Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Refletindo sobre músicas!

Coke~*
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vamos refletir sobre algumas músicas, o jogo funciona da seguinte maneira: postarei uma música, postem o que conseguirem entender dela e postem outra para que o próximo que comentar possa refletir sobre.

A música que escolho foi uma música tratada recentemente em uma das minhas aulas de música e teatro, uma música considerada tola por muitos por ser uma música infantil, mas se refletirem irão ver o poder que assim como todas músicas, ela possui.

Música: História de uma gata;

Autor: Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque).

nRtQ6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me alimentaram

Me acariciaram

Me aliciaram

Me acostumaram

Análise: Representa a alienação das massas populares, o Governo Militar em algum momento não dava as massas motivos para reclamarem pois o país estava com um crescimento econômico (Milagre Econômico), havíamos ganhado a copa do mundo.. Ou seja: Me ame ou me deixe!

O meu mundo era o apartamento

Detefon, almofada e trato

Todo dia filé-mignon

Ou mesmo um bom filé...de gato

Me diziam, todo momento

Fique em casa, não tome vento

Mas é duro ficar na sua

Quando à luz da lua

Tantos gatos pela rua

Toda a noite vão cantando assim

Análise: Basicamente uma alegoria como em o Mito da Caverna de Platão, fique em seu apartamento pois receberá tudo que precisa Filé-mignon e etc. Mas em algum momento ele quis sair desse apartamento (Caverna), pois lá fora ele via a luz do luar, e movimentos de diversos outros gatos (Jovens, Professores e etc)

Nós, gatos, já nascemos pobres

Porém, já nascemos livres

Senhor, senhora ou senhorio

Felino, não reconhecerás

Análise: As massas populares jã são pobre, mas nasceram livres para mudar isso, nós podemos decidir nosso futuro, nós podemos reivindicar mudanças. ''Senhor, senhora ou senhorio'', uma alusão ao modo que deviam chamar os militares, e o ''Felino'' são aqueles que eram encarregados de fazer opressão aos movimentos (OBAN, DOPS, DOI-CODI, ...)

De manhã eu voltei pra casa

Fui barrada na portaria

Sem filé e sem almofada

Por causa da cantoria

Mas agora o meu dia-a-dia

É no meio da gataria

Pela rua virando lata

Eu sou mais eu, mais gata

Numa louca serenata

Que de noite sai cantando assim

Análise: Agora quando o gato retorna a casa e por ele ter criticado o Regime, não mais irá receber as regalias que possuia anteriormente. Logo irá fazer o escarcéu, chutar latas de lixos, pichar paredes, e bater de frente com os ''felinos''.

Nós, gatos, já nascemos pobres

Porém, já nascemos livres

Senhor, senhora ou senhorio

Felino, não reconhecerás

Análise: Refrão novamente.

-

Música: Perfeição

Autor: Legião Urbana

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

- Charles Bukowski

Link para o comentário

Bom, a musica Perfeição da banda Legião Urbana, esteve incluída no álbum Descobrimento do Brasil, que foi lançado em 1993.

A proposta do Álbum faz alusão ao descobrimento da verdadeira realidade brasileira.

Na letra da musica, vários problemas são desmascarados. Problemas estes que fazemos questões de ignorar.

Como por exemplo o que falta de interesse na educação é substituída pelo interesse a questões idiotas e banais.

Ironicamente, a letra nos convida a celebrar o que temos no Brasil.

Vamos celebrar

A estupidez humana

A estupidez de todas as nações

O meu país e sua corja

De assassinos

Covardes, estupradores

E ladrões...

Vamos celebrar a estupidez da especie humana.

Seja na corrupção: Dos ladrões mais pobres inescrupulosos, até aos covardes politicos corruptos.

Seja na covardia: Desde ao ato inescrupuloso de tirar uma vida, ao ato de se esconder sobre a mascara da propria corrupção.

