Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

E se o Brasil se dividisse em dois países... Brasil do Sul e Brasil do Norte?

Astro Gamer
 Compartilhar

Posts Recomendados

E se o Brasil se dividisse em dois países... Brasil do Sul e Brasil do Norte? Como seria?

Pensando em nossos queridos e não tão dóceis amigos sulistas e nortistas, o que aconteceria com um separamento como este? Qual país teria mais lucro e desenvolvimento? Qual seria o melhor para se viver? Qual teria a melhor educação? Quero argumentos justificados e nada de falácias, sejam sinceros e tentem não começarem brigas.

Boa sorte a todos, :):

Sou paulistano, ou seja nasci na capital de São Paulo. Acho uma cidade maravilhosa e um estado rico. Bem, não sou a favor da separação inicialmente, mas, se houver vantagens favoráveis. Que estabeleçam a mim e outros pessoas que moram na região Sul. Então seria a favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, cada região tem seu costume e cultura, caso os mesmos fossem divididos não seria o " Brasil " visto que o nome já diz, Mistura de raças, culturas e FESTA, não sou de acordo, porém caso me apresentasse um argumento bem convincente e que mostrasse que iria ser bom para ambos os lados pensaria mais a fundo do assunto.

nQ3rEGL.png

Link para o comentário

Não entendi muito bem onde você quer chegar com isso...

Pois bem... vamos lá.

Imagino eu, que dividir o país geograficamente ao meio, teríamos a norte, as regiões Norte, Nordeste, e uma pequena parte do Centro-Oeste. Ao sul, teríamos as regiões Sul, Sudeste e outra parte da região Centro-Oeste.

Agora minha opinião: Discordo!

Motivos: Isso seria o mesmo que desistir de melhorar as regiões do país. Seria o mesmo que separar os ricos dos pobres. Tirando assim, a chance que essas pessoas teriam de se desenvolver. Nem quero falar apelar para igualdade... Todos nós sabemos que isso é altamente desigual. E a busca pela mesma só intensificaria ainda mais os conflitos.

Sem falar nas diferenças econômicas de cada "país". Todos nós sabemos que as regiões Sul e Sudeste são melhores economicamente. A região Sul dispõe de uma das melhores educações do país. Enquanto a região Sudeste dispõe de uma melhor economia e indústrias. Já a região Centro-Oeste se sobressai no que diz respeito a Agropecuária.

Só lembrando que, nenhuma delas funciona sozinha. Há uma certa relação e dependência entre ambas. Isto também não quer dizer que isoladamente não tenha tais atividades em cada uma delas. Não significa dizer também que, as regiões Norte e Nordeste não sejam importantes e não existam também tais atividades.

Eu estou falando de uma situação atual. Se isso ocorresse atualmente...

A realidade é esta. Não podemos isolar as regiões. Tão pouco separar culturas. A atual configuração do pais se deve a isto. A essa miscigenação entre povos, culturas, religiões, economias e etc...

Além disso, haveria muitos conflitos, rivalidades... Sem contar que, haveria uma busca pelo aumento de riquezas e territórios.

Duvida? Então me responda o que Portugal veio caçar aqui no Brasil...

Ou seja, com o aumento da população, haveria uma necessidade por mais espaço, riquezas, alimentação.

Favorecendo assim, a expansão, exploração dos povos "inferiores". Consequentemente, Favorecia uma nova unificação.

Resumindo minha opinião. Seria praticamente impossível separar os povos. Uma tentativa de separação entre ricos e pobres não resolveria os problemas. É necessário haver algumas diferenças. Se você reparar, são tais diferenças que alavancam a economia e desenvolvimento do país. Além de você estar tirando a chance que as classes inferiores tem de mudar economicamente suas vidas.

E por fim, haveria os conflitos e as disputas. Disputa pelo território, riquezas e poder. Todos nós sabemos quem sairia vencedor... Além de haver a necessidade de uma nova unificação do país.

Resumidamente, esta é minha opinião...

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

De certo modo eu apoio. Sobre os resultados, eles são relativos. Vai depender do povo e dos novos governantes. A parte de mim que apoia está ligada a questões históricas e a piada que foi a emancipação política das colônias portuguesas na América (ou seja, a nossa "independência").

Link para o comentário

A separação é um pensamento mesquinho, limitado e deturpado.

São Paulo sustenta metade do Brasil mas depende também de muitas coisas vindas dos outros estados.

Brasília é a capital do governo federal e Manaus é o Polo Industrial Brasileiro.

Com a separação os custos de importação dos produtos faliriam São Paulo assim como faliriam o norte/nordeste inteiro e também o sul (PR, SC e RS).

Separação é o pensamento mais idiota que pode existir pois se já somos atrasados, pra reparar os danos de uma separação, seriam séculos para estabilizar a economia.

4 anos depois...

Link para o comentário

Federalismo será uma saída melhor...

O Brasil conta com um câncer uma concentração de poder absurda nas mãos do Distrito Federal (Sendo que o mesmo possui o maior IDH do Brasil)

Somente com uma descentralização do poder e delegando maior autonomia aos Família, Bairros, Municípios e Estados o país poderia romper com o problema vigente.

