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[Guia] Zyra


Abstain
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  • Velha Guarda Ex-Staffer

ZYRA

"A MÃE DA NATUREZA"

GUIA

ÍNDICE

 

• Descrição

• Feitiço do Invocador

• Runas

• Habilidades

• Ordem de Habilidades

• Construção de Itens

• Combos

• (Early/Mid/Late) Game

• Game Play

• Créditos

 

 

DESCRIÇÃO

Zyra é um dos mids com o maior burst, e sua habilidade para poke é excelente. Suas habilidades alem de grande ranged, possuem um pequeno cooldown.

OBS.: poke x harass – Basicamente é a mesma coisa. Combar skills para dar dano no inimigo. Porém, no harass rola aquela troca de combos. No poke não, você consegue ficar longe e dar dano sem arriscar perder vida com isso.

 

 

PRÓSxCONTRAS

 

Prós:

Muito damage em área.CD muito baixo.

Capaz de fazer combos devastadores.

Possui prevenção contra ganks.

Passiva “morro mas te levo junto”.

Facilidade para farmar.

Facilidade para fugas.

Contra:

Precisa ter muita habilidade no teclado.

Saber a hora certa de soltar as skills.

Skills não são de target e sim skill shot “mais difícil de acertar”.

 

FEITIÇO DO INVOCADOR (SUMMONERS SPELLS)

 

 

Ignite + flash: Ajudará a não perder uma kill, como quando o inimigo foge com 100 de vida ou até menos. Flash, sempre aconselhável para fugir de ganks, esquivar de algumas skills.

Algumas pessoas gostam de pegar Clarity no lugar de ignite para poder ficar mais tempo na Lane, jogar mais passivamente sem se preocupar com mana e farmando muito. Confesso que já fiz isso. Inclusive, em uma Lane contra uma akali (que não usa mana), salvou minha pele. Porém, quando se entra no competitivo e se conhece o real papel do jungler e ajuda que ele pode dar, inclusive cedendo do segundo blue buff em diante para você. Se tornar bastante dispensável.

 

 

RUNAS (RUNES)

 

Runas vermelhas (Mark)

9x – Marca superior da introspecção

9x +0.95 de penetração mágica

 

 

Runas amarelas (Seal)

9x – Selo superior da clareza

9x +0.065 de regeneração de mana/5 segs por level (+1.17 no level 18)

9x – Selo superior do reabastecimento

9x +0.41 de regeneração de mana/5 segs

 

 

Runas azuis (Glyph)

2x – Glifo superior da introspecção + 7x – Glifo superior da virtude

2x +0.68 de penetração mágica + 7x +0.17 de poder de habilidade por level (+3.06 no level 18)

 

 

Runas grandes (Quintessence)

3x – Quintessência superior da potência

3x +4.95 de poder de habilidade

 

 

3x – Quintessência superior da rapidez

3x +1.5% de velocidade de movimento

Explicações:

Selo superior do abastecimento x Selo superior da clareza – Algumas pessoas preferem um early com maior mana regeneração de mana e depois do level 6, utilizar dos itens para suprir a alta necessidade de regeneração de mana que ela tem. Já outras, como eu, preferem um early focado mais em farm mesmo, tendo um pouco menos de mana para usar no começo, mas garantindo uma melhor regeneração (comparado a quem usa runa do abastecimento) a partir do level 7.

Quintessência superior da rapidez x Quintessência superior da potência – Eu acredito ser uma escolha muito dependente do time inimigo e da sua confiança usando Orianna. Uma pessoa mais experiente e com um oponente no mid de péssimo push, optaria por runas de velocidade do movimento para poder tentar ganhar mais kills e vantagem no game gankando outras lanes. Já que ao puxar a lane você ganha algum tempo para tentar fazer algo. Enquanto que blind pick e contra um oponente que puxa muito rápido, recomendo uso da quintessência superior da potência. Já que um gank ficará complicado. Pois sempre que tentar puxar e gankar, o inimigo puxará de volta e tentará dar um counter-gank.

 

HABILIDADES (SKILLS)

 

 

Passiva, Ascensão dos espinhos

Quando zyra morre, vira uma flor que cospe um projetil em linha reta que causa true damage (não pode ser defendido com armo ou magic resist).

