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Tutorial de Pike


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Alguns outros tópicos estão com várias informações excelentes sobre Pikes, o que estou tentando fazer neste tópico é reunir o maximo de informações, somar com o meu conhecimento na classe Pike e organizá-las para facilitar a consulta.

 

Bom, estou criando esse tópico com o objetivo de passar informações sobre a classe Pike e tirar dúvidas.

Algumas informações aqui terão como base Pikes de níveis entre 7x e 8x, como por exemplo o número de pontos em uma determinada habilidade.

 

 

1. Evolução e informação da classe.

2. Explicação dos atributos.

 

2.1 Força.

2.2 Inteligência.

2.3 Talento.

2.4 Agilidade.

2.5 Vitalidade.

 

3. Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4.

3.1 Tier 1.

3.2 Tier 2.

3.3 Tier 3.

3.4 Tier 4.

3.5 Abreviações.

 

4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs).

4.1 Na tier 1.

4.2 Na tier 2.

4.3 Na tier 3.

4.4 Na tier 4.

 

5. Exemplos de builds.

5.1 Build 1x1.

5.2 Build para "upar".

5.3 Build "DEF".

 

6. Dicas.

 

7. Curiosidades.

 

8. O que usar: Mixagem ou Aging?

 

9. Guia das Foices perfeitas.

 

10. Build 105+

 

Vamos lá...

 

1. Evolução e informação da classe:

Pike > Combatente > Lancer > Lancelot.

 

 

Os pikes em sua grande maioria usam foice de duas mãos, devido serem mestres no manuseio dessas foices. Caracterizado tambem pelo excelente combate 1x1, além de possuírem a facilidade de acertar ataques críticos em seus oponentes. Possuem boa furtividade e ataques eficientes.

 

2. Explicação dos atributos:

Em seus status, o mais importante é sem duvida a força. Porem é necessário explicar melhor.

Geralmente os status dos pikes são dessa forma:

 

2.1 ForçaTodos os pontos que você possa colocar.

 

Inteligência:52 (P/ trans ps perf) - 64 (P/ Murki ps perf) e também 72 (P/ Devine perf) - Dificilmente os pikes colocam mais pontos do que 72 em inteligência. Lenbrando também que quanto mais Inteligência você possuir, mais pontos de MP você terá, e isso deixa certo conforto para o personagem na hora de upar.

*Se você optar por usar transparo, não precisa necessariamente deixar 52 pontos, existe a opção de colocar 56, que permitirá o uso de set selado +3, o que te dá mais alguns pontos de Mana e HP.

*Existe também a opção de colocar 40 pontos (para Raident PS perf).

*E a de colocar mais de 72 pontos, mas, nesse caso, você estará entrando em uma build spirit, da qual não entraremos em detalhes aqui.

 

2.3 Talento:90 pontos (Não é necessário mais do que isso).

*Ao pegar 10x e a foice da quest (Hellfire/Infernal) você pode tirar TODOS os pontos de talento (para colocar em força). Mas, ao fazer isso, você obrigatoriamente usará a 1ª ou 2ª armadura do jogo (ou a do site), e terá uma diminuição na defesa, absorção e taxa de ataque.

 

2.4 Agilidade:É geralmente nesse status que os pikes mais se diferenciam, mais gira em torno de 40 a 70 de agilidade mais ou menos (baseado em um pike nível 7x ou 8x).

*Você também pode deixar a agilidade base (build pure), e usar luvas do 44, bracelete longo e botas de ferro. A taxa de ataque, defesa e absorção caem.

*Na build sem talento do 100, você também pode deixar a agilidade base.

 

 

2.5 Vitalidade*:Base ou poucos pontos (A vitalidade que o pike adquiri vem dos pontos na força, por isso nao é muito necessário colocar pontos em vitalidade.

