Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Racismo - Um crime passivo ?

yahazu
 Compartilhar

Posts Recomendados

Senhores, o tema é bem complicado. E estou criando o tópico, por um comentário feito pela Rnata.

Para dar início ao tema, e ao debate, deixo um esclarecimento breve. Racismo não se aplica somente a pessoas negras, o racismo é interligado a raça. Como sabemos, o termo raça não serve para designar um ser biologicamente, apenas socialmente.

racismo2.png?w=384&h=391

História do Racismo no Mundo

Relatos históricos provam que o racismo começou na Idade Antiga. Entre gregos, romanos e egípcios. Alguns livros classificam como xenofobia, pois era uma troca de ódio, onde cada povo se julgava superior pela sua cultura e religião.

• O começo da tragédia

O verdadeiro sentimento racial, começou com os Europeus em sua colonização pela África. Como justificativa para escravizarem os negros, os europeus diziam que eles eram uma raça inferior. Vale lembrar, que a escravidão começou um pouco antes disso, como forma de comércio entre Portugal e a África. Alguns historiadores desmentem isso, dizendo que Portugal sempre subjugou os africanos pela cor da pele. Verdade ou não, nasce aí uma história que não teve fim.

• Apartheid - O extremo !

Foi uma segregação racial. A África do Sul estava dividida, entre a minoria branca, e a grande população, negra. Com o Apartheid, negros não poderiam utilizar transportes, não teriam atendimentos em hospitais. Para se ter uma noção, negros e brancos não podiam se casar entre si, era considerado crime. O assunto sobre o Apartheid é imenso, e aqui irei relatar apenas as "causas" que levaram a esse extremos.

Como pode algo tão terrível como este ser aceito pela população mundial ? O cerco por trás desse ato terrível, estava na justificativa de que negros são inferiores aos brancos. E com o passar do tempo, brancos teriam a identidade absorvida pelos negros, e o Apartheid seria uma forma de defesa.

• Racismo no Brasil

No Brasil não foi muito diferente. Com a chegada dos escravos, criou-se uma certa cultura, de que negros e índios seriam uma raça de animais, e estariam sujeitos ao trabalho forçado. Mesmo após a abolição da escravatura, com a Lei Áurea, já estava na cultura do Brasileiro, o pensamento racista. E palavras de ordem agressiva começavam a tomar força. Nascia assim, uma questão ética, é racismo chamar alguém de preto ? Por que chamar alguém de branco não é racismo ?

Crioulo, preto, pretinho... Essas palavras eram usadas por donos de engenho e afins, pessoas que escravizavam os negros. De forma social, chamar alguém de preto, é intimidá-lo, rebaixá-lo pela história. Pois assim eram chamados os escravos, e depois de tanto tempo, ainda existe gente usando essas palavras de forma agressiva.

Atualmente

Na atualidade, temos inúmeros casos envolvendo racismo. O meio mais presente, é no esporte. Quase sempre envolvem times europeus. E vos trago um caso um tanto quanto interessante. Se trata do jogador da Seleção Brasileira, Hulk, que foi convocado para as Olimpíadas, em uma partida válida pelo Porto, time que defendia na época.

[video=youtube;j8_UzaFS5wI]

• Respeito

Lembrem-se, tudo se resume em primeiro lugar ao respeito. Se vocês possuem um amigo negro que não liga para essas brincadeiras envolvendo nomes e apelidos, ótimo. Mas essa regra não é válida para qualquer indivíduo. E há pessoas que realmente se sentem humilhadas, portanto, em primeiro lugar vem o respeito...

Images%5Canti-racismo.jpg

O tópico ficou um pouco superficial. Mas é para o debate continuar com as opiniões de vocês. Obrigado pela atenção !

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela é negra obviamente não é racismo chamar daquilo que ela é, do mesmo modo, que não é racismo chamar de branca uma pessoa que é branca. Eu não vejo problema alguem em chamar-lo por o nome da sua raça, ao contrário, de estar orgulhosos, eles estão ofendidos.

Em minha opinião, racismo é chamar um negro de branco, pois é a única coisa que ele nao é.

3R2OKfG.png

Bonds are ties to each other. I don’t think little of that. But the futures we’re meant to walk won’t come to us with bonds alone. You’re responsible with living your own life. We’re simply stepping onto the next stage, is all.

Link para o comentário

Se ela é negra obviamente não é racismo chamar daquilo que ela é, do mesmo modo, que não é racismo chamar de branca uma pessoa que é branca. Eu não vejo problema alguem em chamar-lo por o nome da sua raça, ao contrário, de estar orgulhosos, eles estão ofendidos.

Em minha opinião, racismo é chamar um negro de branco, pois é a única coisa que ele nao é.

Negro é o termo correto, mas você acha que quando se faz racismo se chama de negro? Negro é o politicamente correto, mas ninguém liga, chama de pretinho, preto, neguinho e etc, isso sim é racismo, do mesmo jeito que se pode chamar um branco de branquelo, queijo e assim por diante. Não é que eles não sintam orgulho e sim que tenham falta de conhecimento. Racismo só serve para tentar deixar uma raça inferior a outra, é o mesmo que guerra, inútil.

Our King

Ronald_Weasley.png

Link para o comentário

Não é que eles não sintam orgulho e sim que tenham falta de conhecimento.

Isso foi um erro de digitação ou você está afirmando que eles são ignorante? De onde ou por quem afirma isso? Diante dessa afirmação, podermos ter a impressão que são eles mesmo que, fazem em seu psicológico, essas pertubações. Assim sendo, eles são os verdadeiros racistas nesta questão.

