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Pergunta
Abstain 1.416
F.A.Q RAGNAROK
[ERROS E SOLUÇÕES]
ÍNDICE
• F.A.Q
• Erros e Soluções
• Créditos
F.A.Q
1. As habilidades Teleporte e Portal (dos Noviços e evoluções) assim como os itens Asa de Borboleta e Asa de Mosca, seguirão as configurações do Odin ou do Thor? Ou seja, existirão ou não?
Nesse caso seguimos as configurações do Odin, então existirão normalmente.
2. O servidor será gratuito? Terá mensalidade? Enfim, com será possível acessar Asgard?
Para acessar, basta adquirir um pacote de ROPs igual ou acima de R$ 9.90. Assim que a compra for feita, o jogador terá acesso permanente ao novo servidor e poderá gastar seus ROPs nele. Compras realizadas antes do lançamento não serão consideradas para o acesso.
3. Houve muitas perguntas sobre consumíveis: Bolinhos de Carne, Bala Amarga, Morangos vendidos em Moscóvia. Eles estarão no servidor, por venda direta ou drop?
Estes itens não estarão na loja de ROPs como itens padrão e não estão em nosso planejamento de ações.
4. Será possível dropar cartas normalmente dos monstros, como MVPs?
Sim. Em relação a isso, será mesma configuração do Odin.
5. Haverá nível seguro de refino?
Sim, da mesma forma que existe hoje no Odin.
6. Haverá acesso garantido ao sexto andar de Byalan?
Como é um mapa especial, não haverá acesso nesse primeiro momento. É provável que, futuramente, o Sistema VIP seja lançado e aí seja possível aproveitar o sexto andar.
7. Qual será a penalidade de EXP por nível?
Apenas 1%.
8. Haverá venda direta de equipamentos e cartas por ROPs?
Não haverá cartas na loja. A venda delas não está em nosso atual planejamento, mas, no futuro, podem chegar junto a promoções, como as feitas atualmente em Odin (Pacotes ou Tickets de Promoção).
ERROS & SOLUÇÕES
• Conexão/Atualização
Failed to get / Failed to connect
- Failed to get, acontece quando o client do jogo não consegue alcançar determinado arquivo nos servidores do bRO. E muitas podem ser as causas deste erro, vamos citar alguns procedimentos que devem identificar/resolver o mesmo:
- Checar se não está ocorrendo alguma manutenção: O acesso aos servidores do bRO fica indisponível em datas e horários de manutenção semanal ou manutenções extraordinárias. As manutenções semanais ocorrem toda a quarta-feira das 07h00hs às 12h00hs, mas tente entrar após às 12:30hs para garantir.
No caso de manutenções extraordinárias, você receberá a notícia diretamente no site oficial. Sobre o motivo de tal manutenção, E aproveito para fazer um apelo: Sair postando como um doido por todas as áreas do fórum só piora a situação. Ainda se resolvesse algo.. mas não! Em caso de manutenções extraordinárias, nos resta ESPERAR que a moderação nos informe através do fórum ou site. Mas quando digo para esperar, não são 5 ou 10 minutos.. é esperar o tempo necessário! Existem outras coisas no mundo, você não irá morrer se ficar sem o Ragnarok.
- Checar a conexão com a internet: Veja se você consegue navegar normalmente na internet, caso não consiga, é claro, não conseguirá atualizar ou acessar o jogo também.
Obs. Se você estiver utilizando outro programa (eMule, Limeware, MSN, etc) no momento em que tenta atualizar o jogo poderá ter dificuldades, pois vai gerar oscilações na banda da conexão e causar o erro.
Obs2. É importante saber que a velocidade máxima da banda contratada com o seu provedor de banda larga, pode variar por vários motivos, como a distância entre seu imóvel e a central telefonica mais próxima, fiação do imóvel, rotas, número de pessoas conectadas ao mesmo tempo, vírus e outros problemas no computador do usuário. E lembrando também que você quase nunca tem a velocidade máxima contratada disponível para sua conexão, o Speedy por exemplo, se não me engano, garante somente 10% da velocidade contratada (ler contrato). Sendo assim, a largura da banda não pode ser usada como desculpa.
