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Exclusivo: Reunião com won lee, presidente da kog


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A GCPlayers e a Elsword Players tiveram uma reunião exclusiva com o presidente da KoG! Veja como foi!

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Em ordem: Katayama, Firest, Won Lee, Dark e Miyuuki

 

 

 

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Neste Anime Friends fomos surpreendidos por um convite para participar de uma reunião com Julio Vieitez, presidente da Level Up! e Won Lee, fundador e presidente da KoG.

 

Foi um tremendo choque (no bom sentido) para a equipe, que jamais esperava ter a honra de conhecer pessoalmente os presidentes das duas empresas.

 

Junto com a correria do Anime Friends tivemos que nos desdobrar para nos preparar para a reunião. Considerando a cultura oriental, onde presidentes de empresa são considerados pessoas inacessíveis, esperávamos uma reunião em moldes ultra-formais. Mas para nossa surpresa a reunião foi bastante descontraída, e descobrimos que tanto o Julio quanto o Won Lee são pessoas sensacionais!

 

O que encontramos foram duas pessoas acessíveis, bem humoradas e que acima de tudo são apaixonadas pelo que fazem e que tratam os jogadores com um imenso carinho e respeito.

 

 

 

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Equipe GCPlayers: Primeiramente, gostaríamos de agradecer por trazer seus jogos para o Brasil. Quando começamos a jogar Grand Chase há anos atrás foi incrível ver um jogo de luta onde os jogadores interagiam em tempo real e não através de turnos, o que era mais comum na época.

 

Won Lee: O lema da KoG é “Vamos jogar juntos”. Foi muito bom sermos os primeiros a oferecer um jogo onde as pessoas interagiam em tempo real, sem intervalos. Nossos produtos visam fazer com que as pessoas divirtam-se juntas, interajam e façam amizades.

 

Equipe GCPlayers: A nossa equipe (GCPlayers) se conheceu graças ao Grand Chase, sabia? Todos nós nos conhecemos e fizemos amizades graças ao jogo.

 

Won Lee: (animado) Isso é fantástico, realmente fantástico! Porque realmente é o objetivo da nossa empresa. Embora as pessoas achem que ganhar dinheiro é o nosso objetivo principal, na verdade isso não é o mais importante para nós. Acreditem, nosso objetivo é realmente criar um produto que faça as pessoas se divertirem juntas, então é muito bom ver pessoas que se conheceram e fizeram amizades graças a isso.

 

Equipe GCPlayers: Na época também foi marcante jogar algo dublado em português. Isso era muito raro no Brasil há 6 anos atrás.

 

Won Lee: A localização do jogo para o português se deve principalmente ao bom trabalho da Level Up!

 

 

 

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Equipe GCPlayers: Os jogadores brasileiros adoram a história do Grand Chase, mas às vezes sentimos que partes dessa história são abandonadas ou não são bem contadas. Nós gostaríamos de saber mais sobre a história dos personagens, dos inimigos, dos territórios…

 

Won Lee: É bom saber que o público se interessa por isso. Vamos procurar contar mais e nos aprofundar sobre as histórias do jogo.

 

Equipe GCPlayers: Uma das formas que sugerimos para isso é através de material extra, ou missões-evento. Por exemplo, na nova Season há um continente inteiro dedicado para explicar a história de uma personagem (Edel). Outro exemplo é o Circo dos Pesadelos, que detalha a história do Lass.

 

Won Lee: Vocês gostam das missões-evento?

 

Equipe GCPlayers: Sim, inclusive houve uma bastante diferente recentemente, o Retorno de Talin. Foi algo bastante inusitado porque era um shooter game dentro do Grand Chase.

 

Won Lee: Puxa, é muito bom ouvir isso. Eu fiquei com medo de colocar aquela missão-evento pois era algo muito diferente do padrão do jogo, então ficamos com receio de que os jogadores não gostassem dela.

 

Equipe GCPlayers: A maioria dos jogadores gostou muito desta missão. Ela trouxe algo diferente para fazer no jogo, e isso é que a torna interessante.

 

Won Lee: Sabia que recebemos uma proposta para desenvolver este jogo para a plataforma mobile (celular)? E nós recusamos.

 

Equipe GCPlayers: Sério? Por quê?

 

Won Lee: Porque preferimos concentrar esforços no Grand Chase e não dividir recursos para programar para outras plataformas.

 

Equipe GCPlayers: Mas vocês poderiam fazer ambos! (risos)

 

Won Lee: (risos) não… como eu disse, até poderíamos fazer dinheiro com isso, mas o dinheiro não é nosso objetivo principal.

 

Equipe GCPlayers: Um ponto que precisa melhorar nas missões diz respeito à inteligência artificial dos monstros.

 

Won Lee: Sim… (triste) isso é um ponto em que sabemos que precisamos melhorar. Nas novas missões (Frosland) vocês acharam que a inteligência artificial dos monstros está melhor?

