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Como jogar Tibia - Iniciando a jornada


Renatinho007full
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Nos post anteriores começamos uma mini-série de três partes explicando o básico do básico do jogo. Primeiro vimos como criar a conta, e então os primeiros passos dentro do jogo. Nessa terceira e última parte, veremos o início da jornada no mundo do Tibia.

 

Veremos como escolher uma vocação quando o personagem chegar no level 8, as principais vantagens e desvantagens de cada uma, como viajar para outras cidades e lugares, bem como usar alguns serviços úteis de dentro jogo (o depot para armazenar itens, o banco para guardar e transferir dinheiro, e o correio para enviar cartas ou itens para outras cidades ou personagens) , como comprar e usar magias e uma visão geral sobre as outras coisas que podem ser encontradas no jogo.

 

1. Rookgaard

 

Na parte anterior aprendemos o básico para mexer no jogo, o que nos deixou prontos para começarmos a jornada. Vimos que todos os personagens iniciam suas jornadas na ilha introdutória de Rookgaard, onde ficam até alcançarem o level 8 quando podem escolher uma das quatro vocações e partir para o continente principal (também conhecido por mainland ou main).

 

Agora veremos um pouco mais sobre esse local onde você ficará no começo de sua brilhante carreira no Tibia.

 

1.1 Locais de interesse

 

Rookgaard.png

 

Os locais indicados pelos números são:

1.Templo: É onde fica o NPC Cipfried, ele dá dicas aos novatos e pode te curar se o seu HP (vida) estiver bem baixo ou se estiver envenenado. Para ser curado fale "heal". Quando o seu personagem é derrotado, ele reaparece no templo. O templo é uma "Protection Zone" (Zona de Proteção), e nela não é possível atacar ou ser atacado, e a comida também não funciona para recuperar HP e mana.

 

2.Academia: No térreo dela fica o NPC Seymour, que dá dicas aos novatos, e uma biblioteca sobre o mundo do jogo (isso se nenhum jogador engraçadinho não pegou os livros).

No subsolo há uma sala de treinamento no subsolo (Seymour vende a chave para ela), a misteriosa NPC Amber, que pode ter alguma missão (quest) para você, e o banco do NPC Paulie. Para depositar o dinheiro no banco diga "deposit valor" e para retirar fale "withdraw valor", por exemplo "deposit 100" ou "withdraw 100" (é possível acessar o dinheiro na conta bancária de qualquer banco do mundo do Tibia).

Mas o maior interesse na academia é o Oracle, que se encontra no primeiro andar dela, pois é com o Oracle que você deve conversar no level 8 para sair de Rookgaard.

 

3.Loja do Obi e da Dixi: no andar térreo a loja do Obi (que vende armas), e no primeiro andar a loja da Dixi (que vende armaduras, escudos e capacetes).

 

4.Loja da Norma: ela vende comida.

 

5.Tom: ele é açougueiro, e compra dos jogadores corpos frescos de alguns dos animais encontrados na ilha

 

6.Loja da Al Dee: ela vende equipamentos em geral, como corda, pá e outros instrumentos

 

7.Willie: é fazendeiro, ele compra e vende comida

 

8.Loja da Lily: ela vende poções de cura e antídotos, e também compra de volta frascos (vials ou flasks) vazios e amoras (berries, você pode encontrar elas em alguns arbustos)

É a ponte que te leva para a área Premium de Rookgaard. Apenas jogadores que possuem Premium Account podem atravessá-la.

 

9.Willie: é fazendeiro, compra e vende comida.

 

10.(dentro da cidade) Loja da Lee'Delle: vende armas, armaduras, capacetes, escudos e instrumentos

 

11.(fora da cidade) Hyacinth: um druid eremita que vende poções de cura, ele também compra frascos (vials ou flasks) vazios

 

12.Saída da cidade

 

13.Ponte que leva para a porção noroeste da ilha

 

Os X representam as entradas dos principais locais de caça da ilha.

 

1.2 Caçando

 

Os seus equipamentos são fundamentais na hora de caçar. O tutorial que você completou quando iniciou o jogo já te deu uma jaqueta e uma arma. Você pode comprar armas e outros equipamentos melhores nas lojas descritas acima, e no começo pode conseguir dinheiro para eles caçando monstros (vender carne, que é fácil de encontrar, para o Billy também é uma boa idéia no começo).

 

Para recuperar a sua vida enquanto caça, é fundamental ter comida. Você pode comprar ela, ou consegui-la caçando os bichos que ficam a sul da cidade na superfície (normalmente toda a cidade tem próxima a ela bichos que são fonte de comida).

 

Dentro da cidade de Rookgaard há entradas para algumas cavernas. A que fica perto do templo costuma ser o primeiro local de caça de quem chega em Rookgaard, a entrada dela é uma tampa de bueiro no chão, e ela também tem outras entradas (que ficam a sul da cidade). Nessa caverna tudo o que você vai encontrar são ratos, que são bem fáceis de se derrotar. Ainda dentro da cidade também há outras cavernas, nelas você já pode encontrar algo mais forte como spiders, poison spiders e bugs.

 

Fora da cidade é onde ficam a maior parte dos monstros. Tenha em mente que também existem alguns monstros na superfície, então é recomendável que ao sair da cidade você tenha pelo menos um escudo uma arma mais forte do que aquela com que você começa. Na superfície os monstros que você encontra costumam ser snakes (serpentes), spiders (aranhas) e wolfs (lobos).

