Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Aula de php(site)aula 1


Isonix
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vamos lá entao:

 

Dowload do php:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O PHP é usado em larga escala como uma linguagem de script para vitaminar sites dinâmicos. Antes de come´ar com o PHP, é bom explicar primeiro os conceitos de um site dinâmico.

 

Quando a Internet come´ou a se tornar uma coisa 'normal' para as pessoas 'normais', a maior parte da web era constituída por sites estáticos. Isto significa que não havia absolutamente nenhuma intera´ão entre cliente e servidor, exceto as requisi´ões HTTP para se obter a página desejada. A Internet evoluíu e novas possibilidades foram sendo descobertas. Desta forma, nasceu a necessidade de intera´ão com o usuário.

 

Algumas pessoas muito legais resolveram desenvolver algumas técnicas como CGI, módulos servidores e motores de script. E, já que estão aí (e "de grátis"), nada mais justo do que utilizá-las! A Internet mudou e continua mudando. É provável que você já tenha se dado conta dos milagres da imensa quantidade de dados à sua disposi´ão (selecionados e ordenados como se nada houvesse), das pesquisas de opinião (muitas vezes devassando a sua intimidade) e do fenômeno chamado comércio eletrônico. Logicamente, você não quer ficar de fora e, para fazer parte da turma da interatividade, o PHP é A ferramenta!

 

Tem gente que odeia o PHP - eu não. Há muitos anos acompanho o desenvolvimento desta linguagem e a uso juntamente com o banco de dados MySQL em máquinas Linux com servidor Apache. Sem saber, faz tempo que sou uma das integrantes do movimento LAMP (Linux-Apache-MySQL-PHP), tão em moda nos dia de hoje. PHP significa Php Hypertext Preprocessor o que, na língua pátria, é Preprocessador de Hipertexto Php. Originalmente, o Php significava Personal HomePage. À medida que o PHP foi adquirindo maior funcionalidade e representando um papel mais sério na área de desenvolvimento web, o nome precisou ser melhorado para indicar corretamente sua aplica´ão: preprocessador de hipertexto.

 

Este tutorial se destina a iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência em programa´ão, e não há melhor maneira de come´ar do que aprendendo a programar em PHP. É uma linguagem de fácil aprendizado, de resultados rápidos e consistentes. A melhor forma de aprender é ir trabalhando com cada um dos tópicos deste tutorial, na ordem em que forem sendo apresentados. Tópicos mais avan´ados geralmente possuem elementos que foram explicados em tópicos anteriores.

 

O que é preciso para come´ar:

 

Basicamente, um editor de texto decente que permita criar textos em ASCII puro - sem elementos de formata´ão. Esque´a o Word ou outro editor mais cheio de nove horas. Pessoalmente, prefiro o editor de texto TextPad que permite destacar a sintaxe em cores, tem a versão em Português do Brasil e vem configurado para uma por´ão de linguagens de programa´ão, inclusive para o PHP.

 

Também é necessário ter um interpretador PHP para desenvolver e testar os scripts. A maioria das hospedagens oferece este servi´o mas, se você quiser rodar o PHP localmente, terá que fazer o download do motor do PHP no site oficial do projeto e instalá-lo na sua máquina.

 

Para poder testar seus scripts num ambiente web você vai precisar de um servidor web. Novamente, este é um servi´o que todas as hospedagens oferecem e você não precisa se preocupar com a instala´ão e a configura´ão. Caso você tenha optado por uma instala´ão local, então recomendo o Apache, que pode ser obtido gratuitamente no site oficial do Apache.Este servidor web roda em qualquer tipo de sistema operacional *nix (Unix e todas as versões do Linux), além de possuir uma porta Win32. Leia com cuidado as recomenda´ões de instala´ão para não se estressar sem necessidade. Mas a maioria das pessoas, irá usar o Easy PHP 1-7 (disponível para download aki no forum ;P), ou o OTstraid, ou o Xumpp...

 

Finalmente, é imprescindível que você tenha um bom conhecimento de HTML. Se não for este o seu caso, é provável que você pire. Se você preencheu todos os requisitos, então está pronto para entrar no mundo do PHP. Providencie um caminhão-tanque de café, um balde de senso de humor e uma dose de perseveran´a nunca antes imaginada pela humanidade... e comece a hackear

 

Pare um pouco, estique os bra´os, e vamos retomar ^^

 

O mais Simples dos Scripts:

 

Nesta li´ão, logo de cara, vamos partir para um script. A primeira coisa é verificar se o software instalado está funcionando corretamente. Para isto, vamos fazer um pequeno teste. Pegue seu editor de texto favorito e digite o seguinte:

 

<?php

phpinfo();

?>

 

Salve este arquivo como info.php e fa´a o upload do arquivo para o diretório raiz do seu site. Chame o arquivo no seu navegador (

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
). O que é que você vê? Se não estiver vendo nada, das duas, uma: ou seu servi´o de hospedagem não dá suporte ao PHP ou alguma coisa não está legal com a configura´ão PHP/servidor web do servi´o. Na segunda hipótese, Entre em contato com a hospedagem e pe´a esclarecimentos. Basta dizer que você colocou uma página PHP simples no diretório raiz que não está dando leitura.

