se uma pessoa mesmo de pele clara, SE autodeclarar negra, e aí como faz? Ela será submetida a um tribunal racial, é isso?

 

Não sei se tu chegou a acompanhar este caso....

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

En-fim

É muito mimimi e pouca ação para um caso que realmente interessa : qualificação na educação. Educação no ensino fundamental principalmente. E eu não sei se vocês percebem, mas quem mais lucra com essas cotas (sociais) é o ensino publico superior.

 

Por fim, creio que me precipitei ao citar aqui a questão dos gays, mulheres e etc..

Realmente são temas extremamente diferentes e que não merecem ser discutidos aqui. (neste tópico)

Outro dia, quem sabe, retomamos essa discussão! :)

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[video=youtube;RE_JFcO9AKw]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

60% dos jovens de periferia

Sem antecedentes criminais

Já sofreram violência policial

A cada 4 pessoas mortas pela policia 3 são negras

Nas universidades brasileiras

Apenas 2% dos alunos são negros

A cada 4 horas um jovem negro morre violentamente em são paulo

Aqui quem fala é primo preto mais um sobrevivente...

 

As pessoa não percebem isso.. A discussão não é se o negro tem a mesma capacidade ou não que um branco tem de entrar na faculdade. A discussão é que o negro não está nas faculdades e também não está inserido na sociedade. A discussão é que em salas de aulas do ensino fundamental e médio o negro é minoria, a discussão é que em salas de aulas de universidades públicas o negro é minoria, mesmo que pessoas de etnia negra são maioria na população brasileira, essas não participam da sociedade!

 

Essa ideia de “raça” biológica. é cientificamente inválida. (Teoricamente a única raça existente é a humana. Desde o século passado isso, né?) Ainda assim, ela é frequentemente associada e até acionada em termos ideológicos e políticos né? Originando mais descriminação e desigualdade. Sinceramente!? Isto poderia ser revisto como uma categoria sociológica. Só acho...

 

Quem vê cara, não vê DNA

 

Bem.. Eu não tenho essa imagem não, tenho a concepção de que tenho tanta capacidade do que a de um branco. MAS INDEPENDENTE DISSO SOU NEGRO, NEGÃO, PRETO, ...., e um branco é um branco, um asiático é um asiático, um indiano... e assim por diante. O que a ciência dita para mim nesse momento não tem muita relevância. Para mim o importante não que o brasileiro tenha essa imagem de igualdade que você o tem, para mim o importante é que o brasileiro tenha a imagem de que todos possuem a mesma CAPACIDADE, abolir totalmente essa ideia de: ''serviço de preto'', ''preto macaco''(Como se o intelecto dele fosse comparado com a de um animal), ''preto ladrão'' (Como se a índole do negro foi essa apenas). Negro continuará sendo negão e branco continuará sendo branquelo, e cada um mantendo uma peculiaridade que está intimamente ligada a sua etnia, o cabelo mais crespo de um o mais escorrido do outro, o lábio mais carnudo de um e o mais fino do outro....

 

Mas vamos lá levando em consideração a viabilidade de seu argumento, você acredita que a população brasileira enxerga desta forma? Para eles todos os negros são iguais aos brancos? Para mim isso na verdade é um argumento que tenta facilitar as coisas e simplesmente esquecer que o negro está sofrendo dentro de uma periferia, é esquecer que o negro não está tendo as mesmas condições que um branco.

 

Como disse anteriormente:

A segregação JÁ EXISTE E É EXPLICITA, a situação precisa sim de discussão pois o problema ao invés de diminuir tem aumentado! Fingir que o problema não existe e tratá-lo com indiferença não é nem de perto a melhor alternativa.... Só uma pessoa que não quer ver não enxerga esse problema gigantesco, e que para alguns nem é problema.

 

É muito mimimi e pouca ação para um caso que realmente interessa : qualificação na educação. Educação no ensino fundamental principalmente. E eu não sei se vocês percebem, mas quem mais lucra com essas cotas (sociais) é o ensino publico superior.

Rsrsrs...