 

A norte da cidade há o "Old Temple", local no qual você pode encontrar trolls, orcs e minotauros. Todos eles costumam ser demorados demais para matar sozinho para quem está começando em Rookgaard , por isso que não é boa idéia caçar eles se você não estiver em grupo ou já esteja razoavelmente forte. A leste do Old Temple há uma caverna com alguns monstros mortos-vivos, e uma península com uma caverna só de lobos.

 

Na porção noroeste da ilha você pode encontrar, dentre outras coisas, uma torre de orcs, uma área na superfície com vários bears (ursos), uma outra entrada para o Old Temple, e na ponta oeste da ilha uma caverna de spiders e poison spiders (a qual muitos jogadores consideram o melhor local da ilha para ganhar experiência).

 

1.3 Ficando mais forte

 

Quando você derrota um monstro, você normalmente ganha pontos de experiência (observe que os bichos que não te atacam não fornecem experiência, como por exemplo os coelhos que você pode caçar por comida, todas as demais criaturas dão experiência). Quando mais forte for o oponente derrotado, maior será a experiência.

 

Ao atingir uma certa quantidade de pontos de experiência, você ganha um level (consulte a Tabela de Experiência para os valores). Você pode checar o seu total de experiência e a porcentagem para o próximo level clicando no botão "Skills" no programa do Tibia, e será aberta uma a janela de skills :

 

skills.png

 

Quando você sobe de level, você fica um pouco mais forte, o seu HP (pontos de vida) e o seu mana (pontos de magia ou MP) aumentam um pouco, você anda um pouco mais rápido, pode carregar um pouco mais de peso e usar equipamentos mais fortes.

 

Note que na janela de skills também há outros valores além do level. Há skills (habilidades) de manuseio de diferentes tipos de arma e de escudo, para aumentá-las basta usar o respectivo tipo de arma ou escudo em combate. Note que em Rookgaard eles aumentam bem lentamente, então por isso não vale a pena se preocupar com eles antes de ir para o continente principal.

 

As skills de armas e escudos só são importantes para as vocações de knights e paladins, já que os druids e sorcerers avançam quase nada nelas e eles atacam principalmente com magias, para eles a skill mais importante é o Magic Level, que ajuda a determinar o poder das magias (falaremos delas mais para frente). Para aumentar o Magic Level basta usar magias.

 

1.4 Morte

 

Uma vez que você já começou a caçar, é bom falar do assunto desde já. Quando o HP (vida) do seu personagem chega a zero, ele morre. Quando isso acontece, ele é transportado de volta para o templo de sua cidade natal. Não há limite de quantas vezes um personagem pode morreu, o que significa que tecnicamente ele é imortal.

 

Porém isso não quer dizer que não haja qualquer problema em morrer... Quando um personagem morre, há as seguintes perdas:

.Perda de 10% do total de experiência

.Perda de 10% do total de cada skill

.Perda de todos os contêineres (por exemplo, bags e backpacks) junto com tudo o que há dentro deles

.Para cada outro item equipado há uma chance de 10% de perder

Apesar de existirem maneiras de reduzir essas perdas a morte no Tibia possui uma das maiores, senão a maior, de todo o mercado dos jogos online. Isso significa que se deve a todo o custo evitar morrer no jogo, e que você deve planejar muito bem suas ações para não se dar muito mal. No entanto, uma vez que no começo do jogo você tem bem pouca experiência, poucos skills e coisas bem baratas, morrer não é uma perda tão grande assim.

 

No continente principal existem 5 bênçãos ("blessings") que você pode comprar por 10.000 GP cada, e cada uma reduz 1% da perda de skills e experiência ao morrer (é preciso comprar de novo as bênçãos se morrer). No level 20 personagens com Premium Account podem comprar por 20.000 GP de algum rei, rainha ou imperador uma promoção para seu personagem; a promoção reduz em 3% as perdas de skills e experiência ao morrer (não é preciso comprar de novo a promoção se morrer, pois ela é permanente). No total, as perdas podem ser reduzidas de 10% para 2%.

 

Também existe um amuleto chamado Amulet of Loss (ou AoL, o para encurtar) que custa 50.000 GP. Quando equipado evita a perda de itens ao morrer.

 

2. Escolhendo uma vocação

 

Quando você alcançar o level 8 em Rookgaard, é finalmente a hora de escolher uma vocação (druid, knight, paladin ou sorcerer) e partir para o continente principal! Para sair de Rookgaard, você deve ir até o primeiro andar da academia e falar com o Oracle.

 

oracle.jpg

 

Ele te perguntará se você está pronto para enfrentar o seu destino, responda "yes", e depois perguntará se você tem certeza disso já que não poderá voltar mais a Rookgaard, responda "yes". Então você será transportado para a "Island of Destiny" (Ilha do Destino), onde poderá escolher uma vocação e pegar o barco até o continente.