 

*Informações adicionais sobre vitalidade:

 

Aqui vai a fórmula exata de HP do pike pra quem quiser dar uma olhada:

(Level *2.1) + (Strengh *0.8) + (health *2.4) -10

 

A cada lvl vc ganha 2.1 HP

A cada ponto de Str são 0.8 HP

A cada ponto de health são 2.4 HP

 

Claro que essas informações sobre a build estão baseadas no mais "normal", vamos dizer assim. Mas é claro que seu pike pode ter os status que você achar melhor de acordo com o seu perfil de jogador, mas acredito que a melhor build não esteja longe dessa.

 

3.Nomes e abreviações das habilidades das Tier 1, 2, 3 e 4:

Alguns jogadores também encontram dificuldades em saber o que significa algumas abreviaturas, tais como, SM, CS, CL e etc.

Primeiramente temos que conhecer o nome em inglês dessas habilidades, já que a maioria das abreviações são dos nomes em inglês.

 

3.1 Tier 1:Pike Wind = Sopro afiado

Ice Attribute = Resistência a gelo

Critical Hit = Ataque Crítico

Jumping Crash = Pulo fatal

 

3.2 Tier 2:Ground pike = Espinhos Rasos

Tornado = Tornado

Weapon Def Mastery = Mestre da Def. em Armas

Expansion = Expansão

 

3.3 Tier 3:Venam spear = Foices venenosas

vanish = Desaparecer

Critical Mastery = Mestre do ataque crítico

Chain Lance = Foice de Aço

 

3.4 Tier 4:Assassin Eye = Olho assassino

Charging Strike = Golpe carregado

Vague = Furtivo

Shadow Master = Mestre das Sombras

Caso voce queira conhecer melhor cada habilidade, entre no site oficial do BPT Site Oficial bPT, entre no menu guia do jogo e clique em Iniciante, clique em informação dos personagens ou dessa a barra de rolagem e clique em avançar. Na página que se abrirá, clique na imagem do pike. Alí voce terá informações mais detalhadas sobre as habilidades e a animação da habilidade (Não só a dos pikes, como também de todas as outras classes).

 

3.5 Agora sim podemos definir o significado das abreviações mais usadas pelos pikes:SM = Mestre das Sombras (Ultima habi. da tier 4).

CS = Golpe carregado (Segunda habi. da tier 4).

CL = Foice de aço (Ultima habi. da tier 3).

CM = Mestre do ataque crítico (Terceira habi. da tier 3).

WDM = Mestre da Def. em armas (Terceira habi. da tier 2).

Vanish = Desaparecer (Segunda habi. da tier 3).

Torn = Tornado (Segunda habi. da tier 2).

Vague = Furtivo (Terceira habi. da tier 4).

AE = Olho assassino (Primeira habi. da tier 4).

 

 

4. Distribuição dos pontos nas habilidades (SPs e EPs):Mas depois de conhecer todas as habilidades, em qual colocar os pontos? (SPs e EPs)

 

Não é muito diferente na grande maioria onde os pikes costumam colocar os pontos. Segue as opções mais utilizadas:

 

4.1 Na tier 1:Todas as habilidade com 1 ponto (apesar da habilidade Resistência ao Gelo ser uma boa opção e a habilidade Pulo Fatal ser ótima para o pvp, vai da preferência de cada um).

 

4.2 Na tier 2:Tornado entre 1 e 5 pontos caso queira upar mais rápido e Mestre da Def. em Armas 10 pontos, o resto 1 ponto.

*A habilidade Espinhos Rasos (de gelo) também pode ser útil, tanto no up como no pvp. Mas recomendo a upa-lá só depois de concluir a build.

*A Mestre da Def. em Armas é uma das principais skills do pike, junto com Vanish, Mestre do Crítico e Foice de aço, portanto, uma das primeiras a ser upada.

 

4.3 Na tier 3:Foices venenosas 1 ponto, já desaparecer é costume achar pikes com apenas 1 ponto, outros com 10 pontos (mais por que 10 pontos se quando você acerta 1 hit em um monstro ela acaba? Devido ao dano que essa habilidade causa nesse 1 hit. Se você investir 10 pontos ela causará 100% de dano a mais no golpe. Se investir apenas 1 ponto causará 10% a mais de dano no primeiro golpe), Mestre do Ataque crítico 10 e Foice de aço 5 ou 6 pontos.

