Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

photoshop Noções Básicas e Fundamentais e Iluminação


Lira'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom iniciando esse tutorial , eu quero que todos que estão entrando agora na design , ou que querem se aprimorarem e se tornarem bons designers entendam uma coisa...

Para se tornar um bom design, é necessário que você se "auto-questione", como assim?

quando estiver fazendo uma tag (sign ou algo do tipo) se pergunte, minha tag está legal? , o que está faltando nela?....

isso é super necessário e FUNDAMENTAL , bom , para isso é melhor quando começarmos entendermos que para se auto-criticar, você tem que ter noção de Tags ruins e Tags boas, saturação , iluminação e Tratamento , ou seja Você precisa saber Avaliar uma tag , antes mesmo de criar uma tag, pois assim você saberá se sua tag está boa ou não , mas é claro isso vem com a prática.

 

Essas noções não só ajudaram você em Tratamento, Iluminação , composição e muitas outras coisas, nas quais eu vou tentar ajudar vocês nesse tópico, vamos tentar conseguir ter essas noções , para prosseguirmos para o nosso tutorial que será de iluminação, sem mais lenga lengas , vamos ao que interessa...

 

 

 

 

Entendendo o que é Saturação....

 

 

 

 

Exemplos de sign com saturação demasiada , e tags com saturação Certa:

 

Signs saturada:

saturada.jpg

 

33l1280.jpg

 

 

Como percebemos que a tag está Saturada?

uma das questões principais para identificar isso , é vendo as cores da tag , vejam que elas estão muito forte, com uma iluminação demasiada , assim deixando estranho de se ver, e as vezes estragando a tag.

 

Sign certa:

 

flzno6.jpg

 

vemos que sua iluminação está bem legal, o tratamento não deixou saturada, e deixou a tag Agradável de se ver...

 

 

Iluminação:

 

 

nrD8u.png

 

Vendo a tag , percebemos que ele colocou 2 fractais , 1 em cada lado , mas uma coisa que não se entende é : De onde veios essa luz roxa e azul na frente da render? e o resto tudo escuro?, por isso a ilu ficou ruim....

 

 

 

vainqueur_sotw_121__kaby____by_illusion_art_gfx-d3cnedl.png

 

Essa tag apesar de não estar muito boa e saturada, da pra representar bem a questão da iluminação , Vemos que a luz vem das costas da Render, portanto é FATO que terá sombra na render, assim então ,o meio dela ficando mais escuro e o contorno da render a iluminação vinda da Lua (no caso).

 

 

Tratamento certo e Errado:

 

Antes de mostrarmos os exemplos , temos que entender o Blend modes do photoshop.

 

Blend-021.jpg

 

  • Normal - pinta ou edita normalmente, ou seja, os pixels da imagem são alterados com base na cor de pintura ou edição.
  • Dissolve - assim como o modo normal, pinta ou edita normalmente. Porém, se você alterar a opacidade, será criado um efeito do tipo spray, que faz a mudança gradual da cor de pintura ou edição para as cores de base.
  • Behind – pinta ou edita somente os pixels transparentes da imagem. A opção de bloqueio dos pixels transparentes (paleta layers) não deve estar selecionada.
  • Clear - torna os pixels transparentes. Funciona somente com as ferramentas line tool (desde que a opção fill pixels esteja marcada), paint bucket tool, brush tool, pencil tool e os comandos fill e stroke (menu edit). A opção de bloqueio dos pixels transparentes (paleta layers) não deve estar selecionada.
  • Darken – pinta somente os pixels com cores mais claras que a cor de pintura ou edição.
  • Multiply – multiplica as cores de base pela cor de pintura ou edição. As cores resultantes serão sempre cores escuras. Se você utilizar preto puro, a cor resultante será o próprio preto. Se você utilizar o branco puro, as cores não serão alteradas.
  • Color Burn – aumenta o contraste da imagem através da reflexão da cor de pintura ou edição sobre as cores da imagem. O branco puro não produz alterações.
  • Linear Burn – diminui o brilho da imagem através da reflexão da cor de pintura ou edição sobre as cores de base. O branco puro não produz alterações.
  • Lighten - pinta somente os pixels com cores mais escuras que a cor de pintura ou edição.
  • Screen – multiplica as cores inversas das cores de base pela cor de pintura ou edição. As cores resultantes serão sempre cores claras. Se você utilizar branco puro, a cor resultante será o próprio branco. Se você utilizar o preto puro, as cores base não serão alteradas.
  • Color Dodge – diminui o contraste da imagem através da reflexão da cor de pintura ou edição sobre as cores de base. O branco puro não produz alterações.
  • Linear Dodge – aumenta o brilho da imagem através da reflexão da cor de pintura ou edição sobre as cores de base. O preto puro não produz alterações.
  • Overlay - pinta ou edita os pixels da imagem preservando as sombras e luzes das cores de base.
  • Soft Light - escurece ou clareia suavemente as cores da imagem, dependendo da cor de pintura ou edição. Se ela for mais clara que o cinza 50%, a imagem é clareada. Se mais escura, a imagem é escurecida.
  • Hard Light - escurece ou clareia bruscamente as cores da imagem, dependendo da cor de pintura ou edição. Se ela for mais clara que o cinza 50%, a imagem é clareada. Se mais escura, a imagem é escurecida.
  • Vivid Light – escurece ou clareia as cores da imagem através do aumento ou diminuição do contraste, dependendo da cor de pintura ou edição. Se ela for mais clara que o cinza 50%, a imagem é clareada através da diminuição do contraste. Se mais escura, a imagem é escurecida através do aumento do contraste.
  • Linear Light - escurece ou clareia as cores da imagem através do aumento ou diminuição do brilho, dependendo da cor de pintura ou edição. Se ela for mais clara que o cinza 50%, a imagem é clareada através do aumento do brilho. Se mais escura, a imagem é escurecida através da diminuição do brilho.
  • Pin Light - substitui as cores da imagem, dependendo da cor de pintura ou edição. Se ela for mais clara que o cinza 50%, somente os pixels mais escuros que ela serão substituídos. Se mais escura, serão substituídos os pixels mais claros.
  • Difference - substitui o valor de cada pixel da imagem pelo valor resultante da diferença entre os valores da cor base e da cor de edição ou pintura. O preto puro não produz alterações, pois a diferença entre o valor do pixel e 0 (preto puro) resulta no valor do próprio pixel. Já o branco puro inverte as cores da imagem, como o comando Invert.
  • Exclusion - produz o mesmo efeito do modo anterior (difference), mas com menor contraste de cores.
  • Hue - substitui as cores da imagem aproveitando os valores S (saturação) e B (luminosidade) das cores de base e o valor H (coloração) da cor de pintura ou edição.
  • Saturation – substitui as cores da imagem aproveitando os valores H (coloração) e B (luminosidade) das cores de base e o valor S (Saturação) da cor de pintura ou edição. Os pixels com coloração zero não são alterados.
  • Color – substitui as cores da imagem aproveitando o valor B (luminosidade) das cores de base e os valores H (coloração) e S (saturação) da cor de pintura ou edição. Este modo preserva a escala cinza da imagem, por isso é utilizado para criar imagens monocromáticas.
  • Luminosity - substitui as cores da imagem aproveitando os valores H (coloração) e S (saturação) das cores de base e o valor B (luminosidade) da cor de pintura ou edição.

