Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Criação de jogos]Como criar roteiros para jogos


~~Surfistinha~~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Como criar roteiros para jogos

 

Olá! Este é meu primeiro tutorial e espero te ajudar. Procuro neste esclarecer as dúvidas que muitos roteiristas tem ao criar uma história. Escrevi este tutorial de modo a sintetizar os tipos de jogos e seu respectivos tipos de roteiro, como organizar idéias, criar personagens marcantes, etc. Nos próximos tutoriais, vou me aprofundar nesses tópicos isoladamente, formando uma série de tutoriais.

 

Bem, vamos lá!:

 

Para começar, vamos falar dos tipos de estórias segundo o estilo do jogo.

 

Os jogos e seus respectivos tipos de roteiro

 

->Ação: Jogos de ação tendem a ter uma estória simples, já q o intuito é atirar! =) Mas hoje em dia isto está mundando, e os jogadores do mundo inteiro exigem mais. Um bom exemplo para se perceber a infalível mistura de um bom roteiro e bom jogo é o Delta Focer BlackHawk Down. Repare que a história é um fato, aconteceu na Somália e tudo mais. Portanto, tiroteio desenfreado nem sempre significa estória sem graça.

 

->Estratégia: Aqui, a coisa começa a complicar um pouco mais. Para se fazer um bom jogo nesse estilo, é preciso uma boa história, com uma trama que se desenrola ao passar das fases. O jogador precisa se sentir parte da hisória, para mtivá-lo a passar horas diante do computador bolando uma estratégia, sem saber se esta pode mudar ou não o rumo do jogo. Exemplos : Age of Empires, Warcraft e Toda a série do Command & Conquer. Este último é meu favorito. No decorrer das fases, partes da estória são exibidas, tornando o jogo mais divertido, tentador e desafiador. Este tipo de jogo requer uma estória em que, segundo a maioria dos jogo, alguém lute contra outro alguém com finc de ter/dominar tal coisa.

 

->Aventura: Quem nunca jogou Mário ou Sonic, não sabe o que está perdendo. Este tipo de jogo exige uma estória rica, porém dinamica, senão o jogo se torna chato. Aqui é mais fácil, vou dar um exemplo: Sua namorada foi sequestrada e você tem que salvá-la. Pronto, um bom pretexto para se criar um jogo muito legal.

 

->RPG: Agora entramos em um campo perigoso...Aqui todo e qualquer detalhe TEM sua própria história, por menor que seja. (Isso se você planeja criar um jogo de sucesso). Sua estória não precisa ser fantasiosa, pode ser realista, contanto que esta envolva o jogador de tal maneira que ele não consiga mais parar de jogar. Exemplos: Final Fantasy, Diablo. Vários personagens nesse tipo de jogo interagem, e cada um deles possui uma história, amigos, inimigos, pontos fracos, romances, casas (ou não), gosto por alguma coisa, resumindo, se você gosta de detalhes e tem uma boa idéa, aposte neste gênero.

 

->Simulação: Neste estilo não é preciso muito. Vamos usar aviões como exemplo. No jogo "Fly or die" (ele não existe, é um exemlo!), você é um piloto de um caça e deve destruir uma raça alienígena. Pronto, é só criar as fases. Mas é lógico, para o jogo ficar melhor, siga, também, as "regras" dos jogos de estratégias.

 

Espero não ter esquecido de nada! =)

 

Depois dessa introdução, a parte crucial do tutorial:

 

Tendo idéias

 

A pior coisa que pode acontecer é querer fazer um jogo sobre alguma coisa mas não se ter idéias. Ficamos encarando o papel sem conseguir pensar em nada. Ouvir música, ver TV, ler um livro, passear, vai refrescar sua cabeça e você se acalmará. As idéias vem mais facilmente assim. Volte a tentar a "ter um idéia". Rabisque um papel, escreva algumas coisas, só não fique parado. As idéias vêm assim. Mas não se contente com a primeira coisa que lhe vier à cabeça. Anote-a mas pense mais.

 

Organizando idéias

 

Quem nunca teve uma boa idéia para uma estória, atire a primeira pedra! Aposto q pelomenos 10% de quem ler esse tutorial já acordou com uma idéia na cabeça mas acabou por perder parte ou totalmente a mesma porque não anotou ou demorou muito para fazer isso. Isso da muita raiva! Para não acontecer mais isso, siga estes passos que vão te ajudar muito:

 

-Ao ter uma idéia, a transcreva para o papel o mais rápido possível, Você terá chances de modificá-la ou melhorá-la mais tarde e não perderá a idéia central.

 

-Se perdeu parte da idéia, pesquise a respeito desta. Exemplo: Você teve a idéa de criar um jogo de guerra ambientado na Segunda Guerra Mundial. Pesquise sobre o assunto e, com certeza, sua idéia voltará, senão voltar é certeza que terá uma outra melhor virá. Ou quem sabe a mistura dos dois!

 

Personagens: O coração da estória

 

Boas estórias têm sempre personagens "vivos". Chamo de vivo porque estes tem uma história de vida, trabalham, tem amigos, namorada(o), essas coisas. Um jogo pode ficar muito superficial se não for trabalhado o personagem, pois este vai girar em torno do personagem e seu ambiente. Capriche, crie um visual marcante, uma vida marcante.

 

Cenário: As artérias da estória

 

Bem, você tem personagens carismáticos e tudo mais só que estes não interagem do nada. É preciso uma cena, um fundo em que eles possam conversar, comprar, lutar, etc. Um cenário não quer dizer somente, por exemplo, uma casa na qual os personagens se encontram. É o que se passa no momento na estória. Assim: Seu personagem principal é um sobrevivente de um massacre e que se vingar. Então vai até uma loja de armas de uma cidade próxima e compra uma M4 e uma Glock. Muito bem, mas porque massacraram sua cidade? Eis aí a história de fundo, na qual a história do seu personagem vai estar.

 

Conhecimento: Uma arma estratégica

 

Pelo amor de Deus, não escreva uma história para um jogo sobre a guerra do Iraque onde samurais estejam presentes! "Ah, mas minha estória é fantasiosa!" Tudo bem, mas deixe claro no jogo o porquê dos samurais do Iraque! Leia revistas, jornais, mantenha-se informado.

 

Chegamos ao fim...

 

Lembre-se que isso é o básico do básico. Mas para quem pretende escrever estórias, saiba de uma coisa:

 

"Não seja burro, leia!"

 

Um bom escritor é um bom leitor, e SEMPRE fará boas estórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.