- Checar antivírus/firewall: Alguns antivírus e firewalls acabam bloqueando/dificultando a troca de informações com o servidor na hora de atualizar seu jogo, por isso, ao atualizar pause o antivírus e o firewall, mas ligue-os após a instalação. (Eu sempre usei o avast, e o microsoft security essentials e nunca tive problemas com eles)
- Checar se o arquivo a ser baixado existe no servidor: Fontes de instalação antigas, contém informações antigas. As vezes o arquivo que o client está tentando baixar não existe mais no servidor, quando isso ocorre você recebe um erro "failed to get 2006_02_01data.grf" por exemplo. Você pode fazer um teste; abrindo seu navegador e digitando: "
Failed to write.../Failed to unpack.../ragexe.exe
Failed to write, é muito comum no windows vista ou 7, esse erro acontece quando o client não consegue "escrever" um arquivo em seu computador. Os arquivos com extensão ".rgz" são arquivos compactados, ao baixa-los, o client os descompacta na pasta de instalação do Ragnarok Online, que está em uma área do sistema que é "protegida" contra manipulações de arquivos. Possíveis soluções:
- Executar como administrador: Como se trata de modificar/criar arquivos em diretório protegido, é necessário que ao atualizar/executar o jogo seja usada a opção "executar como administrador".
- Verificar espaço em disco: Se não há espaço suficiente no HD, certamente não será possível gravar arquivos nele >.<'.
- Executar limpeza e desfragmentação do disco: As vezes pode ocorrer algum tipo de erro de escrita/leitura no HD do seu pc por ele estar com as informações muito fragmentadas. O windows tem duas ferramentas que DEVEM ser usadas; Limpeza de disco e Desfragmentador de disco.
Faça a limpeza e depois a desfragmentação, faça disso um hábito, pelo menos 1 vez por semana faça uma manutenção preventiva no seu pc. Ele agradeçe.
- Arquivos "somente leitura": Não ia colocar está opção, mas pode acontecer, quem sabe '-'~. Verifique se os arquivos da pasta de instalação do Ragnarok Online estão marcados como "somente leitura". Você verifica isso clicando com o botão direito e escolhendo propriedades, a caixinha deve estar desmarcada.
Soluções encontradas por usuários:
Almost Always is Nearly Enough:
A solução aqui foi remover completamente o Rag (desinstalar e tirar todos os vestígios no registro), desativar o UAC e daí sim reinstalar e atualizar tudo.
Então a diferença foi desativar o UAC pelo menos durante a atualização.
Para quem não sabe, UAC = User Account Control (Controle de Contas de Usuário), e é isso que faz com que as "permissões de administrador" sejam requisitadas toda hora no Windows Vista e no Windows 7.
Para desativá-lo (no Win7, numa conta de Administrador):
1) Vá ao Painel de Controle > Contas de Usuário e Segurança Familiar > Contas de Usuário e clique em Alterar Configurações de Controle de Conta do Usuário;
2) Desça a "barra de rolagem" da esquerda até a opção Nunca notificar. Clique em OK.
3) Reinicie o computador.
Pronto. Quando quiser retornar ao nível de segurança do controle de contas anterior, é só voltar a essa janela e deixar a barra onde estava -- aqui, ela ficava em Padrão.
Problemas com LAG/DC
Este é um problema complicado por possuir inúmeras possibilidades de causas. Mas com chance de cerca de 85% ou mais de o problema estar nas rotas que sua operadora de banda larga usa. Já acompanhei uma iniciativa da Level Up! que coletou informações dos usuários da Velox e GVT, e usou sua influência para tentar resolver o problema junto a essas operadoras. Mas infelizmente o problema acaba voltando uma hora ou outra. O uso de programas P2P (eMule, limeware, kazaa, etc) é também uma possível causa para lags e dcs, uma vez que eles "sugam" grande parte da sua conexão.
