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[c]Funçoes


GuilhermeSM
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O que são e para que servem ?

 

 

 

As fun´ões foram elaboradas com a finalidade de poupar espa´o,tempo e paciência aos programadores.

Por exemplo :

 

***********************

12345

***********************

***********************

 

O code que vocês iriam elaborar era o seguinte:

 

 

#include <stdio.h>

 

main()

{

Puts(“**********************â€);

Puts(“12345â€);

Puts(“***********************â€);

Puts(“***********************â€);

}

 

Agora reparem, estão a elaborar a mesma linha de código puts(“****************â€) 3 vezes.

Agora imaginem que tem essa linha umas 100 vezes no programa e o vosso chefe depois de uma noite em que a mulher não lhe deu o que ele queria diz, olha meu amigo não gosto de ver ali os 20 asteriscos, acho que 21 seria mais atractivo, e prontos lá iam vocês alterar as 100 linhas.

Até que um dia alguem se lembrou de inventar estas fun´ões que originando um simples código e uma maneira de chamar essa fun´ão em qualquer lugar iria poupar espa´o e tempo ora vejam..

 

---------------------------Isto é a fun´ão-----------------

 

 

Void asteriscos(void)

{

Puts(“***********************â€);

}

 

----------------------Isto é o corpo do programa ---------------------------

#include <stdio.h>

 

main();

asteriscos();

puts(“12345â€),

asteriscos();

asteriscos();

}

 

Nota: Se algum dia o vosso chefe depois de mais uma noite mal passada vos disser que já não gostava dos 21 asteriscos mas sim 23 ou qualquer numero bastava mudar na defini´ão da fun´ão quantos asteriscos queriam e escusavam de mudar 100 linhas como no caso anterior..

 

Como elaborar uma fun´ão ?

 

 

Tipo_de_retorno Nome_da_Fun´ao(parametros recebidos(variaveis locais))

{

Corpo da fun´ao

 

}

 

Tipo de retorno – ao elaborar uma fun´ão quando a chama-mos a fun´ão se não tiver nenhum tipo de retorno como é o caso do exemplo acima atribuimos o tipo void(ou seja não retorna nada, a isto se dá o nome de procedimentos), caso contrário tem de retornar um valor inteiro,flutoante etc.

 

Nome da Fun´ão – O nome da fun´ão tem de ser unico e nao pode ser nem uma palavra reservada do C nem igual a nenhuma variavél , e de preferência de fácil compreensão, ou seja não muito extensa.

 

Parametros recebidos – Os parametros recebidos são a inicia´ão de variáveis locais ou seja a partir do momento que a fun´ão acaba essas variaveis morrem.

Ao definir as variaveis que a fun´ão irá receber do corpo do programa tem que ser definir o seu tipo e não pode ser como a defini´ão das variavéis(ex: int x,y,z : ERRADO), terá de ser (int x, int y, float h,float z) -> CORRECTO

 

Nota : O código de uma fun´ão deve ser o mais independente possivel do resto do programa e deve ser realizada para uma única tarefa.

 

Como funciona uma fun´ão ?

 

 

O código de uma fun´ão só é executada quando é chamada pelo programa , ou seja podem criar milhares de fun´ões mas se não as chamarem elas nunca são utilizadas, exemplo, pensem no elevador do vosso prédio, ele está lá construido mas imaginem vocês que moram no primeiro andar e não vale a pena estar a chamar o elevador logo ele não trabalha enquanto não o chamarem, mas não deixa de existir..

Sempre que chamam a fun´ão o programa interrompe no local de call function e quando a fun´ão termina volta ao mesmo ponto ou seja a instru´ão imediata á chamada da fun´ão.

 

 

Os Parâmetros :

 

 

A comunica´ão do programa com a fun´ão realiza-se através de argumentos que lhe são enviados e dos parametros presentes na fun´ão que os recebem.

O numero de parametros em uma fun´ão não tem limite máximo, ou seja são estabelecidas consoante as necessidades do programador.

Como já referi antes os parametros tem que ser divididos por virgulas e o tipo tem que ser sempre referenciado int funcao(int x,float y,double i).

Um parametro não é mais do que uma variável local à fun´ão a que pertence. Um parametro é automaticamente inicializado com o valor enviado pelo programa invocador.

Os argumentos enviados pelo programa são guardados nas variaveis locais(parametros) da fun´ão por ordem ou seja

 

fun´ão (char ch, int n, float x)

 

main()

{

fun´ão (‘A’, 69, 30.4);

}

 

Neste caso verificamos o porque da ordem , na variavel ch vai ficar o valor A, na variavel n vai ficar o valor 69 e por fim na variavel x vai ficar o valor 30.4.

 

Nota : O número de parâmetros enviados para uma fun´ão deve ser igual ao número de parâmetros existente no cabe´alho da fun´ão. O tipo dos parâmetros deve igualmente corresponder , parâmetro a parâmetro.

 

Nota II: Qualquer instru´ão é admissível dentro de uma fun´ão(Ex: atribui´ões,if,for,switch,invocar outras fun´ões, etc)

 

Return

 

 

A instru´ão return permite acabar a fun´ão , retornando algo ou não.

 

Exemplo :

 

Void funcao(void)

{

Puts(“sera?â€);

Return;

Puts(“apareco eu?â€);

}

 

Neste caso será elaborado um output a dizer sera ? e o return faz com que a fun´ão acabe e a proxima instru´ão não será realizada ou seja o texto apare´o eu nunca será exibido.

 

Outro exemplo :

 

 

Int soma(int x,int y)

{

Return x+y;

}

 

Supondo que dentro do programa havia algo que enviasse 2 valores para esta fun´ão e vamos supor que esses 2 valores eram 3 e 5, o x iria ser igual a 3 e o y a 5.

O return iria devolver o valor 3+5 ou seja iria devolver 8.

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  • 3 meses depois...
  • 1 ano atrás...

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