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Tutorial - Manipulando Sprites com Delphi para iniciantes


~~Surfistinha~~
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Manipulando sprites com delphi

 

Neste tutorial vou encinar como manipular sprites com o delphi... o conteúdo deste não é complicado pois projetei para aqueles que estão iniciando em programação de jogos em delphi.

Chega de papo furado e vamos a ação!

 

Como colocar uma Figura na tela e move-la ao apertar as direcionais sem que ela pisque

 

Este é um grande problema pra quem está começando, as imagens piscam quando você as move, mas o que poucos sabem é que a solução é rápida e prática.

Inicie um novo projeto

Coloque no seu formulário um componente paintBox da palheta system.

clique sobre o paintbox uma vez e mude sua propriedade Align para AlClient.

Esta vai ser nossa tela e é neste componente que está o segredo.

Agora aperte F12 e declare as variáveis x e y como integer e fig como tbitmap.

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Agora vá em eventes do form1 e escolha OnCreate.

Agora será necessário carregar a imagem eu escolhi por uma figura na pasta c: como o nome de fig que eu fiz no fireworks experimente fazer a sua no paint ou qualquer outro editor de imagens, no evento oncreate os códigos:

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Estamos quase lá agora precisamos por algo para verificar as direcionais, para isso acrescente um Timer(relógio) da palheta system no formulário, mude a propriedade interval dele pra 100, ou seja de 100 em 100 milésimos de segundo ele faz uma ação que agente vai mandar, no nosso caso vai ser verificar as direcionais se elas estiverem pressionadas ele anda se não ele fica quieto.

Dê dois cliques no relógio e coloque o seguinte código

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Lembrando q X comanda a posição da figura na horizontal (EX:se você tira de X ela se move para a esquerda ), já a variável Y controla a posição da figura na vertical(EX: se você acrescenta a Y a figura vai se mover para baixo), Sendo assim o ponto 0,0 do seu form é o superior esquerdo.

Agora só falta mandar desenhar a figura no paintBox e é aqui que está todo o segredo, faça assim na última do timer acrescente o seguinte comando

Paintbox1.canvas.draw(x,y,fig);

Simples não? Então vai ficar assim:

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Como controlar sprites com frames

 

Vamos a programação:

Crie um novo projeto

Como agente não vai movimentar a figura ela vai ficar só em uma posição não há necessidade de por um paintBox.

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Explicando o código:

tela: array [0..14] of tbitmap;

É a imagem final, usamos array 0 .. 14 por cauda dos frames

fig: tbitmap;

Carrega a imagem inteira sem separar o frames.

pf : byte = 0;

Vai servir como um controlador de frames.

 

Agora criamos o procedure explosão que vai servir para desenhar a figura da explosão no fomulario.

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Agora adicione um botão ao formulário, dê dois clique e adicione

 

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Simples não?¿?

 

Primeiramente definimos as variáveis

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ai sprites ñ tem q se mexe sozinho ñ?? tipo ñ sei bem a definição mais pra min sprite tem q anda e tile é o senario parado.

 

vendo assim "só de passada de olho" ñ entendi muito bem estes frames mais vo testa e depois falo..

 

flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww:D :D

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ai sprites ñ tem q se mexe sozinho ñ?? tipo ñ sei bem a definição mais pra min sprite tem q anda e tile é o senario parado.

 

vendo assim "só de passada de olho" ñ entendi muito bem estes frames mais vo testa e depois falo..

 

flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww:D :D

 

 

Sim mas primeiramente voce tem que manipular ela

 

E bem simples poo

 

Obrigado

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