Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Você sabia que perde 1/4 do filme enquanto lê as legendas?

Renata
 Compartilhar

Posts Recomendados

Estudo revela que nosso cérebro deixa de captar até 25% de informações em filmes legendados.

[video=youtube;PUgP4JDbB50]

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

De acordo com um estudo, realizado por Marcelo Peruzzo, professor da FGV, quando assistimos a filmes legendados perdemos, em média, 25% de toda a ação por estarmos concentrados na leitura das frases e não no que está acontecendo no cenário ou com os personagens.

Peruzzo realizou um experimento com alunos da União Educacional de Cascavel, utilizando a técnica de Eye Tracking — que emprega um dispositivo capaz de registrar o movimento dos olhos de maneira precisa — para determinar o comportamento dos telespectadores enquanto assistem a filmes legendados e dublados.

Atenção dividida

Os resultados revelaram que 25% da atenção fica focada nas legendas, deixando passar detalhes importantes, como expressões, movimentos e determinadas ações que podem ser vitais para o correto entendimento do contexto do filme.

Além disso, o estudo também revelou que, em vez de aprender palavras de um novo idioma — como muita gente acredita que acontece —, na verdade, ocorre um maior estresse nos telespectadores, já que eles precisam dividir a atenção entre elementos ocorrendo em cena e as legendas do filme.

Assim, segundo Peruzzo, os filmes dublados conseguem transmitir o conteúdo de maneira muito mais eficiente do que os legendados. Portanto, se você prefere mesmo as versões originais, talvez seja uma boa ideia investir mais em cursos de idiomas.

Tecmundo

Marcelo Peruzzo

SUPERCÉREBRO

O que falar dessa assinatura que nem escrevi mas já considero pakas?

http://www.webcheats.com.br/forum/tutoriais-wc/2242064-como-colocar-assinaturas-post8832945.html#post8832945

<3333

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço curso de inglês, tudo que assisto tem legenda agora, e se não tem não gosto muito de assistir, tô acostumado já, comecei para treinar um inglês mas agora já era. Mas leio e assisto de boa.

Bom post, Rnada. '3'

Link para o comentário

Mas também depende da cena, e de quem lê a legenda.

Eu leio bem rápido, justamente pra não perder nada.

Mas tem cenas que não exigem tantas 'caras e bocas', dai não perdemos praticamente nada enquanto lemos a legenda.

Mas legal o vídeo, :).

Maior artilheiro da La Liga - Maior artilheiro do Barcelona - Mais vezes artilheiro da Champions League ( 5 ) - 77 gols na Champions League - 4 bolas de ouro - 91 gols em um ano - Maior artilheiro do El Classico

Prazer, Lionel Messi.

Link para o comentário

¬¬

nada aver

eu assisti animes legendados

e consigo ler a legenda de boa

muita gente reclama nos comentários dizendo que preferem dublado

dublado é um LIXO!

as vozes mudam muito, tem censura, e as palavras não são as mesma ditas no legendado

LEGENDADO OWNA!

quem não consegue acompanhar as legendas de algum filme, anime, ou seja lá o que for

é pq tem dificuldades em Português mesmo

ta certo que a gente preserva um pouco do cérebro para as legendas

mas 25% na minha opinião é muito

eu deve preservar apenas uns 10~20%

e como dito aí, eu aprendo sim com animes legendados,

já sei algumas palavras em japonês

gosto muito mais de japonês do que Português

as palavras em japonês são bem mais Style xD

Hatake

xOC6Als.png

tumblr_n3a3g1jZEZ1sh4jqto1_500.gif

Link para o comentário

É interessante ver para onde as pessoas olham durante o trailer.

O que falar dessa assinatura que nem escrevi mas já considero pakas?

http://www.webcheats.com.br/forum/tutoriais-wc/2242064-como-colocar-assinaturas-post8832945.html#post8832945

<3333

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Nem sabia disso , falo ingles e portugues , já vi filmes alemães de guerra com legenda em ingles , e nunca tive problemas com o intendimento do filme .

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário

Não Sabia disso Rnata , É Interessante Isso .

Mais por Costume , Sempre Ler Rapidamente , é Nunca Perdi Nenhuma Parte .

Mais é Claro que Tipo Você se Desconsidera do Filme , Pois Existe Legendas Muito Rápidas , é Preciso Ficar nelas Concentrado Lendo , é Aí se Perde as Imagens , Mais As vezes Consigo Ler e Ver a Imagem , Derrepente isso Acontece é Nem Percebo .

Mais Ótimo Tópico , Bem Interessante , Obrigado .

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

Link para o comentário

• 2 semanas atrás...

Achei interessante, mas não é novidade pq realmente é obvio que perdemos alguns segundos da cena por conta da leitura.

Quem assiste pela net ou Dvd ainda tem a chance de dar replay, mas se forem assistir no cinema filmes legendados, vocês vão notar que nem sempre dá pra ler e ver toda a cena (Principalmente cenas de ação).

Link para o comentário

• 2 semanas atrás...

Eu mimijo de rir quando vejo dublagem de risadas ou outros sons de reações, tipo quando um cara toma um soco. Também quando tem aquela mudança da dublagem pro som real de repente e vice-versa. Sério, dou tanta risada que creio que perco bem mais filme do que se tivesse lendo as legendas.

Pelo menos fica divertido =P~~

Link para o comentário

Eu sei ingles mas mesmo assim leio a legenda. Acho que não perco nada, entendo perfeitamente tudo que vejo. Lendo em português e ouvindo inglês ajuda a entender algumas palavras menos usadas. Prefiro mesmo legendas.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.