 

Na Island of Destiny há quatro casas, e em cada uma há o mestre de uma das vocações: Druid Yandur, Paladin Narai, e Sorcerer Estrella, Knight Hykrion. No centro da ilha está o Raffael, ele é um comerciante que vende uma grande variedade de itens úteis para a vocação que você escolher (tem de você escolher uma vocação antes de poder comprar na loja dele), ele também vende comida e compra os seus equipamentos de Rookgaard (como você em breve ganhará os equipamentos básicos para a sua vocação, os de Rookgaard não são mais necessários). Você também pode acessar a sua conta bancária do jogo com o Raffael, e assim retirar ou depositar o seu dinheiro com ele. No extremo norte da ilha se encontra o Captain Kurt com o seu barco, o qual te levará para o continente principal mais tarde.

 

Os mestres de cada uma das vocações podem te dar detalhes sobre as vocações, dos quais eu vou falar a seguir:

 

2.1 Diferenças entre as vocações

 

Cada uma das vocações tem as suas vantagens e desvantagens, a idéia é que não haja uma vocação completa ou perfeita, e sim que elas se completem. As quatro vocações disponíveis são:

 

.Druid: É um mago que se especializa em magias de cura, e magias do elemento ice (gelo) e do elemento earth (terra). É a única vocação capaz de curar as outras pessoas, o que os tornam peças importantes em caçadas em grupo. Suas magias não são tão poderosas quanto as dos sorcerers, mas ainda assim conseguem fazer um bom dano com elas. São bem fracos fisicamente, o que os torna péssimos em combate com armas e em manuseio de escudos e faz com que não consigam carregar um grande peso de itens. Possuem um grande mana (pontos de magia ou MP), mas um HP (pontos de vida) bem baixo. Como para atacarem eles confiam praticamente só em seu poder mágico, eles gastam bastante com poções de recuperar MP.

 

.Knight: É um forte lutador corpo-a-corpo, e possui grande força e resistência física. Os knights são os que melhores manuseiam os mais variados tipos de armas de combate de curta distância, e com sua grande força são capazes de darem um bom dano com elas. A força dos knights também os faz a vocação capaz de carregar o maior peso de itens, o que significa (por exemplo) que eles podem caçar e coletar os itens ganhos por um tempo bem maior ou carregarem os suprimentos para uma caçada em grupo. Graças a sua resistência física, e a sua boa habilidade no uso de escudos, conseguem resistir bem a ataques físicos; além disso, os knights são a vocação que possui o maior HP. Dessa forma, os knights são a vocação mais difícil de morrer, e em batalhas perdidas eles costumam ser os últimos a caírem. No entanto, knights são horríveis no uso de magia, apesar de serem capazes de usar uma ou outra, e dessa forma possuem grande dificuldade de lutarem contra um grande número de oponentes de uma vez e também não conseguem se curar com facilidade. Para se curarem, é necessário gastar com poções de cura ou terem um druid companheiro de caçada. Além disso, como os knights têm te absorverem a maior parte do dano e como precisam de armas poderosas, eles são a vocação que mais dinheiro gastam em equipamentos.

 

.Paladin: É um lutador de longa distância, normalmente caça usando algum tipo de arco-e-flecha ou algum tipo de projétil, como lança ou faca, que possa ser arremessado nos oponentes. Um paladin habilidoso é capaz de atacar seus oponentes sem ser tocado, e os paladins têm a sua disposição um grande número de munições para os mais variados casos. Eles não são usuários de magias tão bons quanto os sorcerers, no entanto são bem melhores com elas do que os knights; e ainda por cima os paladins são a única vocação capaz de usar magias do elemento holy (sagrado, as quais são fortes contra monstros mortos-vivos). No entanto, como o arco-e-flecha de arma exige o uso das duas mãos, eles não podem usar escudos junto com elas, o que os tornam vulneráveis a ataques físicos diretos, por isso é fundamental que um paladin saiba como manter distância de seus oponentes. Ainda por cima, paladins têm de freqüentemente gastar com munições, já que dependem muito delas, ainda mais que eles estão bem longe de serem tão bons no uso de armas de combate corpo-a-corpo quanto os knights (apesar de os paladins serem melhores do que os druids e sorcerers nesse aspecto). Os paladins não possuem nem os maiores e nem os menores HP e MP de todas as vocações, no entanto apresentam o maior equilíbrio entre esses dois valores.

 

.Sorcerer: É um mago que se especializa em magias do elemento fire (fogo) , do elemento energy (energia) e podem criar a poderosa sudden death rune, ele se concentra principalmente em magias ofensivas. Aliás, as suas magias de ataque são as mais fortes do jogo. São bem fracos fisicamente, o que os dá um HP tão baixo quanto os dos druids, são péssimos no combate corpo-a-corpo e ruins do uso de escudos (por isso basicamente dependem de suas magias para lutarem), e não conseguem carregar muito peso de itens (carregam tão pouco quanto os druids). Possuem um grande MP, tão grande quanto o dos druids, e como dependem bastante de suas magias precisam gastar bastante com poções de MP.

 

A vocação que você escolher para o seu personagem não pode ser mudada mais tarde, no entanto você sempre pode criar novos personagens e escolher outras vocações para eles.

 

É recomendável que a escolha da vocação se dê pelo seu estilo de jogo e gostos. Prefere fritar os seus oponentes com as magias mais poderosas? Os sorcerers, com o seu grande poder de fogo, são uma boa escolha. É do tipo que prefere ajudar os seus companheiros de batalha e ainda assim fazer bonito na luta? Os druids, com seus grandes poderes de curar e suas magias de ataque, são uma bela opção. Prefere um lutador decente que também é capaz de usar magias? Os paladins, com a sua excelente habilidade de ataque a distância e poder mágico razoável, são uma grande alternativa. Prefere estar na linha de frente e enfrentar seus oponentes cara-a-cara? Os knights, com a sua grande força e resistência física, são uma preferência bem legal.

