Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

fanwork Você conhece Vocaloid? Sim? Qual seu favorito?


Tifa_ *-*
 Compartilhar

Posts Recomendados

Índice

 

1. O que é vocaloid?

2. Os vocaloids

3. Algumas músicas

4. Créditos

 

1. O que é vocaloid?

 

Vocal android ( abreviado de vocaloid ) é um programa que simula a voz, desenvolvido através de um projeto de investigação entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha. Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Um piano de interface é usado para introduzir a melodia e as letras podem ser inseridas em cada nota. Foram lançadas 3 versões, Vocaloid foi lançado em 2004, em seguida Vocaloid2 veio em 2007 e Vocaloid3 veio em 2011.

ij6tZ.png

 

Interface de Vocaloid2

 

2. Os vocaloids

 

Bom, como os vocaloids são muitos, só vou falar dos principais de cada versão do vocaloid, porque eu não quero um tópico gigante.

 

Vocaloid1

 

Meiko

 

meiko-5.png

 

Uma das primeiras vocaloids a ser lançada, foi lançada em 5 de novembro de 2004, foi desenvolvida pela Crypton Future Media, seu idioma era japonês e gênero feminino e foi dublada por Meiko Haigō.

Na época de seu lançamento a Crypton, percebendo o mercado Otaku como possível foco de consumidores, decidiu que seria interessante ter um avatar mais apelativo àquele público e lançou um produto ilustrado por um próprio funcionário da empresa, Shogo Washizu, hoje ex-funcionário da empresa. A estratégia deu tão certo que no início Meiko vendeu 3000 unidades, o que na época era considerado um feito para um software tão underground. Esse sucesso de vendas foi o que influenciou mais tarde a criação dos Character Vocal Series (CVs). Foi também graças ao sucesso de Meiko, e futuramente de Hatsune Miku, que a Crypton focou apenas em vocaloids femininos para a era Vocaloid2. Hoje em dia Meiko é a vocaloid da Crypton mais desconhecida, devido ao mercado Otaku exigir a presença de meninas mais jovens e moe e de outras vocaloids mais novas, embora ainda seja muito popular em relação a outros vocaloids, é cada vez mais raro ver producers utilizando-a.

 

Kaito

 

kaito+7.jpg

 

Kaito foi lançado em 17 de fevereiro de 2006, seu idioma era japonês, desenvolvido pela Crypton Future Media, foi o primeiro Vocaloid Masculino a cantar em japonês. Foi desenvolvido para ser um complemento de Meiko. Por ser criado para complementar o voicebank da Meiko, o nome Kaito foi escolhido pensando na harmonização sonora que teria com o nome da Meiko quando pronunciados juntos, e também por ser fácil para estrangeiros pronunciarem.

 

Vocaloid2

 

Hatsune Miku

 

Ofclboxart_cfm_Hatsune_Miku-illu.png

 

Hatsune Miku foi lançada em 31 de agosto de 2007, desenvolvida pela Crypton Future Media e seu idioma era japonês com a dublagem de Saki Fujita.

Depois do lançamento de Meiko e Kaito a Crypton percebeu que o apelo do personagem estampado na box era grande ao público otaku. Para o próximo lançamento, e primeiro da empresa dentro de VOCALOID2, a Crypton planejou suas ações se voltando completamente para o mercado otaku. O ilustrador KEI foi contratado para fazer um design que remetesse a um sintetizador de voz.

O nome da nova personagem também foi planejado, ele significa primeiro som do futuro.

Em seu lançamento, no dia 31 de Agosto de 2007, Miku vendeu todas as unidades do estoque, sendo considerada um absoluto sucesso de vendas. Em seu ano inicial, Miku sozinha contabilizou cerca de 40,000 mil unidades vendidas.

Nos meses seguintes a seu lançamento o site NicoNico Douga se tornou o principal meio de divulgação de músicas que os usuários criavam utilizando a voz da Miku. Duas músicas iniciais foram responsáveis pelo sucesso dela no NicoNico: Miku Miku ni Shite Ageru e Ievan Polkka.

 

Kagamine Rin & Len

 

1_10.jpg

 

Kagamine Rin & Len foram lançados em 27 de dezembro de 2007 e desenvolvidos pela Crypton Future Media dublados pela Asami Shimoda. São 2 irmãos gêmeos: Kagamine Rin ( a menina da direita da imagem ) e Kagamine Len ( o menino da esquerda da imagem ). Depois do sucesso de lançamento do CV01 Hatsune Miku, a Crypton decidiu continuar com a fórmula de sucesso e lançar seu próximo produto também baseado numa voz mais caricata e adolescente. Existia a demanda de vozes masculinas na época mas a Crypton estava com medo de arriscar lançar outro vocaloid masculino depois do fracasso inicial de vendas do Kaito, assim sendo, contrataram uma dubladora com capacidade para fazer ambas vozes, masculina e feminina. Kagamine Rin foi o primeiro voicebank apresentado ao público para ver a reação do mesmo, com o voicebank sendo bem aceito o produto foi colocado no mercado com dois voicebanks pelo preço de um. O preço do produto foi o mesmo de Hatsune Miku apesar de vir com dois voicebanks ao invés de um só.

