Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Ánalise] 24 Horas Le Mans


MatheusF'
 Compartilhar

Posts Recomendados

O fato de "24 Horas de Le Mans" ser o único jogo dos últimos cem anos a representar uma das mais glamourosas provas do automobilismo mundial (ao lado do GP de Monaco) permanece um mistério para a ciência gamística. E é realmente triste ver que hoje em dia a categoria Nascar, notoriamente a mais maçante das competições de velocidade, é aquela que recebe o maior foco dos produtores de jogos, só para atender ao mal gosto do público americano.

 

 

 

Graças ao bom Deus, ainda temos publishers japoneses e europeus, que estão em melhor sintonia com o bom gosto esportivo brasileiro. Da francesa (com filial no Brasil) Infogrames, vem a simulação oficial das 24 Horas de Le Mans, que testamos a seguir.

 

Diversão até para um simples jogador

 

Simular as 24 Horas de Le Mans é uma idéia brilhante da Infogrames. A possibilidade de se pilotar protótipos de alta performance, numa corrida que vai durar... err... 24 horas, abre um amplo leque de entretenimento.

 

Estão envolvidas técnicas de pilotagem, regulagem do carro, estratégia de pit-stop, mudanças de clima ao longo do dia, desgaste brutal do carro e, principalmente, muita energia vital para aturar uma prova de tão longa duração. Por mais incrível - e inútil -- que pareça, o jogo inclui o modo de corrida com duração de 24 horas, para atender a exigência de vocês (sim, vocês dois) que esperam total realismo, mesmo que isso vá contra as condições básicas de sanidade mental.

 

Na vida real, os pilotos se revezam na condução dos veículos, obviamente. No jogo nada te impede de recrutar os amiguinhos para a maratona de 24 horas de jogatina, formando a real equipe de pilotagem; Mas a opção de jogo mais comum deverá ser aquela que apresenta as 24 horas em contagem virtual, isto é,aquela que não dura mais que alguns minutos, mas mantém os efeitos da passagem do tempo (com a iluminação do sol variando).

 

Simplesmente simples pra burro

 

24 horas de Le Mans parece um jogo muito promissor, até que você abre a caixa e dá uma espiada no manual... ou melhor, no diminuto encarte do CD, que contém todos os detalhes desta "simulação". Quem já jogou um verdadeiro simulador de corrida está acostumado a extensos manuais, chegando a precisar de centenas de páginas para descrever cada detalhe do jogo, mas, 24 horas de Le Mans realmente não precisaria de mais que um guardanapo para ter todas as suas peculiaridades detalhadas. O jogo, que pretendia ser uma simulação, acaba se mostrando não mais que um clone moderno de Enduro, da época do Atari 2600.

 

É tudo muito simples. Desde os menus e opções de regulagem do carro à jogabilidade, que realmente não representa um grande avanço em relação aos primeiros jogos de corrida Enduro e Pole Position. 24 horas de Le Mans é como fazer mexido de ovo, arroz e caviar. Existem amostras de uma simulação sofisticada, mas foi tudo metido em um jogo essencialmente arcade.

 

Veja por exemplo, que há uma opção de telemetria, em um menu exageradamente simples, alternando não muito mais que um mapa da pista com um gráfico de velocidade, mas os dados disponibilizados neste recurso só servem mesmo para a pura contemplação, já que o outro menu, de ajustes do carro, é... grande surpresa... limitado pacas. Na garagem se pode: trocar entre pneu de borracha dura e macia e regular o chamado "Downforce" (Pressão aerodinâmica), que engloba em um só comando todas a regulagens de aerofólios do seu bólido. Quer mais? Não tem.

 

Toda essa simplicidade se justificaria muito bem em um jogo arcade. 24 horas de Le Mans é exatamente isso. É o simulador mais arcade de todos os tempos. Porque então chamá-lo de "A realidade em Simulação", conforme estampado na caixa do jogo? Para ser atraente para o leigo, obviamente, frustrando o jogador hardcore em compensação. Essa indefinição é a maior falha de 24 Horas de Le Mans.

 

Razoável, simplesmente

 

Analisando 24 horas de Le Mans unicamente como um jogo arcade, não me satisfaço plenamente com o produto. Os gráficos são bons. Pistas razoavelmente detalhadas e com movimentação suave (um requisito mínimo em jogos de corrida), sem precisar de um PC que ultrapasse os 500 Mhz. Os carros estão bem modelados e apresentam detalhes básicos de iluminação no farol e escapamento cuspindo fogo e os efeitos da passagem do tempo, da manhã à noite, são bonitos.

 

Talvez seja efeito natural da minha habilidade extra-terrena, mas creio que o fato de eu ter chegado em primeiro lugar numa corrida ao jogar pela primeira vez é um bom indicativo da simplicidade da jogabilidade de 24 horas de Le Mans. Guiar um carro em Le Mans é muito... simples. Bom, o carro derrapa nas curvas, gasta o pneu (na opção de jogo "profissional") e tudo mais, mas é como se em 1985 tivéssemos uma nova versão de Enduro, com os mais modernos (para a época) efeitos de "física". No ano 2000, novo milênio, com 500 anos de Brasil e tudo mais, a Infogrames deveria ter investido em uma jogabilidade mais detalhada.

 

Depois dos últimos 24 minutos de contato com 24 horas de Le Mans, já posso assimilar bem a proposta da Infogrames, e ser racional em meu veredicto, sem me preocupar com detalhes. Então chega de conversa inútil, e vamos lá.

 

 

-

 

24 Horas de Le Mans é um joguinho mais ou menos.

 

Prós

-

 

Contras

- O tema "24 horas de Le Mans" é bom demais para um jogo tão simples.

 

OuterSpace

Sorry, I'm rated.

 

 

dz <3

gcz <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.