 

Quando se decidir sobre qual vocação escolher, vá até o mestre da vocação e fale a ele o nome da vocação. Ele te perguntará se você tem certeza de que quer a vocação, responda "yes", e depois vai pedir para você confirmar se quer mesmo, responda "yes" mais uma vez e pronto! Você oficialmente deixou de ser um novato e tem uma vocação :)

 

2.2 A sua primeira caçada com uma vocação!

 

Depois que escolheu a vocação, desça para o subsolo da casa do mestre de sua vocação. Lá você encontrará baús com os equipamentos básicos de sua vocação. Você receberá equipamentos de proteção e armas apropriados para a vocação que escolheu.

 

Como no começo os druids e sorcerers ainda não podem suas melhores magias, eles recebem wands (sorcerers) ou rods (druids), que são cajados capazes de lançarem ataques mágicos à distância. Eles gastam MP, então é bom sempre ter comida para ir recuperando o MP. Existem outras wands e rods, que possuem outros elementos mágicos e para levels maiores, e elas podem ser compradas no continente principal. Wands ou rods não foram feitas para serem as armas principais dos druids e sorcerers, e sim para ajudá-los a caçar no começo já que ainda não são capazes de usarem magias boas. Com o passar dos levels, as wands e rods vão perdendo a sua utilidade e passa a ser necessário confiar mais em magias.

 

Os paladins recebem arco, flechas e lanças. Lembre-se que não é possível usar escudo se estiver caçando com arco-e-flecha, e saiba que lanças (bem como as outras armas de arremessar) possuem uma certa chance de quebrar quando usada (a chance é menor conforme o level e o skill de combate à distância aumentam). Os paladins têm de freqüentemente gastar com munição, e no começo é possível que eles gastem mais do que ganhem, mas não se preocupe que logo o skill de distância vai aumentar e eles vão fazer um belo dano com armas de distância. Em todo o caso, é recomendável sempre ter uma arma de ataque corpo-a-corpo de reserva, para o caso de acabar a munição ou simplesmente economizar munição ao enfrentar monstros bem fracos.

 

Os knights receberão uma arma de combate corpo-a-corpo, e você poderá continuar caçando como caçava em Rookgaard, com a diferença de que a partir de agora tanto o seu ataque e a sua defesa serão mais fortes! Os knights podem manusear bem três classes de armas: swords (espadas), clubs (clavas) e axes (machados). Existem skills para cada um desses tipos, no entanto é recomendável escolher um e ficar evoluindo nele (já que evoluir em todos pode tomar o tempo necessário para ficar bom em um único), mas se você tiver bastante paciência pode tentar evoluir nos três tipos.

 

Independentemente da vocação escolhida, todos ganham a magia "Light" que serve para iluminar um pouco ao seu redor. Entraremos em maiores detalhes no uso de magias mais adiante, mas por enquanto basta você saber que para usar uma magia é necessário dizer suas palavras mágicas (para usar a "Light" fale "utevo lux"). Há um jeito mais fácil de usar magias do que sempre ficar digitando suas palavras mágicas, é possível configurar teclas (as chamadas "hotkeys") para usá-las: aperte Ctrl+K para configurar (entraremos em maiores detalhes sobre esse processo daqui a pouco, quando falarmos de hotkeys).

 

Descendo ainda mais de onde você pegou os equipamentos, há uma caverna feita especialmente para a sua vocação, lá você pode testar sua nova vocação em combate. Os oponentes vão ficando mais fortes à medida que avança na caverna, mas não são nada que não possa ser derrotado por um iniciante na vocação. Lembre-se de que o comerciante Raffael, no centro da ilha, pode vender comida e suprimentos úteis para a sua vocação, e que com ele você também pode depositar ou retirar dinheiro de sua conta bancária do jogo. Também não se esqueça que na casa do Druid Yandur há uma runa com a qual você pode se curar.

 

Se você foi knight, sorcerer ou druid, basta equipar a sua arma, wand ou rod (respectivamente) na mão e começar a atacar os monstros. Quanto aos paladins, para usar o seu bow equipe ele em uma de suas mão e deixe a outra mão vazia (pois usar arco-e-flecha exige as duas mãos), e então equipe a munição no espaço do seu personagem com o desenho de uma flecha; agora basta atacar os seus oponentes. Paladins também tem a opção de caçar com alguma arma de arremessar (por exemplo uma lança), para alguma arma desse tipo basta equipá-las em uma das mãos (nesse caso dar para equipar um esquido também, pois essas armas requerem apenas o uso de uma mão).

 

É permitido ficar caçando nessa caverna até o level 9, e eu recomendo que o faça. Quando atingir esse level, você terá 10 minutos para sair da caverna. Se não sair dentro desse tempo, o jogo gentilmente te teletransportará para fora dela. Não é possível voltar nessa caverna depois que alcançou o level 9.

 

Agora você finalmente está pronto para partir para o continente principal!