Possíveis soluções:
- Executar somente o jogo: Isso mesmo. Nada de MSN, Orkut, eMule, Skype, etc., ao mesmo tempo que executa o jogo.
- Atualizar e executar verificação do antivírus: Vírus de computador são a grande causa de muitos problemas. Um bom antivírus e a verificação constante do sistema podem te ajudar a manter seu pc em ordem.
Muitas pessoas não admitem que seu pc possa ter vírus, mas com o mau uso, principalmente da internet no computador, isso se torna inevitável. Os softwares P2P citados anteriormente são uma verdadeira fonte de vírus.
- Instabilidade nos servidores da Level Up!: Neste caso, após um tempo se a instabilidade não passar, nós somos avisados pelo site oficial ou fórum.
Como identificar se o LAG ocorre na sua conexão
As vezes vejo gente postando dizendo que está com LAG, está levando vários DCs seguidos, e afirmam com toda certeza coisas do tipo "não é lag na minha conexão!! minha banda larga é de 3 gb e os sites estão normais" como já expliquei neste guia, a velocidade da banda não vale muito nesse caso. Pois bem, há um teste muito simples para analisar a rota que sua conexão faz até os servidores do bRO.
1. Iniciar > Executar [digite "cmd" (sem as aspas)] vai aparecer uma tela preta.
2. Digite "tracert 200.229.49.1" (sem as aspas), De um enter.
O tempo de resposta está marcado em miliseguindos, pode ver que a maioria dos roteadores onde minha conexão está passando neste momento está respondendo muito bem levando de 1 a 20 milisseguindos no máximo.
Se no seu teste aparecerem tempos altos, é problema na rota.
Possíveis soluções:
- Alterar o DNS: Em alguns casos, alterar o endereço do servidor DNS da conexão pode ajudar.Entre no site Open Dns (OpenDNS | Internet Navigation And Security) e no canto inferior direito, existem dois endereços IP. (copie ou deixe a página aberta para usar daqui a pouco.)
Abra as "Conexões de rede" - Menu iniciar > configurações > conexões de rede. Ou clicando com o botão direito em "Meus locais de rede" na área de trabalho e selecionando propriedades.
Agora, clicando com o botão direito na conexão que você utiliza para acessar a internet e selecionando propriedades irá abrir uma janela igual esta:
Selecione "protocolo TCP/IP" e clique em propriedades. (IPv4 no vista ou 7) para chegar na janela abaixo:
dicione os IPs que você pegou no site Open DNS, e clique em ok, ok.
Agora, vá em Iniciar > Executar e digite "cmd" sem as aspas.
Na tela preta, digite "ipconfig /flushdns" (sem aspas) dê um enter
Agora digite "ipconfig /renew" (sem aspas) dê um enter
Faça novamente o teste do tracert para ver se algo mudou.
- Entrar em contato com seu provedor:
A melhor solução neste caso é entrar em contato com o suporte do seu provedor e informar a dificuldade, se possível encaminhe o teste para eles analisarem.
Você pode também se quiser, enviar um ticket para a central de suporte da Level Up!, mas só lembrando; nestes casos a LU! não pode fazer muita coisa, mesmo porque o problema não tem a ver com o serviço prestado pela empresa.
obs. Por favor, reclamar no fórum não vai fazer seu LAG parar.. a solução depende mais de você mesmo e de seu provedor, então, pense bem antes de sair abrindo inúmeros tópicos pelo fórum.
• Game Guard
Game Guard e Windows 7
Existem dúvidas se o Ragnarok Online roda no Windows 7. Bom, o jogo parece rodar normalmente, porém a maior dificuldade que os jogadores estão enfrentando é com o Game Guard.
