Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Php aula aula 3 (final)


Isonix
 Compartilhar

Posts Recomendados

Loops

 

A tradu´ão literal de loop é 'curva, volta, al´a'. Geralmente encontramos a tradu´ão al´a porém, como no caso das strings, é mais fácil e cômodo manter o termo original.

 

Existem dois tipos básicos de loops no PHP: o loop while e o loop for. Vamos a um exemplo do loop while, tendo em mente que 'while' significa 'enquanto':

 

<?php

$i = 0;

while($i < 5) {

echo($i);

$i++;

}

?>

 

Criamos a variável 'i' e lhe demos o valor zero. A seguir, iniciamos um 'loop while' e delimitamos seu bloco com chaves. O código deste bloco é executando ENQUANTO a condi´ão while($i < 5) for válida, ou seja, mostra o valor de 'i' e depois o incrementa em 1. Quando o valor de 'i' for igual a 5, a condi´ão da declara´ão 'while' deixa de ser verdadeira e o script é finalizado. É claro que, se você não fornecer pelo menos uma condi´ão para sair do loop, o script roda o 'bloco-while' indefinidamente e o programa "pendura".

 

<?php

for($i = 0; $i < 10; $i++) {

echo($i);

}

?>

 

Vamos por partes. Um 'loop for' tem três partes: inicializa´ão, condi´ão e avalia´ão. No contexto, é algo como:

for(inicializa´ão; condi´ão; avalia´ão)

 

* Inicializa´ão: na primeira parte precisamos indicar como o interpretador deve come´ar, ou seja, como inicializar o loop. No exemplo, inicializamos o processo declarando uma variável 'i' que contém o valor zero.

* Condi´ão: esta etapa indica a condi´ão que deve ser testada e que determina a permanência (ou saída) do loop - no exemplo, enquanto a variável 'i' tiver um valor menor do que 10.

* Avalia´ão: é a etapa que indica o que deve ser feito se a condi´ão for verdadeira - no exemplo, incrementar a variável 'i' em 1 (indicado por $i++).

 

A seguir, escrevemos o bloco de código referente ao 'loop-for'. Este bloco será executado tantas vezes quantas forem verdadeiras as condi´ões testadas ($i < 10), ou seja, o valor da variável 'i' será mostrado na tela enquanto 'i' for menor do que 10. O resultado do exemplo será 0123456789.

 

Formulários

 

Com certeza você já se deparou com muitos formulários enquanto navegava na Internet: quando enviou um email usando servi´os de webmail, fazendo algum tipo de cadastro, logando numa área reservada, etc. Um formulário, por si só, não tem muito sentido porque não faz absolutamente nada. Todo formulário precisa estar atrelado a um script que manipule os dados que ele venha a conter depois de preenchido pelo usuário. É aí que o PHP aparece, pois é um dos meios disponíveis.

 

O PHP lida com formulários de um modo muito flexível, facilitando a vida do programador. Veja um exemplo logo abaixo, onde criamos uma área de formulário com as tags <form ...> e </form> e atrelamos o formulário a um script PHP chamado "lidaForm.php":

 

<form action="lidaForm.php" method="POST">

<input type="text" name="PrimeiroElemento">

<input type="text" name="SegundoElemento">

<input type="submit" value="Enviar">

</form>

 

Formulários são escritos em HTML e o código HTML mostrado acima resulta no seguinte:

imagemjo4.jpg

 

Este formulário contém duas áreas de texto, denominadas "PrimeiroElemento" e "SegundoElemento", além de um botão com o texto "Enviar". Como já foi dito acima, este formulário está atrelado a um script PHP chamado "lidaForm.php". Então vamos ao script:

 

<?php

$PrimeiroElemento = $_POST["PrimeiroElemento"];

$SegundoElemento = $_POST["SegundoElemento"];

echo($PrimeiroElemento);

echo($SegundoElemento);

?>

 

Salve o script como lidaForm.php no mesmo diretório onde se encontra o arquivo HTML que contém o formulário. Abra o HTML no navegador, digite alguns valores nas áreas de texto, clique no botão enviar e observe o resultado. E isso é tudo!

 

A esta altura do campeonato você já deve ter percebido que o nome dos elementos do formulário se transformam em variáveis do script PHP e que os valores dos elementos do formulário são atribuídos a estas variáveis.

 

CUIDADO: o PHP trata o nome das variáveis considerando maiúsculas e minúsculas. Isto significa que, por exemplo, "primeiroelemento" é considerado como nome de uma variável diferente de "PrimeiroElemento". Um erro muito comum de programa´ão, que pode deixar qualquer um pirado, é a inobservância desta regra!!

 

Áreas de Texto

 

Segue agora um exemplo que é um pouco mandrake e que costuma ser uma armadilha perigosa para os programadores desatentos. O código HTML é o seguinte:

 

<form action="lidaTexto.php" method="POST">

<textarea cols="40" rows="5" name="areaDeTexto"></textarea>

<input type="submit" value="Enviar">

</form>

 

o que resulta num formulário que contém uma área de texto com linhas múltiplas e um botão para enviar o texto digitado:

imagemms9.jpg

 

O script PHP para obter o valor da variável 'areaDeTexto' é muito simples:

 

<?php

$areaDeTexto = $_POST["areaDeTexto"];

$novoTexto = nl2br($areaDeTexto);

echo($novoTexto);

?>

 

só que o resultado é uma nhaca! A fun´ão echo() devolve o texto digitado numa ÚNICA linha! Bem, o problema é o seguinte: quando o texto é digitado na área de texto, o usuário faz quebras de linha digitando a tecla [Enter]. Acontece que o [Enter] insere um caracter de escape '\n' (lembra dos caracteres de escape?) e este caracter de escape NÃO formata o texto da página. Para for´ar uma quebra de linha na tela é preciso usar a tag

. Como resolver este problema? Facinho, facinho...

 

<?php

$areaDeTexto = $_POST["areaDeTexto"];

$novoTexto = nl2br($areaDeTexto);

echo($novoTexto);

?>

 

A fun´ão nl2br() transforma caracteres de escape \n em tags

. Seu nome deriva de newline-to-br, ou seja, nova linha para br. Para aqueles que não têm a mínima no´ão de Inglês, '2' se escreve 'two' e se pronuncia 'tu'. 'Para' se escreve 'to' e também se pronuncia 'tu'. Portanto, nl2br é nl'tu'br

 

Pronto axo que vcs ja estão pró!

 

.hatches

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

scripts nao vou por pois estarei tirando do meu site

 

Créditos:Créditos: paulolol e Isonix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.