Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

photoshop Tutorial: Criando do Zero um Planeta Realista no Photoshop.


BLACK&WHITE
 Compartilhar

Posts Recomendados

Nesse tutorial você vai aprender a criar uma ilustração simples, porém muito realista de um planeta. Utilizando ferramentas comuns do Photoshop, e sem maiores conhecimentos prévios de pintura digital ou manipulação, qualquer usuário, mesmo iniciante, pode obter resultados parecidos com o mostrado aqui. Aplicando a técnica em composições mais complexas, será possível criar belas cenas com temas espaciais.

 

Já que nosso objetivo é apenas didático, a peça desenvolvida terá um tamanho razoavelmente pequeno (500 x 500 pixels), o que não o impede de tentar resoluções maiores - é até aconselhável. Porém, tenha em mente que quanto maior o planeta, mais trabalhoso será. Se for sua primeira investida nesse tipo de tutorial, recomendo ainda que use o tamanho sugerido pelo autor.

 

 

Ferramentas usadas neste tutorial

 

ferramenta_0055_letreiroeliptico.jpgLetreiro Elíptico

 

ferramenta_0040_pincel.jpgPincel

 

ferramenta_0033_borracha.jpgBorracha

 

 

 

Comece com uma imagem de 500 x 500 pixels. Preencha a camada de fundo com preto. Crie uma nova camada e, usando a Ferramenta Letreiro Elíptico, selecione um círculo com cerca de 2/3 do tamanho total da imagem. Preencha-o de preto, e deixe a seleção ativa (ou seja, não a remova).

 

Usando um Pincel Aerógrafo Redondo (soft round airbrush), tamanho 300, com opacidade em 30% e o modo ajustado em Subexposição Linear, comece a pintar a área que seria banhada pela luz, vinda do canto superior esquerdo (no nosso caso; se preferir, altere a fonte da luz). Com a cor hexadecimal #664029, comece a pintar em diagonal, de baixo para cima (indo da posição 8:00, se o disco fosse um relógio, para as 2:00).

 

O resultado deverá ser parecido com o visto na imagem abaixo. Basicamente, estabeleça a esfera que vai compor o planeta.

 

planet_01.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Hora de aplicar textura no planeta. Será usada essa aí embaixo; salve-a em seu computador (clique sobre ela com o botão direito e use a opção Salvar como... de seu navegador).

planet_texture.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abra o arquivo no Photoshop e crie um novo padrão a partir dele (menu Editar > Definir Padrão). Nomeie-o como achar melhor. Isso feito, configure o pincel com a textura; utilizando o mesmo pincel de antes, clique na paleta Pincéis e ajuste-lhe a textura. Veja a próxima imagem. Selecione a textura que você criou antes para isso

texture.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Repita os movimentos de pincel feitos antes para aplicar a sombra ao planeta. Outra vez, pincele da diagonal inferior esquerda para a superior direita, deixando a área escura em preto, representando a sombra no planeta. Mantenha a seleção durante o tempo todo, ainda não é hora de retirá-la.

planet_02.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pintura fica bem achatada, e o planeta não parece esférico e sim um disco! Vamos esferizá-lo mais com o filtro apropriado. No menu Filtro > Distorção > Esferização, ajuste em 100% e clique OK. Para um resultado melhor, repita o filtro, com o ajuste em 50%.

 

Em seguida, corte o planeta dessa camada, pelo menu Editar > Recortar, ou comando Ctrl + X. Cole-o em uma nova camada transparente e mova a anterior para a lixeira. Isto remove pixels indesejados nas bordas do planeta, deixando-o com uma aresta suave e mais agradável. Nomeie esta camada como "planeta".

planet_03.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir, vamos adicionar alguma atmosfera. Duplique a camada do planeta e vá às opções Camada > Estilo de Camada > Opções de Mesclagem. Você pode ver o resultado também na janela, clicando com o botão direito sobre a miniatura da camada e selecionando Opções de Mesclagem.

 

Mude o Modo de Mesclagem para Subexposição Linear, e em Mesclagem Avançada, mude a Opacidade de Preenchimento para 0%.

styles.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos adicionar um brilho externo. Na mesma janela, clique em Brilho Externo. Use a cor #6283A7 para o brilho, com as configurações abaixo.

glow1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brilho interno: outra vez, use o valor hexadecimal #6283A7 para a cor do brilho, já que os dois brilhos devem combinar, ou o resultado acabará ficando artificial.

glow2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seu planeta deve se parecer com o visto abaixo. Crie uma nova camada acima daquela do segundo planeta (a cópia). Vincule a camada com os efeitos à de cima (selecione ambas, segurando Shift, então clique com o botão direito e selecione a opção Vincular Camadas), e então mescle-as (Ctrl + E). Isto fará seus efeitos se transformarem em uma camada, que vai conter apenas o anel azulado de efeito.

 

Você vai precisar ajustar o modo dessa camada para Subexposição Linear outra vez para combinar com a imagem. Esta será a camada "Atmosfera".

planet_glow.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir, vamos usar a Ferramenta Borracha, com o pincel aerógrafo de antes, tamanho 300, e opacidade 30% e fluxo baixo (experimente valores próximos aos 30%), para apagar um pouco, suavemente, num movimento de cima para baixo, na camada da atmosfera (o círculo branco é onde será apagado pela borracha).

erasing.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos adicionar um pouco mais de relevo para tornar o planeta ainda mais realista. Nesse ponto, você deve ter três camadas: atmosfera, planeta e o fundo preto.

 

Duplique a camada do planeta. No menu Filtro > Estilização > Entalhe, configure um Ângulo de -33 °, Altura de 1 e Intensidade de 500%. Aplique o filtro, em seguida remova a saturação da camada (Ctrl + Shift + U) e duplique-a outra vez.

emboss.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Precisamos isolar a luz e sombra das camadas com relevo, já que vamos modificar cada uma de forma diferente depois. Use o ajuste de Níveis (Ctrl + L) para isolar as luzes através do aumento das sombras, até que a parte principal da camada fique preta com apenas alguns pontos brancos (isso na camada de cima). Nomeie esta camada como "luzes".

planet_lightemboss.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Repita o procedimento anterior com a outra camada de relevo, mas dessa vez empurrando as luzes pra cima até que sobrem apenas pequenos pontos negros. Esta será a camada "sombras".

planet_darkemboss.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mude a camada do relevo preto para o modo Subexposição Linear, e a branca para Multiplicar. Você vai notar que um forte contorno branco na sombra do planeta. Para se livrar dele, use a Ferramenta Borracha outra vez.

 

Nesse ponto, estamos quase lá, mas a camada em relevo precisa ser mais irregular para ter uma aparência mais natural e com escala. Mude a opacidade da camada "luzes" para 50% e da camada "sombras" para cerca de 70%.

 

O artista prefere mais contraste na imagem, então, pelo ajuste de Curvas (Ctrl + M) na camada do planeta, você pode conseguir uma aparência mais vibrante. Faça testes e veja se fica satisfeito.

 

Planeta finalizado:

 

planet2.jpg

 

 

Créditos:

 

Tutoriart & Black.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.