Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Mini-Guia de rankeds - Champion Select

Compartilhar

Posts Recomendados

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Bom, dessa vez eu gostaria de focar no champion select. Em que parte do champion select? Bom, ele todo. Bans, picks, comportamento (bastante sobre isso, mas na segunda parte), enfim. Essa parte, será focada nos bans e nos motivos para se banir determinado champion. Será um tanto quanto extenso, então se prepare.

Esse artigo é pra quem não tem uma noção muito boa de bans, está começando a jogar ranked, está no bronze/prata/inicio do ouro, ou pra quem simplesmente gosta de comparar opiniões, ver se mais alguém pensa a mesma coisa, etc.

Tratemos dos assuntos, sim?

Então você clicou em "Jogar" e depois escolheu o modo ranked, sim? E você, antes disso, leu o outro mini-guia que falava sobre o que precisamos estar preparados, talvez? Bom, depois de esperar na fila, finalmente encontra uma partida e está no famoso champion select, as pessoas devem estar pedindo suas Roles, outras devem estar dizendo coisas como "mid or feed", ou outras coisas. Algumas até chegam a dar um boa noite/bom dia/etc, perguntam se está bem, mas isso? Raridade.

Aqui a gente pode ver se seu time tem chance de vencer, afinal, que estrutura tem um time que só discute? Vejo pessoas deixando os outros morrerem por terem algum sentimento adverso contra tal pessoa (por favor, façam isso apenas com seus amigos quando estiverem com time full E se eles levarem na brincadeira. Em ranked, JAMAIS),

Vocês banem, as vezes de acordo com pedidos, as vezes apenas de acordo com o meta, alguns banem o que querem por alguma experiência passada ou até banem algo aleatorio, caso forem o first pick, pra tentar deixar algo liberado pro time.

Falemos então dos bans.

Alguns exemplos de bans atuais

Alguns dos bans são Kha'Zix, Volibear, Zed, Amumu, Hecarim, Elise, VI, Jarvan 4, Xin Zhao e as vezes Malphite. Comentarei um pouco sobre cada ban citado segundo minhas (más) experiências contra esses champions em Solo Queue. Lembre-se, essa é minha opinião, e você é bem-vindo para comentar o que acha, complementar a lista de bans, ou qualquer outra coisa. Comentários são importantes para quem desenvolve artigos. E também para quem está em eterno aprendizado, como eu. Enfim.

Kha'Zix- A eterna barata/louva-deus com burst incrível e refresh no pulo, podendo matar qualquer squishy e saindo praticamente ileso. Na lane ele é um monstro, visto que os AP mid possuem pouca armor e vida (Aliás, Kha'Zix ganha magic resist por level, o que faz ele naturalmente levar menos dano do seu oponente no mid). Podendo gankar com facilidade também (ele é um excelente mid roam ou stomper). Ele é bem mais forte no mid do que na jungle, porém, ainda sim, faz um bom trabalho nela (acho que quase todos os champions são mais fortes em lane do que jungle, excessões seriam Hecarim e, atualmente, Nasus. Não consigo pensar em outros, mas deve ter).

Volibear - Ele é um tank, que da muito dano só de ter bastante vida. Consegue dar engages rápidos, principalmente se alguem lhe der mais move com skill(uma Lulu Orianna , Zilean , entre outros, combam muito bem com ele, tornando sua iniciação um golpe extremamente rápido). Sua passiva recupera 30% da vida máxima dele (sem contar que se ele tiver uma spirit visage/semblante espiritual cura um pouco mais). No early game, ela salva bastante ele, tanto em lane como na jungle, podendo até ficar um pouco mais nela, caso seja ativada.

Não costumo enfrentar muitos Voli's em ranked, mas eu acho que devem bani-lo pelo seu potencial na jungle. Quando ele ficou free, me lembro de ter sido vitorioso em todas as partidas em que estava com ele, e não foram poucas.

Sua mordida é simplesmente MUITO forte. Da mais dano conforme SUA vida E conforme seu inimigo perde vida (Volibear, master kill stealer). Ele é um dos tanks que mais dão dano, ao mesmo tempo que resistem à ele.

E pra ajudar, eu mesmo fazia no Voli uma Frozen Mallet (Malho Congelado) e a BoTRK(Espada do Rei). Ele ficava simplesmente um monstro com esses dois itens, podem tentar.

