Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Einsten e a Relatividade...

Xande-San
 Compartilhar

Posts Recomendados

Eu estava fazendo minha lição de filosofia, tinha que ler um capítulo que falava sobre a Revolução Científica do século XVII.

No capítulo mostra como a ciências, a física e a astronomia foram revolucionadas por nomes como Galileu, Newton... Além disso, mostrou que a ciência deixou de ser parte da filosofia, pra seguir seu próprio rumo. No capítulo mostrou muitas outras coisas também, sobre a mudança do Universo, que antes "era" finito, e "passou" a ser infinito, sobre a geometrização do Universo, democratização do Universo e talz...

Como eu sou interessado nesses assuntos astronômicos, gostei muito de ler ao capítulo. No fim, teve uma citação sobre as leis de Newton, e que logo depois, seria substituída pelas leis de Einsten. Já tinha ouvido falar da Teoria da Relatividade, mas nunca tinha ido ao Google e ter a boa vontade de pesquisar a respeito (preguiça? falta de interesse? não sei rs) mas naquele quando eu acabei de ler o capítulo de filosofia naquela noite, eu senti uma vontade de saber sobre a teoria de Einsten, que parei tudo que eu estava fazendo e fui pesquisar a respeito...

Podemos dizer que a teoria é algo tão perfeito, tão complexo, tão incrível... Acredito que muitos já devem ter ouvido falar, mas nunca devem ter pesquisado. Eu achei um artigo bem interessante no site Mundo Estranho, estarei colocando aqui. No fim colocarei os créditos. E também uma pequena informação sobre Ensten. Agora vocês vão entender porque ele foi um verdadeiro gênio.

Albert Einsten

200px-Einstein1921_by_F_Schmutzer_4.jpg

Albert Einsten foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. 100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922.

O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio.

Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado annus mirabilis (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

Fonte: pt.wikipedia.org

O que é a Teoria da Relatividade?

É a idéia mais brilhante de todos os tempos - e certamente também uma das menos compreendidas. Em 1905, o genial físico alemão Albert Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. Parece complicado? Bem, a idéia é sofisticada, mas, ao contrário do que se pensa, a relatividade não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. A principal sacada é enxergar o tempo como uma espécie de lugar onde a gente caminha. Mesmo que agora você esteja parado lendo a Mundo Estranho, você está se movendo - pelo menos, na dimensão do tempo. Afinal, os segundos estão passando, e isso significa que você se desloca pelo tempo como se estivesse em um trem que corre para o futuro em um ritmo constante. Até aí, nenhuma novidade bombástica. Mas Einstein também descobriu algo surreal ao constatar que esse "trem do tempo" pode ser acelerado ou freado. Ou seja, o tempo pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. Quando um corpo está em movimento, o tempo passa mais lentamente para ele.

Se você estiver andando, por exemplo, as horas vão ser mais vagarosas para você do que para alguém que esteja parado. Mas, como as velocidades que vivenciamos no dia-a-dia são muito pequenas, a diferença na passagem do tempo é ínfima. Entretanto, se fosse possível passar um ano dentro de uma espaçonave que se desloca a 1,07 bilhão de km/h e depois retornar para a Terra, as pessoas que ficaram por aqui estariam dez anos mais velhas! Como elas estavam praticamente paradas em relação ao movimento da nave, o tempo passou dez vezes mais rápido para elas - mas isso do seu ponto de vista. Para os outros terráqueos, foi você quem teve a experiência de sentir o tempo passar mais devagar. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo ao ponto de vista de cada um - daí vem o nome "Relatividade". Ainda de acordo com os estudos de Einstein, o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, de 1,08 bilhão de km/h, o valor máximo possível no Universo.

A essa velocidade, ocorre o mais espantoso: o tempo simplesmente deixa de passar! É como se a velocidade do espaço (aquela do velocímetro da nave) retirasse tudo o que fosse possível da velocidade do tempo. No outro extremo, para quem está parado, a velocidade está toda concentrada na dimensão do tempo. "Einstein postulou isso baseado em experiências de outros físicos e trabalhou com as maravilhosas conseqüências desse fato", diz o físico Brian Greene, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, autor do livro O Universo Elegante, um best seller que explica em linguagem simples as idéias do físico alemão. Mas as descobertas da Relatividade não param por aí. Ainda em 1905, Einstein concluiu que matéria e energia estavam tão entrelaçadas quanto espaço e tempo. Daí surgiu a célebre equação E = mc2 (energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado), que revela que uma migalha de matéria pode gerar uma quantidade absurda de energia.

