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Aula de C/C++


_Guguinha_
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Posts Recomendados

Pessoal,

 

Aqui vai um 'mini-curso' sobre C/C++. Para todos que ainda não sabem programar. Ele estará dividas em aulas: estrutura seqüencial, condicional, repeti´ão, etc... Não irei abordar os princípios da lógica de programa´ão porque já existe um tópico sobre isto. Espero que gostem.

 

parte 1:

 

.:Conceitos Básicos:.

 

:idea: Compilador

Programa que compila nosso programa. Sugiro Bloodshed Dev C++

 

:idea: Conceito de Variável

Variavel é um número não determinado. Exemplo: x+5=10. No exemplo usamos a variavel x porque não sabemos o número, mas podemos calculá-lo.

 

:idea: Tipos de dados

Numérico: Podem ser fracionários(float) ou inteiros(int)

Lógico: Do tipo booleano(or, and, not)

Literal: Podem ser caracteres(char) ou texto(strings)

 

Ps.: A linguagem C/C++ é case sensitive, ou seja, CASA é diferente de casa. Usamos sempre ;(ponto e vírgula) depois de cada argumento.

 

.:Aula 1 - Estrutura Sequencial em C/C++:.

Estruturas seqüencias são estruturas que seguem uma seqüencia. Ex.: 1. Leia 2. Calcule 3. Escreva

 

:idea: Bibliotecas

Bibliotecas são arquivos que contém várias fun´ões para sermos usadas. As chamamos no come´o do programa através da diretiva #include. Usaremos muitas a stdio.h que contem fun´ões de entrada e saida e conio.h para manipula´ão. Ex.: #include <stdio.h>

 

 

:idea: Declara´ão de variaveis

As variáveis são declaradas após a especifica´ão de seus tipos. Tipos: int, float, boolean e strings. Cada tipo tem o seu tamanho, que podem variar com o processador ou compilador.Ex.: int soma;

 

:idea: Comando de atribui´ão

É utilizado para atribuir valores ou opera´ões a variáveis, representado por = (sinal de igualdade).Ex.: x = 2+4;

 

:idea: Comandos de Entrada

É utilizado para receber os dados que foram digitados pelo usuário. Os dados recebidos são armazenados em variáveis. Em C/C++ usamos os comandos scanf, gets e cin. Em nossos exemplos usaremos o scanf. Ex.: scanf("%d", &dados); Isso significa. Computado, leia(scanf) a variavel do tipo inteiro(%d) e coloque-a no endere´o(&) da variavel dados.

 

:idea: Comando de Saída

Utilizado para mostrar dados na tela ou impressora. Comando: cout e printf. Usaremos o printf. Exemplo.: printf("O valor da soma: %d", soma); Significa: Computador, escreva(printf) "o valor da soma é" e mostre o valor que é inteiro(%d) da variával soma .

 

:idea: Comentários

Textos que podem ser inserido que o usuário não irá ver, somente nós. Comandos: /* texto */ ou // texto.

 

:idea: Operadores e fun´ões pré definidas

São destinadas a cálculos e manipula´ão de caracteres. Só irei colocar os básicos. Alguns:

 

:idea: Operador de Atribui´ão

Operador Ex.

= x =y

 

:idea: Operadores Matemáticos

operador Comentário

+, -,*,/ Para somar, subtrair, multiplicar e dividir

 

Outros: %,++,--,+=, -=,*=,/=,%=,==,!=,<,>,<=,>=, etc...

 

Exemplo de um programa para ler 2 numeros, soma-los e mostrar(Usando os conhecimentos da aula)

 

#include <stdio.h> //Blioteca com fun´ões de entrada e saida

#include <conio.h> //Biblioteca que contem o getch()

 

main(){ //Abre o nosso programa

int a, b, soma; //Declara´ão

printf("Digite a: ");//Saida

scanf("%d", &a); //Entrada

printf("Digite b: ");

scanf("%d", &b);

soma = a+b; //Atribui´ão

printf("A soma é %d", soma);

getch(); //Faz o programa esperar uma tecla ser prescionada

}

 

parte 2:

Aqui vai a próxima aula: estrutura Condicional

 

.:Aula 2 - Estrutura Condicional:.

Uma condi´ão é uma compara´ão que possui dois estados: verdeiro ou falso.

 

Estrutura COndicional Simples

Adicionado uma estrura de condi´ão, o comando só será executado se a condi´ão foi verdadeira.

Exemplo: if condi´ão

comando;

 

Lembrando que, se houver mais de um comando, há necessidade de {}(Conceito de Blocos de comandos*).

Exemplo: if condi´ão {

comando1;

comando2;

}

 

Estrutura Condicional Composta

Utilizando o conceito acima. Se a condi´ão foi verdadeira, executa o comando 1, se falsa, executa o comando 2.

Exemplo: if condi´ão

comando1;

else

comando2;

Entendendo: se condi´ao verdadeira, comando1, senão, comando2.

 

Estrutura CASE

Em alguns programas há necessidade de exclusividade de comandos, ou seja, se um comando for executado, os demais não serão. Usamos uma estrutura mais seletiva chama CASE.