Na época de gravação os nomes dos produtos não tinham sido decididos ainda, em uma entrevista, Asami disse que os nomes foram dados segundo as palavras “right” e “left” (direita e esquerda). No fandom japonês eles foram ganhando popularidade gradualmente, apesar de juntos possuirem um número grande uploads eles ainda não ultrapassam a Miku em termos de popularidade.

 

Megurine Luka

 

Ofclboxart_cfm_Megurine_Luka-illu.jpg

 

Megurine Luka foi lançada em 30 de janeiro de 2009, a primeira vocaloid, capaz de cantar em japonês e inglês, foi desenvolvida pela Crypton Future Media, sendo a sua dubladora Yuu Asakawa. Crypton decidiu inovar com o lançamento de Luka, ao contrário de seus produtos passados, Luka não possui um apelo teen em seu design e sua voz foi moldada para ser mais madura, sexy e misteriosa. O reflexo disso está no design da mesma, que diferentemente dos outros CVs, mostra uma expressão mais série e taciturna.

A intenção de seus voicebanks era a de transcender a barreira do japonês, por isso a Yuu, que fala inglês fluente, foi escolhida para ser a provedora da Luka. No início a Crypton queria que Yuu fosse a provedora original de Hatsune Miku, mas devido a agenda turbulada da Seiyuu, Yuu acabou como voicer do terceiro produto.

Hoje Megurine Luka tem uma popularidade estável e consideramente grande no ocidente graças ao seu voicebank inglês.

 

Vocaloid3

 

Lily

 

20100708_lily02.jpg

 

Lily foi lançada em 19 de Abril de 2012, desenvolvida pela Yamaha Corporation Avex Management Internet Co., Ltd. e dublada pela Yūri Masuda. A primeira aparição de Lily foi na capa do CD anim.o.v.e.01, lançado em Agosto de 2009, bem antes de seu vocaloid existir. O vocaloid foi anunciado efetivamente quase um ano após o CD, em Maio de 2010 na revista DTM MAGAZINE. A ideia de fazer um vocaloid baseado na voz de Yuri Masuda partiu do próprio Mosh (o outro integrante do m.o.v.e.), já que ele gostava bastante do software.

O avatar e o nome Lily foram escolhidos pela própria banda. Eles preferiram manter o avatar que já utilizavam antes da ideia do vocaloid por representar a própria Yuri “versão anime”. O projeto Anim.o.v.e. é voltado para animes, os CDs são apenas covers de músicas famosas de anime e o projeto tem até um mini-mangá ilustrado pelo KEI.

Em agosto de 2010 Lily foi lançada e atualmente é distribuída pela InternetCO.

A maioria dos usuários de Lily opta pelo rock. Sua voz é extremamente adequada ao gênero devido a suas qualidades: grave, rouca e levemente acentuada.

A geral opinião sobre seu voicebank de vocaloid2 é que é extremamente difícil de ser utilizado e tem problemas com conexões de nota, acentuação de consoantes e sustentação de notas.

O banco de voz não é muito flexível e dificilmente manipulável, já o novo banco de voz parece concertar os principais problemas da versão anterior. Lily foi bem aceita no fandom japonês e a mais popular da sua leva de lançamentos. Grande parte da aceitação dela veio ao fato de ser um produto do m.o.v.e. e ilustrado pelo KEI.

 

3. Algumas músicas

 

Lily - Scarlet rose

 

 

[video=youtube;cazX4sqdbgs]

 

 

Hatsune Miku - Cruel Clocks

 

[video=youtube;5tjXx9pxhR8]

 

 

Kaito & Meiko - Cantarella

 

 

[video=youtube;Fi8rsX7n3UU]

 

 

Megurine Luka - Corruption Garden

 

 

[video=youtube;uE70CYzxFeA]

 

 

Kagamine Rin & Len - Like, Dislike

 

 

[video=youtube;MEwTTMWrH5E]

 

 

4. Créditos

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
~ por algumas das informações -

- Tifa_ *-* ~ por postar -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei que vocaloid fosse uma banda, composta por cantores fictícios.. não cheguei a pesquisar para confirmar isso.

Mas me enganei..

 

Eu só conhecia até então a hatsune miko, já ouvi algumas de suas músicas, que por sinal são boas.

 

Deixa eu ver se entendi, a cada versão do programa lançado, um novo vocaloid é criado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei que vocaloid fosse uma banda, composta por cantores fictícios.. não cheguei a pesquisar para confirmar isso.

Mas me enganei..

 

Eu só conhecia até então a hatsune miko, já ouvi algumas de suas músicas, que por sinal são boas.

 

Deixa eu ver se entendi, a cada versão do programa lançado, um novo vocaloid é criado?

 

Não um só, mas vários. Cada versão tem vários vocaloids. Mas só citei os principais de cada versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sei se vou estar dando uma de noob,mas acho que a Gumi é uma vocaloid certo?

É minha favorita...

 

E também o Gakupo.

 

Só que minha música favorita mesmo não é com nenhum dos dois kkk',gosto da Catarella com o Kaito e com a Miku.

 

E a que acho mais linda,deve ser a que a maioria gosta kkk' a Luka.

Luka-Megurine-vocaloids-25858699-1280-960.jpg

 

zeDXOHb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.