 

4.4 Na tier 4:Olho assassino 1 ponto (Apesar de alguns discordarem). Agora essa escolha é sempre a mais diversificada e a mais complicada de se fazer. Qual das habilidade "upar" na tier 4? Golpe carregado (CS)? Furtivo (vague)? ou Mestre das Sombras (SM)?

 

Vamos para as suas diferenças:

Golpe Carregado causa boa quantidade de dano em 3 hits, mais quando ela é carregado causa um dano ainda muito superior nesses 3 hits (Mas nao demora para carregar? Com o aumento de pontos nessa habilidade, ela carrega mais rápido, assim causando um dano muito grande em pouco tempo, é considerada uma das skills mais apelonas do jogo).

Furtivo é a habilidade que aumenta a esquiva do personagem (provavelmente a melhor habilidade dos pikes no setor de defesa, o seu ponto fraco). Com o aumento dessa habilidade, o personagem se esquiva melhor e o período que a habilidade dura é maior.

 

Mestre das sombras é sem duvida a habilidade dos pikes que mais causa dano. Seu poder é muito grande, porém o período de demora para realizar a habilidade é demorada. Devido a isso muitos pikes nao "upam" essa habilidade. Ela inicialmente possuí 3 hits, mas com o aumento da habilidade ela passa a ter 5 hits e depois 7 hits.

 

Cada habilidade é melhor em situações diferentes, cabe ao jogador enquadrar em seu perfil a habilidade que lhe mais favorece.

 

5. Exemplos de Builds, Dicas e Curiosidades sobre Pikes.

Exemplos de Builds.

5.1 Build para 1x1Força: Todos os pontos que você pode colocar.

Inteligência: 52 (para o uso de Transparo e para ter uma quantidade boa de mana).

Talento: 90;

Agilidade: 42 (para Holy boots [botas sagradas]).

Vitalidade: 25.

*Inteligência, como já dito, pode ficar também com 56 (só 4 pontos a mais) ou 40 (12 a menos, boa diferença, porém: -mana, + poder).

*Agilidade também pode ficar base (build pure, já dito) ou até 48 (para usar Braceletes da Justiça e Luvas Titan). Se preferir, pode colocar 56 também (todas as luvas e braceletes), não acaba perdendo muito poder.

 

As habilidades que podem fortalecer mais ainda esse tipo de build é o Mestre do Atq crítico (10 pontos), Desaparecer (10 pontos), Foice de Aço (5 ou 6) e Golpe Carregado ou Mestre das Sombras (Particularmente eu colocaria Golpe Carregado, por ser mais rápido). Os pontos que sobrarem você pode colocar onde desejar, mais seria bom colocar em Mestre da Def. em Armas. Na tier 4 voce também pode optar por Olho Assassino, devido ao aumento de seu crítico no personagem alvo.

*Nos pontos que restarem, seria uma boa colocar Espinhos de Gelo (para congelar por um bom tempo o oponente), Pulo Fatal para um melhor desempenho no pvp ou até Tornado para upar. PS: os pontos que restarem APÓS Mestre da Defesa 10.

 

A distribuição das habilidades ficará assim:

 

Tier 1:

Sopro afiado: 1

Resistência a gelo: 1

Ataque Crítico: 1

Pulo fatal: 1

 

Tier 2:

Espinhos Rasos: 1

Tornado: 1

Mestre da Def. em Armas: 10

Expansão: 1

 

Tier 3:

Foices venenosas: 1

Desaparecer: 10

Mestre do ataque crítico: 10

Foice de Aço: 5

*Pode colocar CL lv 6 também, o delay é o tempo de execução da skill.

 

Tier 4:

Olho assassino: 1

Golpe carregago: 10

Furtivo: 1

Mestre das Sombras: 1, porém não há necessidade de abrir essa habilidade.

Caso sobre pontos, coloque onde achar melhor.

 

5.2 Build para "upar"(Com essa build você irá "upar" mais rapidamente e fazer boa quantidade de pontos em Bellatra):

 

Força: Todos os pontos que voce pode colocar.