 

3. Para o continente!

 

Até ao momento você se limitou a Rookgaard e a Island of Destiny, mas finalmente chegou a hora de partir para o mundo e iniciar a sua verdadeira jornada! Há muitas batalhas a serem enfrentadas, muitos tesouros a serem encontrados, muitos mistérios a serem resolvidos, muitas pessoas interessantes a serem conhecidas e um mundo inteiro esperando para ser desbravado (clique no mapa para ampliar):

 

map_small.jpg

 

O Captain Kurt, da Island of Destiny, é quem te leva para o continente. Antes de partir, você precisa escolher aquela que será a sua cidade natal e então ele te levará para ela (é possível mudar de cidade natal mais tarde). Agora vamos conhecer um pouco as cidades disponíveis.

 

Tibia possui dois grandes continentes, e uma série de ilhas. Observe que certas áreas do jogo são exclusivas para quem possui Premium Account. As cidades abaixo com o nome em vermelho são acessíveis apenas com a Premium, e as com o nome em verde são acessíveis a todos. Note também que o barco do capitão Kurt não pode viajar para algumas cidades, apesar de mais para frente você poder fazer delas a sua cidade natal; isso será mencionado na lista abaixo quando for o caso.

 

As cidades disponíveis para serem a sua cidade natal são:

 

.Ab'dendriel: É a cidade dos elfos, localiza-se no meio de uma floresta e suas casas são nas árvores.

.Ankrahmun: É a cidade das pirâmides, é governada por um faraó morto-vivo localiza-se no meio de um deserto com monstros extremamente perigosos do subterrâneo.

.Carlin: É uma cidade governada exclusivamente por mulheres e rivaliza com Thais pelo controle do mundo tibiano, é governada pela rainha Eloise.

.Darashia: É uma cidade no meio de um deserto, onde podemos encontrar vários perigos.

.Edron: É uma cidade famosa por sua academia de magia, e possui áreas de caça para jogadores dos mais variados levels.

.Kazordoon: É a cidade subterrânea dos dwarfs (anões), há várias minas próximas a ela. Como a cidade fica abaixo da terra, evidentemente o barco do capitão Kurt não pode viajar para ela.

.Liberty Bay: É uma cidade no paradisíaco arquipélago de Shattered Isles, onde há muitos piratas na proximidade, ela é famosa por seu rum e sua cana de açúcar.

.Port Hope: É uma cidade no coração da selva de Tiquanda, ela é toda construída em bambu e monstros fortes se localizam próximo.

.Svargrond: É a cidade dos bárbaros, e fica nas geladas Ice Islands, a cidade é coberta por neve o tempo todo. Como os bárbaros têm suas próprias leis de quem pode ou não ficar na cidade, o barco no Captain Kurt não viaja para essa ela.

.Thais: É a cidade mais antiga do Tibia e também a sua capital, é governada pelo rei Tibianus III.

.Venore: É uma cidade famosa por seus muitos comerciantes, ela é construída no meio de um pântano. Se você resolver se aventurar nele, é bom ter um ótimo senso de direção ou vai se perder.

 

Além dessas cidades, há várias vilas espalhadas pelo mundo do Tibia, é só uma questão de explorar ;). Mas essas cidades que eu listei acima são as maiores e são aquelas as quais são possíveis de serem a sua cidade natal.

 

As cidades mais populares dentre os que estão começando suas aventuras são Carlin e Thais, uma vez que elas possuem bastante áreas de caça para jogadores de level baixo, o que por outro lado também pode fazer dessas cidades superlotadas. Venore e Kazordoon também têm áreas boas para level baixo, no entanto você precisa se acostumar a andar por elas para não se perder (dica: se estiver em Venore, compre na loja um "machete", o qual é um facão que serve para cortar a grama alta e assim abrir caminho pelo pântano). Se quiser a minha opinião, recomendo escolher Thais ou Carlin para começar se não for Premium Account. Caso contrário, a minha recomendação é Edron (que possui áreas de caça para levels baixos boas e não tão lotadas).

 

Quando estiver pronto para partir, converse com o capitão Kurt. Ele te fará várias perguntas para confirmar se você estar certo de que quer partir e se já pegou tudo o que precisa, responda todas com "yes". Depois ele te perguntará para qual cidade deseja ir, então diga o nome da cidade onde quer começar. Por fim ele te perguntará se quer mesmo ir para essa cidade, responda "yes". E finalmente você será transportado para o continente!

 

4. A vida no continente

 

Quando você chegar no continente, logo perto do barco há um guia ("guide", em Inglês). Ele pode marcar no seu minimapa os locais das coisas na cidade, e também pode transportar personagens até o level 10 para o depot da cidade (onde você pode armazenar em segurança os seus itens). Para ele marcar locais no seu mapa, comece uma conversa com ele e diga "mark" e então "yes". Caso queira que ele te leve até o depot, você pode dizer "depot" então yes. Ou você pode simplesmente explorar a cidade. Cada grande cidade, menos Svargrond, tem o seu guia (o qual fica perto do barco); recomendo você pedir para o guia marcar locais no seu minimapa a cada vez que visitar uma cidade nova.

 

Caso queira mudar sua cidade natal, basta ir para a cidade que deseja e passar pelo portal da cidadania (citizenship portal) que fica nela. Normalmente esse portal se encontra no templo da cidade.

 

Agora é quando as possibilidades do jogo se abrem. Vai explorar o mundo? Vai procurar quests? Vai buscar áreas de caça para ficar mais forte? Vai caçar e se divertir com amigos? Vai participar de algum evento? Ou o que? É você quem determina o que vai fazer, e por isso não tem muito sentido em eu te dizer aonde ir e o que fazer.

