Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Thomas Hobbes...

AnnyPortilla
 Compartilhar

Posts Recomendados

Todo o mal existente, possível e até o apenas imaginável, reside no coração do homem. Não há mal que sobreviva fora deste contexto. A semente do puro mal já nasce com o homem, é parte dele.

Mas nem todo homem é mal.

Nem todo homem permite que seu coração seja terra fértil para a germinação da semente maligna, alias são poucos os homem cujo coração serve-se a cultivar a planta venenosa da maldade.

A maioria dos homens viverá sem jamais saber que no canto mais oculto e escuro de seu coração reside o pior de todos os pesadelos: a maldade.

E ainda bem que é assim!

yinyang.jpg

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O homem nasce neutro, como um animal qualquer.

Suas verdadeiras ações são executadas a partir de suas necessidades.

A idéia de bem e mal é algo criado pelo próprio e nada distingue essa divisão.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário

EU acho que o homem nasce com uma índole qualquer, seja ela boa, má ou neutra.

Porque?

Bem simples, tenho uma prima que desde que ela nasceu ela só faz coisas ruins, ela tem uns 8~9 anos agora e continua sendo uma criança malvada e tenho certeza de que não foi a sociedade que a ensinou.

Com um aninho ela já quebrava as coisas por puro prazer e ainda não tinha tempo para que a sociedade à ensinasse a maldade.

Link para o comentário

"O homem nasce neutro, mais com a participação efetiva da sociedade, suas atitudes serão estabelecidas através do padrão em que ela define." -

Adaptação da frase de Rousseau.

Decidi fazer uma adaptação em cima da frase de Rousseau para facilitar o empreendimento de minha visão sobre o assunto. A percepção da frase, concluímos o seguinte: ao nascer, o homem é puro e ingênuo, sem pensamentos egoístas ou promíscuos, com o decorrer do tempo na vida em sociedade, essa pureza que foi citada acaba sendo completamente destruída, o objetivo do homem passa a ser o conforto pessoal, sem ligar para aqueles que lhe rodeiam.

O meio em que vivemos faz com que os pensamentos do homem passem a ser definitivamente outros. Vivemos em um mundo em que a deslealdade possa vir a reinar futuramente, pois vemos diariamente trapaceiros que desejam tirar vantagens sobre um cidadão que lhe faz presente, ensinando a ter malícias na vida para se sobressair dos erros, etc.

Eu particularmente, sou um cidadão cheio de idéias, vontades e anseios, mais a vida em sociedade faz com que eu tenha que esconder os meus verdadeiros sentimentos, disfarçando a minha bondade, exterminando os meus desejos e nunca expondo as minhas idéias em público, pois posso ser ridicularizado pela população. Sempre tive vontade de fazer novas amizades, mais a visão fria e sádica de alguns leigos faz com que eu acabe tomando a mesma atitude, escondendo a minha personalidade e destruindo efetivamente a minha simpatia, pois pessoas simpáticas que cumprimentam os outros, no meio urbano, são vistas com total desprezo. Parece que o mundo em que vivemos seca a alma das pessoas, tornando-as radicais e frias com o público em que os cerca. Já no meio rural, vemos uma pequena simpatia por parte da população, as pessoas sentem prazer em se cumprimentarem e conversarem entre si, uma ação rara de se acontecer no meio urbano onde a vida é corrida e ao mesmo tempo, estressante.

Existem várias argumentações para este assunto, cada um expondo seu modo de pensar é o melhor meio para iniciarmos um debate justo e coerente. Espero a participação de todos os integrantes do fórum!

Link para o comentário

Quebrar algo é um ato comum como qualquer outro. A ideia de ser algo mal provém do pensamento de que nem você nem o(a) dono(a) do objeto acham isso certo. A partir desse fato surge o

conceito de mal que você aplica aqui.

Mas e a sua prima? Ela não tem noção nem da própria existencia. Não há como, então, ela fazer tal coisa por outro motivo além da alegria que isso gera para a mesma.

@ritorifeli

<3

Link para o comentário

Prazer em quebrar as coisas é doença e não ingenuidade.

A mesma coisa é o prazer em matar.

Explique-me as crianças que foram julgadas como adultas nos EUA por matarem?

Meio tenso, não acha?

Não acho que seja a sociedade que tenha às levado a isso.

Link para o comentário

Isso tudo depende do próprio homem a se falar, tem homens que nascem sem a área que controla as emoções estar ativa, o psicopata, eu já vi documentários que dizem que tipos de psicopatas nascem já sem emoção que não conseguem agir de acordo com elas, então agem de acordo com necessidades. Mas o homem normal, age de acordo com o lugar que foi criado, quem criou e etc. Uma discussão tensa, eu vi também falarem no Programa do Jô sobre psicopatas.