Inteligencia: Entre 62 e 67 (para o uso de Murki).

Talento: 90.

Agilidade: Entre 55 e 70 (Se você colocar 70, sua defesa e sua abs (absorção) será mais alta, facilitando assim quando houver muitos monstros emcima de você.

Vitalidade: Base.

*Lembre-se que o mínimo para Murki é 64 e o mínimo para Devine é 72. Escolha o que preferir, até para trans se quiser pode, mas com 64+ é mais cômodo.

 

Obs: Você também pode usar o primeiro exemplo para fazer bastante pontos em Bellatra, só que ao invés de colocar 10 pontos em desaparecer, você pode colocar 5 pontos em tornado. Com isso você causará maior dano nos monstros, porém o uso de mana irá aumentar consideravelmente.

 

As habilidades que serão úteis nessa build são: Mestre do Atq crítico 10, Mestre da Def. em Armas 10, Tornado 5 ( Apesar que boa parte dos pikes usam 1 ponto apenas ou 3 pontos. Teste as 3 opções [1,3 e 5 pontos] e veja qual a opção que lhe agrada mais, ou até mesmo coloque outra quantidade de pontos se você desejar), Foice de aço 5 ou 6. Na tier 4, você pode colocar qualquer uma, mas para facilitar quando você necessitar de um combate 1x1 com um monstro, coloque Golpe Carregado ou Mestre das Sombras. Se sobrar pontos, coloque onde achar mais conveniente.

 

A distribuição das habilidades ficará assim:

 

Tier 1:

Sopro afiado: 1

Resistência a gelo: 1

Ataque Crítico: 1

Pulo fatal: 1

 

Tier 2:

Espinhos Rasos: 1

Tornado: 5

Mestre da Def. em Armas: 10

Expansão: 1

 

Tier 3:

Foices venenosas: 1

Desaparecer: 1

Mestre do ataque crítico: 10

Foice de Aço: 6

 

Tier 4:

Olho assassino: 1

Golpe carregago: Entre 1 e 10

Furtivo: Entre 1 e 10

Mestre das Sombras: Entre 1 e 10.

Todas as 3 ultimas habilidades são excelentes para build de "upar". Portanto, coloque em qual achar melhor. Caso sobre pontos nas habilidades da tier 1,2 e 3, distribua onde achar mais conveniente. O espinhos rasos é uma boa opção.

 

5.3 Build "DEF"(Essa build tem como objetivo diminuir o ponto fraco dos pikes [A defesa], porém o seu pod. de atq [Poder de Ataque] diminuíra consideravelmente):

 

Força: É aconselhavel colocar também todos os pontos possíveis, para não diminuir tanto o seu pod de atq.

Inteligencia: Entre 72 e 75 (Para Devine).

talento: 90.

Agilidade: Em torno de 70 pontos.

Vitalidade: Entre 50 e 70 pontos.

 

As habilidades que se recomenda nessa build são: Mestre da Def. em armas 10, tornado entre 1 e 5, Foice de Aço 5, alguns pontos em Resistência ao Gelo, e os pontos que sobrar, coloque em Mestre do Atq crítico ou Desaparecer, ou também divida os pontos entre essas duas habilidades. Na tier 4, "upe" o Furtivo, assim sua esquiva vai ser muito maior e isso ajudará para que seu pike seja melhor ainda no setor de defesa.

 

A distribuição das habilidades ficará assim:

 

Tier 1:

Sopro afiado: 1

Resistência a gelo: 1

Ataque Crítico: 1

Pulo fatal: 1

 

Tier 2:

Espinhos Rasos: 5

Tornado: 5

Mestre da Def. em Armas: 10

Expansão: 1

 

Tier 3:

Foices venenosas: 1

Desaparecer: 1

Mestre do ataque crítico: Entre 5 e 10

Foice de Aço: 5 ou 6

 

Tier 4:

Olho assassino: 1

Golpe carregago: 1

Furtivo: 10

Mestre das Sombras: 1

Caso sobre pontos para distribuir, coloque onde achar melhor.

