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[Ánalise] Alien vs. Predator


MatheusF'
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Alguns

seres de outros planetas, mais inteligentes, vêm à Terra em paz,

para curtir games, garotas e máquinas possantes… porém, os mais

ignorantes vêm para matar. Esse é o anseio dos Aliens e dos

Predadores que acabou rendendo um jogo desenvolvido pela empresa

inglesa Rebellion e que foi muito esperado pelos fãs de jogos de ação

desde o anúncio de seu lançamento. Você deve estar se perguntando:

“Quem é essa tal de Rebellion?”, “Que diabos eles sabem sobre

Aliens e Predador?” Bem, eles sabem muito. Foi essa empresa que

desenvolveu o Aliens vs. Predator para o console Jaguar há mais ou

menos 5 anos e agora estão de volta trazendo seu know-how para a

plataforma PC.

Seres

da Terra e do espaço

 

 

 

 

 

 

A

maior façanha em AvP é o fato de permitir a jogabilidade em três

estilos e ambientes totalmente diferentes. Como o próprio nome

implica, você pode se juntar à briga como um Alien ou como um

Predador. Além disso, pode-se optar em defender a raça humana contra

as forças do outro mundo jogando como um Fuzileiro Naval. Cada

personagem possui suas próprias fases, objetivos e estilos de se

jogar. A variedade de personagens e suas peculiaridades é

incrivelmente refrescante em um gênero que está saturado de clones e

reedições que raramente são dignos de ocupar um lugar nas

prateleiras das lojas.

 

 

 

 

 

 

Cada

uma das três raças possui suas próprias vantagens e desvantagens no

jogo, como descrito abaixo:

 

 

 

 

 

 

Alien

 

 

Distante

o mais rápido das três raças, o Alien usa sua velocidade para

atacar e esquivar de seus oponentes. Outras grandes habilidades são a

de poder se agarrar em quaisquer superfícies e saltar longas

distancias, tornando-o um personagem difícil de entrar em apuros.

Dessemelhante dos outros personagens, todas as armas do Alien estão

em sua própria estrutura corporal como garras mais afiadas que as

facas Ginsu, uma cauda mortal e mandíbulas com dentes que podem

mutilar os oponentes em apenas um golpe. O ataque com as mandíbulas

também recupera sua energia vital, sem mencionar que proporciona um

macabro porém belo espetáculo de desfiguração de seus adversários.

Uma vez que o Alien não possui armas para um ataque à distancia, ele

requer do jogador maior destreza e uma visão mais estratégica do

ambiente: Esconder-se, agarrar-se no teto de um local e esperar

calmamente a vítima se aproximar são táticas mais eficazes do que

correr em disparada em direção ao oponente para golpeá-lo.

 

 

 

 

 

 

Quando

olhando pelos olhos do Alien, seu campo de visão é maior comparado

com o do Fuzileiro e o Predador dificultando que caia em emboscadas.

Outra vantagem de sua visão é a habilidade de notar a presença de

um inimigo à distância, pois eles ficam em evidência devido à uma

aura que circunda o oponente distinguindo-o do ambiente. Existe ainda

uma segunda opção de visão que permite melhor visualização no

escuro, porém esse modo sacrifica a aura diminuindo o campo visual.

A maior desvantagem do Alien é sua debilidade na defesa: ele

pode ser facilmente derrotado com um bom tiro com a Spear Gun

(Predador) ou uma rajada com a Smart Gun (Fuzileiro).

 

 

 

 

 

 

Predador

 

 

O

Predador é um caçador universal e ele tem o poder de fogo para

provar isto. Armado com lâminas no pulso, uma pistola de energia, uma

Spear gun (atira lanças), um canhão de plasma situado em seu ombro e

um disco afiado, ele é um inimigo formidável. O Predador também

carrega consigo um item chamado Medicomp que é usado para recuperar

sua energia vital. Tudo isto mais sua habilidade de disfarçar, suas

visões com miras específicas e o zoom de longa distância de seu

capacete faz do Predador um oponente poderoso.

 

 

 

 

 

 

O

Predador possui diversos modos de visão. Em uma circunstância

normal, sua visão é similar ao Fuzileiro, mas ele pode alterar para

visões térmica (que evidencia humanos), elétrica (que evidencia os Aliens) e outra chamada Predtech (que evidencia os próprios

Predadores e suas armas). Logo, a visão funciona com uma raça específica,

por exemplo, quando estiver caçando humanos utilizando o modo térmico,

você não poderá enxergar claramente os Aliens.

 

 

 

 

 

 

A

maior vantagem, sem sombra de dúvidas, é a habilidade de disfarce:

com um simples pressionar de um botão o Predador pode desaparecer de

vista. A única desvantagem que sofre é que quase todas suas ações

requerem uma energia especial e existem muito poucos itens que

reabastecem esta energia obrigando o jogador a ser bastante cauteloso,

inteligente e conservativo na utilização de itens e armas.

 

 

 

 

 

 

Fuzileiro

Naval

 

 

 

 

 

 

Você

deve estar se indagando: “Como um mero humano conseguirá sobreviver

em um ambiente cercado de horrendas criaturas do espaço prontas para

arrancar o seu couro?” Ou então afirmando: “É impossível lutar

contra seres tão astutos e poderosos”. Realmente, os

extra-terrestres são mais espertos e evoluídos que os humanos (isto

serve para todos eles, inclusive os editores de sites sobre jogos).

