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SDL - Ótimo para criação de jogos


~~Surfistinha~~
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A biblioteca SDL foi criada para facilitar a criação de jogos em Linux, *BSD, MacOS, Win32 e BeOS. Por ser uma biblioteca multi-plataforma, você terá um único código de seu jogo para diferentes sistemas operacionais. Neste artigo abordarei o básico sobre o uso dessa poderosa biblioteca.

Por: Hunz

 

Inicializando o uso do SDL em seu código

Primeiramente temos que incluir a biblioteca em nosso código, da seguinte maneira (todos os aplicativos SDL precisam dessa linha):

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SDL é composto de 8 subsistemas. Neste artigo abordaremos 3 deles, os quais eu julgo serem os principais para o desenvolvimento de um jogo de pequeno porte:

 

* Manipulação de eventos;

* Entrada/Saída de dados;

* Vídeo.

 

 

Cada um desses subsistemas é inicializado através da função SDL_Init, também pode ser usada a função SDL_InitSubSystem, mas a função SDL_Init tem que ser usada antes de qualquer outra função SDL e ela inicializa automaticamente alguns subsistemas, como Entrada/Saída de dados e Manipulação de eventos.

 

Para iniciar o subsistema de Vídeo e os outros subsistemas padrões, devemos usar a função:

 

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A função SDL_Init é completada com a função SDL_Quit, que deve ser usada quando terminada o uso da biblioteca SDL, esta função fecha todos os subsistemas inicializados.

 

Já sabemos como iniciar e como finalizar o uso da biblioteca SDL, o que nos permite criar a aplicação mais básica em SDL, mas de qualquer modo, precisamos aprender a manipular erros. Muitas funções SDL retornam um valor e indicam onde a função teve sucesso e onde ela falhou. Por exemplo, SDL_Init retorna -1 caso não seja possível iniciar um subsistema. SDL possui uma função muito prática para saber no que ocorreu o erro, sempre após ocorrer algum erro este erro é armazenado e podemos recorrer a ele usando a função SDL_GetError. Sempre use isso com freqüência, creio que você não pode ter muito conhecimento sobre um erro sem usar essa função.

 

Agora que já sabemos o básico, vamos ao primeiro exemplo:

 

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Para compilar:

 

$ gcc teste.c -o teste -lSDL

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