Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

bate papo Mangá Introdução


-Izaya Kurouchi
 Compartilhar

Posts Recomendados

kitazawa-rakuten1.jpg

A Origem

Apesar De Ter Se Popularizado No Ocidente A Partir Dos Anos 60 (" A Princesa e o Cavaleiro", "Astro Boy") Do Século Passado,o Conceito De Mangá Não é Algo Novo De Fato. As Origens Da Narrativa Gráfica Japonesa Remontam AO Século Vlll d.C., Dentro Da Tradição De Pintura Em Rolos Que Associavam Imagens e Texto Para Contar Histórias Ou Poesia.

 

Influências

Em 1814, A Princípio Influenciados Pelo Humor Gráfico Europeu, Com O Trabalho Do Artista Hokusai, Os Quadrinhos Japoneses Começaram A Ganhar Uma Identidade Semelhante Aos Comics Americanos. Em 1995, Rakuten Kitazawa Marca Definitivamente Os Quadrinhos Ao Popularizar O Termo Mangá Para Designar A Vertente Oriental Do Gênero, Criando A Série De Histórias Ilustradas ''Tagosaku To Mokube". Tagosaku_to_Mokube_no_Tokyo_Kenbutsu.jpg

No Início Do Século XX, Sob Influência De Revistas Comerciais Ocidentais Provenientes Dos Estados Unidos e Europa, Os Quadrinhos Japoneses Ganham O Formato Atual E Se Tornam Parte Da Cultura Pop.

 

Inspiração Americana

A Influência De Walt Disney e Max Fleischer, Com Trabalho De Osamu Tezuka, Caracteriza O aspecto Estilístico e Formal MAis Conhecido Do Mangá Moderno: A Expressividade Do Rosto.

 

As Características

O Mangá Incorporou e Interpretou As Linhas Do Desenho Americano, Utilizando Traços De Betty Boop, Como A Boca, Sobrancelhas e Nariz De Forma Exagerada, Para Se Tornar Seus Personagens Mais Expressivos E Atraentes. É Tezuka Quem Adota O UsoDe Efeitos Gráficos, Como Linhas De Velocidade,Expressão E Também Onomatopeias Para Dinamizar A Narrativa, Além Dos Planos De Visão e Os Enquadramentos Como Forma De Liguagem Gráfica. A Ocupação Militar Americana Pós-Segunda Guerra Acentuou Essa Influência.

 

 

Perfis Variados

 

O Público Que Lê Mangá é Grande e Consome Tiragens Na Casa Dos Milhões, Demandando Vários Estilos Para Agradar A Todos Os Gostos. Há Mangás Específicos Para Meninos(Shonen), Para Meninas(Shoujo), Para Adultos(Gekigá), Para PessoasCom Mais Idade e Até Para Homens De Negócio, É Amplo Também

O uso Do Mangá Como Recurso Didático E Instrucional, Representando Um Interessante Caminho Profissional Para Jovens Desenhistas.

Espero Que Conteúdo Desse Topico Seja O Incentivo Para Você Desvendar Esse Fascinante Mundo Das HistóriasEm Quadrinhos JaponesasE Que Você Também Possa Criar Suas Próprias Histórias. Bom O Conteúdo Desse Topico Foram Inspirados Em Material Proveniente Do Japão e Adaptados Para A Realidade Brasileira, Incorporando Também Aspectos Da Tradição Artísica Do Ocidente e a Vivência Que Os Anos Quais Lecionei Em Cursos De Desenhos Trouxeram.

 

Sucesso!

-Izaya Kurouchi

 

Material Básico De Desenho

 

Para Você Iniciar Seu Desenho Ou Simplesmente Desenhar Por Prazer Não é Necessário Material Caro Nem Complicado: Apenas Papel e Lápis Algumas Veses Uma Boa Caneta Esferográfica Pode Ser Um Excelente Desinibidor Do Traço. Dessa Forma, Você Não Tem Como Apagar E Se Obriga A Tornar Seu Desenho Mais Preciso, Por Tentativa e Erro.

 

Cuidados Básicos

O Lápis é o Melhor Amigo Do Desenhista E Deve Ser Tratado Com Carinho. Evite Quedas, Para Não Romper Internamente O Grafite e o Uso Indiscriminado Do Apontador, Que Vai "Comendo" O Lápis. Prefira Um Estilete, Que Pode Ajudá-lo a Moldar A Ponta Do Seu Lápis De Acordo Com o Tipo De Acabamento E EspessuraDe Linha Desejada.