 

No entanto, vou explicar alguns elementos comuns da vida tibiana para você conhecê-los e se acostumar com eles.

 

4.1 Depot

 

È onde você pode guardar em segurança os seus itens, cada grande cidade do Tibia tem um depot. Apenas você, e ninguém mais, tem acesso às coisas que você guardou. Guarde no depot as suas coisas para economizar espaço no seu inventário, já que há um limite do peso máximo que você pode carregar. Os itens armazenados no depot estão protegidos contra perda para o caso de você morrer

 

Em cada depot há vários baús para você guardar as suas coisas. Tanto faz o baú que você escolher, em todos você pode acessar as suas coisas guardadas. Cada depot tem o seu próprio armazenamento de itens, você só pode retirar os itens que pôs no depot de uma cidade nessa mesma cidade. O depot de cada cidade tem 1000 espaços para você guardar seus itens, mas se você for Premium Account o espaço é de 2000.

 

4.2 Banco (Bank)

 

Cada grande cidade tem um banco, onde você pode guardar o seu rico dinheirinho virtual do Tibia. Cada personagem possui uma conta bancária, a qual pode ser acessada de qualquer banco do mundo do jogo, e o dinheiro guardado no banco está seguro para o caso do personagem morrer.

 

Você deve fala para o NPC o que quer fazer no banco. Os comandos disponíveis para dizer são:

deposit VALOR: deposita um certo valor, por exemplo "deposit 500" (diga "deposit all" se quiser depositar todo o dinheiro que tem com você)

withdraw VALOR: retira do banco um certo valor, por exemplo "withdraw 300"

balance: checa o quanto você tem guardado na conta

transfer VALOR to NOME DO PERSONAGEM: transfere um certo valor da sua conta para a de outro personagem, por exemplo "transfer 1000 to fulano de tal" (só é possível fazer transferências para personagens do mesmo mundo de jogo e que possuam uma vocação)

change gold, e depois o número de moedas de platinum que quer receber: troca as suas moedas de gold (que valem 1 GP cada) por moedas de platinum (100 GP cada), evidentemente é necessário ter gold o bastante para fazer a troca

change platinum, depois diga se quer trocar moedas de gold ou de crystal, então quantas delas quer: troca suas moedas de platinum (100 GP) por moedas de gold (1 GP) ou de crystal (10.000 GP)

 

Para cada um dos comandos acima, menos o "balance", o NPC vai te perguntar se você tem certeza de que quer mesmo fazer o que pediu. Responda "yes" para confirmar.

 

4.3 Comunicação

 

Interagir com outros jogadores é uma parte fundamental de qualquer jogo online. O Tibia oferece várias formas de você conversar com outras pessoas. Para abrir uma nova janela de conversa, aperte Ctrl+O (a letra O).Será aberta a lista de canais:

abrir_conversa.png

 

Caso queira abrir uma janela particular de conversa com outro personagem, digite o nome dele e clique em "Open". Ou você pode escolher um dos canais da lista e clicar em "Open" para abri-lo. Mais detalhes sobre os canais de conversa:

 

conversa particular com outro jogador: só você e ele, e mais ninguém, pode ler a conversa (você só pode conversar em particular com um jogador que esteja online.)

Private Channel (apenas jogadores Premium Account podem criá-lo, mas qualquer um do mesmo mundo pode ser convidado para ele): abre um canal particular no qual você pode convidar quais e quantos personagens quiser (para convidar alguém para o seu canal digite #i Nome do Personagem e aperte ENTER, e para expulsar digite #x Nome do Personagem e aperte ENTER)

Game-Chat: canal público disponível para todos no mundo do jogo para conversarem sobre qualquer assunto que tenha a ver com Tibia (é obrigatório usar Inglês nesse canal)

Trade: canal público onde é possível anunciar a compra e venda de itens (é obrigatório usar Inglês nesse canal)

RL-Chat: canal público disponível a todos no mundo de jogo para conversarem sobre qualquer assunto em qualquer idioma

Help: canal público onde você pode tirar dúvidas com os tutores e outras jogadores experientes (é obrigatório usar Inglês nesse canal, no entanto você pode pedir por um tutor que fale Português ou outro idioma, aí você poderá conversar com ele em particular nesse idioma)

NPCs: abre a janela de conversa com NPCs, a qual você já deve estar acostumado a essas alturas

Você também pode abrir uma conversa particular com alguém clicando na pessoa ou em uma mensagem dela com o botão direito do mouse e escolhendo "Message to".

 

4.4 Comprando e vendendo coisas para jogadores

 

 

Já vimos como comprar coisas em lojas, no entanto logo você vai perceber que os melhores equipamentos não estão disponíveis em lojas, é necessário comprá-los de outros jogadores (uma vez que a maior parte dos equipamentos só pode ser obtida matando certos monstros ou completando quests).

 

Para ou comprar algo de alguém, antes você e o outro jogador têm de entrar em acordo quanto a um preço (anunciar no canal Trade o que você quer comprar ou vender é uma boa idéia). Para realizar a troca de maneira segura, é necessário que ambos os personagens estejam na mesma tela.

