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Visual Basic /Criar Jogos


HarryCuecaoDoidao
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Olha como eu falei ia ensinar vocês a criar jogos certo ou errado ?

 

Vou fazer bem simples ok , ando sem tempo e hoje erá pra eu tar saindo com namorada e tou aqui ajudando vocês .

 

 

Neste tutorial vamos aprender a fazer um jogo parecido com Duck Hunt, aquele... Do Dinavision! Para começarmos, baixe o Pacote de Imagens:

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... agens.html

 

O pacote é essencial pois são os sprites do jogo, vou pedir desculpa apenas pelo sprite do Pato, mas definitivamente área gráfica não é minha praia.

 

Comece criando um formulário e defina as propriedades width esteja para 6780 e heigth para 6315. Coloque o fundo com alguma cor e faça um título personalizado, use imagens, sua criatividade e os conhecimentos aprendidos até agora nos outros tutoriais! Olhe como eu fiz o meu:

 

427958_229532053839385_1046287483_n.jpg

 

Para escrever com fundo trasnparente que nem eu fiz, só altere a função backstyle de "opaque" para "transparent".

 

Crie um outro ***** com nome "pisca" e escreva "Pressione Enter para Começar!", ou coisa parecida com isso:

 

301184_229533277172596_624903375_n.jpg

 

Vamos fazer esse ***** piscar, para isso primeiramente adicione em qualquer parte do formulário a ferramenta timer (aquela do reloginho), não importa onde, já que essa é uma ferramenta invisível e não aparecerá no projeto quando o mesmo for compilado!

 

Agora edite a função Interval do timer para 100 (isso nos dará 100 milisegundos para cada vez que o timer for executado)

 

Dê dois cliques no timer e digite:

 

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sse código funciona da seguinte maneira, ele vê se o ***** está com a cor inicial (aquele laranja, cujo código é &HFF&, então modifica para outra cor, e quando já está com outra cor que eu escolhi, ele volta pro laranja! Pra você conseguir o código da cor é simples também, veja:

 

curso3.png

 

 

Agora pra fazer o Enter funcionar, vamos clicar duas vezes no formulário e sair do evento load para o evento KeyPress e digitar

 

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Com esse código você está carregando um segundo formulário e descarregando o atual.

 

 

Agora monte um segundo formulário parecido com este:

156545_229534013839189_1816855748_n.jpg

 

 

Agora posicione no centro da tela, usando a ferramenta image, a figura da mira. Clique duas vezes no formulário e tire da opção Load e coloque a opção MouseMove. Para dar movimento a mira, usaremos um código similar ao usado no primeiro tutorial, não sendo necessário explicar novamente:

 

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Essa opção cria automaticamente e invisivelmente as variáveis X e Y que guardam a posição do ponteiro do mouse no formulário! Por isso se quisermos fazer algo seguir o ponteiro do mouse, é só fazer esse algo seguir o valor dessas variáveis!

 

Usando novamente a ferramenta image, crie o pato no canto da tela. Ao final, vai ficar parecido com isto:

 

545777_229535020505755_1444681884_n.jpg

 

Vamos dar vida ao pato, fazer ele passar na tela, infinitas vezes, cada vez que ele chegar ao final ou é acertado, deve voltar e recomeçar pra ser morto ou chegar ao final de novo. Pra isso vamos criar uma variável chamada de "velocidade", afim de podermos controlar ao longo do jogo a velocidade do pato. Em cima de todo e qualquer código digite

 

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Afim de criar uma variável com nome velocidade do tipo inteiro. E no **** load, digite:

 

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Afim de por a velocidade inicial em 50

 

Crie um timer na tela e bote com interval de 50, clique duas vezes sobre ele e use este código:

 

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O Código acima faz o pato se mover pra esquerda na velocidade da variável.

 

Crie outra variável do tipo real com nome score, embaixo da outra variável

 

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Agora clique duas vezes sobre o pato e digite

 

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Troque o evento de click para mouse move e digite

 

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sso é pra evitar um bug e dar uma ajuda ao player, evita um bug no sentido de que ao mover o mouse em cima do pato, você não está com mouse no formulário, portanto, a mira para de se mover! E ajuda ao player porquê dá precisão na mira, é como se ela se ajustasse bem no meio do pato automaticamente.

Volte para o evento click e digite

 

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Isso faz o Score aumentar quando você mata o pato e faz o pato voltar a posição inicial.

 

Crie um outro ***** escrito "0", lá no canto onde tem um lugar para o Score, seu projeto deve estar parecendo com isso agora:

 

 

262833_229537357172188_1447383138_n.jpg

 

 

Crie um outro timer, esse timer vai controlar o Score, vai cuidar de atualizá-lo sempre que você matar um pato. Bote o com intervalo 10 e use este código:

 

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Só que... Nós só programos o pato pra voltar em caso de ser acertado, mas se ninguém acertar o pato ele simplesmente some da tela e não volta! Em qualquer um dos timers, acrescente essa linha de código

 

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Isso fará com que quando o pato chegar à posição -800 (limite esquerdo da tela) ele volte pra posição 6800 (limite direito da tela).

 

Agora vamos dar mais emoção ao jogo, fazer nosso querido patinho aumentar de velocidade conforme é morto, pra isso, vamos adicionar ao clicar no pato, a seguinte linha de código:

 

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Isso dará ao pato mais 10 de velocidade a cada vez que for acertado, tornando mais dificil acertar da próxima vez.

 

Agora vamos fazer o pato aparecer em posições aleatórias na tela! Pra isso vamos usar dois timers pro pato ficar "subindo e descendo" a tela, durante todo o jogo, pra definir a posição de altura do pato, como faremos isso? É aqui que complica!

 

Primeiro crie uma variável para a posição do pato com nome posicao:

 

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Depois faça o pato ir pra nova posição quando morrer! Adicione esta linha no click do pato

 

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sso vai levar o pato pra cima ou pra baixo de acordo com o "mapeamento" do nosso while.

 

Crie dois timers, ambos com interval 10, mas o segundo, deixe com enabled = false

No primeiro timer use este código:

 

 

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Esse código vai incrementar a posição do pato o tempo todo, e quando ela chegar a 5200 (extremo inferior) ele vai ativar o próximo timer e se desativar.

 

No outro timer use este código:

 

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Esse código vai decrementar a posição do pato quando for ativado, e quando chegar a 0 (extremo superior), ele vai ativar o timer anterior e se desativar. Fazendo com isso, um Loop.

 

Agora vamos fazer o jogo ficar mais "emocionante", colocando impecílios para o jogador aumentar seu score, agora, toda vez que um pato cruzar o campo sem ser acertado, fará o jogador perder Vida! Vamos criar a variável "vida".

 

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Vamos setar a vida para 3 no **** load

 

Agora vamos reformatar o layout do jogo pra que ele fique assim:

 

419145_229538957172028_2054594759_n.jpg

 

Vamos mudar aquela linha de código

 

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Agora, além de mover o pato pra posição de volta, ele também seta a vida pra menos!

No entanto o ***** não vai se atualizar sozinho, então também devemos acrescentar essa linha:

 

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Acrescenta dentro do if ok?

 

Mas e ai? E quando as vidas acabarem? Vamos fazer voltar pra tela inicial! é só acrescentar

 

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Ao final, esse timer todo deve estar assim:

 

curso8.png

 

 

Só uma coisa, agora se o jogador voltar a jogar, o Score dele continua ao que tava no final do jogo, então, acrescente essa linha ao **** load:

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Créditos a equipe :

 

Harry-José Henrique

Rique

 

 

É isso, o fim de mais um tutorial icon_wink.gif

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