Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Sistema de Cotas 50% para escolas públicas - A favor ou Contra?

Blackfex
 Compartilhar

Favor ou Contra a 50% De COTAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS  

1. 1. Favor ou Contra a 50% De COTAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

• Sim, alunos de escolas públicas possuem esse direito!!
      0
    • Não, os direitos devem ser iguais para todos!!
      0

Posts Recomendados

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

As 59 universidades federais brasileiras terão que contar, em breve, com um sistema de cotas para ingresso dos novos estudantes. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff sancione, nos próximos dias, a lei que destina 50% das vagas oferecidas nestas universidades a alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. Metade desta reserva beneficiará quem vem de família de baixa renda, com ganho máximo de um salário mínimo per capita.

Fonte: Noticias Terra

Depois opinarei, uma dica antes de votar de uma pesquisada no assunto.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra..

Isso além de mostrar que o ensino público é ruim, serve de 'mimo' para os alunos de colégio público.

Cara, estudo em colégio público, e a grande maioria não tá nem ai pro estudo.

O que tem de fato que melhorar são as escolas públicas, e não se tornar um passaporte grátis pra universidade.

Não adianta passar de graça pro ensino superior se não tem a devida educação básica...

O sistema de cotas pra negros é o preconceito camuflado.

Um negro tem a mesma capacidade que um branco, então por que beneficiar o negro?

Isso só serve de desculpa pra deixar o ensino público mais precário que já está.

Tem que haver igualdade pra todos.

Se uma pessoa quer mesmo ter um futuro bom, se garantir, ela vai buscar e conseguirá, não importa a cor.

O certo seria o governo investir já no ensino médio das escolas públicas e dai que todos concorram com igualdade.

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário

cotas-raciais-001.jpg

Como medidas temporárias e parte de um conjunto de outras medidas que visem corrigir por período curto as distroções existentes sou favorável aos dois sistemas de cotas, mas como medidas permanentes sou totalmente contrário.

Cotas para alunos oriundos do sistema público de ensino:

M_6347multi-ethnic-hands.jpg

Esta é das cotas aprovadas a que menos discrimina e divide pessoas, humanos.

Hoje temos uma diferença tão gritante entre alunos do sistema público e alunos do sistema privado de ensino, desde de o elementar até o ensino médio, que o sistema de cotas para os primeiros se justifica. Entendam, justifica a existencia da cotas que privilegiam um conjunto de alunos, mas apenas se o próprio sistema público fosse alvo de medidas corretivas objetivando no mínimo iguala-lo ao nível e exigência e capacitação dos alunos do sistema privado.

Essas cotas são um "mea culpa" do sistema que assim assume suas deficiências, incompetências e incapacidade em dar ao aluno uma formação adequada e que o prepare para as provas seletivas de ingresso nas Universidades.

Notem que a lógica do ensino de qualidade tende a inverter-se no 3º gráu. Quando falamos de ensino Universitário o padrão de qualidade na formação do aluno é ditado pelo ensino público. ((Existem louváveis e muito honrosas exceções a esta regra.)) Isto denota a existencia de capacidade, dentro do sistema público, de gerar ensino de qualidade, capacitante e muitas vezes superior ao sistema privado. - Falta vontade e gestão competente.

Cotas para negors e índios:

Cotas+raciais.jpg

Racistas elas não são, apartadoras e sementes de ações segregadoras talvez, mas racistas definitivamente não.

O objetivo destas "cotas raciais", segundo seus idealizadores, defensores e simpatizantes, é a defesa de negros e índios (minorias segundo eles) e a correção de desigualdades históricas. Não há como negar que estes dois grupos foram de fato prejudicados ao longo da construção da sociedade brasileira, ao longo de sua história. Não se pode negar a diferença de oportunidades entre negras, índios e brancos - esta desigualdade é menor quão menor for o nível do branco no extrato social.