 

Então cada um clica com o botão direito do mouse no item ou dinheiro que quer trocar (se quiser trocar várias coisas de uma vez, ponha elas dentro de um contêiner com uma bag ou backpack), escolhe a opção "Trade with...", então o cursor do mouse se tornará uma cruz e daí é só clicar com ela (botão esquerdo) no personagem com quem quer trocar. Daí abrirá uma janelinha de troca mostrando todas as coisas que cada um está trocando (imagem abaixo);

safetrade.jpg

 

Se uma pessoa estiver trocando algum item dentro do outro, as coisas no interior também serão exibidas. Se estiver contente com a troca, aperte o botão "Accept" (a troca apensa ocorrerá se ambos clicarem em "Accept"), do caso contrário clique em "Reject".

 

4.5 Protection Zone

 

Em Português significa "Zona de Proteção". Esse é um conceito extremamente importante, especialmente se você está num mundo de jogo com combate de jogador-contra-jogador (PvP) habilitado. Protection Zones (ou PZ, para encurtar) são locais nos quais você não pode atacar ou ser atacado, além disso a comida não funciona para recuperar HP ou MP (no entanto magias de cura e poções funcionam). Se você recentemente atacou outro jogador, não poderá entrar em uma PZ por 1 minuto (se não matou ele) ou por 15 minutos (se matou ele).

 

Os seguintes locais são sempre PZ:

Dentro do depot

O templo da cidade

A superfície externa das pirâmides da cidade de Ankrahmun

Existem alguns poucos locais ao longo do mundo do Tibia que não os listados acima os quais também são PZ. Esses locais normalmente são algumas das áreas nas quais você tem de resolver algum enigma de uma quest (você não ia querer ser atacado enquanto quebra a cabeça para solucionar algo difícil...).

 

4.6 Magias

 

Até agora já vimos como usar a magia "Light Healing", mas você já deve estar querendo usar outras ^_^. As cidades possuem professores que ensinam (por um certo preço em GPs) magias a personagens de uma certa vocação (cheque as marcas que o guia pôs no seu minimapa para saber onde eles ficam), note que nem toda a cidade possui professores de todas as vocações.

 

Para aprender uma magia é preciso ter ao menos o level mínimo preciso para usar a magia que se quer. Cada vocação possui um conjunto de magias que pode aprender, recomendo consultar a lista de magias do site oficial para saber quais são e o preço. Para comprar a magia, diga para o professor o nome dela e então "yes". Para saber quais são as palavras mágicas da magia, você pode ou olhar em um spellbook (item que você pode comprar) ou na lista de que eu acabei de falar.

 

Existem certas magias especiais que requerem runas em branco (blank runes) para serem usadas. Quando essas magias são usadas com uma runa em branco na mão, a magia é armazenada na runa para ser usada mais tarde. Você pode comprar runas em branco por 10 GP cada em qualquer loja de coisas mágicas. Note que essas lojas também vendem runas já com magias, que saem muito mais caro do que a runa em branco.

 

Como muitos se confundem com o que são runas e para que servem ,eu vou explicar essa história de runas em maiores detalhes com exemplos. Observe que em qualquer lista de magias do Tibia, lá diz se ela é uma magia de runa ou uma magia instantânea. Uma magia instantânea é usada no instante que você diz as palavras mágicas, por exemplo a magia Ultimate Healing: ao dizer "exura gran" você é curado na hora.

 

No entanto, quando você diz as palavras mágicas de uma magia de runa, a magia não é usada na hora. Em vez disso, a magia é armazenada em uma runa para ser usada mais tarde. Você tem de ter na sua mão uma blank rune equipada, e a magia será armazenada nela (note que a aparência da blank rune mudará, cada magia de runa dará uma aparência diferente).

 

A magia Ultimate Healing Rune é a versão de runa da magia Ultimate Healing. Quando você diz as palavras mágicas da Ultimate Healing Rune (adori gran) com uma blank rune equipada na sua mão, essa runa se transforma numa runa azul de cura (o pessoal costuma chamar essas runas de UH). Quando alguém usar em si próprio ou em alguém essa runa, a pessoa será curada.

 

Uma magia instantânea gasta mana na hora que você usa ela, mas uma magia de runa só gasta mana na hora de criar a runa. Ou seja, alguém que use uma runa UH para se curar não vai gastar mana. A grande vantagem do uso de runas é economizar o mana na hora de usar a magia.

 

Observe que algumas runas podem ser usadas mais de uma vez. O exemplo da UH que eu te dei é uma runa com apenas uma carga, mas existem runas com mais cargas. A runa da magia Great Fireball (criada com as palavras mágicas "adori mas flam"), ou GFB para encurtar, possui 4 cargas, o que significa que você pode usar cada runa GFB 4 vezes para atirar bolas de fogo nos seus oponentes.

 

Agora quanto às magias Premium. Eu contei um total de 87 magias no Tibia, das quais 41 podem ser aprendidas por jogadores free account. Mas as runas criadas com as magias Premium podem ser usadas por free também.

 

Manter o jogo e a empresa que faz ele custa dinheiro, por isso é os criadores do Tibia precisam da Premium Account para pagar os gastos, e é necessário dar atrativos para alguém comprar a Premium.

 

Mas ainda assim, observe que as lojas mágicas vendem runas prontas também, aí você pode usar essas magias mesmo se não for Premium para criar as runas delas.

