Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Cuidado ao realizar compras online !

Volcon
 Compartilhar

Posts Recomendados

• Velha Guarda Ex-Staffer

Diariamente o procon recebe diversas reclamações sobre compras online, a principal delas geralmente é que o produto não chegou, ou seja, um golpe foi aplicado á essa pessoa. Nesse tópico irei explicar um pouco sobre o caso para vocês e irei dar algumas dicas de como se prevenir sobre isso.

Obs: Para uma pesquisa avançada utilize CTRL+F

s34zj.png

GOLPES

40240.png

Quem nunca ouviu falar sobre casos em que golpes foram aplicados em pessoas, tais como depósito efetuado compra tudo ok, porém o produto não chega ou simplesmente o vendedor desaparece, há casos em que códigos de compras são gerados e na verdade essas códigos não existem. Essa semana fiquei sabendo de um dos piores casos de golpe na internet, chamado Golpe da nigéria, um dos piores casos de golpes já vistos. Chega de falar demais, irei demonstrar a vocês como funcionava esse golpe que foi feito por Nigerianos que ocorreu com diversos vendedores do Site mercado livre.

Primeiramente o nigeriano faz o primeiro contato, e nesse primeiro contato ele entra no mercadolivre brasileiro, e logo após procura o produto que ele quer. Já na página do produto ele comenta o seguinte :

Olá,

Obrigado pela sua resposta eu gostaria de comprar este item para o meu

filho, então eu gostaria de saber se o item ainda está em uma condição

muito boa e é novo ou usado e ela vem com todos os acessórios? Também

eu gosto saber o último preço do item ..

Eu aprecio se você pode escrever-me de volta em Inglês, porque o meu

portugesse não é muito bom.

Espero ouvir de você em breve ..

Ao vendedor retornar o contato, eles vão oferecer um valor acima do pedido pelo vendedor.

Thank you for your e-mail, I'm okay with the condition and the price

of the item, how I wish I could come in person for this transaction,

but currently out of Brazil I'm on duty I am now a naval officer I am

currently at sea in time, but do not worry, I'll offer you $1700.00

including shipping fee via registered post office priority OK, I'll be

making the payment through bank to bank transfer, it is a very fast

and secure payment, so I like you to get back to me with your full

bank details so I can start with the payment as soon as possible ..

I await your response

Ao vendedor enviar os dados do banco para pagamento o vendedor irá receber um email do Scotiabank, aonde irá conter o título :

***Transaction activation confirmation on Pending*** Kindly proceed with the shipping as soon as possible

Ao vendedor abrir o e-mail será notificado que o dinheiro foi enviado em sua conta, mais só será creditado depois que o vendedor enviar o produto para o comprador. Esse é o golpe. Ao vendedor enviar o produto ele nunca vai receber o pagamento.

Esse foi somente um caso de golpes aplicados através de compras feitas na internet. Agora vamos aprender como se prevenir contra esses golpes.

r0Gnk.png

s34zj.png

COMO SE PREVENIR

Palestra-Internet-WebSeminario-200x200.jpg

• Golpes feitos através do mercadolivre : Uma das dicas mais importantes para evitar ter dores de cabeça ao realizar compra no mercadolivre é : Comprar sempre através de uma forma de compra confiável, como o mercadopago, nunca faça compras por modos desconfiáveis ou até mesmo não conhecidos, mais antes disso procure obter informações sobre as vendas do vendedor, e em seguida pesquise um pouco sobre ele (como por exemplo sua pontuação, se suas vendas foram concluídas com êxitos e os atrasos que ocorreram). E lembre-se também do mais importante ! Nunca poste informações pessoais no mercadolivre (como o e-mail por exemplo)

• Golpes feitos através de sites de compra em geral : Não só o mercadolivre vive cercado de golpes, como vários outros sites. O maior perigo de sair comprando em sites não conhecidos é que esses sites podem ser apenas sites falsos, a qual fazem o anúncio de um produto e tem até nome a empresa, sendo que não passa de um golpe ! Portanto antes de comprar em sites desconhecidos faça pesquisas em geral, pergunte aos seus amigos se eles ja compraram nesse site, e se mesmo assim você se sentir desconfiado sobre esse site não compre ! Há várias outras opções de sites para realizar compras online que são realmente seguras.

E o mais importante ! Caso você seja vítima de um golpe procura o mais rápido possível o procon de sua região para que o seu caso seja averiguado e resolvido. Porém lembre-se de seguir todas as dicas e informações dadas, não só por mim mais há varias outras informações e dicas na internet que ensinam sobre se prevenir contra golpes.

Fonte golpe da nigéria :

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.