 

A cotas sociais não são cotas raciais, o objetivo das duas é um tanto quanto diferente, a discussão aqui não é deficiência do ensino público, a discussão aqui não é a ineficiência do governo. Mas supondo que melhoremos a educação.. melhorando a educação a segregação continuaria a existir pois o negro NÃO está inserido na sociedade, é preciso que exista uma discussão apenas para o negro, pois a desigualdade entre as etnias está visível e essa desigualdade já se estendeu por muito tempo a mais de um século já.

 

É preciso sim que o negro receba ajuda e auxilio de inserção dos brancos pois apenas nós não iremos conseguir! É isso que estamos fazendo: Estamos pedindo ajuda, pois continuar essa ******** e sofrer preconceito em cada esquina não está dando para nós!

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem curta pra encerrar:

 

Eu teria que ser uma besta completa pra crer que existam raças diferentes de humanos. Qualquer idiot4 que creia em algo assim merece uma porrad@ pra aprender a respeitar.

 

Novamente mais do mesmo. Pegar uma exceção, COMO MUITAS OUTRAS QUE EXISTEM POR AÍ, e achar que ela invalida a regra. Isso é querer desculpar o equivoco com um erro ainda maior. No caso do Itamaraty eu não apenas vi como acompanhei e ainda acompanho de muito perto. Vi o que sua pesquisa não apurou, OS EDITAIS presentes e futuros daquele órgão MUDARAM. Os critérios se adaptam e os erros são corrigidos. Esse caso é um dos muitos que acabam nas portas dos tribunais, na excrecência dos TRIBUNAIS RACIAIS. DNA, Genética... nada disso é considerado ou relevante fora das bancas ou dos tribunais para onde são arrastados casos como o citado ou mesmo como os dos gêmeos da UNB.

 

A questão é sim, como dito, uma questão de pele.

 

Por fim, a questão da qualidade da educação está no mesmo caso dos gays e das mulheres, são assuntos diferentes que merecem atenção e tratamento diferente do tema aqui. NINGUÉM NUNCA DISSE QUE EDUCAÇÃO PÚBLICA NESTE PAÍS NÃO É UMA BOST@. Essa é uma reivindicação de todos e também uma bandeira vazia usada muitas vezes para confundir e misturar casos distintos como acontece aqui no momento. Quotas e melhoria na educação são assuntos COMPLEMENTARES e INDEPENDENTES. O sistema educacional americano é considerado um dos melhores do mundo e lá EXISTEM SISTEMAs DE QUOTAS PARA NEGROS E ÍNDIOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. (procure informar-se).

 

Todos os editais atuais que já li levam em consideração SIM o critério social, alguns beneficiando duplamente no caso de oriundos de famílias com renda de meio salário mínimo por pessoa ou menos. E não vejo isso como um erro e sim como um benefício adicional, mas a renda também é fator excludente em todos eles.

 

Os antolhos e o primarismo permanecem e vencem graças aos interesses individuais e claramente particulares.

Como é bom quando a gente confirma que virou espinho no pé alheio.

resposta pra vc:

Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idi.ota por qualquer dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu teria que ser uma besta completa pra crer que existam raças diferentes de humanos. Qualquer idiot4 que creia em algo assim merece uma porrad@ pra aprender a respeitar.

 

Temos cachorros de diferentes raças que ainda continuam sendo cachorros por esse motivo.

Temos humanos de diferentes raças que se eu quiser ver dessa maneira não serão mais considerados os mesmos?

Se possuo tal visão, não significa que não saberei respeitar.

 

60% dos jovens de periferia

Sem antecedentes criminais

Já sofreram violência policial

A cada 4 pessoas mortas pela policia 3 são negras

Nas universidades brasileiras

Apenas 2% dos alunos são negros

A cada 4 horas um jovem negro morre violentamente em são paulo

Aqui quem fala é primo preto mais um sobrevivente...