 

Obs: Particularmente eu nao acho uma boa opção essa build, mesmo diminuindo muito o ponto fraco dos pikes. Os pikes são excelentes para ataque alto, e não voltados a defesa.

 

As duas primeiras builds são as mais usadas, porém você pode mudar um ponto ali, um ponto aqui, em qualquer uma das 3 builds usar outra habilidade, enfim, a melhor build que existe é a que você faz e a que você considera melhor para seu personagem.

 

6. Dicas:- Para "upar" mais rapidamente, faça "solo" com o uso da build 2 ou use outra build com tornado 5, assim sendo, você irá "upar" mais rápido (pelo menos é minha opinião);

 

- Quando você se deparar com uma grande quantidade de monstros, cuidado, pois os pikes não são bons na defesa. Se você deseja entrar no meio de vários monstros, use o tornado para que os monstros não acertem muito seu personagem. Na hora de usar poção nessa situação, é aconselhável sair do meio deles (se for muitos monstros) ou use a poção ali mesmo. Mas quando você usar alguma poção, voce irá tomar hits de varios monstros que estão em sua volta. Se você sabe que seu personagem aguenta os hits todos de uma vez, continue ali mesmo, se ele não aguenta, é melhor sair do meio deles e usar a poção.

 

-Você também pode usar outras habilidades e combiná-las com o seu pike. Por exemplo: Espinhos Rasos é uma boa habilidade. Não fique preso aos conselhos do tutorial.

 

7. Curiosidades:- Por que alguns pikes usam o bastão e escudo? Bom, na maioria das vezes é como se fosse estilo e também porque o bastão serve para usar qualquer uma das habilidades do pike. Mas também usar escudo e bastão é uma boa opção para quando você estiver no meio de uma grande quantidade de monstros e precisar teclar com alguém por exemplo, ou usar em alguma situação que exija mais defesa. Um exemplo de situação que necessite de mais defesa é quando se está em uma área com o sistema de PvP funcionando. Os pikes, quando estão com escudo e bastão, ficam com mais defesa, mais absorção e até mesmo com mais HP, dependendo de como estiver o escudo. Assim sendo, fica mais difícil ser derrotado por outro jogador no sistema de PvP quando se está com o escudo.

Particularmente nao conheço nenhum pike que use escudo como item principal, e sim como opção para aumentar a defesa em determinadas situações.

 

- Por que alguns pikes colocavam mais pontos em vitalidade? Bom, quando o servidor (BPT) se iniciou, os jogadores tinham que conseguir nos drops os seus itens, não era igual hoje que se você der uma procurada nas lojinhas você acha o item para seu nível. Imagine você nível 70 usando itens 5x por exemplo, seria difícil ir no mapa que requere nível 70 e ficar sossegado por lá. Por isso, para compensar a falta de defesa e de abs, colocava-se um bom número de pontos na vitalidade. Mas é claro, ainda existem pikes que colocam pontos em vitalidade, devido ao conforto que isso trás na hora de jogar (você não precisa ficar usando tanta poção).

 

Obs: Não tenho certeza sobre essa informação, mais já me falaram sobre isso. Se algum pike que esteja jogando desde o início do servidor e souber confirmar essa curiosidade, por favor poste e compartilhe seus conhecimentos.

 

8. O que usar: Mixagem ou Aging?

Quando seu nível for abaixo de 5x mais ou menos, nao é tão necessário usar aging em seus equipamentos. Existem excelentes combinações de mixagem que você pode tirar bom proveito. Do 6x em diante, é aconselhável usar aging nas armaduras e nas foices usar aging ou mix dev gem (Dev gem: Combinação de mix que se utiliza Shelton Devine).

A vantagem do mix é que não falha (pelo menos nunca ouvi dizer que falhou). No aging, a cada 2 leveis de aging, será necessário um nível a mais do personagem para poder usar a arma. Por exemplo: Se sua arma ou armadura necessite de nível 50 para usar, no aging +1 continuará 50, ja no +2 de aging, será exigido nível 51 do personagem, no +3 51, no +4 52 e assim por diante. Se chegar no aging +10, seria necessário nível 55 para usar o equipamento. Já o mix não tem esse problema, você faz o mix e o nível necessário para usar a arma nao mudará.

