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Review – Total War: Shogun 2 – Fall of the Samurai


jonathas340
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Total War, serie lançada em 2000 com o título Shogun, volta às suas raízes com grandes evoluções e novidades.

 

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Em 15 de março de 2011, a Sega lançou o Total War: Shogun 2 – o novo título da desenvolvedora The Creative Assembly. Após os grandes sucessos, como Medieval, Rome, Empire e Napoleon, voltamos onde tudo começou: Japão, na época das grandes guerras, e o início do Shogunato Tokugawa.No Shogun 2 algumas fórmulas do título original foram mantidas (das quais tinham sumido no decorrer da série), como apresentar uma animação com o evento mostrando o fracasso ou sucesso da missão ao mandar um ninja assassinar algum general ou sabotar uma estrutura.

 

“Ei Golem, mas isso não é uma análise a respeito do Fall of the Samurai? Por que está comentando o Shogun 2?”

 

Respondo com uma frase clássica: “Estudamos a história para aprender com o passado e não cometer os mesmos erros no futuro”.

 

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Fall of the Samurai é uma DLC que se passa 300 anos após os acontecimentos do jogo original e não precisa do Shogun 2 instalado.

 

Apesar de ter a mesma temática, o jogo tem várias mudanças. Por exemplo, as animações citadas acima sobre as ações dos ninjas e outros agentes. Isso não existe mais em Fall of the Samurai, já tinha sido retirado no Rise of the Samurai, uma DLC anterior. Pode ser um pouco desanimador, já que era uma marca registrada do Shogun.

 

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Os gráficos são ótimos e teve pequenas melhorias visuais em relação ao Shogun 2. O jogo se sai bem mesmo em batalhas gigantescas. O único problema é que depois de vários “turnos” o modo “campanha” tende a ficar um pouco lento. Ao encerrar um “turno”, os “crash’s” clássicos da série persistem. Mesmo que poucas vezes, é frustrante tomar uma decisão crucial e, ao finalizar o “turno”, o jogo fechar.O som é de arrepiar. Jogando em caixa de som potente eu me senti em meio a uma guerra de verdade, com gritos, tiros, explosões… tudo perfeito!

 

Jogabilidade. Aqui entra as inovações. Agora os navios têm um papel muito maior do que antes. Pela primeira vez podemos usar torpedos e atacar costas, construções e mesmo tropas.

 

Em um cerco a uma cidade, você pode usar sua frota para bombardear a cidade, destruindo quase toda a defesa (é fantástico ver as unidades voando quando a explosão acerta em cheio).

 

A estratégia mudou com a adição das armas de fogo. Canhões fazem um estrago tremendo, mesmo tendo menos estamina e precisão. Seus samurais irão morrer facilmente frente a frente com soldados armados de pistolas e fuzil. Dessa forma, o jogo retorna um pouco a estratégia de combate de seus antecessores, como o Empire e o Napoleon: Total War.

 

Outra grande novidade é o modo “terceira pessoa”. Você poderá assumir o controle de uma unidade vendo em terceira pessoa e, ao disparar com os canhões (ou torpedos, no caso dos navios), a câmera seguirá o projétil até o seu destino. Enquanto controla esta unidade, o PC controla seu exército, mas sem fazer nada arriscado. Apesar de ser apenas “perfumaria”, isso é bem interessante e, se melhor explorado e aperfeiçoado, poderá ser a evolução nos próximos títulos.

 

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O multiplayer é o mesmo, campanha coop, conquest map ou apenas as partidas “versus”. A única grande mudança é a opção de jogar contra qualquer pessoa com a versão do Shogun 2 (Shogun 2, Rise of the Samurai e Fall of the Samurai). Inicialmente, achei a ideia ruim. Pensei: “Eu, com canhões e armas de fogo, contra unidades com 300 anos de atraso usando espada e arco-flecha?”. Mas depois de algumas batalhas memoráveis eu mudei minha opinião. Com certeza você terá nessas batalhas as melhores lembranças no multiplayer em que tecnologia e quantidade não são sinônimos de vitória, mas sim o “General” que conduz seu exército.

 

Conclusão: Fall of the Samurai conta muito bem a queda de toda uma casta militar e o inicio de um novo Japão, finalizando assim uma era. Entretanto, é uma das melhores séries de estratégia em tempo real já feitas.

 

Prós: Ótimos gráficos, jogabilidade excelente, multiplayer disputado e variado.

 

Contra: Os “crash´s” continuam, por isso salve sempre no modo campanha, pois o mapa – às vezes – fica com um bug no qual o terreno desaparece ao voltar das batalhas.

 

Gráficos:8 Estrelas

Jogabilidade:8 Estrelas

Som:9 Estrelas

Total:8,1 Estrelas

 

Creditos

parada360

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