 

switch(seletor) //Para definir a variavel

case opcao1: //'Caso opcao1 fa´a..rs

comando1;

break; //Para para e não executar os outros

case opcao2:

comando2

break;

default:

cin >> "Opcao Invalida" //Caso nenhum for usado

 

Entendendo: Se o seletor for igual a op´ão 1 somente o comando 1 será executado. Se o seletor for igual a op´ão 2, somente o comando 2 será executado. Se nenhum deles ou uma outra op´ão for digitada, escreverá na tela Opa´ão Invalida.

 

Exemplo de programa com a aula de hoje: Programa para verificar se A é maior ou menor que B.

 

#include <conio.h>

#include <stdio.h>

 

main() {

int a, b;

 

a=2;

b=4;

 

if(a>b)

printf("A é maior que B");

else

printf("A é menor que B");

getch();

}

 

parte 3:

 

Aqui vai a 3ª aula. Estrutura de Repeti´ão

 

.:Aula 3 - Estrutura de Repeti´ão:.

 

Estrutura de Repeti´ão for

Utilizada quando se sabe o número de vezes que o trecho do programa irá ser repetido.

for(i=valor inicial; condi´ão; adi´ão ou subtra´ão de i)

Exemplo:

for(i=0; i<=5; i++)

comando;

Entendendo: A 1 parte atribui um valor a i. A 2 determinará o final da repeti´ão. E 3 irá alterar o valor de i. Assim nosso programa ira repetir 6 vezes, pois come´a do 0 e vai até 5 aumentando de um em um(i++)

 

Estrutura de Repeti´ão while

Usado quando o número de repeti´ão não é fixo. Os comandos serão repetidos até a condi´ão assumir valor falso. Exemplo:

while(condi´ão){

comando1;

comando2;

}

 

Estrutura de Repeti´ão do-while

A mesma coisa que o while, so que agora o teste de condi´ão acontecerá no fim. Exemplo:

do {

comando1;

comando2;

}while(condi´ão);

 

Exemplo de um programa com estruta de repeti´ão: Programa para somar o intervalo de 1 a 100.

 

#include <stdio.h>

#include <conio.h>

 

main() {

int i, soma;

soma=0;

 

for (i=1; i<=100; i++)

soma+=i;

}

 

parte 4:

Um vetor são variáveis compostas homogêneas unidimencionalmente. NOssa, o que é isso?!?Analogamente seria uma string que contém mais de um valor. Por exemplo: Um vetor de tamanho 5, possui 5 posi´ões dentro dele. Visualiza´ão:

 

----------------------

Vetor[5] | 2 | 4 | 7 | 3 | 9 |

----------------------

Posi´ão 0 1 2 3 4

 

Declarando um vetor

 

O número de posi´ões fica entre colchetes. Declaramos com uma variavel comum, podendo ser int, char..etc

Ex.:

int vet[5];

char vetor[32];

 

P.S. "OLA" é um vetor d tipo char com 3 posi´ões: vet[3]={"O", "L", "A"};

 

Atribuindo valores

 

Quando atribuimos um valor ao vetor, o número de posi´ões entre os colchetes vira agora endere´o. Por exemplo: tenho um vetor de 5 posi´ões(Lembrando que come´a do 0 ficando assim: 0, 1, 2, 3, 4) e quero atribuir o valor 1 á 4 posi´ão: vet[3]=1;

Para texto:

strcpy(vetor,"Markos");

 

Carregando um vetor

 

for (i=0; i<=4; i++)

cin >> vetor;

 

Imprimindo um vetor na tela

 

for (i=0; i<=4; i++)

cout << vetor;

 

parte 5:

.: Aula 5 - Matrizes:.

 

É um conjunto de variavés de mesmo tipo e identifica´ão pelo mesmo nome. Acho todo mundo viu matriz na escola, não? Se divide pelo número de linhas e colunas, entre colchetes. matriz[linha][coluna]

Exemplo:

m[3][3];

0 1 2

----------

| | | | 0

----------

| | | | 1

----------

| | | | 2

----------

 

Declarando uma matriz

Ex.:

int m[2][3]; números inteiros

float x[4][2]; números fracionários

char y[4][4]; caracteres

 

Atribuindo valores

 

Lembrando que, assim como em vetor, o qe antes erá dimensão([l][c]) agora vira endere´o.

Ex.: Atrui o valor 5 referente à linha 1 coluna 4

x[1][4]=5;

 

Carregando uma matriz

Ex.: Matriz 3 por 3

 

for (i=0; i<=2; i++) { //percorre a linha

for (j=-0; j<-3; j++) //percorre a coluna

cin >> matriz[j];

}

 

Imprimindo uma matriz na tela

 

for (i=0; i<=2; i++) {

for (j=-0; j<-3; j++)

cout << matriz[j];

}

 

é isso aew e sem mais!!!

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  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Uma apostila é claro, pra você compreender a linguagem e ser mais ou menos é uns 2 anos de estudos, então vai fundo na apostila.

 

apostilando.com <<< vai la e baixa oque vier na cabe´a, baixa umas 6 apostila e estuda.

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  • 1 ano atrás...
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