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Guia de Pawn - Intermediário


Shum493
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Há tempos que não entrava aqui na WC, então resolvi voltar e fazer este tópico, já que desde que fiz meu Guia de Iniciantes, ampliei de forma considerável meu conhecimento em Pawn, embora este ainda não seja muito. Neste tópico, vou abordar um pouco mais sobre as diversas includes, mais detalhadamente, dando foco a alguns em específico, um pouco mais sobre objetos, arrays (vetores), criação de comandos, variáveis e defines. Tentando explicar de forma descomplicada.

 

→ Defines

 

Elas, como o nome diz, definem algo. O que grande parte das vezes lhe economiza algum tempo, principalmente quando você quer mandar alguma mensagem colorida, por exemplo o preto. Ao invés de fazer isso toda vez que for mandar uma mensagem?

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Quando você pode fazer desta forma:

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Usemos a cabeça... É bem mais prático. Lembrando que pawn é case sensitive.

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Também pode ser usada para definir o número máximo de players. Meus conhecimentos sobre esta parte estão um pouco precários, qualquer erro, avise.

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Isso define que o número máximo de jogadores que poderão entrar em seu servidor é 50, independentemente do que for colocado no server.cfg

 

→ Includes

 

As includes são parte importante na constituição dos principais servidores famosos, por assim dizer. Individualizando o streamer, zcmd e dini.

► Streamer

 

O Streamer funciona como um CreateObject, que é padrão, a partir do momento que você inclui o a_samp no seu GameMode. Porém, o CreateObject lhe impõe um limite de objetos, o limitando a 100 objetos, além de ter um tempo de carregamento de objetos pouco mais atrasado comparado ao Streamer. Os espertinhos que já pegaram GameModes na internet e editaram em seus servidores, se tiveram pelo menos um mínimo de interesse, teria reparado que havia um tal de "CreateDynamicObject' na maioria deles, logo se nota a presença da Streamer. A Streamer inclui o CreateDynamicObject, que além de carregar mais rápido, não possui um limite de objetos. Hoje mesmo vi uma variação dela, a Fallout_Streamer, ou simplesmente F_Streamer, onde o CreateObject passou a ser "F_CreateObject", entre outras funções que particularmente, achei muito interessante, mas a F_Streamer não é muito usada, pelo que parece... Não sei ao certo as vantagens ou desvantagens da F_Streamer comparado à Streamer.

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► ZCMD e Criação de Comandos

 

Todos os scripters que já têm conhecimento em pawn, procuram saber mais sobre o zcmd, sscanf, etc.

Há uma diferença básica entre a criação de comando padrão e o zcmd, observe:

 

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Com o ZCMD:

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Há claras diferenças... O zcmd simplesmente facilita sua vida em relação a criação de comandos.

 

► Dini

 

Esse aqui você acha em qualquer GameMode, eu o classificaria como um mini banco de dados. Em um servidor de RPG por exemplo, onde é preciso salvar donos de empresas, RG de players, bem como se possui licenças, se é líder de alguma organização... Tudo isto precisa ser salvo, é aí em que o Dini salva vidas. Não sei usar ele direito ainda, então é melhor que se tiverem dúvidas posteriores, vá ao Forum SAMP, tudo que sei é proveniente do Fórum, de tanto que perguntei, acabei aprendendo.

 

→ Arrays - Básico

 

As arrays são outra coisa que pode se encontrar em qualquer GameMode. Exemplo de Array:

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ou então

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Vai dar na mesma.

O que estou fazendo aqui, é criar minha array, que possui 5 slots (teoricamente, 4), e na posição 2, estou setando o número 7. Então ficaria assim, onde x = números alearórios:

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O interessante está aí, perceba que, usando a vossa contagem habitual, o '2' estaria na posição 3 da nossa array, porém, nas linguagens de programação, a contagem começa do zero. Recomece a contagem, e perceba que o 7 está realmente na posição 2.

Há diversos modos de se usar as arrays.

Nada nos impede de colocar letras nas arrays, certo?

Faremos assim:

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A partir do momento em que você coloca o contúdo do x slot entre aspas, automáticamente, o pawn entende que são caracteres.

 

→ Variáveis

 

Em pawn, não existe essa de declarar como inteiro, float ou char/string, isto é definido depois, na hora em que as variáveis serão usadas.

Declara-se usando o 'new':

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Espero ter ajudado, e que seja compreensível tudo o que foi escrito por aqui. Caso esteja procurando uma apostila para pawn, a melhor que pode existir é a Wiki SA-MP PT.

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