Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Concorrencia na criação de tutoriais

morroth
 Compartilhar

Posts Recomendados

Bom, quem me conhece sabe que eu costumo fazer sempre tutoriais relacionados a mapping, mas eu estava dando uma volta pelo forum, e eu vi muita desorganização. Muitas vezes as pessoas tem otimas idéias de tutoriais, mas não sabem como os organizarem, como criar uma interação entre o tutorial e o usuario.

Oque eu quero, é ajudar aqueles que fazem tutoriais e que gostam de ajudar os outros (como eu), a fazerem seus tutoriais de forma organizada, bem formatado, sem erros de portugês (eu tbm erro algumas vezes), e por fim, que tenha uma boa estética, oque gera uma atração maior do usuario pelo tutoria.

Então, vamos começar!

Fazendo um Tutorial

Certo, aqui você vai aprender a fazer um tutorial da melhor forma possivel, assim, você estara ajudando a você, ao forum, e aos usuarios interessados em seu tutorial.

Mas qual a forma certa de se fazer um tutorial?

Primeiramente, tenha uma idéia do que você realmente quer fazer.

Tente sempre fazer a parte escrita do tutorial no Microsof Word, se você tiver é claro.

Caso não tenho o Microsoft Word, procure fazer a parte escrita do tutorial olhando se existem erros dramaticos de português.

Lembre-se que ao fazer um tutorial, você está agindo como um professor, logo você faz o tutorial para os outros, e não para sí mesmo.

Nunca usem linguagem chulas (palavrões), além de ferir a sua imagem e a do forum, você poderá tomar um alerta, e quem sabe ser suspenso/banido.

Dependendo do que se trata o Tutorial, não use muitas cores. Além de deichar o tutorial com uma aparecia horrivel, atrapalha a ler.

Estilos de Tutoriais

Como nós sabemos existem varias areas que compoem um OtSever.

Eu particularmente faço mais tutoriais na area de mapping. Mas estarei ajudando em outras areas como Actions/Scripts

1- Tutorial de Mapping

Ao fazer um tutorial de mapping, você deve ter em mente a dificuldade do tutorial que está fazendo. O certo seria fazer o dificil se tornar facil, mas as vezes isso não é possivel. Quando for fazer um tutorial relacionado a mapping tente ao menos seguir os seguintes passo:

Não use cores em tutoriais de mapping. Como é um tutorial que contem muitas imagens, pode acabar dificultando a leitura.

Em vez de usar cores, de preferencia ao negrito, itálico, e sublinhado.

Use list, para separar cada passo do tutorial. Visando organiza-lo mais.

Procure explicar de forma clara, descrevendo todos os ID's que deverão ser usados, para fazer o mapa que está sendo ensindo no tutorial.

Em um tutorial de iniciantes é interessante tirar fotos de cada passo, e não ir fazendo o mapa, e apenas descrevendo oque o usuario deverá fazer.

Em um tutorial de avançados, seria interessante explicar bem, não precisa se tirar muitas fotos (mesmo assim seria otimo tirar fotos de cada passo).

Ao tirar suas fotos, recorte apenas a parte da qual se trata em determinado passo do tutorial. Por exemplo a area do mapa (sem a aba materials).

Organize seu tutorial, você pode dividir ele em partes, niveis de dificuldade, tema usado, entre muitos outros.

Lembre-se que você está fazendo o tutorial para outros, e muitas vezes eles podem não ter a facilidade que você tem.

2- Tutorial de Actions/Scripts

Eu não tenho bastante conhecimento nessa parte de Actions, mas vale lembrar que a organização vem sempre em primeiro lugar.

Aqui nesse estilo de tutorial, é meio que impossivel não usar cores, para diferenciar cada função que a action irá exercer.

Quando for fazer um tutorial relacionado a actions ou scripts:

Seja organizado. Não misture as coisas, faça cada parte separada, de espaço entre elas.

Não deixe tudo colado. Facilite a visualização do usuario.

Procure usar sempre as tags de code qndo for colocar um código. Isso facilita o reconhecimento do código (actions/script) pelo usuario.

Se for usar cores, sempre observe a cor da skin do forum que está postando. No caso do Web Cheats, a skin é clara, então use cores escuras.

Destaque as partes importantes usando negrito, e se tiver muita coisa importante, use itálico.

Se tiver alguma observação, a qual fica a escolha do usuario, use sublinhado para poder destaca-la.

Use list para separar os passos que o usuario deve seguir.

Quando for explicar alguma coisa, não use list nem cores.

Eu não sou a melhor pessoa para se fazer tutoriais, mas eu sempre tento fazer da melhor forma possivel. Visando facilitar que os interessados em aprender, possam obter uma maior facilidade no aprendizado, afinal ninguem nasceu sabendo, e ninguem sabe o bastante para não precisar ver um tutorial, ou outro, mesmo que seja para buscar idéias.

Aqueles que tiverem tempo, e quiserem ver mais o menos como fazer um tutorial de mapping, poderão estar visitando os tutoriais que eu fiz, para se ter uma noção, de como fazer um tutorial organizado.

Tutorial 1: Principios do Otmap Editor

Tutorial 2: Tutorial de Jungles

Aproveito para dizer, que estou com um projeto para a restauração de todos os Tutoriais do Forum, sendo assim, aqueles que se interessarem, poderão me enviar uma PM para maiores informações. A idéia, é pegar os tutorial que estão desorganizados, e contem conteudo de qualidade, e refaze-los, mantendo a qualidade, só que organizando-os

Espero ter ajudado a todos, qualquer duvida poste aqui, ou envie uma PM, que eu estarei ajudando na medida do possivel.

Abraços.

Russo

Post editado

Por Russo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.