Por fim, em 1916, Einstein examinou a influência do espaço e do tempo na atração entre os corpos e redefiniu a gravidade - até então, a inquestionável física clássica de Isaac Newton (1642-1727) considerava apenas a ação da massa dos corpos. Sua Teoria da Relatividade, definida em uma frase dele mesmo, nos deixou mais próximos de "entender a mente de Deus".

Fonte: mundoestranho.abril.com.br

Paradoxo dos Gêmeos

Considere dois gêmeos idênticos. Um deles irá para uma viagem espacial a uma estrela e a sua nave navegará a uma velocidade próxima à da luz. Já sabemos que para os observadores em movimento o tempo passa mais lentamente e, por isso, o gêmeo que partiu em viagem quando retornar a Terra irá encontrar o seu irmão mais velho. É provável que algum dia o seu professor de física tenha lhe ensinado que se um corpo está em movimento em relação a um observador, esse mesmo corpo pode estar em repouso em relação a outro. Pois bem, é aí que entra o paradoxo.

O gêmeo que está em viagem pode se considerar em repouso e a Terra em movimento. Desse modo, quem deveria envelhecer menos é o seu irmão que está na Terra, o que realmente não acontece. A explicação do paradoxo vem do fato que o gêmeo que partiu em viagem sofreu algumas acelerações e desacelerações, enquanto que o seu irmão na Terra não.

Tais acelerações serão o motivo de os gêmeos terem idades diferentes ao final da viagem. As predições referentes ao paradoxo dos gêmeos já foram testadas diversas vezes. Em laboratórios, partículas instáveis são aceleradas a velocidades próximas a da luz e elas vivem mais do que quando estão em repouso.

Fonte: educacao.uol.com.br

Quem ficou interessado, eu tenho um vídeo de cinco minutos, é bem simples, mas prático. Aqui está:

[video=youtube;njToAZrphko]

Agora você que ficou profundamente interessado, eu recomendo que veja um documentário completo:

[video=youtube;UnSA27a00To]

Então, vocês que já viram, ou que devem ter visto agora, o que acharam? Vamos pensar, você agora está lendo essa mensagem, enquanto outra pessoa está jogando bola nesse momento, ou ainda mais, enquanto você está lendo agora, lá no Oriente, no Japão por exemplo, uma mesma pessoa pode estar dormindo. Agora me pergunto se o tempo é apenas um para tudo, ou diferente para diferentes pessoas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não li nada, depois eu edito esse comentário, mas quando vi os vídeos a imagem do segundo é do Michio Kaku. Sou **** fã dele e das idéias sobre os Universos Paralelos que ele tem, como se fossem bolhas. Adoro-o! <3

Stephen Hawking e Michio Kaku são os melhores físicos da atualidade. <3

Link para o comentário

O mais interessante e mais comprovador fato da existência dessa teoria é que, se no espaço sideral passam 5 anos, na terra passaram-se 50000 anos.

Você pode ir para o espaço novo e envelhecer apenas 5 anos, quando voltar para a terra, você terá vivido 50000. Mágico não?!

Link para o comentário

O mais interessante e mais comprovador fato da existência dessa teoria é que, se no espaço sideral passam 5 anos, na terra passaram-se 50000 anos.

Você pode ir para o espaço novo e envelhecer apenas 5 anos, quando voltar para a terra, você terá vivido 50000. Mágico não?!

Sem querer ser implicante, mas isso é uma mentira.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário

• Velha Guarda Ex-Staffer

A teoria da relatividade se baseia numa velocidade máxima que é a velocidade da luz. Quando um corpo estiver a velocidade da luz, o tempo pararia para ele, de acordo com Einsten.

Um tempo atrás descobriram partículas que viajam a uma velocidade superior a da velocidade da luz, se não me engano são os Neutrinos.

A física moderna deve ser revisada.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.