 

Equipe GCPlayers: Sim… está melhor. Na verdade o que chamou a atenção foram os desafios, as “tarefas” que o jogador precisa fazer, como por exemplo, cumprir um determinado número de combos. Isso tornou a missão mais interessante.

 

Won Lee: Esse tipo de coisa é interessante pois é relativamente fácil de programar. Veja, criar um continente inteiro ou uma missão com mecânica totalmente nova requer muito tempo e muito esforço de programação. Mas incluir tarefas na missão é algo que é mais rápido e palpável de fazer.

 

Equipe GCPlayers: Podemos citar o Covil de Berkas como um exemplo de boa missão. Ela requer estratégia e trabalho de equipe para jogar, não é só uma questão de acumular MP e soltar skills.

 

Won Lee: Os jogadores brasileiros preferem missões mais fáceis ou desafios maiores?

 

Equipe GCPlayers: Brasileiros gostam de missões mais desafiadoras. E por “desafiadora”, não estamos falando de monstros com dezenas de barras de HP, mas sim monstros que respondam com inteligência às ações dos jogadores.

 

Won Lee: Vamos trabalhar duro nesse sentido para trazer monstros com melhor qualidade e inteligência para o jogo.

 

 

 

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Equipe GCPlayers: O modo PvP é muito importante para os jogadores brasileiros. E dentro desse contexto, entendemos que o balanceamento é essencial.

 

Won Lee: Sim, essa é uma das tarefas mais complicadas de se fazer, e requer muito esforço. Estamos fazendo o melhor para que dê certo.

 

Equipe GCPlayers: Sabemos que já há um trabalho de balanceamento em andamento, e quanto é difícil fazê-lo. Só queremos reforçar o quanto isso é importante.

 

Won Lee: Faremos o melhor que pudermos nesse sentido.

 

Equipe GCPlayers: Outra coisa que sentimos falta é de campeonatos, pois o público brasileiro é muito competitivo. Estamos com saudades do Campeonato Mundial e gostaríamos que ele fosse retomado.

 

Won Lee: Sim, vamos verificar sobre essa possibilidade (anotando World Championship bem grande no papel).

 

Equipe GCPlayers: Outra sugestão que gostaríamos de fazer para o jogador de PvP é um modo de treinamento.

 

Won Lee: Como seria?

 

Equipe GCPlayers: Uma partida de PvP onde o vitórias/derrotas não fosse computado. Muitas pessoas deixam de treinar amigos em PvP pois isso prejudica seu posicionamento. Digamos que alguém tenha 80% de vitórias: se ele treina com um amigo e perde uma partida, é preciso que vença muitas partidas para voltar ao status anterior.

 

Won Lee: Essa idéia é brilhante! (anota freneticamente no papel). Estará implementada no jogo daqui a 2 semanas!!!

 

Equipe GCPlayers: O que?!!?

 

Won Lee: (risos) Eu gostaria que fosse assim, mas infelizmente os meus programadores nem sempre me ouvem… mas está anotado e vamos verificar essa possibilidade.

 

 

 

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Equipe GCPlayers: Uma das partes mais interessantes do jogo é o game design. A nossa desenhista Miyuuki gostou bastante do design da Edel.

 

Won Lee: É mesmo? Eu gostaria de saber quais as coisas da Edel que você mais gostou

 

Equipe GCPlayers: (Miyuuki falando) Eu gostei muito do cabelo e da postura dela, além das roupas… da personalidade…

 

Won Lee: (anotando) E que outro personagem você gosta?

 

Equipe GCPlayers: (Miyuuki) Eu gosto da Mari… e o que me chama a atenção nela é a característica de olhos heterocromáticos. É um detalhe marcante, só de olhar os olhos você já sabe que é ela.

 

Won Lee: É legal saber que a aparência e a história dos personagens é tão importante para os jogadores.

 

Equipe GCPlayers: Gostaríamos de saber também como é a história da KoG. Como surgiu a empresa.

 

Won Lee: A idéia da KoG iniciou quando eu era um estudante de programação nos Estados Unidos. Eu olhava os jogos online da época e via pessoas interagindo entre si, mas não havia interação em tempo real: um jogador precisava aguardar um pouco as ações do outro jogador e eu pensei “seria legal se fosse possível ação entre jogadores em tempo real”. Começamos a fazer estudos neste sentido, e conseguimos após seis anos de trabalho.

 

Equipe GCPlayers: Seis anos!?

 

Won Lee: Sim, mas aí finalmente conseguimos o que queríamos: um jogo de ação em tempo real. O que um jogador faz, o outro jogador vê acontecendo na mesma hora.

 

Julio Vieitez: Grand Chase foi o primeiro jogo no mundo a conseguir ações de interação em tempo real entre jogadores. A KoG ganhou prêmios na Coréia do Sul graças a este feito.

