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Uma ajudinha para criar um mapa


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Dae Galera, Hoje vou mostrar o basico para se criar e compilar um mapa de C.S

 

Ferramentas:

 

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Utilidade das ferramentas:

 

Valve Hammer é o software utilizado para a cria´ão dos mapas

ZHLT é utilizado para a compila´ão dos mapas

 

"Tutorial" (pode se considerar um tutorial):

 

Para come´ar vamos instalar o valve hammer, apos isso vamos abrir o arquivo zipado do ZHLT pegar todos os arquivos dentro da pasta "zhlt253" e jogar dentro da pasta "C:\Arquivos de programas\Valve Hammer Editor\tools", e esta pasta zhlt253 tambem vamos extrair para "C:/arquivos de programas".

Agora abra o valve hammer:

-Vai aparecer uma tela igual a da imagem pedindo para configurar o valve hammer:

<div align="center">image002.jpg</div>

 

Entao vamos configura-la assim: (igual o escrito pois eh o melhor metodo)

-Na aba "Textures" clice no botao "Add WAD", quanto mais texturas vc inserir mais carregado seu mapa ficara, portanto insira somente os necessarios, existem 3 pacotes do Half-Life que sao muito importantes para um mapa, e necessario coloca-los, sao eles:

 

HALFLIFE.WAD - Estao na pasta "Half-Life/valve/halflife.wad", nele existem muitas texturas normais e algumas essenciais para fazer portas, triggers, e obstaculos.

DECALS.WAD - Estao na pasta "Half-Life/valve/decals.wad", nesse as texturas sao aqueles pontos de plantar bomba, local de resgate de refens, rachaduras na parede, marcas de tiros. Esse e importante estar inserido.

CSTRIKE.WAD - Contem as texturas do Counter-Strike, nao sao as texturas de de_aztec ou de_dust, mais tem algumas texturas boas.

 

-Na aba GAME CONFIGURATIONS, vc mostrara ao Hammer os FGD's que serao usados, os FGD's mostram as caracteristicas do jogo que vc estara mapeando, tambem nessa tela vc colocara as pastas do jogo e do mod.

Em CONFIGURATION, vc escolhe um nome para sua configuracao, eu coloco "Counter-Strike", mais o nome nao influencia, e so para vc entender mesmo.

 

Em GAME DATA FILES, vc coloca o FGD do CS, que esta na pasta "Half-Life/cstrike/halflife-cs.fgd", os campos TEXTURE FORMAT, MAP TYPE, DEFAULT POINTENTITY CLASS E DEFAULT SOLIDENTITY CLASS serao preenchidos automaticamente.

 

Agora e preciso configurar o campo GAME EXECUTABLE DIRECTORY, como na figura vc escolhe a pasta do jogo, que no caso e o Half-Life

Em MOD DIRECTORY vc colocara a pasta do mod, que e o Counter-Strike.

No terceiro campo vc devera por a pasta "Half-Life/valve".

E no campo RMF DIRECTORY vc escolhe a pasta onde serao salvos os seus mapas. Por exemplo: "C:\MEUS MAPAS".

Deve ficar parecido com a imagem:

<div align="center">image002.jpg</div>

 

-Na aba "BUILD PROGRAMS" configure assim:

Em GAME EXECUTABLE e preciso colocar o .EXE do Half-Life, que esta na pasta "Half-Life/hl.exe" depois se insere a palavra -console- com os hifens, como mostra a imagem acima.

 

Depois disso vc precisa mostrar os compiladores ao editor, se vc colocar os compiladores que ja vem com o Hammer ele vai compilar mais esses estao desatualizados, entao eu recomendo que vc utilize o ZHLT, que esta mais atual e melhor editado para o CS. Deszipe os arquivos do ZHLT.ZIP em uma pasta qualquer e depois faca o seguinte.