Eu entrei em contato com o suporte da nProtect, e recebi a resposta de que o GG é incompatível com o Windows7 32bits, o que não é bem verdade, pois fiquei sabendo de jogadores que usam essa versão do S.O. e não tem nenhum problema para rodar o jogo/GG. Acredito então, que a diferença deve estar mais nas versões do S.O. (Starter, Home premium, Professional, etc) Algumas são mais carentes de recursos do que outras. Bom, mas esse é um assunto do qual ainda estou me informando. Segue uma possível solução para o caso de quem usa Win7 64bits:
- Windows 7 64bits: Andei pesquisando e encontrei essa possível solução para os usuários do Seven 64bits.
1 - Apague a pasta GameGuard da instalação do ragnarok
2 - Apague o arquivo GameGuard.des da pasta de instalação do ragnarok (copie o arquivo em outro local do seu pc para ter um backup por garantia)
3 - Baixe este arquivo
4 - Extraia no diretório de instalação do Ragnarok Online
5 - Abra o jogo como administrador
O Game Guard será atualizado novamente.
- Dar permissões: Em alguns casos é necessário estabelecer permissões para o diretório do jogo. Vou colocar uma citação deste tópico.
isra hofnni:
Em relação as versões do Microsoft Windows
1.1 No Windows Vista/Windows 7 - 32 e 64 bits – Executar Ragnarok como Administrador do Sistema A Microsoft inaugurou no Windows Vista um sistema especial de controle de contas dos usuários, Todos os programas são executados por padrão com uma conta limitada. Isso traz incompatibilidade com alguns programas, que não funcionam sem direitos de administrador, é o caso do Ragnarök. A saída para esses casos é executar o programa com direitos administrativos.
1º Opção - Pode ser feito clicando com o botão direito no executável do jogo ou programa e escolhendo “Executar como Administrador” Para que não seja necessário repetir esse passo todas as vezes que for usar o aplicativo, faça o seguinte:
2º Opção - Nas propriedades do arquivo (botão direito no ícone > Propriedades), escolha a aba “Compatibilidade”. Marque a opção “Executar como Administrador” Isso continuará exibindo o alerta de segurança ao tentar rodar o Ragnarök, mas pelo menos ele funcionará. Caso haja outras contas de usuário no computador, você pode clicar no botão “Mostrar a configuração para todos os usuários”, para permitir que eles rodem o jogo com direitos administrativos.
3º Opção - Vá na pasta do Ragnarok e clica com o botão direito sobre ela, escolha “Propriedades”, e vá na guia “Segurança”. Na parte onde tem nome de usuários e grupos clique em “Editar”. Na janela seguinte, marque controle total para o seu usuário e pronto. O programa consegue fazer todas as alterações desejadas na pasta.
Game Guard error 114
O Game Guard error 114, é um erro de inicialização do GG que pode acontecer por vários motivos. As informações a seguir foram conseguidas da página de suporte da nProtect. Seguem as possíveis soluções:
- Reiniciar o computador: O problema se resolve reiniciando o computador, quando o jogo/game guard não foi fechado da maneira correta.
- Vírus/Spyware: Diferentes tipos de spywares/vírus/códigos maliciosos, tendem a afetar os programas em seu pc, causando mal funcionamento. Faça a verificação completa de seu computador utilizando o antivírus de sua preferência. (Eu recomendo o Microsoft Security Essenssials ou Avast. Em muitos casos de computadores que formatei estava presente o AVG que na minha opinião, é um antivírus pesado e ruim. Digo por experiência =/ ) Em alguns casos o Game Guard ou o jogo podem ter sido infectados, por isso é recomendado uma reistalação completa.
Se for reinstalar o jogo, siga à risca as instruções deste tópico.