 

Lápis B e HB

Para Iniciar Seu Aprendizado, Escolha Lápis De Dureza Intermediária Do Tipo Família Dos B e o HB. A Série Dos B é a Mais Macia e A Série Dos H Contém Os Grafites Mais Duros. o HB Seria o Meio Termo Entre Eles. Você Pode Utilizar TambémO 2B e O 4B, Que lhe Permitirão Um Traço Livre E Elegante, e Um Acabamento Preciso Sem Muito Esforço, Proporcionando Inclusive Alguma Experimentação De Luz e Sombra e Degradês Simples. Prefira Marcas Conhecidas, Mesmo Que Sejam Um Pouco Mais Caras. Mas Lembre-se De Que Não é Necessário Comprar Nada Importado Ou Profissional.

 

Fique Atento!

O Lápis Deve Ser Longo o Suficiente Para Se Apoiar Na Região Da Mão, Entre Os Dedos Indicador e Polegar. Quando O Lápis Ficar Curto Demais, Deve Ser Descartado Ou Ser Usado Com Um Prolongador, Feito Com o Corpo De Caneta Esferográfica Usada, Ou Comprado Como Instrumento De Desenho Apropriado Para Isso, Disponível Em Lojas De Material De Pintura. Outra Opção é UtilizarUma LapiseiraCom Grafites Avulsos.

 

Papel Para Desenho As Gramaturas

O PapelMAis Adquado Para Se Começar A Desenhar é o Papel Sufite Branco Comum, Desse Usado Em Copiadoras, De Gramaturas Que Variam Entre 75 e 90g/m². (Se Eu Não Me Engano) Há Gramaturas Maiores Disponíveis No Mercado, Mas Não São Necessárias. Também Não é Necessário Comprar Papel Específico Para Desenho, Como Canson, Porque AlémDe Ser Mais Caro, Tende A Ser Mais Macio e Poroso, Sujando Muito a Mão Do Principiante. Um Bom Caderno De Desenho Sem Margens, Desses Comuns De Escola, Pode Ser Uma Opção Interessante e Econômica.

 

A Borracha

 

Algumas Palavras Sobre A Borracha: Se O Lápis é o Melhor Amigo Do Desenhista, Há Quem Diga Que A Borracha é A Melhor Inimiga De Quem Não Quer Aprender A Desenhar. Evite O Uso Da Borracha. Se Possível, Não Use Borracha Alguma. Ao Apagar Seus Error, Você Perde A Memória Do Seu Aprendizado E Demora Mais Para Se Desenvolver. Se ao Desenhar Você Achar Que ERROU, Não Apague, Risque Por Cima, Repasse Várias Veses A Linha, Construindo O Desenho Até Alcançar O Padrão De Qualidade De Traço Que Julgue Ideal. Você Verá Que IssoO Ajudará A Se Tornar Um Desenhista Mais Confiante E Preciso.

Caso Você Precise Mesmo De Uma Borracha Para Se Sentir Mais Seguro, Prefira Borrachas Sintéticas,Daquelas Que Vêm Com Uma Proteção Plástica.

IMPORTANTE!

Nunca Retire A Proteção, Por Conta Da Composição Química e Da Abrasividade Deste Tipo De Borracha

 

Desenhar é Muito Parecido Com Escrever, Já Que A Escrita é Uma Evolução De Desenhos Esquemáticos Feitos Pelos Homens Desde A Antiguidade. Em Tese, Se Você é Capaz De Assinar O Próprio Nome, é Capaz De Desenhar. Assim Como Há Pessoas Que Não Sabem Escrever, Mas Conseguem Se Comunicar Pelo Desenho

 

Defina O Traço

Para Começar a Desenhar, Você Precisa Aprender a Dominar A Linha Através Do Exercício De Dois Tipos Básicos De Gestual.

