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Criando seu proprio monstro


joao950010
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Começando

 

Primeira Parte : Configurações mais simples de um monstro

 

Irei usar o script de um Demon como exemplo deste tutorial.

Os monstros devem ser um arquivo XML

Todo monstro começa com esta seguinte tag :

 

<?xml version="1.0"?>

Então, sempre que for começar a fazer um coloque essa tag.

 

E as configurações básicas de um monstro são :

<monster name="Demon" level="80">

<health now="8200"/>

<look type="35" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2916"/>

<combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>

Em sublinhado temos o nome do monstro, lá você irá colocar o nome que você deseja que ele tenha, e aconselho colocar o nome do arquivo com o mesmo nome do monstro.

Em vermelho temos o level e magic level do monstro. Eles indicaram a força do monstro, especialmente por magias. Isso porque o level e magic level são multiplicados para se saber quanto irá tirar a magia.(multiplicados pelos danos de cada magia, que variam).

Em azul temos quanto de experiencia o monstro irá dar ao player quando morrer. Mas nao esqueça, ai ela não está multiplicada pelo número de vezes do servidor. Ponha uma exp XXX e quando você iniciar o seu servidor ele irá multiplicar automaticamente pelo número de vezes que é a experience.

Em verde temos o que diz se o monstro pode ser puxado/empurrado ou não. Coloque 1 para que seja possivel empurra-lo como se faz com rats, spiders, e bixos fracos em geral. Coloque 0 para que não seja possivel empurra-lo, como acontece com dragons, demons etc...

Em amarelo temos a armor e a defense do monstro, isso indica "os equipamentos do monstro", ou seja, eles indicarão quanto o monstro irá tomar de hit, terá mais influencia em hits por melee.

Em azul escuro e negrito temos o que dirá se ele empurra itens ou não. Coloque 1 para que ele consiga empurrar/puxar e 0 para que ele não possa empurrar/puxar. Caso você coloque 0 ele poderá ser "trapado" por chairs, boxes etc...

Em violeta(roxo), temos a probabilidade de ele mudar de alvo, quanto maior mais ele mudará, mas isso acontece em geral quando tem mais de 1 player próximo do monstro.

Em marrom temos a velocidade do monstro, ele pode ser rapido como uma wasp ou lerdo como um slime, mas ele por enquanto não usa magias. Quanto maior o numero da speed mais rapido ele é.

Em vermelho escuro temos a vida que o monstro irá ter quando aparecer (health now é a life dele) e a vida maxima que ele podera ter com healing spells e etc(health max). Ele pode ter mais life que o maximo ou menos que o maximo, alterando assim a cor de sua barra de life.

Em negrito e sublinhado temos o visual do monstro, para que ele tenha um certo look apenas mude o "look type" de acordo com o monstro que você deseja, infelizmente não tenho uma lista. E o corpse é qual corpo irá aparecer quando ele morrer, então apenas troque pelo ID desejado, e eu também não tenho uma lista.

 

Primeira parte terminada

 

Segunda Parte : Ataques

Colocarei outro exemplo, dos ataques do Demon :

Sempre que você for colocar os ataques dos monstros inicie pela tag :

<attacks>

E termine com :

 

</attacks>

Temos alguns tipos de ataque, são eles :

