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Criação de mapas


Breninho10
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Eu tava olhando o forum de tutoriais otserv e percebi que precisava de um Tutorial de Map ai eu pesquisei e peguei a cria´ão de mapas Parte I

 

Come´ando:

Primeiramente eu tenho de falar que para o mapper ser bom é necessária muita prática, não é lendo esse tutorial que você vai ficar bom de uma hora para a outra, mas claro, os tutoriais sempre ajudam e é essa a minha inten´ão quando resolvi fazer este tutorial.

 

Para fazer mapas, nós usamos o OtMapEditor, se você não tem este programa aqui vai o link para o download do otmapeditor que eu uso (o simone map editor):

 

http://rapidshare.de/files/21652582/Simone.zip.html

 

A seguir irei disponibilizar um pequeno tutorial sobre o OtMapEditor.

 

No botão onde tem file, se você clicar nele aparecerá o seguinte:

 

- New (Para fazer um novo mapa)

- Open (Para abrir um arquivo .OTBM)

- Import (Para importar um arquivo)

- Load Template (Esta op´ão serve para vc ativar um template, já existe um tutorial sobre templates, posteriormente eu ponho como link)

- Save (Salvar os arquivos)

- Save as (Salvar como)

- Properties (Propriedades)

- Exit (Sair)

 

Ao lado do File, existe o botão Edit, porém a maioria das fun´ões presentes nele, tem nas figuras abaixo, chamado de TollBar.

 

Ao lado do Edit, existe o botão Views aonde você decide o que quer ver ou não na tela, eu gosto de marcar todas as op´ões possíveis, mas claro, isso é pessoal. O único botão que não é possível selecionar é o Windowns que tem:

 

- Materials (você pode escolher se a tela que mostra os materiais fica ou não na tela)

- OverView (Mostra todas as informa´ões do item necessário)

- Jump To item (Pula para o Item que corresponde a ID que você escreveu)

 

Ao lado do botão View existe o Tolls que tem os seguintes botões:

 

- Verify map (verifica se o mapa contém algum erro crítico)

- Edit Towns (Nova fun´ão, você pode selecionar o nome da cidade e após isso colocar o templo dela)

 

Ao lado do Botão Tools existe o Floor ao qual você pode selecionar o floor (andar) que você quer trabalhar e, finalmente, temos o Help que tem informa´ão que podem ajuda-lo.

 

No SimoneMapEditor exite o ToolBar que auxilia muito a nossa vida. Da esquerda (<-) para a direita (->) temos:

 

Novo documento - Abrir - Salvar - Recortar - Copiar - Colar - Botão selecionar - Botão de mover itens selecionados - Selecionar itens - Botão de ativar tecla de desenhar (é por ele que você irá faezr o mapa) - Borracha (Nesta versão, a borracha 1x1 só apaga itens superficiais, para apagar tudo precione o botão ctrl e após isso, clique sobre o que você quer apagar) - botão para definir a área de protect zone - botão para selecionar a área de respaws - help.

 

Obs. Para ampliar o mapa, pressione a tecla W

Para minimizar o mapa, pressione a tecla Q

 

Agora já é o suficiente por enquanto. Vamos ao mapa agora.

 

Primeiro, você irá fazer uma cidade, de preferência uma cidade com coisas diferentes mas nada que inflija o rpg, por um exemplo, pirâmide na grama etc. salvo objetos e/ou constru´ões de quests.

 

Dentro da área delimitada por você, construa casas, lojas, depots, templos e enfeite como quiser a seua cidade, se você não tem muita criatividade com cidades veja fotos de mapas.

 

Após fazer a cidade, delimite o seu continente, após isso, preencha qa parte de dentro do continente e comece a fazer áreas de ca´a. A seguir vão algumas dicas de locais de ca´as para cada rate.

 

x10000 -> como a experiência é muito grande dos monstros e rapidamente você irá avan´ar de level, não coloque muitos lugares de criaturas fracas, 2 no máximo e faa lughares com criaturas em excesso.

 

x100 -> a experiência ainda é alta, porém, você deve colocar mais lugares de ca´as para jogadores fracos. Recomendo Minotauros, trolls e rotworms.

 

x10 -> Agora você deve diversificar as áreas, coloque muitas áreas de trolls, cyclops, tarantulas e criaturas novas de up-date, não é necessário olocar muitas áreas de demon, 3 já é uma quantidade muito boa, mas capriche nesta cavernas ein!

 

x1 -> Ponha muitas áreas de criaturas fáceis de matar, como rats, trolls, poisons spiders e rotworms (principalmente), fa´am áreas imensas e não se obseque por respawns, modere, não é necessário 10 rotworms de uma vez a não ser em um lugar mais escondido.

 

Claro que essa dicas todos já sabem, mas é sempre bom refor´ar.

 

Outra coisa muito importante a se dizer é que, num mapa não pode haver apenas áreas para ca´ar, você deve fazer lugares calmos e tranqüilos para os jogadores se acalmarem depois de uma hunt pesada. Também para os jogadores fazerem uma festinha (xD), paquerarem, namorarem, enfim, para os players terem uma quantia ilimitada de coisas para fazer sem ser ca´ar, ca´ar, ca´ar e ca´ar. Dentro de uma cidade por um exemplo, pode havr um parque (inven´ão...), ouum lago que seja bonito.

 

Sobre Quests, eu recomendo você fazer muitas quests, mas, claro, quests que envolvem raciocínio, for´a, e habilidade. Também tenha criatividade nas quests e sempre explore o máximo do seu jogador. Fa´a sempre uma história para as quests. Aqui irei dar um exemplo de quests:

 

Existe um npc que travou uma luta horrível com uma guerreiro e quase morreu não fosse por uma abrigo que ele tinha encontrado, neste abrigo ele conheceu um bruxo ao qual lhe ensinou todas as mágias, mas, um dia, o bruxo morreu e este npc ficou vagando pelo mundo até achar uma cidade, ao qual se hospedou e resolveu ensinar as artes milenares para outras pessoas...

 

Este é um exemplo de um início de uma quest. Tenha critividade, isto é o que faz a diferen´a.

 

Agora é com vocês, vou disponibilizar um pequeno mapa e você comecem a fazer, o mapa é de edron:

 

http://rapidshare.de/files/21037283/edron.otbm.html

 

Espero que gostem do meu tutorial e que este ajude muita gente

 

Creditos a : Jubixonamum.

 

--------EDITED------

Bem Isonix não é da sua lista não tongue.gif eu peguei do proprio tutorial se não me engano é 7.8 mas pelomenos pro pessoal ai ter uma base né smile.gif

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