 

As pessoa não percebem isso.. A discussão não é se o negro tem a mesma capacidade ou não que um branco tem de entrar na faculdade. A discussão é que o negro não está nas faculdades e também não está inserido na sociedade. A discussão é que em salas de aulas do ensino fundamental e médio o negro é minoria, a discussão é que em salas de aulas de universidades públicas o negro é minoria, mesmo que pessoas de etnia negra são maioria na população brasileira, essas não participam da sociedade!

 

Já viu alguma escola pública? Em universidades eu posso até concordar, mas em escolas não.

Porque será que são minorias? Preconceito? Segregação? Como diz o nome, é um local público de aprendizado, qualquer um com a mínima vontade de almejar conhecimento pode adentrar-se no recinto. Existem bibliotecas nacionais, informática, vários meios de estudos na nossa sociedade e todos temos posse delas. A única diferença é que os negros não sabem qual caminho percorrer, porém não serão as cotas que irão resolver isso e sim esforço e a resolução de outros problemas.

 

Rsrsrs...

 

A cotas sociais não são cotas raciais, o objetivo das duas é um tanto quanto diferente, a discussão aqui não é deficiência do ensino público, a discussão aqui não é a ineficiência do governo. Mas supondo que melhoremos a educação.. melhorando a educação a segregação continuaria a existir pois o negro NÃO está inserido na sociedade, é preciso que exista uma discussão apenas para o negro, pois a desigualdade entre as etnias está visível e essa desigualdade já se estendeu por muito tempo a mais de um século já.

 

A discussão pode não ser sobre deficiência no ensino público, mas deveria ser. Nossa sociedade nos criou e formou para termos essa besta mentalidade, mas como tal feito foi concretizado? Da onde acha que as idéias vieram? o que proporcionou essa índole? A EDUCAÇÃO.

Não é apenas com nossos país ou nas ruas que convivemos com o exterior, nas escolas e locais de ensino temos nossos colegas e mestre nos mostrando formas de convivência, formas de agir e pensar. Você diz que melhorar a educação não vai diminuir e/ou acabar com essa realidade? Eu concordo por hora, mas até, é claro, você ver negros realmente disputarem concursos e se formarem como médicos e advogados, porque assim como o BRANCO e o PRETO, teremos o BRANCO e o COTEIRO.

 

Arrivederci.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de o negro não está inserido na sociedade, ou não está nas melhores universidades, melhores empregos... O fato de negro ser visto como alguém inferior, ser marginalizado, está associado a miséria e a pobreza...

 

O fato de tudo Black, são séculos de escravidão. Infelizmente esse é o legado de um dos maiores desatres de toda humanidade. A vida de todas aquelas pessoas no passado, afetam nossa vida no presente.

 

E o pior de tudo Black, é que um simples sistema de cotas é ineficiente quanto a isso... Será que você consegue perceber a gravidade deste problema? O quão enraizado isto é?

 

358 anos de escravidão mais 125 anos de preconceito não desaparecem nas nuvens apenas porque se deseja assim. Ainda mais em uma sociedade que tem apenas 513 anos.

 

Primeiro passo? Será?

 

Como disse anteriormente, as cotas não existem para reparar e reverter esse legado histórico, as cotas existem para tentar reverter e reparar disparidades atuais. Ou pelo menos deveria. Sabemos que o foco aqui (neste tópico) não é a educação. Mas ela é a única maneira de erradicar esse problema. Chega de medidas à longo prazo e politicas publicas ineficientes! Chega!

 

Infelizmente a grande maioria não compreende desta maneira. A grande maioria acha que vamos reparar os erros do passado com políticas públicas!

 

E isso é o mesmo que você culpar ou punir uma criança pelos erros dos pais dela! A verdade é que por mais que tentemos, isso nunca será reparado.

Mas se assim que tu quer, vou usar aquela famosa frase do facebook. “Vamos devolver o Brasil para os índios e pedir desculpas!” rs

 

------------

mkak,

Primeiramente, não tente comparar as medidas e sistemas brasileiros e americanos. São diferentes!

Eu nunca disse que sou contra a cota social. Sou completamente à favor!

 

Não, isso não é só uma questão de cor de pele!!!