Melee

Instant

Rune

Distance

~~~~~~

 

Melee :

<attack type="melee

Em vermelho temos o tipo de ataque, o que indicará se é melee, instant, rune ou distance.

Em azul é o dano maximo que irá tirar esse ataque, ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.

Em verde temos a probabilidade de o monstro usar esse ataque, em melee aconselho deixar sempre 100(o ataque é em porcentagem, ou seja, 100 = 100%).

OBS : É póssivel repetir os ataques quantas vezes quiser, colocar mais de um melee ou distance, rune etc... assim fazendo com que o monstro fique mais forte e ataque mais rapido, como se fosse uma metralhadora.

 

Instant :

<attack type="instant

Em vermelçho temos o tipo, já explicado a cima.

Em azul temos qual magia será usada, para que ela funcione corretamente deve estar no lugar certo no arquivo spells.xml e na pasta instant (data/spells/instant).

Probabilidade já foi explicado a cima.

 

Rune :

<attack type="rune

Em vermelho temos o tipo de ataque, explicado em melee.

Em azul temos qual runa ele irá usar neste ataque, ela pode ser escolhida de acordo com sua vontade.

Em verde é a exaustão, funciona = players, mas também é afetada pela probabilidade.

Sublinhado é a probabilidade já explicada.

 

Distance :

<attack type="distance

Tipo de ataque, já foi explicado.

Qual arma de distancia sera usada. Arrow, Bolt, Power Bolt, Burst Arrow, Poison Arrow

Dano minimo e maximo, apenas escolha qual será o dano minimo e o dano maximo, mas ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.

 

Terceira Parte : Imunidades

 

As imunidades começaram com a tag :

<defenses>

E terminará com a tag :

 

</defenses>

Vou colocar as imunidades do demon :

 

<defenses>

<defense immunity="energy"/>

<defense immunity="fire"/>

<defense immunity="poison"/>

<defense immunity="paralyze"/>

<defense immunity="invisible"/>

<defense immunity="drunk"/>

</defenses>

Temos em azul as imunidades, o demon parece ser imune a tudo, mas ele toma dano de melee. Imunidade a invisible significa que ele ve invisivel. Porém é possivel ter imunidade a melee, como o ghost. Essa parte é bem simples.

 

Quarta Parte : Vozes

 

Deverá se iniciar por :

 

<voices>

E terminar com

 

</voices>

Exemplo :

<voices>

<voice sentence="Your soul will be mine!"/>

<voice sentence="Your resistance is futile!"/>

<voice sentence="MWA HA HA HA HA!"/>

<voice sentence="I SMELLLL FEARRR!"/>

<voice sentence="CHAMEK UTHUL URAK!"/>

</voices>

Altere o que está em vermelho para o que você desejar que o monstro diga em laranja.

Aumente ou diminua a quantidade de acordo com a variedade que você deseja.

 

Quinta Parte : Loots

 

Agora para configurar os loots é mais complicado, porque é necessario escolher o ID dos itens que irão dropar, eu não farei uma lista porque é muito grande a variedade, mas você pode olhar através de um item editor, map editor... etc...

Exemplo do demon :

 

<loot>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2148" countmax="25" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2393" chance="960"/> --giantsword

<item id="2514" chance="950"/> --mastermind shield

<item id="2432" chance="2000"/> --fire axe

<item id="2472" chance="430"/> --magic plate armor

<item id="5906" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon dust

<item id="5954" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon horn

<item id="1987" chance="100000">

<inside>

<item id="2678" countmax="3" chance1="10000" chancemax="0"/>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2151" countmax="4" chance1="4000" chancemax="0"/>

<item id="2462" chance="555"/> --devil helmet

<item id="2149" countmax="3" chance1="1428" chancemax="0"/>

<item id="2171" chance="800"/> --platinum amulet

<item id="2387" chance="6666"/> --double axe

<item id="2470" chance="180"/> --golden legs

<item id="2520" chance="200"/> --demon shield

<item id="2418" chance="833"/> --golden sickle

<item id="2377" chance="3333"/> --two-handed sword

</inside>

</item>

</loot>

Como percebemos deverá se iniciar com <loot> e termina com </loot>

Mas nao esqueça de colocar o </item> antes do </loot>

Vou pegar como exemplo :

<item id="2470

Em vermelho temos o ID da golden legs, ele deverá ser alterado para o ID do item desejado.

Em azul temos a chance de dropar este item, quanto maior mais provavel, quanto menor menos provavel.

O que está escrito "--golden legs" não é necessario, é apenas um detalhe para informar qual item é esse.

 

Sexta Parte : Summons

 

Exemplo do demon :

<summons maxSummons="2">

<summon name="Fire Elemental"/>

</summons>

Deverá se iniciar por <summons maxsummons="quantidade de summons que ele fará no maximo">

Altera apenas o azul para escolher o numero maximo.

Em vermelho é qual summon ela irá fazer, pode ser qualquer monstro.

Em verde é a chance de sumonar este bixo. Quanto maior, maior a probabilidade.

Caso você deseja mais de um tipo de summon como os necromancers, faça assim :

 

<summons maxSummons="2">

<summon name="Fire Elemental" chance="2000"/>

<summon name="Outro bixo" chance="1234"/>

</summons>

Pronto.

 

Ultima Parte : Terminando

Para finalizar seu monstro coloque a tag :

 

</monster>

E pronto ! feito.

Ué, ele não funciona ?

Faltou um detalhe, em algumas versões agora é necessario adicionar no arquivo monsters.xml uma tag, então faça assim :

Abra o arquivo, e após "<monsters>" adicione a tag :

 

<monster name="Nome do seu monstro" file="Nome do arquivo do monstro.xml" />

Pronto !! AGORA SIM !! Ele funcionará 100% !!

 

 

Obrigado.

Créditos : All Mad Maniac

 

os creditos são de um amigo meu em outro site

pois axei bem legal o tuto

e resolvi trazer pra ka

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