3R2OKfG.png

Bonds are ties to each other. I don’t think little of that. But the futures we’re meant to walk won’t come to us with bonds alone. You’re responsible with living your own life. We’re simply stepping onto the next stage, is all.

Link para o comentário

Eu sempre aprendi que não devo julgar alguém pela cor, conheci grandes homens de grandes empresas que sofreram racismo e hoje os que falavam abaixam a cabeça e escutam.

Com o tempo as pessoas vão criando respeito, vejo mais o Bullying (é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro), que também e uma forma de racismo.

Link para o comentário

É uma coisa séria que está contaminando o país. Eu tenho colegas tanto brancos quanto negros, nunca parei para pensar na cor deles, sempre tratei -os com igualdade. Sempre penso assim, o que faz uma pessoa branca pensar que se sobressai sobre um negro? Ao longo da história os negros sofreram muito pela exploração e pela escravidão que sofriam de povos brancos, talvez por estes pensarem que sua raça branca fosse superior? Sim, o homem passa a se sentir superior a aquilo que é diferente para eles, mas as pessoas são iguais, no fim de tudo.

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

O pior nisso tudo que somos todos da mesma raça : Humana . Ver pessoas se descriminando simplesmente por uma coisa estúpida que é a cor da pele é algo ridiculo . O pior de tudo isso é que as pessoas nao respeitam . Se acham superiores e ainda acham que estão certa em agredi-las simplesmente por uma coisa besta que é a cor da pele .

Para mim quem comete racismo deve ser preso na hora . Prezar respeito é o minimo que se deve ter , ainda mais porque voce é da mesma raça que a outra pessoa , Humana .

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário

Racismo é não é só chamar uma pessoa de negro ou branco.

Existe o racismo entre as suas próprias raças um exemplo disto é o filme Hotel Ruanda (Hotel Rwanda), baseado em fatos reais que mostra como é e como foi a vida de muitos africanos.

Veja o trailer do filme aqui :

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Então é isto, e pra quem é racista reveja seus conceitos sobre isto, todos nós temos sentimentos.

Link para o comentário

Isso foi um erro de digitação ou você está afirmando que eles são ignorante? De onde ou por quem afirma isso? Diante dessa afirmação, podermos ter a impressão que são eles mesmo que, fazem em seu psicológico, essas pertubações. Assim sendo, eles são os verdadeiros racistas nesta questão.

eu havia escrito algo e apaguei pela metade '-'

Our King

Ronald_Weasley.png

Link para o comentário

Bom, não é querendo ser racista até pq 1/3 dos meus amigos são negros, e são bem divertidos.

Mas, nas salas de aula que estive recentemente as negras eram maloqueiras,mal educadas,e muito metida. Claro que isso não significa por causa da raça mas poderia ser apenas uma coincidência?

kko1F7P.gif

Ouma é v1ad0
Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

Vou transcrever o que eu havia dito em outro tópico.

A questão de racismo ou não racismo é complicada.

Depende muito da forma como você diz determinadas coisas e depende da índole e da cabeça de quem ouve.

Eu tenho vários amigos negros e nenhum deles liga para brincadeiras desse tipo. Na verdade, eles mesmos puxam as brincadeiras, fazendo comentários e ''zoando'' a si mesmos e aos negros. Não vemos maldade. Eles têm a consciência que, o que uma ou outra pessoa diz, não define quem eles são. O caráter, a moral e os valores deles não vão mudar só por que alguém falou ''preto''. Mas, algumas pessoas se sentem ofendidas com coisas mínimas que, para muitos seria algo irrelevante.

Senhores, só gostaria de deixar algo claro.

Dizem que não se pode chamar uma pessoa de pele escura de preta por que preto é cor então, deve-se chamar de negro.

Se pensarmos nessa vertente, pretos não poderiam chamar pessoas de pele clara de brancos por que branco é cor.

Na verdade, preto é ausência de cor e branco é a junção de todas.

Por que é racismo um branco chamar um preto de preto e não é racismo um preto chamar um branco de branco?

Não deveria ser permitido ser chamado de branco. Mudemos para ''claro'' pois branco é racismo.

Outra coisa importante.

Nosso governo classifica as pessoas com pele escura como pretos e não negros.

Veja um artigo publicado no site do IBGE:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Note que as raças são:

• Indígena
  • Parda
  • Amarela
  • Preta
  • Branca

O governo define como preto. Não negro, não Afro-latino, não Afro-descendente ou coisa do gênero.

Acho que se é racismo chamar um preto de preto, todos os negros do Brasil deveriam se juntar e processar o governo por chamá-los de pretos.

A cor da pele do indivíduo não define o caráter dele. Não define a conduta dele.

Claro que usar palavras para agredir verbalmente uma pessoa, utilizando-se da cor dela para depreciá-la, é algo deplorável mas, como dito, se um negro te chamar de branco, de forma depreciativa, será racismo da mesma forma. Mas, tudo depende de como cada um encara cada situação.

Não sou racista, até por que sou parte, dentre as definições de raça do governo, estou bem próximo de ser classificado como preto. Como disse, tenho vários amigos negros. A questão na verdade não é racismo em si e sim a nomenclatura.

Falar preto ou negro, não faz diferença. A cor da pessoa vai ser identificada da mesma forma. Então, se o discurso fosse, é melhor chamar de negro por que é mais bonito, por que as pessoas de pele escura preferem ser chamada assim, ai tudo bem. Claro que há uma questão histórica mas, muitas vezes os próprios negros se sentem mal com a própria cor e acabam interpretando qualquer comentário ou nomenclatura como racista.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.