 

Equipe GCPlayers: Realmente foi um grande feito, mudou a história dos jogos online. Em nome de toda a comunidade brasileira, gostaríamos de agradecer e dizer que amamos muito os seus jogos e o quanto valorizamos o trabalho da sua empresa. É uma grande honra conhecê-lo.

 

Won Lee: A honra é toda minha. Nossos jogos não são feitos para nós, não são feitos para a Level Up, são feitos para vocês jogadores. O nosso foco é dar o melhor para que vocês se divirtam e principalmente, façam amizades e joguem juntos. Isto é que nos torna felizes.

 

 

 

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Gostaríamos de enfatizar que Won Lee tem um extremo carinho pelo público brasileiro e se preocupa de verdade em querer nos agradar. Segundo elepróprio, reconhece que o Grand Chase não é perfeito e as vezes a KoG comete erros bobos, mas que se empenham de coração em aperfeiçoar o jogo.

 

Notamos tanto por parte da KoG quanto por parte da Level Up! uma preocupação genuína em fazer o melhor possível para que os jogos atendam as expectativas da comunidade. O presidente da KoG nos passou os seus contatos e pediu enfaticamente para que mantenhamos contato, o que significa que temos um canal de comunicação com a empresa.

 

Temos certeza que a partir deste encontro a KoG estará ainda mais afinada com as expectativas da comunidade brasileira e que eles realmente estão trabalhando duro para fazer o melhor para nós.

 

Créditos

 

Gc Players

Elsword Players

Color my life with the chaos of trouble...

 

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"Grande Trabalho da Level Up!"

Ri dessa parte, mas parece que a entrevista foi boa :O

Toma-re que implantem mesmo as sugestões do Elsword Players.

Realmente será interessante.

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IT'S SHOW TIME!

-Esse boy é meio crazy! ( Don Kanonji )

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Cara...

 

Não quero desmerecer o trabalho da KoG

 

Mas se tivessem mesmo fazendo " o possível" o jogo não estaria do jeito que ta

 

È compreensivo que ela está tentando trazer conteúdos mais diversificados para o game mas ao invés de atrair eles estão desinteressado muitos players

 

O game não parece á primeira olhada mas ele está saindo tema e está ficando mais entediante a cada dia.

 

E ela tem qu eentender que por mais que a intenção seja boa, ela tem que pensar que existem pessoas que não acompanham o mesmo pensamento que o dela.O exemplo é aqui no Brasil, a Skill suprema foi feita com o intuito de ser usada principalmente e missão ou como um xeque-mate em um oponente que está quase morto.

 

Mas agora eu lhe falo...você vê isso no pvp de outros servers?Se sim é bem pouco, já aqui no Brasil não medem as ações e usam o que for necessário para ganhar, sendo que essa não foi a intenção.Então ela tem que pensar que o que pode ser bom para algumas pessoas, pode ser mal usado por poucos.

 

Mas se for assim, a kog não vai poder lançar nada que seja muito detalhado.

 

Por isso que eu falo que a kog não está agindo com todo o seu potencial.

 

Mas pena que não adianta falar mais.

 

Ela já trassou o destino dela.Levando com ela o Grand Chase para escuridão

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Nossa, muito legal essa entrevista!

Ia ser legal também, se tivesse dito algo sobre PVP players e Mission players, que tipo, os jogadores de PVP só pensam em balanceamento para PVP, reclamam e jogadores de missão sofrem um pouco com isso... Eu, por exemplo, gosto de jogar só missão, pra passar o tempo, descontrair etc.

Eu gostava dos personagens de AP pra jogar em missão, aí reclamaram tanto deles, que aí ficaram "não-tão-bons", depois reclamaram do Sieg (nossa, e como reclamaram do Sieg! Hahahahaha), aí ele foi ficando cada vez mais fraco, depois ficava forte, depois fraco...

Ahhh, sei lá,balanceamento é legal, mas às vezes desanima você ter um Sieg com 12k de ataque tirando o mesmo que uma Lin com 8k! D=

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"Grande Trabalho da Level Up!"

Ri dessa parte, mas parece que a entrevista foi boa :O

Toma-re que implantem mesmo as sugestões do Elsword Players.

Realmente será interessante.

 

Cara na moral, a LUG por ser uma empresa brasileira esta de parabéns cara, olha o tanto de jogos traduzidos que ela poem a disposição a estes inúteis q nao sabem inglês , ta o problema dela é com o leg, e com as reformas demoradas, mas ela esta sempre tentando trazer novos jogos para nós ...

A KOG também esta de parabéns por estar inovando sempre o Gc, mesmo o Gc sendo velho eles nao desistiram dele, e espero que continue assim.

Alias ótima entrevista ótimas perguntas e respostas, bem elaboras em parte...

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