Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Criação de jogos]Por Onde Começar?

~~Surfistinha~~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Boa tarde a todos!

Para aqueles que não me conhecem (que é justamente para quem serve esse tópico, pois deve ser o pessoal novato), chamo-me Christiano, para o pessoal que já me conhece, não precisamos de apresentações. Wink

Bem, o objetivo desse tópico é trazer a cada dia uma nova dica para os membros desse fórum. E como primeiro tema, o clássico: "Por onde começar?"

Tudo bem, você está perdido... No meio da escuridão... Sonha em desenvolver o seu super-hiper-mega-ultra best seller que o deixará mais famoso que John Carmack, Will Wright e Bush juntos... Mas...

Por onde começar???

Bem, se essa era a sua pergunta, vamos à primeira resposta:

Primeiro - um jogo não é desenvolvido só por meio da programação, ou seja, o desenvolvimento de um jogo hoje em dia pode ser considerado algo transdisciplinar, que envolve diversas áreas do conhecimento, tais como:

- Arte sonora;

- Arte gráfica;

- Computação;

- Psicologia;

- Roteiro;

- etc.

Então, dentre essas você deve escolher aquela que mais lhe convém, lembrando que cada uma dela possui subáreas (computação você terá, por exemplo, análise de sistema, programação, banco de dados, inteligência artificial, modelagem 3d, etc.).

Veja bem: quanto maior a empresa de jogos, mais seus empregados são especializados em uma determinada tarefa. Como não tem uma empresa, na verdade você estará trabalhando sozinho, eu o aconselho a tentar ser o mais generalista possível, ok? Ou seja, estude de tudo um pouco, apesar de lembrar-se sempre de aprofundar-se em suas preferências.

Esta foi a dica 1!

Ok, você já sabe em qual área quer começar e até pode já ter um superprojeto em mente.

Você vai a algum fórum de criação de jogos e coloca lá sobre a sua super idéia que vai render milhões e diz que está procurando pessoal.

Passa um dia, e nada...

Uma semana, e nada...

Um mês, e nada...

Por que ninguém está querendo se juntar a você para desenvolver a sua idéia?

Simples: idéias não significam nada, o que significa algo é o projeto já pronto, portanto, por mais louca e incrível que seja a sua idéia, ela não vale nada! Só o que vale algo é o jogo pronto! Em segundo lugar, tentar começar com jogos ultra-complexos sem ter desenvolvido outros de menor qualidade é pedir para não conseguir fazer nada. Sempre comece com pequenos projetos para aprendizado e de preferência sozinho, pode parecer complicado, mas quando você está ainda nos primeiros "passos de bebê" em criação de jogos, o melhor é começar sozinho, estudando as ferramentas e então tentando fazer algo.

Essa é a dica 2!

E só porque eu acho que o número 3 é mais bonito que o 2, vamos a mais uma dica:

Se você é programador e vai começar, não pode ser com jogos grandes. Busque criar jogos simples, jogos sem grande necessidade gráfica, nada de directx ou opengl, deixe isso pra mais tarde, primeiro entenda como funciona um jogo. tente fazer, por exemplo, o famoso game snake, ou um tetris , ou qualquer desses outros jogos de minigames, podendo até mesmo ser um space invaders.

Criou algo? Melhore. Tente melhorar tudo o que você fez, sempre. Aprendeu algo novo? Tente aplicar em algum projeto seu ou crie um novo para colocar esses conhecimentos em prática. A prática leva à perfeição!

Depois disso, agora sim, procure estudar um pouco de directX ou opengl, entenda como funciona, procure bibliotecas que possam ajudá-lo a trabalhar com isso, por exemplo:

- Em Delphi, você pode querer trabalhar com a Jedi-SDL, Jedi-DirectX, DelphiX, Genesis3D, GLScene, etc.

- Em C você pode querer trabalhar com CDX, Allegro, SDL, OpenGL, Microsoft DirectX SDK, etc;

- Em Visual Basic você pode querer trabalhar com Microsoft DirectX SDK ou VBRevolution3D;

Certo, agora vou lhe passar como "dever de casa" uma lista de jogos que você pode tentar desenvolver nessa seqüência, como forma de começar a testar o seu aprendizado:

1. Space Invaders;

2. Snake Game;

3. Tetris;

4. River Raid;

5. Super Mario World; Very Happy

Bem, é só isso por enquanto, t+!

Creditos:Christiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.