Corrigir esta distorção histórica é fazer justiça social, mas também significa arriscar-se a criar tribunais raciais. Tribunais sim, pois será a justiça que se apresentarão as causas daqueles que se sintam prejudicados ao ver um universitário de pele clara ingressando pelo sistema de cotas para negros.

Imaginem que este universitário é neto avó negra com avô branco, filho de pai mulato e mãe branca, ele mesmo tem pele clara e declare-se negro em um questionário (declaração correta face a apresentada linhagem genética). Diante da contestação do direito a cota por aparte deste aluno teremos um tribunal convencional, cívil, julgando uma causa racista (causa que contesta a "raça" e por consequencia o direito) e tendo ele, o tribunal, que afirmar ou negar a negritude de um ser humano de pele clara. Isto transforma um tribunal comum em um tribunal racial.

Como medida transitória, não permanente e acompanhada de medidas outras que não apenas as afirmativas de cor da pele sou favorável ao sistema de cotas raciais ( e não há outro nome para isto ainda que o conceito de raças diferentes de humanos me seja absolutamente deplorável e mesmo inexistente).

separadorH.jpg

Cotas para pobres:

O que ficou meio de fora disto tudo. Ainda que seja quesito avaliado não é definidor de direito.

pater.jpg

Apenas a pobreza iguala tão forte e rapidamente aqueles de cor de pele diferentes.

Um sistema mais justo e menos distorcivo que os dois primeiros seria o de cotas pela pobreza, pela condição socio-econômica. Este sim poderia ser um sistema de cotas permanente visto que não difere pela cor ou pela origem.

Um exemplo dado por um antropólogo Carioca dá o tom da necessidade de avaliação de candidatos as cotas pela condição economica:

Um candidato negro com renda familiar de R$ 6.500,00 contra um candidato branco com renda familiar R$ 1.100,00. O sistema de ingresso por cotas colocaria o candidato negro na universidade, ainda que a condição econônica familiar demonstre que ele poderia pagar pelo ensino, e excluiria o candidato branco que sem a universidade pública estaria fadado a não ter a formação e qualificação profissional desejada. ( só lembrando que este exemplo fdoi dado antes da revisão de exigências para qualificação às cotas).

Um critério por avalição do nível de pobreza, nível sócio-economico, tente a igualar brancos, negros, indios, asiáticos, homens e mulheres. Nada nivela tanto os humanos quanto a pobreza, nenhum outro fator os deixa tão iguais.

255392_258513567598108_1399858803_n.jpg

Esta é MINHA opinião.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Estranho o fato de que o governo se preocupa mais em criar cotas do que melhorar a qualidade de ensino das escolas publicas

Enfim,sou contra cotas para negros(nao sou racista,apenas acho que cotas para negros aumentam ainda mais o preconceito contra negros).

Sobre cotas para alunos de escolas publicas,achei interessante a ideia,pois o ensino publico é muito inferior ao ensino privado,e isso todos sabem.Mas seria muito melhor se,ao invez de criarem essas cotas,fosse melhorado a qualidade do ensino publico,pois a qualidade do ensino publico é a raiz de todo esse problema.Acho valida a ideia,mas COM CERTEZA nao é a soluçao ideal para esse problema,é o famoso "jogar o lixo debaixo do tapete".

Como o mkak disse ai em cima,mais justo seria se fossem criadas cotas para pessoas com menor renda,o que,ainda assim,nao seria uma soluçao ideal para o problema,ja que muitas vezes os alunos concluem o ensino medio sendo praticamente analfabetos e/ou analfabetos funcionais,a soluçao ideal para esse problema seria o fortalecimento do ensino publico e melhorais consideraveis na area educacional e cultural do pais.

Removido

Link para o comentário

Sou contra as cotas, pois os políticos usam a cota para não melhorar o ensino público.

As cotas SOCIAIS como medida temporária eu concordo (apesar de achar 50% exagero), já que educação não é algo que muda do nada, e só viria a fazer efeito nas próximas gerações. Só não pode aumentar as cotas pra dizer que está do lado dos que não têm dinheiro, porque estar do lado é melhorar a educação.