 

É possível configurar teclas para usar automaticamente uma magia ou uma runa, veremos isso agora.

 

4.7 Hotkeys

 

Hotkeys são teclas que você configura para usar alguma magia, runa, outro item ou simplesmente dizer uma frase qualquer. Para configurar elas, vá nas opções (o botão "options") e escolha "Hotkeys", ou em vez de acessar o menu de opções basta apertar Ctrl+K. Abrirá a janela de configuração de Hotkeys:

hotkeys.png

 

 

Escolha a tecla que deseja na lista. Para configurar uma magia, digite as palavras mágicas dela,;e se quiser que ela seja usada assim que você apertar a respectiva tecla, marque o quadradinho "Send Automatically" (caso não marque, apertar a tecla apenas fará aparecer o texto da magia, mas será preciso apertar ENTER para dizer ele).

 

Para configurar uma runa ou outro item, escolha a tecla e clique no botão "Select Item". O cursor do mouse se transformará em uma cruz, e clique com ela no item que quer pôr para ser usado com tecla. Note que há para você clicar três opções de como usar o item:

Use on yourself: usa ele em você mesmo (é especialmente útil para poções ou runas de cura)

Use on target: usa no alvo que você está atacando (é especialmente útil para runas de ataque)

Select with crosswairs: o cursor do mouse vira uma cruz para você escolher onde usar

 

O botão "clear object" serve para remover o item da Hotkey.

 

Quando acabar de editar as suas hotkeys, clique em OK.

 

4.11 Party mode

 

"Party" é uma equipe de jogadores. Estar numa party dá os seguintes benefícios

 

a possibilidade de compartilharem pontos de experiência ganhos, para isso o líder deve clicar em si próprio e escolher "Enable Shared Experience"; o que só funcionará se o menor level da equipe for pelo menos 2/3 do maior, se todos estiverem participando de alguma forma da caçada (mesmo se for só curando ou bloqueando os ataques do oponente), e se todos estiverem a pelo menos 30 passos do líder

 

todos da equipe podem abrir os corpos dos monstros mortos por ela

 

em mundos PvP, os membros da equipe podem se atacar sem qualquer penalidade

 

Para convidar alguém para uma equipe, clique nele com o botão direito do mouse e escolhe "Invite to party", e para aceitar o convite para equipe de alguém clique nele com o botão direito e escolha "Join party". Há outras opções de clicar com o botão direito na pessoa: "exclude" para expulsar da equipe (só funciona se você for líder) e "Leave Party" para você sair da equipe.

 

4.8 Combate jogador contra jogador (PvP)

 

PvP é a abreviação de player-versus-player. Se o PvP estiver habilitado no seu mundo, você pode atacar um jogador da mesma forma que um monstro (a diferença é que os danos no combate PvP são metade dos contra monstros).

 

Se você está num mundo optional-PvP ou em Rookgaard, não há como atacar ou ser atacado por outro jogador, exceto se a sua guild estiver em guerra com outra guild (caso você não queira lutar, é só não estar em guilds que estejam guerreando). Se você está num mundo hardcore-PvP, não há restrições quanto a atacar ou matar outros jogadores. Mas se você está num mundo de open-PvP, há certas restrições que você tem de ter em mente.

 

Para entendê-las, é preciso saber o que é uma "morte justa" e uma "morte injusta" para o jogo. A morte de outro jogador é considerada "justa" pelo jogo quando a pessoa mata um personagem marcado com uma caveira, e "injusta" quando mata alguém não marcado.

 

Há varias cores de caveira, um personagem é marcado com uma caveira ao lado do nome dele quando:

 

.com caveira branca: quando ataca alguém não marcado com caveira, essa marca dura por 1 minuto (se não matou ninguém) ou 15 minutos (se matou alguém)

.com caveira amarela: quando estiver atacando você em qualquer caso que seja (só você vê a caveira amarela)

.com caveira verde: se é membro de sua equipe (party mode)

.com caveira vermelha: se ultrapassou o limite de "mortes injustas" permitido, essa marca dura por 30 dias; e além do mais personagens com caveira vermelha SEMPRE perdem TODOS os itens consigo caso morram (mesmo se estiverem usando o Amulet of Loss)

 

Os limites de "mortes injustas" são:

.no máximo 3 em 24 horas

.no máximo 5 em 7 dias

.no máximo 10 em 30 dias

 

 

Caso em algum momento um personagem atinja o dobro de qualquer um dos valores acima, ele será marcado com um "black skull" (caveira preta), o qual dura por 45 dias. Personagens com black skull recebem o dobro do dano normal em combates PvP, não podem atacar personagens não marcados, não podem usar magias ou runas de área, ao morrerem são revividos sem mana e com 40 de HP e também ao morrerem perdem todos os itens que estavam carregando.

 

5. Palavras finais

 

Isso conclui a série de artigos sobre o básico de como jogar Tibia . Espero ter ajudado a conhecer melhor o jogo, e lembre-se que nunca um ser humano sabe tudo de tudo, sempre há a possibilidade de se aprender coisas novas. Para aprender mais sobre o jogo, você pode por exemplo explorar ele, aprender com amigos que jogam, e consultar outros jogadores, visitar sites sobre Tibia, etc. Também pode ficar a vontade para usar os comentários desse ou de post artigo para tirar dúvidas ;)

 

Tchau, por enquanto, e até os próximos posts!

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