Mas no caso do Fuzileiro as coisas são um pouco diferentes devido ao

seu arsenal de armas como o Pulse Rifle, a veloz Smart Gun (que

localiza automaticamente o inimigo), um lança-chamas, um lança-foguetes,

um lança-granadas e uma minigun (são pegos durante o jogo).

 

 

 

 

 

 

Quando

jogando com o Fuzileiro, é conveniente manter seus oponentes à distância,

detonando-os com a Pulse Rifle ou a Smart Gun. Se eles chegarem perto,

equipe o lança-chamas para e dê neles uma tostada especial pra ficar

igual pastel de rodoviária.

 

 

 

 

 

 

A

grande desvantagem do Fuzileiro é sua fraca constituição, comparado

com o Predador, e sua disfunção de enxergar no escuro. Mas alguns

itens o ajudarão como os “flares”, que cegam os inimigos por

alguns segundos, o intensificador de imagem, que permite enxergar em

ambientes muito negros e um sensor de movimento, que detecta a

aproximação de seres. Você só não pode sair atirando em tudo que

move senão vai matar seus próprios companheiros humanos.

 

 

 

 

 

 

Apesar

do jogo quebrar alguns paradigmas no quesito jogabilidade,

infelizmente ele segue algumas velhas

rotinas do gênero: além da estória ser fraca, os objetivos se

resumem em correr, matar tudo o que aparece na frente, procurar um botão

ou chave para abrir a porta para o próximo nível e blá, blá, blá...

Outras características diferenciadas como os variados modos de visão

e a habilidade de subir pelas paredes ajudam, mas não fazem este jogo

fugir do estilão básico dos shooters em 1a. pessoa.

 

 

 

 

 

 

O

que realmente cativa neste jogo é a atmosfera. Nas missões do Alien

e do Fuzileiro você irá sentir como se estivesse dentro de um filme

de terror / ficção. Se jogado à noite e com luzes apagadas, somado

com o ambiente e a música que é estilo dos filmes Aliens, ele se

torna uma experiência tão angustiante e aterrorizante que se tem

nitidamente a sensação de perigo e, se por acaso, de repente, sua mãe

aparecer e abrir a porta do quarto é capaz de você gritar e pensar

que ela é um alien.

 

 

 

 

 

 

Tecnicamente

bom

 

 

 

 

 

 

O

som é bom. As músicas contribuem para montagem de um ambiente de

suspense inigualável nesse estilo de jogo. Os efeitos sonoros são

simples mas compatíveis.

 

 

 

 

 

 

Os

gráficos são bons. O ambiente, apesar de imersivo, não é muito

detalhado e consistente. Mesmo que a plataforma usada em AvP não é tão

bonita e detalhada como Half-Life ou Unreal, os designers de arte

fizeram um excelente trabalho na utilização de ambientes escuros,

sombrios, sujos e com uma arquitetura bem “Filme Alien”. Outro

fator positivo são os personagens que, além possuir boas animações

e até expressões faciais, quando olhados de perto, possuem o

coeficiente de mutilação maior

existente (Espero que você não esteja comendo quando ler isto):

pode-se decepar cabeças, membros, dedos e partir o inimigo no meio

fazendo com que jorre sangue pelas artérias sujando todo o ambiente e

formando poças por toda parte.

 

 

 

 

 

 

O

design das fases não tem nada de espetacular. Os níveis são

grandes, mas muito instintivos quase não existindo decisão de qual

caminho tomar. Mas o maior erro cometido pela Rebellion foi o fato de

não poder salvar durante o jogo – ele é salvo automaticamente

quando se completa uma fase. Tudo bem que isso aumenta a durabilidade,

porém o torna muito, muito, mas muito frustrante (quando eu digo

muito, é por que é muito). Imagine jogar uma fase que dura 30

minutos e quando estiver 90% completada você morre e tem que começar

do início? Isso deixa qualquer viciado em Lexotan furioso. Mas,

felizmente, mais tarde fui descobrir que este defeito foi corrigido

com um arquivo

de atualização.

 

 

 

 

 

 

No

modo Multi-jogador as coisas são bastante diferentes. Existe uma boa

variedade de confrontos: Deathmatch, Deathmatch entre espécies,

colaboração, tag e último sobrevivente. Mas o jogo se torna

injusto: O Predador é sem dúvida o mais poderoso inimigo. Imagine

você, jogando com um Fuzileiro, com apenas uma arma, em campo aberto

contra quatro oponentes predadores, armados até os dentes, invisíveis,

com mira automática e visão térmica, identificando você de longe? Tem

graça? Acaba que vira

confronto entre Predadores, que aí sim é divertido.

 

 

-

 

 

Merece lugar entre os melhores jogos em primeira pessoa que existem. Não por que ele seja maravilhoso, excelente ou inovativo mas sim por que se equivale aos bons jogos que existem e por que possui um clima envolvente jamais visto no gênero. Vale a pena dar uma olhadela neste Alien vs Predator.

 

Prós

+ A jogabilidade é a melhor do gênero

 

;

 

+ O Ambiente conduz o jogador para dentro do jogo, causando um

suspense inexplicável;

 

+ Efeitos de luz formidáveis;

 

+ A música acaba de dar o clima aterrorizante;

 

+ Não enjoa pela variedade de personagens e missões;

 

 

Contras

- Frustrante: começa com uma dificuldade boa depois fica impossível;

 

- Predador se torna rei no modo Multiplayer.

Sorry, I'm rated.

 

 

dz <3

gcz <3

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  • 3 semanas atrás...
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