Zed - Um dos assassinos mais fortes atualmente, podendo chegar facilmente aos 400~500 de AD. Mas o que torna Zed odiável, é sua ult, seu slow um tanto chatinho, além de facilmente escapar de ganks.

No late game, se ele usar todas as suas habilidades no ADC após sua ult, ela pode chegar a dar 1000 de dano, SEM CONTAR o dano das skills, ou seja, nenhum adc sobreviveria a tamanho dano. Porém o dano bônus e a "explosão" de sua ult podem ser retirados usando a Bandana de Mercúrio (Créditos aoHeydilan, que fez um artigo sobre isso). Quando ele ulta, é MUITO difícil desgrudar dele, a não ser q você seja uma Tristana ou uma Vayne.

Ah, e mais uma coisa, em Solo Queue, poucas pessoas irão ver você sendo focado pelo Zed (caso você seja o adc/apc). A maior parte dos jogadores acha que a chave do sucesso é ir o time todo em cima do adc inimigo, e ninguém fica pra proteger o adc (hey, eu sei do que eu to falando, meu main é adc e raramente se importam em me defender). E se você não for Tristana ou Vayne , sem ajuda, você provavelmente vai acabar morto contra ele, ou seja, uma luta de 4x5, além de que provavelmente irão ficar reclamando por você ter sido morto por ele, de como perderam a luta pois você já estava morto, etc.

Amumu - Aos poucos ele está sumindo, porém ele nunca deixou de ser forte. Seus ganks possuem dano, gap-closer e CC. Perfeito, não?

Mas o que torna o Amumu um pesadelo em Solo Queue? Falta de organização. Em uma ranked de times, o Amumu é facilmente evitado, mas e na Solo Queue onde todos são estranhos, onde nem todos conseguem trabalhar juntos efetivamente, onde todos possuem opiniões diferentes quanto ao que fazer em uma teamfight, isso tudo é um caos. O Amumu se beneficia muito desse caos.

Em aspectos de gameplay, Amumu tem uma das ults mais fáceis de se combar com as outras. Uma Miss Fortune, um Fiddlesticks, um Nunu, Orianna milhares de champions combam com ele.

Ah, e ele da bastante dano, se deixarem ele sozinho contra o adc, ele mata o adc sozinho praticamente, sei disso pois já fui solado por Amumu. (isso se o adc não estiver extremamente forte, ou o Amumu não estar tank o bastante pra suportar o dano)

Hecarim - O que falar sobre esse pônei? Ele limpa a jungle rápido, tem um sustain bom e ganka com uma facilidade absurda. Ganks fáceis e fortes. Mesmo que tenha ward, ele consegue gankar com um pouco de sorte (e velocidade,muita velocidade). Hecarim consegue dar MUITO dano (depende de sua build, claro. Mas principalmente com uma Manopla, ele não desgruda, sério).

Em uma teamfight, sua ultimate Massacre das Sombras desorganiza o time inimigo e todos os atingidos perdem o posicionamento por conta do fear dele. (Há alguns que dizem que não, mas as pessoas afetadas pelo fear fogem DO Hecarim, ou seja, ele pode direciona-las por um curto período de tempo.)

Ele é um champion exclusivamente jungle, seu kit o beneficia 200% mais na jungle do que em uma lane. Já vi Hecarim carregar na jungle, porém nunca vi um Hec lane ganhar.

Elise - Um champion que não precisa focar em dano pois possui skill que da dano em % de vida atual (Neurotoxina, forma humana) e % de vida perdida do alvo (Mordida Venenosa, forma de aranha), além de não depender tanto de itens para dar dano, investindo mais em sobrevivência do que em dano. Personagens que dependem de skillshot, principalmente o Ezreal, acabam acertando seus filhotes quando ela "pula" nessa pessoa. Frustrante, não?

Não tem muito o que dizer desse champion. Tem stun, vai ter slow (praticamente TODA Elise faz uma Rylai), tem dano e como ela geralmente precisa ir pra cima da pessoa, ela vai ter bastante itens de defesa. Ela é letal e resistente.