Em matérias do IBGE sobre economias regionais, o jornal mostra que São Paulo responde por mais de um terço do total do país. Somando a participação dos quatro estados do Sudeste temos que 56,5 % do PIB nacional são oriundos dessa região. Por outro lado, somando a contribuição do Norte e do Nordeste temos que apenas 18 % do PIB são provenientes dessas regiões.

Em outras palavras o Sudeste carrega a economia do país nas costas

carregando_pedra.jpg

Até ai tudo bem... Já que vários países sofrem de diferenças de renda em suas regiões, não há uma razão para que todos os estados gerem uma produção parecida.

O grande problema surge quando analisamos a PARTICIPAÇÃO POLÍTICA das regiões isto é um problema de representação no Senado já em sua origem, dos 81 senadores 48 são representantes do Norte e do Nordeste, embora que essas regiões representem apenas 36% da população. O tamanho do Sudeste por outro lado tem uma representação proporcional a uma população de 64,2 Milhões de pessoas MUITO INFERIOR aos seus 74 Milhões de habitantes.

O que espanta é a contribuição econômica de cada região, o Sudeste que possui uma participação de 57% no PIB nacional possui uma representação de míseros 18% no Câmara.

ASS.jpg

Aqueles que pagam a conta e sustentam a economia do país NÃO POSSUEM VOZ POLíTICA!!

7997528_vQSjQ.jpeg

Se, por serem superiores em número, aprouver aos pobres dividir os bens dos ricos, não será isso uma injustiça?

Aristóteles

Claro que sim, e é isso que o sistema politico do País estimula enquanto a esmola (Bolsa Família), paga para milhões de nordestinos com dinheiro Paulista e Carioca, garante a manutenção do modelo perverso.

O Populismo do PT é sustentado pelo Sudeste

lula-povo.jpg?w=426&h=258

Deslocando ainda mais o controle político para fora de suas mãos.

O que espanta é que a população do Sudeste e do Sul, não tenham demonstrado uma revolta maior.. Parece que o pacato cidadão Brasileiro ainda é o melhor aliado dos politicos poderosos.

E como revoluções parecem estar fora de moda.. Vejo que a melhor saída seria a secessão ou o federalismo. O federalismo parece ser o mais pacifico de todos.

O que não dá mais é que os habitantes do Sul e do Sudeste pagarem essa pesada conta sem sua representação proporcional.

Vale presar que este modelo perverso é prejudicial para os próprios Nordestinos NÃO SÃO ELES QUE SE BENEFICIAM, são os políticos e seus aliados que desfrutam desse sistema destorcido e o excessivo poder acaba tendo um poder nefasto sobre a população, basta analisar as regiões como a do o Maranhão.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

- Charles Bukowski

Link para o comentário

Nao sou a favor, na minha opiniao, se isso ocorresse, a parte do sul, com SP, RJ, sul do país, etc, seria um país beeem mais desenvolvido do que a parte do norte, já que as principais cidades do Brasil (Com exceção de brasília) estão no sul

Sendo assim, formaria-se um país que, talvez, ja poderia-se considera-lo como sendo um país desenvolvido (a parte do sul) e um país subdesenvolvido que levaria anos para se recuperar da separação (parte do norte).

Removido

Link para o comentário

Do jeito que tá os politicos vão dividir o país em trezentas partes e 299 vão virar paraísos físcais aushahu,sei que isso não tem nada haver.Mas pelo tópico acho que isso não tem possibilidade de acontecer ..

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer
A separação é um pensamento mesquinho, limitado e deturpado.[/color][/b]

São Paulo sustenta metade do Brasil mas depende também de muitas coisas vindas dos outros estados.

Brasília é a capital do governo federal e Manaus é o Polo Industrial Brasileiro.

Com a separação os custos de importação dos produtos faliriam São Paulo assim como faliriam o norte/nordeste inteiro e também o sul (PR, SC e RS).

Separação é o pensamento mais idiota que pode existir pois se já somos atrasados, pra reparar os danos de uma separação, seriam séculos para estabilizar a economia.[/b]

Assim como a divisão da Tchecoslováquia em República Tcheca e Eslováquia foi mesquinho, limitado e deturpado.

Assim como a divisão da URSS em Letônia, Estônia, Lituânia e etc foi mesquinho, limitado e deturpado.

Assim como a divisão da Iugoslávia em Eslovênia, Croácia e etc foi mesquinho, limitado e deturpado.

Assim como a divisão da Sérvia & Montenegro em Sérvia, e Montenegro apenas foi mesquinho, limitado e deturpado.

E tantos outros.

Você tem algum dado afirmando que iriam falir? Por um acaso o Uruguai faliu ao se separar do Brasil? A divisão não impediu o Uruguai de chegar a essa meta.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
e
É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

A URSS quebrada financeiramente e sofrendo revoltas não atrapalhou em nada o desenvolvimento dos países após a divisão.

Pra mim o Brasil e a URSS são semelhantes.

@Blackfex

O Brasil conta com um câncer uma concentração de poder absurda nas mãos do Distrito Federal (Sendo que o mesmo possui o maior IDH do Brasil)

Somente com uma descentralização do poder e delegando maior autonomia aos Família, Bairros, Municípios e Estados o país poderia romper com o problema vigente.

Será que esse efeito de descentralização não iria começar um efeito dominó de separações?

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.