 

1-Estrutural Ampla

é Feita Pelo Movimento De Braço, A Partir Do Giro Do Cotovelo, Empunhando O Lápis Pela Extremidade Oposta Ao Grafite. Usando A Folha No Sentido Horizontal, Desenhe Uma Sequência De Linhas Paralelas, Modulando a Espessura Da Linha e A Distância Entre Elas (Não Consegui Encontrar Uma Imagem Adquada Mais Acho Que Essa Abaixo Dá Pra Vocês Entenderem)

 

configurando_espessura_linhas(01).gif

 

Depois Que Preencher Algumas Folhas Com Linhas Paralelas, Desenhe Sobre Elas Curvas, Caracóis, Cítculos E Formas Que Lembrem Um Número "8" Deitado, Em Tamanhos Diferentes, Alternando Movimentos De Braço. Aqui Estamos Trabalhando Nossa Coordenação Motora Grossa. é Com Esse Tipo De Linha Que Vamos Organizar Nosso Campo De Visão Na Folha De Papel E Construir A Estrutura Dos Elementos Que Serão Desenhados Dentro Dela.

 

2- Os Detalhes

O Outro Tipo De Gestual é o De Linha De Controle, Que Trabalha A Coordenação Motora Fina, Necessária Para O Desenho De Pormenores E De Acabamento. Pegue As Folhas Onde Você Fez Os Exercícios De Linha Estrutural E Preencha Os Espaços Vazios Entre Linhas Curtas, De Espessuras Diferentes, Cruzadas Em Várias Direções, Bolinhas e O Que Mais Você Quiser, Gerando Texturas. Você Deverá Pegar O Lápis Bem Próximo Do Grafite, Com Firmeza, De Modo A Obter Linhas Precisas.

Esses Dois Exercícios, Além De Excelentes Para Relaxar, São Preparatórios Para O Desenho, Ajudando A Soltar A Mão e Deixá-la Mais Ágil.

 

O Desenho Da Cabeça Rosto, Orelhase Cabelo

 

foto6.jpg

Inicie A Estrutura Da Cabeça Desenhando Uma Esfera. Divida-a Ao Meio. Abaixo No Tracejado, Divida Novamente a Cabeça Em Mais Duas Partes

foto7.jpg

Sobre Esta Linha Reta Marcamos Quatro Divisões.

Três Pedaços Ficam Dentro Do Círculo e o Quarto Marca o Final Do Queixo.

foto8.jpg

Agora Desenho Um Lado Do Rosto, Terminando Em Ponta.

foto9.jpg

Com Um Lado Terminado, Somente Temos Que Desenhar o Oposto Exatamente Igual, Pois Estamos Desenhando Um Rosto Feminino.

foto10.jpg

Agora Marcamos Umas Linhas Horizontais.A Linha Superior Indicará o Lugar Onde Começam Os Cabelos.A Linha Do Centro é a Linha Que Vai Nos Ajudar a Situar Os Olhos.

foto12.jpg

Começamos a Desenhar Os Olhos. Nos Desenhos Mangá Raras Vezes Se Fecham a Forma Dos Olhos.

Marcamo-nos Com Duas Curvas.

foto13.jpg

A Parte Superior Dos Olhos é Maior Do Que a Parte Inferior, Que Situamos Na Terceira Marca, No Final Do Círculo.

Começamos a Definir as Pestanas. Será Uma Cabeça De Menina.

foto14.jpg

As Pupilas Serão Grandes Óvalos Colocados Em Vertical.

foto15.jpg

São Desenhados De Maneira Que o Olhar Fique Um Pouco “Estrábico”. Isto Resulta Mais Expressivo e Engraçado.

foto16.jpg

Marco o Nariz. Não Tem Nada De Realista. É Mais Como a Sombra De Um Narizinho Do Que Uma Forma Convincente.

Não Tem Proporção Com o Tamanho Dos Olhos Ou Da Cabeça, Mas Isso Daz Parte Das Características Da Cultura Mangá.

foto17.jpg

A Boca Também é Bem Pequena e De Maneira Suave. Apenas Uma Marca Comprida Para o Lábio Superior e Uma Raiazinha Para Situar o Lábio Inferior.

foto18.jpg

As Orelhas Vão Situadas à Mesma Altura Dos Olhos e Tem o Mesmo Comprimento.

Isto Começa a Se Assemelhar a Uma Cabeça.

foto19.jpg

As Pupilas, No Centro Dos Íris, e Seguindo a Forma Oval Que Demos Aos Olhos

foto20.jpg

Desenhe Brilhos Nos íris. Não é Preciso Eles Serem Realistas. Eles Darão Profundidade e Expressividade Ao Olhar.

Se Não o Fizéssemos, Os Olhos Ficariam Como Os Olhos De Um Robô, Sem Vida.

foto21.jpg

E Mais Um Pouco De Brilhos.

foto22.jpg

Agora Que Já Foram Feitos Todos Os Rasgos Do Rosto, Começe a Acrescentar Os Detalhes e Concretizar.