- Atualizações de segurança do windows: Algumas atualizações de segurança do windows podem causar conflitos com outros programas de segurança se estiverem desatualizadas. Portanto é fortemente recomendado que seu windows esteja sempre atualizado.
Baixe todas as atualizações de segurança:
É recomendado que a atualização automática do windows esteja ativa.
- Conflito com outros programas: Alguns problemas podem ser causados pelos programas em execução no seu pc que são incompatíveis com o Game Guard. Quando for iniciar o jogo, o ideal é terminar todos os processos que não tem ligação com o jogo. Confira a lista:
Você pode acessar a lista de processos pressionando ctrl+alt+del ou clicando com o botão direito na barra de tarefas do windows e selecionando "Gerenciador de tarefas" ou "Task manager". Na guia processos, observe qual processo pode ser finalizado. (cuidado nessa parte, pois você pode desconhecer processos que são vitais para o bom funcionamento do sistema). Neste link, você encontra os processos que indicam infecção por programas maliciosos no seu sistema.
- Configurações de antivírus/firewall: Experimente pausar o antivírus e firewall quando for abrir o jogo, pois eles podem atrapalhar o processo.
Adicione uma exeção no firewall para o Ragnarok Online.
- Versão do drive da placa de vídeo / DirectX:Você pode resolver conflitos entre o driver de vídeo/directX e o Game Guard, se utilizar os drivers mais atuais da sua placa de vídeo e a versão 9.0c do DirectX.
Para verificar as versões, vá em iniciar > executar> [digite "dxdiag"] (sem as aspas) e confira as informações como na imagem abaixo:
Versão do DirectX
Versão do driver da placa de vídeo
Estou adicionando aqui uma solução encontrada por um membro do fórum. Obrigado pela contribuição.
elorarora:
Edit 1: Enfim, depois de muito fuçar, me ocorreu há alguns minutos, visualizar as configurações avançadas do driver de vídeo e retorná-las ao padrão. Nisso notei que minha qualidade de cor estava selecionada automaticamente como 16 bits, mudei-a para 32 bits e o gameguard decidiu colaborar. Quando finalmente pensei que conseguiria logar, eis que surgiu gravity error em minha vida! -- E agora?
Edit 2: Depois de tentar logar variadas vezes o servidor logou sozinho. Provavelmente algum bug do servidor. Uma dica: Se Ocorrer o mesmo erro com alguém e tiver passado por tudo isso sem sucesso, procure checar as configurações de seu Driver também, pode ser algo besta e que irá gerar muita dor de cabeça. --' Chequem também o Setup do ragnarok e testem as opções de som e vídeo.
Game Guard errors 340, 350, 361, 380
O Game Guard procura por atualizações toda a vez que é executado. Os erros 340, 350, 361 e 380 acontecem quando o Game Guard não consegue atualizar. Possíveis soluções:
- Conexão com a internet/configuração de firewall: Verificar se há conexão (se você consegue navegar normalmente), Pausar o antivírus e firewall na hora de executar o GG.
- Conexão com o servidor de atualização do Game Guard: Muitos lugares públicos e empresas utilizam firewalls que podem impedir a conexão com o servidor de atualização do GG. Contate o administrador da rede.
- Internet instável: Se a sua conexão é instável e cai a todo o momento, verifique se é necessário realizar algum processo de autenticação.
- Arquivo de Hosts modificado: O arquivo de hosts pode mudar um endereço de internet certo para um diferente. Esse arquivo é modificado por vírus e spywares, portanto, precisa ser verificado através do método abaixo:
1 - Localize o arquivo de hosts
Windows98 : c:\windows\hosts
WindowNT/2000 : c:\winnt\system32\drivers\etc\hosts
Windows XP : c:\windows\system32\drivers\etc\hosts
2 - Abra-o usando o bloco de notas (Notepad)
3 - Apague as linhas que estiverem sem o caractere # no inicio. (caso tenha servidores instalados no pc, como o apache por exemplo não exclua a linha "localhost 127.0.0.1")
Caso não consiga salvar o arquivo, feche-o clique com o botão direito e vá em propriedade, desmarque a caixa "somente leitura", aplique, de ok e tente novamente.