Vamos celebrar

A estupidez do povo

Nossa polícia e televisão

Vamos celebrar nosso governo

E nosso estado que não é nação..

Em seguida, o autor nos convida a criticar e celebrar uma outra realidade:

A realidade um um povo alienado por uma mídia sensacionalista e manipuladora. E mais uma vez critica o governo, e mais ainda: A policia.

Mais que criticar o governo a policia e a mídia. Subtende-se que a letra da música Perfeição, se baseie também em concepções marxistas.

Já que um dos estudos do mesmo é refletir sobre os mecanismo que governam uma sociedade.

Condições socioeconômicas que são regidas pelo Governo, acabam determinando outros fatores como a politica, moral e cultural de uma sociedade.

Nesse caso, a massa controladora que é o Estado, tem forte influência sobre todas as outras. A exemplo da policia e televisão.

Celebrar a juventude sem escolas

As crianças mortas

Celebrar nossa desunião...

Vamos celebrar a taxa de natalidade, a morte dos inocentes e ainda a piada que é a educação brasileira.

Grande exemplo das crianças que não tem se quer condições para um estudo.

Vamos comemorar como idiotas

A cada fevereiro e feriado

Todos os mortos nas estradas

Os mortos por falta

De hospitais...

"Fevereiro... Alegria...

Muita festa.... Todo dia...."

Sorria, é fevereiro, é carnaval!

Vamos ignorar questões realmente importantes e comemorar como idiotas coisas fúteis e banais, enquanto há pessoas morrendo em estradas esburacadas e por falta de hospitais.

Vamos celebrar nossa justiça

A ganância e a difamação

Vamos celebrar os preconceitos

O voto dos analfabetos

Comemorar a água podre

E todos os impostos

Queimadas, mentiras

E sequestros...

Ironicamente, a Justiça, a Lei, a Constituição sempre dá brechas para cometer grandes erros e injustiças.

Temos que celebrar também a ganância, a busca pelo status e o imaterial.

Enquanto pagamos os impostos mais caros do mundo. Presenciamos o desmatamento de florestas e ainda a poluição.

Nosso castelo

De cartas marcadas

O trabalho escravo

Nosso pequeno universo

Toda a hipocrisia

E toda a afetação

Todo roubo e toda indiferença

Vamos celebrar epidemias

É a festa da torcida campeão...

Vamos celebrar toda a especie de hipocrisia diante da indiferença de epidemias, roubos.

Vamos celebrar a escravidão implícita que somos expostos. Mais uma vez, vamos nos manter indiferentes diante de questões importantes e ligar para o falso patriotismo esportista. Que se vê através da paixão pelo futebol.

Vamos celebrar a fome

Não ter a quem ouvir

Não se ter a quem amar

Vamos alimentar o que é maldade

Vamos machucar o coração...

Vamos celebrar a ausência da moral e da ética do ser humano.

Vamos celebrar a aberração

De toda a nossa falta

De bom senso

Nosso descaso por educação

Vamos celebrar o horror

De tudo isto

Com festa, velório e caixão

Tá tudo morto e enterrado agora

Já que também podemos celebrar

A estupidez de quem cantou

Essa canção..

Por fim, vamos celebrar toda a ironia contida na musica. Vamos enterrar os valores humanos.

Vamos celebrar a estupidez de todas as pessoas que ainda acreditam que a controvérsia da musica e a verdadeira lição a se ensinar.

Venha!

Meu coração está com pressa

Quando a esperança está dispersa

Só a verdade me liberta

Chega de maldade e ilusão...

Venha!

O amor tem sempre a porta aberta

E vem chegando a primavera

Nosso futuro recomeça

Venha!

Que o que vem é perfeição!...

A parte mais bonica da canção.

O verdadeiro convite e feito a nós. Basta de maldade e alienação;

É chegado um novo tempo onde um novo futuro pode começar.

Cansei. -n

Música:

Nádegas a declarar, Gabriel O Pensador.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.