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Melhore o desempenho do seu pc (passo a passo)


renana123
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Seii qi muitas pessoas tem dificuldade de jogar algum jogo pois o computador esta pesado, lerdo etc, este tutorial proporciona a vocês modos de deixar o pc mais "leve", delisgando alguns processos e tal

 

vmos la

 

Opções Visuais.

 

O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta.

 

Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos perceptível de acordo com a robustez do equipamento).

 

Para fazer as alterações, vá ao Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar “Ajustar para o melhor desempenho”).

 

Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o “Desktop offline”. Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá-lo, siga os seguintes passos:

 

Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.

 

Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”). Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.

 

 

 

Desabilitando serviços desnecessários.

 

O WinXP, por padrão, mantém ativos uma série de serviços que são desnecessários para a maioria dos usuários. Para desativá-los/configurá-los, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente necessários para o sistema fará com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).

 

Uma dica é colocar todos os serviços para manual e reiniciar o micro. Depois é só conferir os serviços iniciados e configurá-los para automático. Pode acontecer de que serviços necessários não sejam iniciados. Melhor é saber o que faz cada um destes serviços. Veja abaixo alguns deles, os outros, cuja funcionabilidade não é muito clara é melhor deixar em automático.

 

 

 

Deve ficar em AUTOMÁTICO:

 

- Alerta (emite alertas administrativos)

 

- Alocador Remote Procedure Call (RPC)

 

- Sistema de eventos COM+

 

 

Já devem estar em Automático:

 

- Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)

 

- Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)

 

- Chamada de procedimento remoto (RPC)

 

- Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)

 

- Cliente de rastreamento de link distribuído

 

- Detecção do hardware do Shell

 

- Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)

 

- Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)

 

- Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)

 

- Localizador de computadores (somente se houver uma rede operando)

 

- Log de eventos

 

- Logon secundário

 

- Notificação de eventos de sistema

 

- Plug and Play

 

- Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)

 

- Serviços de criptografia

 

- Serviços IPSEC

 

- Spooler de impressão

 

- Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

 

 

Podem ficar DESABILITADOS:

 

- Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)

 

- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)

 

- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting

 

- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)

 

- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático

 

- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota

 

- Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)

 

- IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)

 

- Número de série de mídia portátil

 

- Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)

 

- Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)

 

- Telnet (por questão de segurança)

 

- Temas

 

Já devem estar Desabilitados

 

- Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)

 

- Roteamento e acesso remoto

 

 

 

Podem ficar em MANUAL:

 

- Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)

 

- Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)

 

- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)

 

- Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)

 

- Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)

 

- Gerenciador de conexão de acesso remoto

 

- Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)

 

- Número de série de mídia portátil

 

- Servidor

 

 

 

Já devem estar em Manual:

 

- Adaptador de desempenho WMI

 

- Aplicativo de sistema COM+

 

- Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)

 

- Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)

 

- Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)

 

- Conexões de rede (gerencia conexões de rede)

 

- Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)

 

- Cópia de volume em memória

 

- DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)

 

- DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)

 

- Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)

 

- Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)

 

- Fornecedor de suporte de segurança NT LM

 

- Gerenciamento de aplicativo

 

- Host de dispositivo Plug and Play universal

 

- Logon de rede

 

- Logs e alertas de desempenho

 

- MS Software Shadow Copy Provider

 

- QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)

 

- Reconhecimento de local da rede (NLA)

 

- Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico

 

- Serviço de descoberta SSDP

 

- Serviço de indexação

 

- Serviço de transferência inteligente de plano de fundo

 

- Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'

 

- Serviços de terminal

 

- Telefonia

 

- Windows Installer

 

 

Você pode consultar a ajuda do Windows para obter mais detalhes sobre a função de cada serviço

 

 

Habilitando o modo UDMA/66 e superior.

 

Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.

 

 

Habilitar Logon automático

 

Caso o seu micro não faça parte de uma rede e você seja o único usuário, você pode alterar a maneira como ele é ligado e desligado, deixando estas operações mais ágeis. Siga as etapas:

 

Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.

 

Vá em Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

 

Programas na inicialização

 

Alguns programas são iniciados junto com o sistema, porem raramente são necessários a todo minuto. Estes podem ser retirados da inicialização da seguinte maneira: Clique em Iniciar >> Executar, digite MSCONFIG e clique OK. Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows.

 

 

 

Explore outras máquinas da rede mais rapidamente.

 

Com uma alteração no registro do XP ele pode fazer a procura por outros computadores da rede mais rápida. O XP verifica nos computadores da rede por tarefas agendadas em comum entre elas e desabilitar este recurso faz com que a procura fique mais rápida

 

Clique em Iniciar >> Executar, digite REGEDIT, pressione OK.

 

Abra a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8 D87-00AA0060F5BF}.

 

Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.

 

 

Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual).

 

Deixar que o Windows gerencie a memória virtual ainda é a melhor opção, porem se seu computador tiver mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Você pode desativá-la em Painel de Controle >> Sistema >> Avançado >> Desempenho >> Avançado >> Memória Virtual >> Alterar. Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.

 

Na maioria dos casos ele é necessário e pode ser definida como 50% a mais do que a memória RAM instalada. Por exemplo, se você tem 128 MB de RAM, a memória virtual pode ser definida como 192MB ( 128 + 50%). Defina este valor para o tamanho inicial e final para que o arquivo de troca seja fixo, prevenindo perdas de desempenho e fragmentação.

 

 

Boot mais rápido.

 

A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos “Suspender” e “Hibernar” mais rápido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui Download (325 Kb), basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.

 

 

 

Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia.

 

Uma incompatibilidade em drivers das placas de vídeo com chip da Nvidia e que usam esta versão de drivers causam uma lentidão no desligamento do XP. O problema já foi corrigido na versão 23.11 e o download pode ser feito em

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O problema pode ser contornado também da seguinte maneira:

 

Vá no Painel de Controle >> Ferramentas Administrativas >> Serviços e altere o NVidia Driver Helper para “manual” ou “desabilitado”.

 

Desabilite a reprodução automática para CD's

 

Clique em iniciar > Executar e digite GPEDIT.MSC. Vá em Configuração do Computador >> Modelos Administrativos >> Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática”. Selecione Ativar.

 

 

Libere 20% de sua banda de rede/Internet.

 

Um recurso do XP chamado Agendador de pacotes OoS reserva 20% da banda disponível de rede e internet para uso próprio. Desabilite-o da seguinte maneira:

 

( é necessário estar logado como administrador)

 

Clique em Iniciar > Executar, digite GPEDIT.MSC e pressione OK.

 

Em Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.

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