Cotas raciais eu acho um absurdo. O brasileiro fala tanto de não discriminar os negros, mas no fundo essas cotas só dizem: "coitado dos negros, eles precisam de cota para ajudarmos, são inferiores". É um ABSURDO. Se quer fazer cota social como uma medida temporária e imediatista, tudo bem, contanto que seja investido na educação. Agora, cota racial é puro preconceito. É o cúmulo do preconceito. É dizer que eles são inferiores aos demais.

Não vou votar na enquete porque não acho que as escola pública tenham esse direito, mas também não acho que, atualmente, um garoto que estudou em escola pública a vida inteira consiga competir comigo, por exemplo, que estudo em um ótimo colégio particular minha vida inteira. Só ressaltando: Cotas SOCIAIS devem existir como medida temporária e imediatista. O que deve ser feito como medida definitiva é o investimento na educação pública, que infelizmente só virá a longo prazo.

Link para o comentário

Sou contra, o que importa não é a cor de nossa pele nem nossa condição de vida e sim o cerebro que possuimos.

Não tem bom ensino e quer estudar? vai a casa de alguem, pede livros emprestados e estuda, coisa simples.

I love you, based god, thank you, based god.

Link para o comentário

Totalmente contra

começar a admitir pessoas que não querem um futuro vai tornar todas as universidades um caos

se eu ve-se alguem que hoje é da minha sala sendo beneficiado em uma universidade o mundo ta mesmo acabando

OBS : Minha escola é um horror teve rebelião hj ainda nem 5% deveria ter chance de ser beneficiado por isso

iM7jgEwqblDdJ.png
Link para o comentário

Sou contra

pois ao meu ver , dar vagas só pelo fato da pessoa ser negra já é uma forma de racismo

pois parece que a pessoa negra não tem capacidade de conseguir sua vaga por meritos e precisa de cotas ...

acho que deveria ser criado outro tipo de cota , cota para "pobres" , pois estes sim , não por falta de capacidade

mais sim por falta de chances deixam de fazer faculdade e ter chances na vida , flw ...

Link para o comentário

Sim sou a favor,

com uma condição que a nota do individuo conte como entrada para a Universidade,iria ser uma coisa mas equilibrada.

Mas também tem que melhorar o ensino não adianta forma o cara e manda ele pra Universidade quando o individuo não sabe NADA.

tumblr_nlc63oghTD1saykaxo1_400.gif

Hello Ladies

Link para o comentário

além do ensino pode estar ruim mais também tem a questão do povo querer aprender quem ta em faculdade hj em dia quer aprender mais o povo do ensino médio e fundamental quer aprender ? eu vejo isso de perto todo dia mais se levar todo mundo ninguém mais aprende nada e esse povo que quer aprender vai ser prejudicado

iM7jgEwqblDdJ.png
Link para o comentário

Sou contra. Seria a favor se este país levasse as medidas provisórias a sério... como medidas PROVISÓRIAS.

E WebShower, discordo em você em um ponto: nem sempre quem está em faculdade quer aprender. Aliás, arrisco a dizer que boa parte não está nem aí pelo aprendizado. Afinal, cada vez encontro mais e mais professores PÉSSIMOS, sem a menor moral e que só querem saber de vadiagem. E vai ver se os estudantes se mobilizam pra tirar a peça da faculdade? NEEEEM, muitos até preferem o professor que não dá nada, não ensina nada, passam pela matéria numa boa.

Link para o comentário

Esse é o meu maior medo.. Perder minha vaga para um cotista sem vergonha... Onde já se viu isso, estuda quem quer, quantas pessoas de baixa renda já foram aprovadas em X universidades pelo mundo? Por ter estudado em escola pública ou ser negro não é sinal de ser menos inteligente.

jXXzRhaPtRLO9.png

CBm9ybl.png

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.