Sobre a prima, ela pode não ter a mínima idéia do que pode fazer ou não, como não sabe tá fazendo o que da na 'telha'.

#Edit

Falando sobre maldade, eu vi um documentário que convidava professores e pessoas normais para participar de um teste, elas devem fazer perguntas para um pessoa(em salas diferentes, uma pessoa não via a outra), se a pessoa responder certo ela passa para outra pergunta, se a resposta for errada, um choque é dado por um botão que vai de 20volts até 150volts, quanto mais a pessoa errava, o choque elevava, com maior choque a máquina soltava um grito de dor e no final até um grito pedindo para parar, era uma simulação, quem dava o choque não sabia que não tinha ninguém levando choque, só que a maioria chegou a dar 150volts que é o final, isso para testar a maldade das pessoas, esse teste foi realizado a 20-30 anos, e fizeram novamente para ver se o homem mudou. Desculpe não expliquei exatamente..

irnRYx3dcaGkq.png

guYGCjV.png

Link para o comentário

Dizem que não há crueldade maior que a de uma criança.

É muito comum ver uma criança empurrar a outra apenas pelo prazer rir ao ver a queda. Isto não é maldade, de meu ponto de vista nem ao menos é crueldade.

Crianças tendem a ver as coisas sem as múltiplas doutrinas e regulações sociais, com muita simplicidade. Uma criança em cujo coração não haja a semente germinada do mal não sabe que empurrar a outra é ruim até que seja dito a ela. Ela não sabe que isto pode machucar até que ela mesma seja empurrada ou que seja explicado a ela.

Isto não é maldade é apenas uma demonstração da necessidade de limites e interpretações que os códigos sociais e morais impõem as pessoas. Quebrar um vaso é de fato engraçado, até que se diga que é errado quando então a graça se perde.

A maldade a que me referi não tem nada com isto. Ela é nata e inerente ao gênero humano.

Um leão não matará outro leão se não para defender-se ou pelo direito de procriar. Um leão não torturará outro leão e sentirá prazer ao fazê-lo. Um lobo não arrancará as pernas de outro lobo apenas para impedi-lo de andar. Um cão não destruirá o que lhe sobrar apenas para não deixar outro cão também comer.

A maldade a que me refiro é aquela que a sociedade não ensina, que vc não aprende na escola, que vem de dentro de vc. É aquela que se segue ao ódio, a intolerância, ao preconceito, mas que não precisa deles para existir apenas os usa para aflorar. É aquela exclusiva ao animal homem. Mais que instintiva, ela é quase uma herança genética de nossa evolução e é algo que alguns não conseguem conter.

A maldade, como a vejo, é aquela contida no fundo do coração do homem que passa por vc, pede desculpas por algo que ele ainda fará e poucos minutos depois tenta te matar.

Todo homem nasce com este potencial, todo homem é capaz de atos ainda piores, mas nem todo homem se permite algo tão torpe. Nem todo homem faz de seu coração campo fértil ao mal.

E ainda bem que é assim!

Discutir a teoria da maldade é bom, mas apenas quem já a viu nos olhos de outro sabe de seu potencial destrutivo.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Primeiro, não disse que foi por ingenuidade.

Segundo, não disse que foi a sociedade que a tornou má.

Estou levando para o lado "animal" da história. Sua prima faz por prazer, mas um prazer sem consciência e consequência. É diferente de uma pessoa que mata alguém com um proposito racional.

Apenas isso (:

@ritorifeli

<3

Link para o comentário

Odeio humanos com mania de generalizar...

NEM TODA PO*** DE PESSOA PODE SER MÁ OU BOA, o que faz de um ser humano ser mau ou bom é o que o ensinam, isso quer dizer que se ele não tem pais para ensinar, ele irá aprender com a sociedade, DEPENDENDO DAS PESSOAS DA SOCIEDADE QUE ELE CONHECER, não quer dizer que se ele se criar na sociedade vai virar bandido e matar todos, isso é na maioria, porem, vai que ele seja consciente?

Sabe aquela história de um coração bom? Você não nasce com isso, você aprende na vida a ter uma certa maneira de ser.

Não é porque eu falei isso porque isso é o certo, não, é minha opinião.

Cada um com sua opinião, você tem a sua, eu tenho a minha, vamos conversar.

Membro - Banido - [E]stagiário - Banido - Membro

A timeline mais idiota da WC.

//

#oldschool

Link para o comentário

Thomas Hobbes...

...Disse que o homem é por natureza mal, violento e egoísta.

E graças à essa natureza ruim ele inventou o contratualismo e, para sobreviver, firmou um contrato com leis e um soberano para organiza-las e para que os homens deixassem de se matar.

Porém, todos os que comentaram aqui não faziam ideia do contratualismo por isso tantas coisas incoerentes sendo faladas, enfim.

Se os moderadores quiserem fechar, fiquem a vontade. A mensagem já foi dada.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.