Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Quais os melhores programas para criar jogos em 3D, ex: WoW,Call of Duty....

~~Surfistinha~~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Boa noite, Membros da WebCheats !

Estou muito feliz Hj xD:

1. Participação! Qualquer um quando está criando um novo portal fica muito feliz quando vê começar a participação nele; sorriso

2. Teste de segurança e níveis de acesso. Você conseguiu postar na seção de notícias, quando o certo seria que sua postagem fosse em um fórum específico para tirar dúvidas. Isso se deu por dois motivos:

a) Não criei ainda um fórum específico para dúvidas, vou criar isso, então, e mover sua mensagem para lá mais tarde, ok?

b) Eu tive que dar permissões a todos os usuários para postar e tal para que pudessem postar nos fóruns... Só que esqueci que a seção Site News também é um fórum, no Moodle, logo eu estava dando permissão automaticamente para postarem. XD Tenho que corrigir isso, pois o lugar das dúvidas será nos fóruns, senão, quem for chegando pode ficar perdido, se a página principal não for bem clara quanto ao seu conteúdo, não?

Mais uma vez, valeu por ter colocado JUSTAMENTE nessa parte do site, senão eu não teria percebido que ela estava com esse problema. sorriso

3. Ah! E o terceiro motivo é porque este é realmente um tema muuuuuito intrigante e que sempre surge em nossas mentes, quando estamos começando.

Estou então elaborando um artigo (acho que não vai ficar muito grande não) que mais tarde irá aqui no site, mas enquanto isso, deixe-me apresentar-lhe um resumo do que posso dizer a respeito, ok? piscando

Vou conversar um pouco então com você antes de responder diretamente a sua pergunta, ok?

Todos nós, quando nos interessamos pela área, caindo de pára-quedas, queremos chegar o mais rápido ao nosso objetivo e acreditamos que indo direto ao alvo é a melhor forma, mas não é.

Por exemplo, se você quiser fazer um jogo 3D sem antes passar por um jogo 2D vai sentir muitas dificuldades, pois um projeto de jogo 2D é muito mais simples de se desenvolver e, portanto, é mais fácil para quem está começando aprender com eles.

Então, eu fortemente aconselho você a, se realmente possui interesse na área e não está querendo perder o trajeto para chegar ao seu sonho de desenvolver softwares, primeiro estudar um pouco sobre o mercado, os diversos tipos de plataformas, gêneros e profissionais envolvidos e, então, procurar aquilo em que mais se adequa, pois um jogo como WoW não é feito por uma pessoa só.

Os atuais projetos de jogos duram em média de dois a três anos, contando com cerca de 50 profissionais (segundo pesquisas da AbraGames), os de nível mais “operacional” contando com três anos de experiência e os gerentes com sete anos ou mais (segundo levantamento de oportunidades de emprego publicadas no GamaSutra). Hummmm... Daqui já dá para sentirmos um pouco o drama, não é?

Após essa mini-maratona, se você estiver interessado em atuar na parte de arte gráfica em geral, o bom é que você:

a) Aprenda primeiro a desenhar. Técnicas de desenho a mão, vetorização, arte em bitmap, pixel art, etc. Aprenda diversas técnicas sobre a melhor forma de colorir, como criar efeito de luz e sombra, e outras coisas.

b) Após isso, é hora de aprender a modelar em 3D, tanto modelagem low-poly, quanto hi-poly.

c) Aprender a texturizar, como criar texturas, como aplica-las, criação de mapas de bump e environment, etc.

Se você quiser somente a área de modelagem 3D, fortemente recomendo que treine ao menos técnicas de desenho a mão e, então, já pode cair na modelagem 3D.

Agora, se você quer ser programador, daí que a coisa vai ficar mais fácil para você se primeiro aprender como construir jogos 2D para, só então, criar jogos 3D. As vantagens são muitas:

a) É bem mais fácil criar um jogo 2D do que um 3D. Depois fica fácil aprender como aplicar seus conhecimentos nos jogos 3D, porque o que acontecerá é a inserção de uma nova componente no gráfico que representa o espaço do seu jogo: o eixo Z.

b) A matemática e física de um jogo 2D são mais simples, porém não significa que não serão fácil de aplicar no mundo 3D, muito pelo contrário, vai ajuda-lo muito quando tiver que desenvolver a matemática e a física para esse tipo de jogo.

