Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Astrônomos descobrem planeta fora do Sistema Solar que pode abrigar vida.


igormixmix
 Compartilhar

Posts Recomendados

Astrônomos descobrem planeta fora do Sistema Solar que pode abrigar vida

 

8nov2012---astronomos-internacionais-divulgaram-nesta-quinta-feira-8-ter-descoberto-um-possivel-planeta-habitavel-fora-do-sistema-solar-o-hd40307g-a-esquerda-fica-a-uma-distancia-ideal-similar-1352390526915_615x300.jpg

 

O planeta HD40307g (à esquerda) fica a uma distância ideal da estrela-mãe HD40307 para ter água em estado líquido na superfície

 

Astrônomos de universidades europeias divulgaram nesta quinta-feira (8) ter descoberto um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. O HD40307g tem uma massa sete vezes maior do que a da Terra e é o exoplaneta mais longe, entre os seis do seu sistema, da estrela HD40307, que está a 42 anos-luz.

 

Esta distância, semelhante a da órbita do nosso planeta para o Sol, é ideal para que o exoplaneta receba energia e calor suficientes para manter água em estado líquido em sua superfície e atmosfera estável para que seja habitado. Além disso, segundo os astrônomos, é provável que o HD40307g faça rotação em seu próprio eixo, uma vez que orbita essa estrela massiva, criando momentos diurnos e noturnos no planeta, outro fator semelhante ao da Terra.

 

A pesquisa, que será publicada no renomado periódico Astronomy & Astrophysics, foi liderado Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e Guillem Anglada-Escude, Universidade de Goettingen, na Alemanha.

 

A estrela HD 40307, um pouco menor e um pouco mais fria que o nosso Sol, já era conhecida dos astrônomos. Mas pesquisas anteriores apontavam apenas três objetos muito próximos ao seu redor – o que dificultava o surgimento da vida.

 

Só após cruzar dados do espectrógrafo Harps, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), o mais preciso do mundo para buscar planetas fora do Sistema Solar, o grupo conseguiu detectar sinais de três novos mundos na órbita da estrela, entre eles o exoplaneta HD40307g.

 

O estudo ressalta, também, que este não é a primeira vez que um estudo descobre um exoplaneta com potencial para abrigar a vida: a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) conseguiu comprovar no início do ano que o Kepler 22b, detectado em 2009 pela missão espacial Kepler, está apto para ser habitável. Mesmo tendo condições similares às do HD40307g, ele fica muito longe da Terra, a cerca de 600 anos-luz, ao contrário da nova descoberta.

 

Quem sabe um dia conhecemos uma nova forma de vida inteligente..?

 

Fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha.

Vida é diferente de Seres humanos.

Até uma bactéria é vida!

No dia que encontrarem um planeta com água, oxigênio, e condições mínimas para os seres humanos você fala comigo. ;P

 

Mais num e so o HUMANO e um ser inteligente...Pode ter la uma especie desconhecida inteligente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais num e so o HUMANO e um ser inteligente...Pode ter la uma especie desconhecida inteligente..

 

 

Haha.

Vamos começar a falar de extra-terrestres agora?

Pera, acho que estou vendo um disco voador...

>.<

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha.

Vamos começar a falar de extra-terrestres agora?

Pera, acho que estou vendo um disco voador...

>.<

SE as Pessoas existen que sabem Não exista vida em outro Planeta?vida inteligente (Se sabe oque eu to flaando)

Ninguem sabe se tem ou não acho que o unico geito de saber e explorar Esses Planetas ai 1 por 1 ate descobri alguma coisa .

E se Existir vou fica feliz ^^ seila mais uma novidade legau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.