Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Para pensar: Entre o sonho e a realidade...

Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vida Maria grande curta metragem..

Eu entendi muito bem a critica do filme, relacionado ao fato de que a mãe de Maria José não deu a devida atenção, ao fato de que Maria Jose estava crescendo e se desenvolvendo intelectualmente (Descobrimento das letras, palavras, criatividade,..).

Mas intrinsecamente percebo que a critica tem algo a mais.. O fato de não apenas a mãe ter ignorância mas também o fato de que a realidade do país força isso.

Os nordestinos geralmente não tem o tempo para dar aos estudos, pois precisam desde de cedo correrem atrás de alimentos, ajudar os país, e afins.

E tudo isso é culpa do governo que rege esse país, que não cumpre a responsabilidade de fornecer ao brasileiro os chamados Direitos Humanos . Muitas vezes os país são ignorantes, mas somado a isso temos um país precário.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ignorância alimenta ignorância, é um ciclo sem fim

Infelizmente, tenho parentes nordestinos que se encontram na mesma situação, e o mais lamentável é que eu não posso fazer nada para mudar isso...

Removido

Link para o comentário

Yahazu

Principalmente.

Suponho que você tenha assistido todo o curta, e tenha entendido não só ele, mas o contexto da frase.

Não é só a falta de recursos, investimentos e mobilização política que impede o desenvolvimento.

Por exemplo o próprio vídeo que serve para tratar perfeitamente uma das questões sociais do Nordeste.

É certo que muitos problemas se dão principalmente pela falta da falta de recursos investidos e a falta de interferência dos órgãos políticos.

Mas não só isso.

Muitas dessas "Marias", ou melhor, dessas pessoas, nordestinas ou não. Vivem na situação que vivem por pura ignorância. Recusam a sair da mesma.

Preferem viver somente à base do senso comum e rejeitam o conhecimento. Se menosprezam e se acham incapazes de conseguir quaisquer melhorias para si próprias.

Uma realidade de pessoas que estão tão fadadas a viver na miséria. O que importa mesmo são os resultados imediatos, e não a longo prazo. Não se dispõem a mudar porque acham que devem viver assim para sempre.

O curta retrata mesmo isso. A falta de perspectiva social e intelectual dessas mulheres que vem se repetindo por diversas gerações.

Muitas vezes as mudanças positivas não se dão pela forma de pensar e agir que permanecem as mesmas.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário

A questão do vídeo, não é apenas o pensamento comum, de que pessoas são incapazes pela falta de vontade, ou de qualquer outro setor. A vida no "nordeste" vai além de uma simples frase. Há uma geração seguida da outra, pelo fato das oportunidades serem as mesmas. As vezes, correr o risco de ir para uma cidade grande, como as grandes mídias gostam de exaltar, não reflete no sucesso. Sem comentar que o sofrimento se mantém, geração após geração. O que me realmente doeu no vídeo, foi o fato de várias "Marias" começarem a escrever naquele mesmo caderno, onde podemos ver os primeiros rabiscos.

Mas, seria a falta de visão a maior causadora dessa "tradição" ? Será que o povo é culpado, será que somos culpados por onde nascemos, e pelas chances que temos ? Pra mim não se trata apenas de uma questão cultural, de visão ou conhecimento, acho que o ciclo mudaria, quando existisse uma conscientização, por parte das autoridades, que deveriam estar interessadas nesse pessoal.

Every man has to die

Link para o comentário

Não é uma simples frase, ou um simples vídeo. É um vídeo com uma forte mensagem embutida ali. Por trás de todas essas animações existem a realidade de milhares de pessoas, brasileiras, nordestinas...

Por trás de uma simples frase, existe um contexto.

As oportunidades são as mesmas. E os pensamentos também. As pessoas, muitas vezes, não evoluem. O tempo passa, mas os pensamentos permanecem os mesmos.

Ninguém é culpado por nascer pobre. Não escolhemos o ambiente ou a família que iremos nascer. Somos culpados por viver no comodismo e não se dispor a lutar.

Não é discurso moralista. É realidade! As pessoas querem sempre o caminho mais fácil. E no final, acaba sempre culpando o governo, a sociedade, as autoridades...

Quer um exemplo? Bolsa Família. Quanto mais filho, melhor!

Você acha mesmo que essas mulheres querem estudar? Trabalhar?

Querem mais ter filhos, para conseguir o vale transporte, vale gás, o vale da padaria...

Querido, eu vivo no Nordeste (com orgulho), e sei se Eu quiser um futuro melhor, Eu que corra atrás. Eu que sente e espere o governo criar mais , projetos, empregos, oportunidades...

Se Eu não correr atrás do que Eu quero, você acha que governo/autoridades/sociedade/seilamasoque vai ligar?

O que mais doeu no vídeo, foi o fato de ver várias "Marias", mesmo tendo um sonho, se deixarem vencer pelos primeiros obstáculos.

Como você pode explicar o fato de nordestinos, sertanejos principalmente, conseguirem vencer na vida? São poucos, claro. Mas existem! E se existem é porque existe uma brecha. Existem chances...

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

A ignorância corrompe o homem, e ainda o priva de buscar o conhecimento.

Sem visão, as perspectivas permanecem as mesmas e a vida também.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário

Claro, é fácil dizer que podemos vencer o mundo sentado num computador, tendo acesso a internet, num fórum online. Eu presenciei situações, de extremo colapso social. Famílias vivendo sob condições indígenas, sem água potável, sem luz, sem fogão, etc.