Utilidade: é a habilidade de se vingar. Quando zyra morre, ela tem direito a dar um ultimo ataque, este em linha reta lançando um projétil que causa true damage baseado em seu level, entao quando você de zyra morrer e o inimigo ficar com pouca vida, mate ele e na team fight use para acertar o maior numero de inimigos possiveis.

 

 

Desabroche total

Cria uma área circular onde depois de um tempinho espinhos são atirados, e tudo que estiver dentro da área é atingido com magic damage. Se utilizado em cima de uma semente, a semente ira virar uma planta que ataca em magic damage e com 650 range

Utilidade:Seu principal dano, por ter um tempo de recarga pequeno e um dano relativamente alto comparado com o E, você usará principalmente nukar seu inimigo early game então, tenha uma boa noção de tempo e mira para acertar o inimigo, se tu é bom com o pilar de chamas do brand, será com essa skill também.

 

 

Crescimento desenfreado

Cria uma semente que revela uma pequena área ( free miniward ) e se alguém passar por cima, ele fica marcado podendo ser visto por um tempo, igual a trap da nidalee, além disso concede um buff passivo de redução do tempo de recarga. Voce pode armazenar 2 sementes no máximo e 4 plantadas.

Utilidade: Não é tao efetivo quando wards mas quebra o galho, dar um bom buff de redução de carga e o principal, cria plantas para cada magia que é usada em cima dela.

( a de cima é a planta criada no Q+W e de baixo é a planta criada no E+W )

 

 

Pântano das raízes

Raizes são lançadas em linha reta, prendendo e causando dano em quem estiver em cima das raízes. Se lançadas sobre uma semente, cria uma planta que ataca em magic damage com 250 de range. E ataca dando slow.

Utilidade: Prender para se salvar dos inimigos ou persegui eles, usar o slow das plantas para fugir ou perseguir também, acertando essa skill você consegue com muita facilidade acertar o Q e o ult.

 

 

Espinhos sufocantes

Em uma área grande, raízes saem do chão cujo seus espinhos causam um enorme dano em quem tiver dentro da área e depois as raízes levantam todo mundo que está dentro da área. As plantas crescidas das sementes, ficam enfurecidas ( ui a plantinha ta com raiva ) e ganham um buff de 50% na velocidade de ataque.

Utilidade: Oque todo ap carry utilizado em campeonatos e high elo precisa, CC e dano em área, na team fight faz uma estrago enorme, mas tenha cuidado ao usar, sempre se preocupe em pegar o maior numero de inimigos dentro dela e se todos vao estar dentro da área quando elas levantarem.

 

 

CONSTRUÇÃO DE ITENS (ITEM BUILD)

Começar com Amuleto da fada + 2 Wards e poções

 

Void Staff

Para quando estiverem stackando muita mr

 

 

Zhonya's Hourglass

Sinceramente, acho dificilmente alguém conseguir te focar na team fight, já que você consegue dar damage de muito longe, mas caso consigam, Zhonya resolverá seus problemas.

 

 

Archangel's Staff

Para ser sincero eu ainda não usei esse item, mas pelo CD curto que a Zyra tem, e por usar muito suas skills, acho que é válido comprar uma tears de começo e criar Archangel’s futuramente.

 

 

Athene's Unholy Grail

90 ability power + 40 mr + 15% CD reduction fora o mana regen, é um item que funciona muito bem para a Zyra também

 

 

Abyssal Scepter

Esse item é bom para quando o time adversário possui aquela Kat ou Fidd chato visando que a única skill que possui um cancel nas skills deles tem um delay de 2s.

 

 

Frozen Heart

Tudo bem que a Zyra já tem mais de 20% de CD reduciton no late game, entre passiva, runas e masteries, mas CD reduction nunca é demais e ela comba perfeitamente com Archangel’s.

Use quando tiver aquele AD carry te enchendo o saco no time adversário.

 

COMBOS

Q+W – Seu combo principal para nuke. Recomendo usá-lo constantemente quando estiver pelo menos com lvl 2 do Q e W. Principalmente em relação ao Q. Já que seu custo de mana não diminui, nem aumenta. O dano só compensa os 50 de mana gastos no level 2. Enquanto que o W, apesar de aumentar um pouco o custo, aumenta mais mesmo o dano. Use para diminuir a vida do inimigo e atrapalhar no seu farm. Porém, cuidado para não puxar sua lane até a torre inimiga quando não estiver com seu rio wardado.