 

9. Guia das Foices perfeitas:Irei colocar aqui todas as foices com seus status perfeitos para facilitar quando alguém desejar saber qual o "perf" da foice, além dos atributos mínimos para usá-las. Vamos lá...

 

As informações ficarão nessa sequência:

Nome da foice / Nível para usá-la / Atributos mínimos / Força de Atq e Taxa de Atq Perfs.

 

Staff / 1 / Força 30 / 1-6 - 45;

 

Spear / 1 / Força 32 - Talento 24 / 3-7 - 54;

 

Bill / 7 / For 36 - Tal 26 / 5-9 - 62;

 

Halberd / 10 / For 45 - Tal 30 / 8-13 - 66;

 

Horn Scythe / 14 / For 50 - Inteligência 28 - Tal 32 / 9-16 - 65;

 

Tridente / 16 / For 64 - Tal 40 / 10-19 - 74;

 

Foice Reforçada / 22 / For 74 - Tal 45 / 11-23 - 81;

 

Foice Dupla / 30 / For 85 - Tal 50 / 12-27 - 90;

 

Foice do Mal / 37 / For 90 - Int 30 - Tal 54 / 13-32 - 90;

 

Pássaro de Prata / 44 / For 96 - Tal 60 / 15-36 - 94;

 

Foice do Caos / 50 / For 90 - Int 36 - Tal 70 / 17-39 - 98;

 

Foice Titan / 55 / For 110 - Tal 90 / 19-44 - 110;

 

Styx / 60 / For 125 - Tal 90 / 22-49 - 122;

 

Asa de Dragão / 65 / For 120 - Int 40 - Tal 90 / 23-53 - 135;

 

Borboleta / 70 / For 130 - Tal 90 / 25-56 - 151;

 

Foice Mística / 75 / For 140 - Tal 90 / 28-61 - 160;

 

Hyper Foice / 80a** / For 146 - Tal 90 / 31-66 - 169;

 

Oráculo / 80b / For 167~174 - Tal 90 / 35-71 - 178;

 

Imortal / 80c / For 173 - Tal 90 / 39-76 - 185;

 

Foice Extrema / 80d / For 179 - Tal 90 / 43-82 - 192;

 

Foice Implacável / 100 / For 196 - Tal 90 / 52-95 - 199;

 

Infernal / 100(quest) / NENHUM atributo necessário / 58-98 - 250 / Adiciona 50 pts de HP, MANA e RES;

 

Reaper Scythe / 102 / For 184 - Tal 90 / 56-102 - 210.

 

Dragon Scythe / 105 / For 191 - Tal 90 / 63-109 - 216.

 

 

*As nomenclaturas 80a, 80b, 80c e 80d servem para diferenciar os itens que exigem nível 80 para utilizá-los.

 

10. Build 105+:Se você já passou do Lv.105 e pretende ficar full 105, aqui vai a build sem segredo algum que você terá que usar:

 

Força: Todos os pontos que restarem.

Inteligência: Você pode variar aqui, com 32 de "int" o dano de seu pike ficará absurdo, mas no UP terá que gastar manas, a menos que você use os anéis e colar do carnaval, vendidos no site por Hazits.

*Caso você já possua seu par de anéis valento, sua "int" irá variar entre 64 (anel valento perf) e a "int" que seus anéis pedem, pois nem todos são perfeitos, mais que isso não é recomendável.

Talento: 90

Agilidade: A bota 105 perfeita requer 72 de agilidade, meu conselho aqui é que se você possuí uma bota 102 com aging muito alto e com status próximos do perfeito, continue com sua 102, a menos que esteja disposto a gastar muito dinheiro com jeras e aging para colocar sua bota 105 perfeita e com age alto também, caso contrário não vale a pena, é perda de def, abs e pontos de status!

Vitalidade: Base.

 

ESPERO TER AJUDADO.

TO CAINDO DE SONO DEPOIS ARRUMO O TOPICO

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