Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Sistema de Criação de Classes para Delphi


Devil.May.Cry
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá

 

Irei apresentar neste tópico um artigo que escrevi sobre uma ferramenta que mesmo desenvolvi, a qual torna o processo de desenvolvimento de páginas usando o Borland Delphi 2006 e banco de dados Firebird muito mais rápida e eficaz. O UClass Generator trata-se de uma ferramenta de conexão à uma base de dados do Firebird, local ou remotamente, e a partir da tabela selecionada e atributos da mesma gera uma classe (Class) pronta para ser adicionada ao projeto borland delphi for .net no qual você esta trabalhando. A Classe que é gerada permite a você que sem alterar uma linha de código possa inserir registros na tabela, alterar os mesmos a partir de uma busca através da Chave Primária, da mesma forma excluir registros e também as opções de pesquisar registros e mostrar eles na página ou em campos de controle da página(TextBox, DropDowList, ChekBox, ...) ou em componentes possíveis de conectar a um DataSource (DataGrid, DropDowList, ...). Todas estas opções irei mostrar abaixo como usa-las.

1 – Conectando ao banco de dados: Através do menu ou do botão, definir que uma nova conexão será criada. A conexão poderá ser feita a um banco de dados local na máquina ou em uma base de dados em rede.

Ex.: LocalHost: C:\Banco\Banco.fdb

Banco em Rede: 192.168.0.2:C:\Banco\Banco.fdb (Ip da máquina em rede:Caminho da base de dados).

Após a conexão com o banco, serão listadas todas as tabelas do mesmo. Selecionando uma tabela, serão listados todos os campos da tabela.

2 – Definindo os types dos atributos, ou campos da tabela selecionada: A class será criada com base nas informações que serão atribuídas aos campos da tabela. São possíveis três tipos de ocorrências: campos do tipo String, Double e Integer. Na hora de definir os tipos de cada campo, também é necessário informar pelo menos um campo como sendo o campo chave da tabela. Este campo será usado como condição where nas funções de editar, carregar, excluir e consultar. Poderão também haver mais do que um campo chave por tabela. Para definir os tipos dos campos, basta selecionar o mesmo, definir o tipo dele na lista, se for key marcar a opção e pressionar o botão Ok.

 

3 – Definindo o local da criação da classe: nesta tela, será necessário informar o local onde o arquivo .pas será salvo. Será necessário pressionar o ícone de busca, e na nova janela que ira surgir localizar um diretório em sua máquina e selecionar o mesmo. O caminho escolhido será exibido na tela do software. Após definido o caminho, serão exibidos todos os arquivos *.pas que houverem dentro do mesmo, onde será possível excluí-los ao clicar sobre o arquivo desejado com o botão direito do mouse e selecionar a opção Excluir Classe.

 

4 – Iniciando a classe: tendo o caminho onde a classe será salva definido, você poderá iniciar a criação da mesma. Defina um nome valido e clique em iniciar classe. A classe criada ira aparecer na lista de arquivos ao lado e o botão será desabilitado. O cursor ficará com o foco voltado à área de atribuir propriedades publicas (Public) a classe. Essas serão propriedades que você poderá utilizar além das já definidas pelo banco de dados. Você poderá definir propriedades que poderão receber resultados de outras funções que poderá criar manualmente, alem das já existentes na sua classe.

 

5 – Criando a classe: após adicionado as propriedades publicas(opcional) e se certificar que definiu todos os Data Types da sua tabela corretamente, basta clicar sobre o botão “Desejo criar minha classe agora” e o sistema se encarregará automaticamente de gerar os códigos da classe, properties, procedures, functions. Todos os métodos serão criados com a endentação correta. Após criada a classe, a mesma será exibida em uma tela de preview do sistema.

6 – Importando a classe no Borland Delphi for .net: para importar a classe criada pelo UClassGenerator, basta você criar um novo projeto no seu delphi, definir na pagina global um componente de conexão a uma base de dados firebird(Usar o componente FbConnection) e renomear o mesmo para CONEXAO. Definir a propriedade Modifiers para Public.

No arquivo .pas da sua global, use a namespace System.Data e crie as seguintes variáveis antes da clausula Implementation:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Após no menu Project, selecione Add to Project e localize a classe que acabou de criar. Selecione-a e clique em abrir.