Mas era possível, em uma simples conversa, ver o sorriso de um idoso. A vida é dura, mas ela oferece na mais simplicidade, o que há de mais sublime. Existe gente passando fome, sede, calor, e mais outras condições tristes, mas elas possuem a força de não desistirem da vida. O que nos é reservado, só alguns sabem aproveitar. Claro, a conquista é paralelamente ligada ao dinheiro, a fama, ao luxo. Mas será que, dessas "Marias", no Nordeste, não existe aqueles que lutam incansavelmente para ter o que comer por dia ? Isso é ruim, mas demonstra a força de cada cidadão desses, que mesmo não tendo uma chuva por meses, vive sendo levado por tragédias. E sinceridade, eu acredito que depois da morte há uma recompensa inimaginável para esses cidadãos.

E não se trata de pessimismo. É uma visão do que acontece. Sentado no nosso conforto, com a mente pesada, é fácil dizer que o povo em tal lugar tem chances, que é só lutar. Claro que quem deseja muito uma condição melhor, lutará por isso. Eu mesmo acredito que o maior poder num humano, é a determinação.

Bom, há uma trecho dito por Calvin Coolidge ( foi presidente dos EUA ), que diz o seguinte:

Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan "não desista" já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana.

Então, nesse fator do Nordeste, e a persistência em viver, e a determinação em continuar, são o que fazem esse povo não desistir.

Every man has to die

Link para o comentário

Claro, é fácil dizer que podemos vencer o mundo sentado num computador, tendo acesso a internet, num fórum online. Eu presenciei situações, de extremo colapso social. Famílias vivendo sob condições indígenas, sem água potável, sem luz, sem fogão, etc.

Em nenhum momento neste tópico eu disse que ia salvar o mundo... :confused:

Se bem que, dá até pra eu interpretar seu comentário de "Salvar o Mundo", como uma questão particular.

(Salvar o seu mundo, o meu mundo... Enfim...)

O que posso dizer a respeito disto: "Claro, é fácil dizer que podemos vencer o mundo sentado num computador, tendo acesso a internet".

É quase um julgamento né?

Afinal de contas. Além de não nos conhecermos, isso é totalmente irrelevante, e de nada tem a ver com o principal assunto do tópico. -.-

Mas voltando... Eu já presenciei sim, situações muito próximas destas citadas por você. Claro que, foi um momento de "distração" e até mesmo "diversão" para mim. Mas eu não pude descartar o fato que eu pude ver e vivenciar de perto uma realidade totalmente diferente.

Não posso negar também que essas pessoas são verdadeiras guerreiras. Mesmo tendo desistido de lutar por seus sonhos, melhoras e até mesmo conquistas. Não desistiram de viver.

...

Meu, são pessoas que muitas vezes não tem nem água encanada! Passam fome. Não frequentam a escola. Enfrentam horas e mais horas diárias de trabalho sem fim... E mesmo assim vivem...

Vivem! Mesmo que não dignamente (como um ser humano merece realmente viver). Mas vivem...!

As chances de se sobressair, mudar de fato, são mínimas, mas não podemos negar que existem... .-.

Por outro lado, a frase, “Não desista!” É a frase mais clichê que existe. Sinceramente, por vezes eu dei e ainda dou conselhos, converso com pessoas amigos, falando sempre essa frase... “Ah, no final tudo vai dar certo...”

É fácil pra mim falar sem conhecer o que essas pessoas de fato vivem. É fácil até mesmo pra você falar, por mais que você tenha visto e vivenciado momentos passageiros como este. Acima de tudo, imagino que a sua realidade não seja esta.

A verdade é que nada vai dar certo. A menos que você tente... .-.

A falta de sonhos e perspectivas é algo que merece ser levado em consideração. Não é algo que merece ser desprezado assim simplesmente.

Quem são os culpados?

O destino? A sociedade? O governo? A falta de oportunidades? Nós?

Me pergunto sobre isso...

Não tenho mais nada o que comentar.

Até...

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário

Não se trata de salvar o mundo. É como você citou, se trata de "salvar o nosso mundo". Mesmo que nossos sonhos tenham ficados distantes, mesmo que nossas vidas passem por um fio, devemos viver. Se há algo maior esperando por nós, ou se no fim tudo fica bem, eu não faço ideia.

Minha realidade logicamente não é essa. Mas foi bom ter esse choque de realismo ( ainda muito novo ) e aprender a valorizar coisas tão simples. E é claro, você nunca vai ver eu dizer que é somente lutar, que todos dessa situação miserável irão ficar ricos ou conquistarão o que querem. Mas eu acredito piamente, que há algo mais importante que esse modismo da mídia. Acredito sim, que mesmo em condições deploráveis, as pessoas sobrevivem pois acreditam, pois lutam por algo que querem defender. Talvez não seja um sonho de se tornar jogador de futebol, ou se tornar um empresário, talvez seja apenas uma vontade de continuar com a família, e quem sabe poder oferecer uma vida melhor aos filhos, netos.

Vi um comentário, no Youtube, de uma pessoa opinando num caso de uma enchente. Ele disse que no bairro onde morava ( bairro nobre ), algumas pessoas cometeram suicídio. E disse que não havia nenhuma relação com a enchente, já que o bairro não foi afetado. E no vídeo do Youtube, mostrava uma comunidade carente, em situação de desespero, pessoas chorando, pessoas desaparecidas. Mas o interessante, que na entrevista que era feita com os moradores, todos eles diziam em se reerguer. E logicamente não havia nenhum suicídio.

Então pode parecer clichê, talvez pareça até ultrapassado. Mas Calvin Coolidge não poderia estar mais certo. "Não desista" salvou, e sempre salvará os problemas da raça humana.

Every man has to die

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.