• Gráficos
Cannot init d3d OR grf file has problem
Bom este erro tem a ver com directx ou com o driver da placa de vídeo. Possíveis soluções:
- Atualizar o driver da placa de vídeo: Visite o site do fabricante da sua placa de vídeo e baixe o driver mais atual.
- Directx: Use uma versão atualizada do directx. Mas a versão 9.0c funciona muito bem.
- Resolução da tela: Altere no setup a resolução da tela. O ideal é usar a mesma resolução que usa em seu monitor, mas experimente a resolução (1024 x 768).
Screen Shot distorcida
Possíveis soluções:
- Configurar o setup com a mesma resolução que usa no monitor.
- Usar a configuração 1024 x 768 x 16
• Gravity Error
Cannot find sprite...
Esse erro pode acontecer devido a uma atualização corrompida. Dicas e possíveis soluções:
- Restauração do Sistema: Antes de fazer a atualização você pode criar um ponto de restauração do sistema (Iniciar > executar [digite "msconfig"](sem as aspas) > Ferramentas > restauração do sistema. Feito isso, atualize o jogo, caso aconteça um erro desse tipo, você pode restaurar o sistema e refazer a atualização.
obs. Caso não tenha criado um ponto de restauração, você pode escolher outro, mas os programas e atualizações que você instalou desde aquele dia serão desinstalados, arquivos não serão perdidos.
- Sempre atualizar como administrador: No windows vista e 7, você DEVE ter o hábito de executar o jogo como administrador. Para fazer isso clique com o botão direito e escolha "Executar como administrador"
- Reinstalar o jogo: Reinstalar o jogo =)
• Inicialização/execução do jogo
Clico em 'jogar' e não acontece nada (tela branca/transparente)
Este é um erro do qual ainda tenho poucas informações. Mas seguem algumas possíveis soluções:
- Pausar antivírus ao iniciar o jogo: Experimente pausar o antivírus na hora em que iniciar o jogo. (houve um caso em que o jogador desinstalou o AVG, e solucionou o problema.)
- Ajustar a resolução da tela: Altere no setup a resolução da tela. O ideal é usar a mesma resolução que usa em seu monitor, mas experimente a resolução (1024 x 768).
Coloquei usuário e senha, mas o servidor não aparece
Este é um sinal de que a conexão com o servidor está indisponível.
Ver failed to get.../failed to connect...
A loadscreen chega em 100% e trava
Este é um problema relacionado ao tempo de resposta no carregamento do jogo e o gerenciamento de informações no cache da Memória RAM do seu computador.
Por isso que normalmente quando se loga um Aprendiz no Campo de Treinamento a falha não acontece, pois a resposta ocorre em tempo hábil. Em mapas com volume maior da dados a serem carregados é comum a falha. Isto é válido apenas para primeira execução do jogo. Nas próximas tudo ocorrerá naturalmente.
Solução:
- Logar um aprendiz no campo de treinamento
Não consigo logar um/alguns char(s)
As vezes pode acontecer de um determinado mapa ficar indisponível "travando" o seu char lá dentro. Nesses casos só o que resta é aguardar até a situação voltar ao normal naquele mapa. Normalmente não demora.
Conta não registrada...
Não tenho certeza de como é a estrutura do sistema do Ragnarok, mas quando ocorre o erro de conta não registrada, possívelmente é porque um servidor que tem os dados das contas está indisponível, fazendo com que o processo de autenticação no login se torne impossível. Esse erro não afeta quem já está logado.
A única solução neste caso é esperar que o servidor volte a ficar disponível. Normalmente não demora.
CRÉDITOS
Alcoholl(Erros e Soluções)
Abstain (Atualização e Complementação + F.A.Q)
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