Pronto. Sua classe acaba de ser importada e está pronta para ser usada em suas aplicações delphi.

Nota: Caso ocorra um erro na namespace Borland.Data.Common ao compilar seu projeto pela primeira vez, você precisa adicionar a referencia(add reference) a dll Borland.Data.Common.dll, encontrada em seu computador.

 

7 – Usando a classe para inserir registros: para usar o método de inserir da sua classe, crie na página um componente para cada campo do banco, no qual deseja salvar um registro, campo para nome, endereço, cep(Poderá ser DropDownList), etc.

Use a unit da classe nesta página(File >> Use Unit).

Adicione um botão com o caption de Salvar e atribua o seguinte código ao evento onclick do mesmo:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Este código já irá salvar um registro no banco de dados. Note que o campo código não esta recebendo nenhum valor, portanto ele deverá estar definido como autoincremento no banco de dados. Fique a vontade se quiser passar um valor a ele. O componente LblMensagem receberá um retorno sobre o que ocorreu durante o processo, tanto quanto mensagem de confirmação de cadastro ou algum erro. Você poderá também fazer verificações se todos os campos estão devidamente preenchidos antes de salvar.

 

8 – Usando a classe para preencher campos de um formulário: Esta rotina será utilizada antes do método de editar, e pode ser usada tanto no DataGrid quanto direto em um botão de pesquisa. Neste caso, usarei uma pesquisa em um campo TextBox pelo próprio código do registro.

Use um TextBox chamado TxtPesquisa e um botão BtnPesquisa. Atribua neste, no evento onclick o seguinte código:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

9 – Usando a classe para excluir registros: a função de excluir é muito fácil de ser utilizada. Poderá ser implementada em um DataGrid ou qualquer outro campo, onde após informar o código do registro a ser excluído e chamar o método da classe, o registro irá desaparecer da sua base de dados. Veja o exemplo usando o evento ItemCommand de um DataGrid:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Você poderá implementar em seus códigos uma rotina que peça a confirmação ao usuário, antes de excluir um registro.

 

10 – Usando a classe para preencher um DataGrid: com esse método será possível você fazer uma pesquisa no seu banco de dados e mostrar os resultados obtidos diretamente em um componente DataGrid. O software ira gerar uma sql de busca pelo código, ou seja, irá retornar apenas um registro no grid, mas você poderá alterar sua sql, para que busque por exemplo por algum campo descritivo usando o like da sql. Veja como usar a classe:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

11 – Usando a classe para editar registros: o método de editar é semelhante ao método de salvar, porem no de editar será necessário informar qual o código do registro que será editado. Código este que deverá ser armazenado em uma variável ou em um sessão. Veja o exemplo:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Você poderá implementar o código de Inserir e Editar no mesmo botão, basta usar uma variável de sessão, a qual inicialmente receberá o valor de inserir e se um registro estiver em modo de edição a sessão recebera outro valor e no if entre o código do botão salvar ira chamar o método de editar e retornar seu valor para modo de inserção.

 

12 – Criando comandos SQL com o software: o software permite, alem de gerar classes, criar os comandos sql prontos para serem usados no seu código delphi, ou seja, após fazer o conexão com o banco de dados e definir corretamente todos os DataTypes dos campos, terá a sua disposição o botão Gerar Códigos SQL da Tabela, onde o sistema se encarregará de criar um código SQL de Inclusão, Edição, Exclusão e Pesquisa. Após criadas a SQL, basta copiá-la e incrementar no código do delphi.

 

Creditos há : Maikel Scheid (PELA IDEIA)

Devil.May.Cry (EU)

 

Vlw pessoal Ate o proximo Topico xD

 

Alias c quizer agradecer pode eu dexo xD

 

OBS: Eu sou programador mais a minha meta esta aew embaixo

 

Alguem Faz um Set pa Mim quem fizer eu agradeço xD

 

META:

gc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto Editado Kualquer coisa e so me fala Em Breve vo coloka Video Aula Sobre o Sistema de Criação de Classes para Delphi Vlw aew Kualquer coisa e so fala

 

Sempre Disposto a ajudar a WC xD

Alguem Faz um Set pa Mim quem fizer eu agradeço xD

 

META:

gc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.