 

No campo CSG EXECUTABLE vc coloca a pasta "zhlt\hlcsg.exe"

BSP EXECUTABLE - a pasta "zhlt\hlbsp.exe"

VIS EXECUTABLE - a pasta "zhlt\hlvis.exe"

RAD EXECUTABLE - a pasta "zhlt\hlrad.exe"

E no campo PLACE COMPILED MAPS IN THIS DIRECTORY DEFORE RUNNING THE GAME, coloca-se a pasta de mapas do mod, no nosso exemplo a pasta e "Half-Life\cstrike\maps".

Deve ficar parecido com isso:

<div align="center">image004.jpg</div>

 

 

UTILIDADE DAS FERRAMENTAS:

 

image014.jpgFerramenta de sele´ão - utilizada para selecionar qualquer objeto que esteja no mapa, em qualquer uma das 4 janelas. Com esta ferramenta, você pode mudar o objeto de lugar, tamanho, forma, etc.

 

image016.jpgFerramenta de zoom – este item aumenta ou diminui o zoom dependendo do botão do mouse que você apertar.

 

image018.jpgCâmera - se você precisa navegar no seu mapa através da janela “câmera†aperte este botão vá até a janela “câmeraâ€, depois mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e agora qualquer movimento do mouse que você fizer será refletido na visão deste quadro, para andar utilize as teclas que você utiliza no jogo para andar.

 

image020.jpgFerramenta de entidade - muito importante para cria´ão de um mapa. Com ela você irá adicionar entidades em seu mapa (luzes, armas, players, etc).

 

image022.jpg Ferramenta de bloco - acreditem, é através dela que tudo é construído em seu mapa (paredes, cubos, retângulos, cilindros, etc) ela trabalha em conjunto com as op´ões “categorias†e “objetos†que está na parte inferior esquerda do Hammer.

 

image024.jpgFerramenta de textura - com essa ferramenta você coloca texturas diferentes para cada face do objeto, por exemplo, uma parede pode ter cada lado com uma textura diferente, além disso, ele abre uma gama de op´ões para acertar a textura do jeito que achar melhor em seu objeto.

 

image026.jpgAplica textura corrente - usando essa ferramenta, você coloca a textura corrente em todas as faces do objeto.

 

image028.jpgAplica decals - através desse ícone você pode aplicar decals (decalques para detalhar seu mapa) que estão no arquivo decals.wad do Half-Life ou do MOD específico.

 

image030.jpgFerramenta de clipping - para usar essa ferramenta antes selecione o objeto que deseja modificar com a ferramenta de sele´ão. Com o clipping você poderá cortar um objeto do jeito que achar melhor, mas tome cuidado, o engine pode não entender todos os sólidos que você cria. Para verificar se isto ocorreu entre na op´ão (ALT + P) check for problems. Se aparecer algum erro volte e edite novamente o seu objeto.

 

image032.jpgFerramenta de vertex - para usar essa ferramenta, selecione o objeto que deseja modificar com a ferramenta de sele´ão. O vertex tem o mesmo comportamento da ferramenta de clipping, contudo, é uma ferramenta que possui propriedades para mudar um determinado sólido. Cuidado com a edi´ão de objetos. Use sempre (ALT + P).

 

image034.jpgFerramenta de path - essa ferramenta ajuda na cria´ão de paths (caminhos), com ele você pode criar paths dinâmicos podendo adicionar ou remover nós nele. Para fazer um path arraste o mouse em uma das janelas 2D com o Shift pressionado e após feito ele irá perguntar qual o nome do path e qual entidade.

 

Espero ter ajudado pelo menos um pouco

Ateh a proxima flow

 

creditos:

 

sites e duas fun´oes:

 

aol = imagens

yathr (site de outro pais num sei ql pq traduzi por um tradutor) = link de downloads

site cs = partes do tuto

zhlt (site original ) = links originais do zhlt

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  • 4 semanas atrás...

aff mentira nda, eu tirei de 4 sites e soh tirei as figuras do aol o do uol num vi

 

vo dizer pra q serviram os sites:

 

aol = imagens

yathr (site de outro pais num sei ql pq traduzi por um tradutor) = link de downloads

site cs = partes do tuto

zhlt (site original ) = links originais do zhlt

 

vo colocar os creditos lah soh pra pararem de falar merda

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