E por isso mesmo que eu me rejeito a acreditar que pessoas com peles escuram mereçam ser tratados como inferiores, a ponto de precisar de privilégios para disputar vagas em uma universidade por exemplo. Condição social sim, racial não.

 

 

Dar privilégios ou medir a competência e o mérito de alguém, baseados somente na sua cor de pele é o pior preconceito que existe!

Quanto a questão do paradoxo da regra e sua execeção.

 

Reza a lenda que toda regra tem uma exceção. Subentendido pela palavra "toda", está o enunciado de uma regra. Logo, se "toda regra tem uma exceção" é uma regra, ela deve estar submetida a si própria, e apresentar uma exceção - em outras palavras, existe uma regra que não possui exceção.

Porém, a presença dessa exceção invalida a regra, que, necessitando de reformulação, passa a ser "quase toda regra tem exceção". A menos que admitamos que à exceção a esta regra seja ela própria, e nenhuma regra deixe de ter exceção. Assim, "toda regra tem exceção" é a única regra que precisa de uma exceção para ter validade universal, e para que funcione perfeitamente, deve ser a sua própria exceção.

Em última análise, essa passa a ser a única regra que, ao mesmo tempo, tem e não tem exceção.

 

Enfim.

Fica estreitamente dificil discutir esse assunto com pessoas que não se propõe a pensar que também podem estar erradas.

Nunca disse, mas considero bastante a sua opinião. Muitos outros também.

Mas o fato é que precisamos reconhecer que não estamos 100% certos sempre! Ninguém está.

 

Somos bons pra discutir. Ruins para argumentar e piores ainda para mudar de ideia!

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mkak,

Primeiramente, não tente comparar as medidas e sistemas brasileiros e americanos. São diferentes!

Eu nunca disse que sou contra a cota social. Sou completamente à favor!

Foi você quem abriu a janela ao dizer que seria melhor corrigir os problemas da educação brasileira. Pois bem, não houve comparação o que foi posto é o exemplo de que mesmo um dos melhores sistemas educacionais do PLANETA precisou e ainda precisa de quotas para vencer o preconceito e continuar a inserir cidadãos.

 

 

E por isso mesmo que eu me rejeito a acreditar que pessoas com peles escuram mereçam ser tratados como inferiores, a ponto de precisar de privilégios para disputar vagas em uma universidade por exemplo. Condição social sim, racial não.

 

A condição social já esteve fora da avaliação, HOJE NÃO MAIS. Informe-se!

 

Inferiores??????????????? Quando essa palavra foi posta em pauta no contexto de criação ou avaliação das quotas ou dos beneficiados por elas? Quando? Para que alguém seja inferior alguém tem. OBRIGATÓRIAMENTE, que ser superior. Ninguém é superior a ninguém neste contexto, existem pessoas que precisam de ajuda e outras que conseguem sem ela.

 

~Eu errei a questão não é apenas de pele, mas de conceito e preconceito também.

 

Lamentável! Depois dessa nada mais resta.

Como é bom quando a gente confirma que virou espinho no pé alheio.

resposta pra vc:

Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idi.ota por qualquer dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2013 existiam apenas 10 pessoas que poderiam frequentar as escolas, sendo 8 brancas e 2 negras.

Conjunto.jpg

 

O governo resolveu melhorar a educação, mas não deu atenção para uma outra desigualdade a desigualdade entre etnias, e então o conjunto agora era assim:

 

Uma sala de aula em 2023

Conjunto.jpg

Foi então que aumentou a quantidade de alunos em sala de aulas sendo agora o conjunto composto de 20 alunos sendo 16 alunos brancos e 4 alunos negros.

 

Enquanto analisarem a situação como vocês estão analisando, continuarão estagnados.. A discussão não é o umbigo de vocês, a discussão não é tão pequena... A discussão não é se você está sendo prejudicado.

 

Mas é difícil né pois você está sendo prejudicado agora, o problema é que um outro grupo foi prejudicado muito antes de você e durante um tempo muito maior.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.