Acrescento As Pálpebras e Começe a Marcar as Pestanas Bem Escuras.

foto23.jpg

Sombreie Os Olhos Com Dois Tons Diferentes Para Darmos Profundidade, Respeitando Os Brilhos Em Branco.

Desenhe Também as Pestanas Inferiores.

Um Par De Linhas Será Suficiente Para Sugerir As Ruguinhas Das Orelhas.

foto24.jpg

O Outro Olho, Semelhante Ao Anterior.

foto25.jpg

Destaque o Lábio Superior Com Preto.

No Inferior Coloque Um Brilho. Também Sugiro a Proeminência Do Queixo.

Igualhe As Orelhas.

foto26.jpg

Continue Definindo o Desenho Das Bochechas.

E Acrescento Um Pescoço Desproporcionadamente Fino Para Continuar Com a Aparência Da Figura Frágil e Inocente, Infantil.

foto27.jpg

Uma Sombra No Pescoço Para Parecer Que Está Em Um Plano Diferente Ao Do Rosto.

foto28.jpg

Desenhe Umas Sobrancelhas Finas.

Um Pouco Inclinadas Para Dar Uma Expressão Doce Ao Rosto.

E Começe a Desenhar Os Fios De Cabelo.

foto29.jpg

Continue Desenhando Os Cabelos. Eles Caem Cobrindo a Testa, Mas As Sobrancelhas Devem Continuar à Vista Para Não Perder a Expressão Do Rosto.

foto30.jpg

Continue Desenhando Os Cabelos, Mas Vão Cair Sobre Os Ombros.

foto32.jpg

O Desenho Dos Cabelos Avança.

foto33.jpg

No Outro Lado Da Cabeça, Igual.

Escureça o Lábio Inferior.

foto34.jpg

A Cabeça Vai Se Formando Aos Poucos.

foto35.jpg

Continue Detalhando Os Cabelos, e Coloque Uma Gola, Como De Camiseta.

Por Diante Das Orelhas Caem Duas Porções De Cabelos Ondulados.

foto36.jpg

Este é o Desenho Terminado, Uma Garota De Expressão Doce e Infantil, Ao Estilo Dos Comic Shonen, Vista Desde a Frente.

 

Variações De Idade e Gênero

As Feições E Anatomias Masculinas Tendem A Ser Mais Robustas.

Nos Homens, A Linha Da Cabeça é Geralmente Mais Dura. No Momento De Definir a Estrutura Básica Da Cabeça Desenhe O Queixo Mais Quadrado Ou Triangular.

 

Nas Crianças O Realce Está Nos Olhos, Geralmente Grandes, E No Tamanho Da Cabeça Em Relação Ao Corpo. Normalmente, A Cabeça De Crianças Pequenas Tende A Ser Proporcionalmente Maior, Meninos e Maninas Tender a Ter a Mesma LevezaDe Feições, Ficando as Diferenças Por Conta Da Fisiologia Própria Dos Corpos.

 

Composição Simples Com Dois Personagens

Ao Desenhar Dois Personagens Numa Composição, Deve-se Pensá-los Como Estruturas Geometrizadas Que Se Interagem, Levando Em Conta a Mesma Lógica Da Articulação Do Corpo Humano Individualmente.

 

 

Bom Galera Neste Topico Eu Tentei Passar Um Pouco Da Minha Experiencia Que Tenho Adquerido Ao Longo De Todos Esses Anos Para Quem Adimira Essa Cultura Espero Ter Agradado Vocês ^.^

g-r-a-y-s-c-a-l-e.tumblr.com

deviantart.com/kurochitsuji

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eike Batista De Goku Raxei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bora Pra Juuump '''

g-r-a-y-s-c-a-l-e.tumblr.com

deviantart.com/kurochitsuji

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karaio véi, agora que ví isso já posso conseguir um emprego de desenhista pra nova Saga do DBZ. Falow aí, vo pra Dubai! Muahahahahahah![/color]

 

8aGG5.jpg

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

@Tópico:

 

Acho uma boa iniciativa postar isso, mas também, conseguir fazer 1 desenho de um rosto sem ser um boneco palito de 2 olhos e uma bola e.e'

 

Obrigado cara, agora eu sou o fodão no colégio, consegui desenhar awwyeah.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.