Além de que, na lane, ela escapa facilmente de ganks com sua forma de aranha (se forem ganks vindos de trás dela, melhor ainda). Ou seja, um champion bem irritante de se jogar contra.

Vi- Anda sumindo dos bans aos poucos, mas ela nunca deixou de ser forte nos ganks e nas teamfights. Ela da dano em % da vida máxima do alvo E reduz armor dele com Pancada Certeira, ganhando attack speed também, o que faz ela dar esse mesmo dano mais rapidamente! Bom, em uma teamfight você não nota isso, pois ela provavelmente ultou naquele champion feedado do seu time, paralizando ele por tempo o suficiente pra que ele fosse focado e morto. Não existe linha de frente contra ela, nada impede ela de chegar até seu alvo, pois sua ult Saque e Enterrada "empurra" para os lados todos aqueles que estiverem no caminho. Nenhum CC (Crowd Control. Stun, silence, fear, etc) pode parar sua ult após a execução dela.

Seus ganks com ou sem ult, são muito fortes. Com ult ela vem pela lane usando seu Q (Quebra-Cofres/Vault Breaker) e ulta na pessoa desejada.

Agora, uma pequena estratégia.

Suponhamos que ela venha gankar a bot lane por cima, vindo da direção do blue buff porém tem uma pequenina ward em frente ao dragon. O que ela faz? Ela usa seu Q e atravessa a parede, parando no matinho do rio, sem ser vista. Ela espera sua skill voltar, e pronto, um gank surpresa vindo de uma direção wardada. Isso pode também ser feito no top, visto que as lanes são iguais, porém invertidas (Tri-bush no top é do lado direito, no bot é no esquerdo, enfim, vocês me entenderam).

Essa estratégia não se aplica só a ela, então fica a dica pra todos ;)

Jarvan IV - Da dano baseado na vida atual do alvo, levanta, da slow, prende várias pessoas, é resistente. Seus ganks com ult funcionam quase da mesma forma que os da Vi. Não tem muito o que dizer, todos sabemos o quanto é chato e mortal ficar preso dentro de sua ult (ela pode sim ser facilmente evitada, seja por escapes ou flash, mas não deixa de ser um perigo para o time em si, não só para uma pessoa ou duas).

Foi nerfado um pouquinho nos últimos tempos, porém ainda é muito bom no que faz.

Xin Zhao - Ele é feito geralmente na jungle e foi banido pelo seu desempenho nela, porém ainda acho muito mais divertido faze-lo AP/AS/CDR (AP com Attack Speed e muito Cooldown Reduction). Enfim.

Ele tem um bom dano, diminui a armor de quem ele estiver atacando, tem slow, levanta e empurra todos menos aquele que ele "desafiou".

Ele é feito tank/off-tank na jungle, então o papel dele é colar em quem tem pouca vida/armor enquanto resiste ao dano. Seu dano não é excelente caso faça tank/off-tank, mas contra um adc/apc é o suficiente.

As pequenas mudanças nele influenciaram na taxa em que ele é banido, por experiência, digo que poucas pessoas ainda banem ele, afinal tem champions mais perigosos para serem banidos.

Malphite- Bem, EU ainda dou ban nele, não vejo muitas outras pessoas fazendo isso, mas eu não gosto de confiar o Malphite a alguem do meu time, assim como não sei se a pessoa vai dar conta de impedi-lo de ficar forte caso o outro time o pegue.

Sua ult é rápida, precisa de muito reflexo para dar um flash e desviar dela.

Ele diminui attack speed em área (malphite support, o terror dos adcs... Bom, nem precisa ser support) além de provavelmente fazer Randuin e Frozen Heart (Coração Congelado). Ou seja, ele destrói o attack speed do adc.

Ele também "rouba" move speed da pessoa, tornando ele um perseguidor bem chato.

Existem outros bans, claro. Ando vendo Thresh, Shen, Cho'Gath deu uma sumida, Kayle deu uma sumida após os nerfs, mas ainda está bem forte nas mãos de pessoas experientes. Alguns bans são mais raros do que os outros, mas estão ai. E eu já falei demais sobre bans, está muito, muito extenso.

Na próxima parte, estarei falando um pouco sobre a questão dos picks e comportamento no champion select, resolvi cortar aqui pois está realmente muito extenso.

Um abraço a todos.

Fonte: g2wp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.