Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Moral ou imoral ?


Callintz
 Compartilhar

Posts Recomendados

Moral é um conjunto de princípios e regras socialmente definidos e que devem ser inculcados nos indivíduos para padronizar condutas , costumes e valores . Cada cultura tem uma moral , isto é , regras sobre o bem e o mal , o permitido e o proibido .

 

Apostila do Aluno - Volume 1 - 2° Ano - Filosofia .

 

A moral está muito ligado as regras/leis , ela julga o certo e o errado independente da situação baseando nas regras/leis .

 

Ser imoral é o contrário . Você estar contra as regras/leis , ficando errado na situação .

 

Não mentir é moral

Mentir é imoral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moral:

 

Conjunto de princípios contidos ou oriundos de hábitos, costumes, regras e leis de uma sociedade ou grupo social definido. Este conjunto de princípios tem por objetivo regrar, limitar, balizar, basear e nortear o convívio social dos diversos membros dentro de determinado grupo.

 

Moral não é natural isto é, ela não biológica, inerente a todo ser humano independendo de seu contexto de nascimento. Ela é inserida e absorvida a partir do nascimento e está intimamente ligada ao contexto da sociedade em que o indivíduo nasça.

 

Moral nasce da experiência humana, de sua capacidade de julgar o errado e apontar o certo; da capacidade de colocar-se no lugar do outro e com isto definir o que lhe faria mal ou bem.

 

Moral também encontra suas bases nas leis, nos códigos escritos ou transmitidos por verbalização exclusivamente. Mas é importante fazer-se uma ressalva aqui: Nem tudo que é legal é também moral, assim como nem tudo que é moral é igualmente legal.

 

Moral não é um conceito único, universalmente igual. Ela, a moral, varia em tempo e espaço podendo condenar, aceitar ou mesmo aplaudir um mesmo tipo de comportamento ou ação do indivíduo. Tome como exemplo o biquíni usado pelas “garotas de Ipanema” hoje.

 

Mulheres usando este tipo de traje hoje são aplaudidas, elogiadas ((Se for boa mesmo até são chamadas de *******s)). Transporte esta mulher para a mesma praia mas em outra data, 1850 por exemplo. Elas seriam hostilizadas por considerar-se que estão nuas. Neste caso o que vemos é a evolução do conceito moral que variou em função do tempo.

 

Pegue esta mesma mulher e transporte novamente, agora para os dias de hoje um balneário islâmico na Arábia Saudita. Com sorte ela não será apedrejada por ofender a moral socialmente aceita naquele país. Neste caso o que vemos é a evolução do conceito moral que variou em função do espaço social, variou em função da sociedade em que se está inserido.

 

Imoral, amoral.

 

I é o prefixo do contrário, isto significa que algo imoral é algo contrário ao código moral estabelecido. Como exemplo a “garota de Ipanema” com seu minúsculo (mas maravilhoso) biquíni numa praia muçulmana. Para os indivíduos daquela sociedade ela contraria o conceito moral estabelecido segundo o qual a nudez é condenada portanto ela é imoral.

 

A é o prefixo da negação, isto significa que algo amoral é algo que desconhece os códigos morais estabelecidos. Como exemplo pegue, novamente, a “garota de Ipanema” e seu biquíni em uma praia muçulmana. Do ponto de vista da garota os conceitos morais daquele lugar são absolutamente desconhecidos e portanto ela, com seu biquíni, pode dizer-se amoral.

 

Esta é meu conceito, revise antes de usar.

 

Boa sorte!

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.