 

Caso você seja um daqueles corajosos que resolveu instalar servidor web e PHP na máquina em casa, salve o arquivo info.php no diretório raiz do seu servidor web. Depois abra seu browser e digite 'http://localhost/info.php', sem as aspas, é claro. Se não aparecer nada ou der erro, verifique o que está acontecendo com a dupla dinâmica Apache/PHP ou consulte a FAQ dos sites onde você fez o download do software.

 

Agora, se você estiver vendo uma pá de informa´ões sobre o PHP, parabéns! Você acaba de rodar com sucesso seu primeiro script. Bem, então vamos às explica´ões (meio babaca, né? mas vá se acostumando ).

 

Quando escrevemos um script PHP, SEMPRE come´amos com . Existem algumas outras formas de indicar o início e o fim de um script como, por exemplo, , porém a usada no exemplo é a mais correta e mais comum. Portanto, esta será a forma utilizada em todo o tutorial.

 

Este treco estranho no meio, phpinfo(), é apenas uma fun´ão nativa do PHP. Não se preocupe, vou explicar o que são fun´ões mais adiante. No momento, tudo o que você precisa saber é que esta fun´ão ca´a um monte de informa´ões a respeito da configura´ão atual do PHP instalado na máquina.

 

Você provavelmente deve ter notado a gracinha de ponto-e-vírgula após phpinfo(). O ponto-e-vírgula indica o final de uma declara´ão. Mas o que é exatamente uma declara´ão e porque precisa terminar com ponto-e-vírgula? Encare da seguinte forma: com a declara´ão você fala com o interpretador de PHP e diz o que ele deve fazer; com o ponto-e-vírgula você informa o interpretador que parou de falar e que ele pode cumprir a ordem. É isso aí.

 

Bããõoo, missão cumprida. Vamos tentar fazer alguma coisa um pouco mais emocionante...

 

Nunca pode faltar um "Hello World"

 

Podes crer, vão aparecer um monte de situa´ões em que você vai querer mostrar algum texto na tela. Não é legal come´ar com o tradicional 'Hello world'? Éééca, mas estou sem uma idéia melhor.

 

<?php

echo ("Hello world");

?>

 

Salve este arquivo como hello.php no diretório raiz do seu servidor web ou do seu site e chame-o no navegador. UAU!!! Apareceu Hello world na telinha! Também, pudera, a fun´ão echo() funcionou e ecoou o texto indicado entre aspas conforme a declara´ão pedia. O texto precisa estar entre aspas duplas, se bem que aspas simples ('Hello world') também é aceito. Acostume-se, porém, a usar aspas duplas. Explico mais tarde porque.

 

Brinque um pouco com a fun´ão echo. Adicione algumas linhas de texto e observe que belo resultado.

 

<?php

echo ("Hello world");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!");

echo ("+ q gracinha!");

?>

 

Belo resultado coisa nenhuma! Ficou uma nhaca de texto todo embolado, tudo numa linha só. Pois é, lembra que eu falei que íamos precisar de HTML? Agora é a hora de come´ar a usá-lo, neste caso utilizando a tag

de quebra de linha:

 

<?php

echo ("Hello world

");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!

");

echo ("+ q gracinha!");

?>

 

Bem, agora ficou um pouco melhor . Mas dê só uma olhada no código HTML... tá todinho embolado. Se você quiser debugar seu código, e ele for meio longo, vai ser complicado. O jeito é indicar uma quebra de linha também para o código HTML. Isto é possível usando o caracter de escape '\n'.

 

<?php

echo ("Hello world

\n");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!

\n");

echo ("+ q gracinha!\n");

?>

 

Fa´a o upload (ou salve) e teste. Agora parece que está tudo em riba. Mas, o que vem a ser um caracter de escape?

 

Caracteres de escape são muito utilizados em programa´ão. \n significa nova linha e não é o único caracter de escape que existe. Veja abaixo alguns dos caracteres de escape mais utilizados (à frente há o Caracter de escape, e após o Significado):

 

\a Alarme

\cX Control X, onde X pode ser qualquer caracter.

\e Escape

\f Form Feed (alimenta´ão de formulário)

\n Nova linha

\r Retorno de cabe´ote

\t Tab

\xHH Código hexadecimal (HH) de caracter

\DDD Código octal de caracter

 

Não tem importância se você não entender alguns destes códigos de escape. À medida que forem sendo necessários, serão usados nos exemplos. Depois, você sempre pode voltar e dar uma recapitulada.

 

Na próxima aula, irei ensinar:

 

Variáveis

Tipos de Dados

String e Integer

Condi´ões e Operadores

 

 

Tópico ficou grande, mas é isso msm ^^

 

PHP e grande.... Mas depois v6 irão aprender tudo direitinho

 

Créditos:Isonix e alanacfa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.