Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Programa para Atualizar Executavel

HoruS*
 Compartilhar

Posts Recomendados

Fala Galera blz ?

Vou mostrar A forma de montar um banco de dados ou de fazer o aplicativo que irá acessá-lo é muito particular de cada programador e não é objetivo deste artigo avaliar qual a melhor forma suas vantagens ou desvantagens. Eu particularmente prefiro trabalhar com pequenos executáveis que normalmente carregam o nome do setor que irá utilizar e tem somente as atividades, consultas e relatórios que ele pode acessar e ficam no computador do usuário para evitar tráfego desnecessário na rede.

O grande inconveniente que eu tinha era quando gerava uma versão nova do aplicativo tinha que ir de máquina em máquina atualizando, pois muitas vezes os discos não estão compartilhados por causa dos vírus e solicitar ao usuário fazer a atualização e nada é a mesma coisa.

Foi quando um dia, em na lista de discussão da Comunidade Firebird de Língua Portuguesa o grande Artur Anjos comentou sobre a forma que ele fazia para atualizar seus programas nos clientes via internet ao qual adaptei as minhas necessidades e implantei nos meus programas.

Tudo começa com a criação de um programa que eu chamarei de Atualizador ao qual o código segue abaixo:

program Atualizador;

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

O truque é que pegar este programa e colocar DENTRO do aplicativo como um resource. Para isto compile o atualizador e crie através de um editor de texto o arquivo Atualizador.** com o seguinte texto:

Atualizador exe "Atualizador.exe"

Depois através de linha de comando ou via arquivo bat execute o seguinte comando:

C:\brc32 -r Atualizador.**

Este comando gera o Atualizador.res (resource) que eu copio para a pasta onde estão os fontes do programa.

Agora é necessário definir uma condição para disparar a atualização. O Delphi tem em Project Options na aba Version Info selecionando a opção Auto-increment build number ao qual toda a vez que você der um build all o último número da versão (build) será incrementado gerando um número de versão maior que o anterior.

Para descobrir a versão utilizo a função VersaoEXE:

Para tornar o sistema flexível utiliezi um arquivo ini para definir o local onde serão colocados todos os aplicatios, local este onde eu copiaria as novas versões, como por exemplo:

Aplicativo.INI:

[outros]

versao='c:\pasta\aplicativo.exe'

Ou para acesso a rede Windows:

[outros]

versao='\\servidor\c\ pasta\aplicativo.exe'

Assim o .pas ficaria assim:

Para finalizar basta explicar como funciona a função CriaExeApartirdoResource como segue abaixo:

Como comentei no início cada um utiliza a técnica de programação de forma muito pessoal mas acredito que vocês possam alterá-las como eu fiz com a original feita por Erik Mendes e adatá-las a sua necessidade.

5hTkq8b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.