Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Criando um SplashScreen Corretamente - Delphi

Lf'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Criando um SplashScreen Corretamente

É muito comum ver diversos sistemas que possuem tela de abertura com uma barra de carregamento, sendo que não há nada carregando.. ou seja... a barra de progresso se torna um enfeite ou frescura.

Mas agora, vou demonstrar como criar uma barra de progresso que realmente mostra que está carregando alguma coisa.

Primeiramente, temos que criar o formulário de abertura, vou criar um formulário 'mais ou menos' só para demonstração.

Ao invés de utilizar ProgressBar, vou utilizar um TGauge que fica na paleta Samples. O **** vai se chamar frmSlpash, o Gauge se chamará Gauge1.

2+(C%C3%B3pia).PNG

Vamos abrir o arquivo .dpr e visualizar seu conteúdo. Clique com o Botão direito e selecione View Source.

1+(C%C3%B3pia).PNG

Sabemos que esse é o arquivo que executa nossa aplicação, assim como o carregamento dos Formulários.

Dentro da estrutura begin e end temos o seguinte código.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Agora, vamos tratar do formulário frmSplash. Para carregar a barra, vamos alterar seu valor a cada carregamento a formulário que nossa aplicação carrega, e vamos mudar o status e a porcentagem, da seguinte maneira.

Primeiramente vamos declarar no arquivo .drp a uses SysUtils, que vai ser responsável pelo comando Sleep(); que vamos usar.

Podemos dizer que o comando Sleep é um Delay, que aguarda um certo momento para prosseguir com a aplicação.

Desta maneira, a barra TGauge será carregada após a criação de cada formulário.

Você também pode alterar o Caption de um ***** a cada vez que um formulário for criado, dessa maneira:

Bom, é isso galera, achei este post no blog programador online, estão os créditos vão para eles!

Tem o download da source para quem quiser:

[DOWN]

[/DOWN]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas isso está igual a todos "Criando um SplashScreen Corretamente", está igual a todos os outros tutoriais!

Você adicionou comentários e explicou (Sure?) Do mesmo modo, isto continua carregando nada:

sendo que não há nada carregando.. ou seja... a barra de progresso se torna um enfeite ou frescura.

Literalmente falando, O gauge ou progressbar está como enfeite, pois você só esta listando o que o windows ja faz, que é iniciar e criar os forms! (Sure?)

Então vamos complementar este tutorial corretamente ? Um SplashScreen é somente uma tela inicial, para ficar uma tela inicial inteligente, que carrega mesmo, você poderia fazer abrir programas ocultamente para o programa se tornar mais rápido, abrir arquivos de texto ou outros para ter uma resposta rápida.

Para você fazer uma coisa legal, deve usar a criatividade!

Lembrando, eu não quero ser melhor que ninguém, só estou reformulando seu tópico, não entenda mal, entenda isto como um ensino!

4I1ShmNRGyg2k.webp

Link para o comentário

Sim claro, valeu Owner ^^

eu entendo.. obrigado pelo comentário e pelo ensinamento rs

@vanessa

Não fui eu que criei o tutorial, postei porque achei interessante pro pessoal, tanto é que deixei os créditos;

Enfim, meu trabalho foi só compartilhar oque eu tinha visto ;D

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.