Bem, todo mundo geralmente quer cair de cara em jogos 3D, eu desaconselho isso, mas tudo bem, meu conselho já está dado, vamos agora responder realmente o que ele perguntou: quais as ferramentas mais conhecidas para isso?

Para não ficar aqui muito falatório, vou pegar o texto que havia escrito para o meu blog sobre desenvolvimento de jogos (que desativei essa semana, pois não dá para dar conta de tudo ao mesmo tempo), pegar somente aquilo que é específico de jogos 3D (ou seja, a modelagem 3D e a programação) e vou atualizar e expandir o texto aqui, ok?

Para que você tenha seu jogo 3D rodando certinho, duas coisas serão necessárias: ferramentas para que possa criar todos os objetos e cenários 3D (modeladores 3D) e ferramentas para carregar os objetos criados no ambiente do jogo (engines 3D).

Modeladores 3D

Como o próprio nome já diz, são ferramentas que permitem a criação de objetos e cenários em 3D, processo esse denominado modelagem.

É preciso fazer um comentário muito importante: não basta só o modelador 3D para que se tenha o jogo concluído! Por meio da maioria dos modeladores 3D, tudo o que você poderá ter são os objetos em 3D a serem utilizados em sua engine gráfica 3D.

Obs: O Blender possui um kit que melhor permite a programação e assim utilizar-se de seus objetos criados no modelador em um jogo seu. Em outras palavras, com esse kit do Blender, sim, dá para fazer jogos sem necessitar de muito trabalho em entender como funcionam as engines gráficas 3D, dentre outras coisas.

Quando escolher a ferramenta de modelagem 3D a ser utilizada, lembre-se de levar em consideração se a mesma já exporta os objetos 3D em formato compatível com a sua engine gráfica ou se há algum plug-in conversor bom e confiável para que exporte seus trabalhos por meio dele para então usar em seu jogo. Lembre-se, você vai modelar aqui, mas precisa que o arquivo seja carregado por sua engine gráfica para que seu jogo realmente funcione!

Bem, para modelagem 3D, podemos citar as seguintes ferramentas:

a) Série 3DSMax - essa é a ferramenta mais conceituada e com maior tradição no desenvolvimento de jogos e animações gráficas. A maior parte dos motores conhecidos suportam os modelos gerados pelo 3DSMax ou possui algum plug-in para exportação para o mesmo;

b) Maya - vem ganhando um grande espaço na mídia também essa outra ferramenta também da Discreet, principalmente na geração de animações gráficas;

c) Blender - ela vem ganhando espaço principalmente pelo fato de ser free e ter um trabalho razoável. Agora, meus colegas que já trabalharam com ela dizem que sua interface não é tão intuitiva quanto a do 3DSMax ou do Maya, ok? Além disso, para quem quiser aprender sobre esta ferramenta, há uma série de tutoriais sobre Blender publicados nas PDJzines (a edição #4 traz os últimos tutoriais de uma coleção de oito). A PDJzine pertence atualmente à PDJ e pode ser encontrada em nosso site:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

d) True Space - a Caligari, empresa desenvolvedora do TS, vem investindo bastante em sua ferramenta para melhor auxiliar os desenvolvedores de jogos. Desenvolveram inclusive o Game Space, uma ferramenta de modelagem 3D ESPECIFICAMENTE para jogos.

e) Cinema4D – ferramenta que também vem ganhando muito espaço na área de animação em geral, mas na área de modelagem para jogos, acredito que só ouvir falar dela em um projeto de jogos de corrida.

Bem, agora que já falei um pouco sobre essas cinco ferramentas, vou lhe dar meu parecer final: escolha, por enquanto, entre 3DSMax e Blender. A primeira devido à sua qualidade reconhecida mundialmente, a segunda devido ao fato de ser free e estar crescendo cada vez mais, principalmente no Brasil, onde muitas empresas estão adotando ferramentas gratuitas a fim de reduzir custos.

Como você mesmo disse, está se dando bem seu aprendizado no 3DSMax, então não vejo porque mudar desta!

Engines Gráficas 3D

Bem, a segunda coisa que você precisa saber (isto se você está interessado por trabalhar na área de desenvolvimento da engine gráfica) é quanto às possibilidades existentes atualmente para aquisição e/ou desenvolvimento.

Uma engine gráfica 3D trata-se da principal parte de um projeto de jogo que será encarregada de receber informações e transforma-las em imagens para que o jogador possa ver o que está acontecendo...