 

 

Q+W + E – Combo usado quando, após o combo Q+W, o inimigo se vira contra você ao invés de fugir, como é esperado. Use o E para proteger-se, e como provavelmente ele virá em linha reta, até dar dano no inimigo quando a esfera retornar.

 

 

Q+E+W – Combo usado quando ao lançar a esfera para fazer o combo principal, antes de concluir o combo com W, o inimigo se aproxima de você. Seja com flash ou gap closer. Retorne sua bola com E para proteger-se e use o W para fugir. Caso o inimigo seja meele como Diana e Kassadin. O W ainda dará dano no inimigo.

 

 

E+Q+W – Apenas uma variação dos combos anteriores. Nesse caso. O inimigo toma a iniciativa primeiro e você se protege para depois dar seu dano. Ou então, no caso do seu jungler iniciar, você protege ele e depois dá o seu dano.

 

 

Q+R+W+E – Ao chegar no level 6. Seu combo e suas chances de pegar uma kill aumentarão e muito. Procure deixar seu inimigo com 70% de vida ou menos e tente posicionar sua esfera próxima ao inimigo. De forma que o inimigo, ao tentar fugir, comece a se afastar do centro da esfera. Pois assim, ao usar o seu R, o inimigo que está se aproximando a extremidade será lançado para o centro. Ou seja, para mais perto de você. Assim que ele cair, já aproveite para usar um W. Corra até o local para pegar a aceleração do W e ouse o E para proteger-se e terminar, se ainda estiver vivo, com auto-ataque+ incendiar

 

 

E+R+W+Q – Usado principalmente em teamfights no qual você tem um aliado para iniciar a luta. Ótimo combo com malphite e amumu. Ou então, é usado quando o seu inimigo que inicia a luta, principalmente se for para dar um dive ou apenas perto da sua torre. No primeiro caso, você usa o E no aliado que irá iniciar. Quando ele estiver bem posicionado, use o R para unir os inimigos. W para dar dano e lentidão neles e depois termine com Q+auto-ataques. No segundo caso, você se protege com E. Usa o R para aproximar o inimigo mais ainda da torre e rapidamente usa o W para deixá-lo lento e dar dano. O Q final fica para terminar, caso não morra antes.

 

(EARLY/MID/LATE) GAME

Early game : Foque principalmente em matar minions, quando puder use os combos Q+W ou E+W para enxer o saco do inimigo, até mandar ele ir pra base deixando ele com menos minions matados do que você e com menos Level ou até ele você conseguir matar ele, compre 2 wards quando você for pra base e coloque 1 no mato em cima no caminho do rio pra ir TOP e outro no mato em baixo no caminho do rio pra ir BOT, antes de ir pra base comprar essas wards, use as sementes.

Mid game : Ajude as outras lanes, chegue por traz para matar seus inimigos do BOT e do TOP em baixo da torre deles, cuidado com os DPS como xin zhao, lee sin e outros e caso tenha uma team fight, foque sempre em atingir o maximo possivel de inimigos no seu ult, caso nao seja possivel, pelo menos no ad carry e ap carry do outro time, você tem que acertar.

Late game : Espero eu que você de zyra já esteja forte, na team fight faça novamente oque ja disse, tente acertar o máximo possivel de inimigos no ult e se nao for possivel pelo menos o ad carry e o ap carry você deve acertar com seu ultimate, nao dependa de support pra ter ward, compre umas também para ajudar seu time e tenha MUITO cuidado com seu posicionamento na team fight.

Nao vá se aventurar sozinho pelo mapa a fora, ou ficar matando minion enquanto os outros do time vão dar push na lane ou ir pra team fight e baron.

*No baron : Crie 2 plantas usando seu combo e vá dar visão pro seu time em volta do baron.

 

GAME PLAY

[video=youtube;kJmyhEyZdOE]

 

CRÉDITOS

Abstain

League of Legends

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  • 2 semanas atrás...

Cara eu não acho difícil jogar de zyra até mesmo porque quando eu comecei jogar ela ta na free week de primeira partida já fiz 12/5 e levei 3 torres

We're building it up

To break it back down.