 

 

 

Voltando ao tratamento ,a noção que temos que ter na hora que formos "auto questionar-se" é sobre o que está faltando na tag,

Vamos supor que estamos fazendo nossa tag , e olhando ela agente tem que reparar:

 

- hum.... acho que ta faltando um contrast maior-

 

ai você vai lá e adiciona um contraste maior, se adicionou demais, retire e tente novamente, até achar o resultado desejado

 

sign muito bem tratada:

 

a7x_by_denwc-d4wzq9v.png

 

sign mal tratada:

 

nwx26r.jpg

 

 

bom , essas são uma das noções que precisamos ter se quisermos aprofundar na arte do design, agora vou ensinar tecnicas , questionamentos/ensinamentos sobre iluminação , para isso vamos criar uma tag juntos:

 

 

 

 

 

 

 

Vou pegar uma tag pronta minha , farei um tuto especificando só mais a iluminação , e depois postarei a psd dela:

 

J3ps8.png

 

1-Comecei colocando fundo branco normal e a render

 

p8N6z.png

2- adicionei um Bg

 

JusOn.png

3-adicionei esses brush amarelo em Color - 16 % fill

 

DikcB.png

 

4- Adicionei esse brush preto por traz da render ,só preparando o bg, em normal com fill 44%

 

 

bKxwJ.png

 

5- Ficou assim

 

58Yov.png

 

6- Adicionei um Gradient map deste modo

 

W3JLz.png

 

7- adicionei novamente brush amarelo , só que agora em multiply com fill 44%

 

cflP7.png

8- adicionei uns recursos

 

PmsQD.png

 

9 - adicionei novamente brush amarelo em Subexposição com fill 19%

 

5qPoQ.png

 

10- ficou assim

 

hcEed.png

 

11- Agora adicionei esse brush preto em Clipping mask na render, pra começarmos a fazer a iluminação da render, uma coisa que temos que entender é o ambiente, Olhamos para traz da render, e os recursos, no caso vemos que a luz vem de traz e Amarela , ou seja, então temos que adicionar brush preto no meio da render, como sombra e nas pontas adicionamos os brushs amarelos, para dar impressão de que a luz está vindo de traz

 

TDCvf.png

 

 

........

 

 

jhIMx.png

 

13- Adicionei mais uns recursos e ficou assim

 

 

jhIMx.png

 

14- Adicionei esses brush em volta da render, em subexposição com fill 41%

 

WewY1.png

 

15- Adicionei uns recursos e botei o brush preto no meio novamente pra ajudar na iluminação

 

kNcdl.png

 

16- Adicionei outros recursos e fiz um tratamento , e a tag ficou assim

 

 

 

 

 

Bom galera esse é um resumo do que precisamos saber na hora de fazer uma tag , temos que entender o ambiente e tentar fazer com que a render se integre com o ambiente , fazemos isso pelo meio da iluminação e tratamento , espero que tenham gostado e ta ai a Psd para estudos :V

 

 

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Parabéns pelo Tutorial, está bem simples de entender e muito bem detalhado. Será de grande ajuda aos iniciantes e até mesmo aos experientes que não conhecem profundamente a questão da iluminação. Obrigado por ajudar-nos com este tópico, continue assim meu amigo :D

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei sua forma de explicação e como ela está simples e completa, é um belo tutorial sem dúvidas, espero que faça mais e que estude e explique outros assuntos e até mais importantes,a interação de fazer um tutorial explicativo mais a exposição da psd de exemplo que achei fantástico, meus parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola lira, já deu pra entender bastante sobre ilu ;).

Valeu!

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

 

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.