Uma grande preocupação em jogos deve-se ao fato de que a maior parte do processamento de um jogo é justamente ocupado pelo processamento dos gráficos, ou seja, um jogo que requeira uma grande capacidade gráfica estará consumindo bem mais processamento que um mais modesto.

Como quem dita a performance que o sistema vai ter para exibir os gráficos dos objetos 3D é a forma como a engine gráfica resolve cada coisa, então a boa escolha desta pesa muito!

Há duas formas de se resolver esse problema: adquirindo uma boa engine ou criando sua própria engine.

Todo programador logo se vê louco de vontade de criar uma engine inteira do nada, mas isso é um risco que não devia ser assumido assim tão facilmente, pois demora muito tempo para criar uma e geralmente ela não é tão satisfatória quanto se adquirisse uma já pronta.

Só para se ter noção, grandes empresas desenvolvedoras de jogos como a ID Software vendem licenças para a engine que desenvolveram para algum jogo seu, como a Unreal Engine. O problema dessas engines é que geralmente possuem preços mais do que salgados, mas estou citando aqui somente para que percebam a importância de, muitas vezes, adotar uma engine gráfica já pronta, já que até as grandes empresas trabalham com isso.

Caso queira criar toda a engine do zero, bem, se não, aqui vai uma lista de engines gráficas que você pode usar:

a) 3D Game Studio (3DGS) - na verdade, a engine deste é (se bem me) a A6. O 3DGS trata-se mais de um maker, formado por sua própria engine, editores de cenário e de objetos (que permitem importar e exportar para diversos formatos de modelos 3d), uma linguagem de script (C-Script) que permite a programação e várias outras coisas. Em resumo, é bem completo, mas o preço é um pouco amargo. triste

b) Torque Game Engine – engine que faz mais do que somente cuidar da parte gráfica. Na verdade, pode ser considerada um maker como o 3DGS, ou seja, com ela é capaz de importar os arquivos necessários, programar e cuidar de várias outras tarefas importantes para o desenvolvimento do jogo.

c) Dark Basic Pro – Há muito tempo também que não trabalho com o DBPro, estou colocando ele aqui na lista para o caso de você querer dar uma olhada nela, ok? piscando

d) Ogre3D - engine gráfica (ouviu bem? engine só para a parte gráfica!) com suporte a D3D7, D3D9 e OpenGL. Bem legal, suporta pixel e vertex shaders e outras coisinhas mais. Ah, é free e open. =D

e) Irrlicth - é assim mesmo que se escreve isso? Também é uma engine gráfica. Bem, essa também suporta D3D9 e OpenGL. Suporta um bocado de coisas, igual a Ogre3D. Ah, ela é free e open source também. :D

Bem, agora abrindo aqui um parêntese. Você me disse que está atualmente estudando o Blitz 3D. Eu não trabalhei nem estudei até agora com esta e por isso não posso lhe dizer o que acho dela em relação a outras. No mercado, várias são as opções além do Blitz 3D, tais como o Dark Basic Pro (citado acima), FPS Creator (esta, somente para a criação de jogos no estilo FPS) e os makers de jogos que já cuidam de muitas coisas de nosso projeto, tais como o 3D GameStudio e o Torque Game Engine.

Sinceramente? Se você já está indo bem em 3DSMax e acha que o maior problema é quanto à programação, 3DgameStudio pode te ajudar, pois esta ferramenta conta com:

· Grande quantidade de códigos-fonte de exemplos junto com as ferramentas para aprimorar o aprendizado;

· A existência de uma revista online sobre desenvolvimento de jogos em 3DgameStudio, basta acessar o portal dos desenvolvedores da ferramenta e lá não é difícil achar um link para a seção de revistas;

· A existência de muitas comunidades que estudam essa ferramenta e estão sempre dispostas a conversar, trocar idéias e solucionar dúvidas. Duas dessas comunidades são a PDJ (

) e a UniDev (
);

· Além disso, há muitos tutoriais e exemplos de scripts já prontos espalhados por aí, bem como já existe literatura em língua portuguesa sobre o 3DGameStudio e como fazer jogos no mesmo.

Bem, é isso: aconselho continuar com o 3DSMax no desenvolvimento dos objetos e cenários 3D e, para a parte de criação do jogo em si, talvez possa testar o potencial do 3DgameStudio.

Algumas empresas emergentes no Brasil e no mundo estão adotando essa ferramenta a fim de agilizar o processo e estão conseguindo ótimos resultados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.