Q9RXc10.jpg?1

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  • Velha Guarda Ex-Staffer

Depende, ela não é difícil de jogar contras pessoas que não sabem jogar contra Zyra, mas ela é bem difícil de jogar para pessoas que dominam as Skills delas, até porque algumas Skills tem que ser calculadas antes de serem "lançadas"

Obrigado pelos comentários.

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Eu acho ela essencial no bot , Apesar de no mid ela tem um Dano Muito alto , mais na lane phase 1x1 no mid não Acho boa ... Mais ainda sim Eu gostei bastante do post ,Pois pra quem curte ela mid essa dica foi mt boa !!

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Como o colega acima falou,eu acho ela mt boa como supp,já joguei com ela na mid lane,curti,mas a lane phase dela n é mt boa,e o meta atual utiliza champs com mais mobility,além dela n ser mt boa na lane phase,n acompanha mt bem o roaming inimigo,mesmo assim,gostei do tutorial pra quem tiver afim de jogar com ela mid.

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Não existe campeão ruim para a lane indicada, para certas lanes pode até acontecer de existir. No caso da Zyra, se você souber jogar, ou seja, combar as skillshots, já era pro inimigo, pois o dano dela é muito alto. além de ser muito parecida com o Draven.

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  • 2 semanas atrás...
  • Velha Guarda Ex-Staffer

Nunca vi uma Zyra jungle, mas é até viável por causa das plantas, mas será a mana não vai muito rápido?

O Combo dela com a Ultimate tem que acertar o "E", errando o "E" você perderá mesmo algumas chances de matar.

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Build e combos errados :D

 

O melhor para se fazer quando for combar é E + W + W + R + Q.

E a Liandry's Torment é o melhor item para se fazer com ela já que ela não tem CD alto. Archangel's Staff com Graal? Sério isso? Primeiro, Zyra não precisa tanto assim de Manaregen, Graal já é o bastante.

Frozen heart? Você está louco? Frozen heart só é bom para aquele cara que entra na TF e cola no ADC e não desgruda, vai fazer isso de Zyra? NÃO ! Quer CDR faça Morellonomicon que além de dar CDR, Manaregen e AP corta 40% da cura do indivíduo.

Realmente, precisa melhorar muito antes de começar a criar guias por ai.

Sobre as runas, você pode usar 9 marcas de AD (o range de ataque básico da zyra é maior que a de outros mid com isso você consegue dar harass quando estiver sem mana, e pode apostar que é um harass muito chato.), 9 selos de armadura, 9 glifos de M.R (Sim, a defesa é melhor que o ataque, contra certos campeões de alto burst isto te ajudará e muito.) e 3 quintessencias de AP.

De Start você pode começar de amuleto da fada, 5 potions e 3 potions de mana. Isso, sem wards, você é uma Zyra não precisa pushar a lane até a torre do cara, no meio da lane se você ver o jungler inimigo você pode prender ele ou até mesmo sair andando.

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Ouma é v1ad0
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  • Velha Guarda Ex-Staffer

Obrigado pelas dicas, mas cada um tem sua Build e cada um se da bem com a Build que usa, eu apenas compartilhei uma que eu acho melhor.

Aí é que eu te pergunto, pra que 9 selos de AD? Só pra dar poke com ataque básico? E os pokes do Q? aonde é que fica.

E não, o melhor como é : E + R + W + W + Q, até porque ele não vai conseguir escapar da Ultimate por causa das plantas.

Enfim, obrigado por comentar.

F2UgKsw.png
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Exato, não vai conseguir escapar do mesmo jeito, e se você ativar as plantas na skill E, elas vão dar slow e já não vai escapar mesmo.

Sobre o AD, é muito bom pra Zyra, antes do level 6 fica muito forte. E se tiver de Dorans, vai ser melhor, já que vai poder dar Harass com um dano absurdo e recuperar mana enquanto ainda da Harass.

Com isso não vai precisar gastar mana toda hora e poderá economizar.

E nesse combo seu, deixa a mostrar que você não vai ativar as plantas.

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Ouma é v1ad0
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Obrigado pelas dicas, mas cada um tem sua Build e cada um se da bem com a Build que usa[/color]

Exatamente, com essa build ai ngn vai fazer nada.

Nego nem saiu do bronze e quer fazer guia de zyra mds, faz do darius ai fio

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