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Como criar o seu próprio game estilo plataforma pelo Game Maker 8.1


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Olá a todos que estão lendo esse tópico, hoje falarei sobre como você pode criar (produzir e fazer) um simples game de plataforma por um fácil programa que se chama: Game Maker (versão 8.1)

Requerimentos: 12,00 MB

O programa roda normalmente em Windows Vista, XP, 7 e 8, além de Mac e Linux

 

índice do Tópico:

I - O programa

II - Criando um Sprite

III - Transformando um Sprite em objeto e incluindo

efeitos e ações

IV - Criando e incluindo objetos numa room

 

 

I - O programa:

Bem, antes de tudo eu queria dizer que neste tópico que irei apresentar só ensinarei o básico e um pequeno começo sobre assunto a aqueles que futuramente querem trabalhar em Design, Informática e principalmente na parte da criação de games, antes de você começar a pensar, ler e trabalhar você deve coloca duas coisas na sua cabeça: QUALQUER game que você fazer, independente do estilo, que programa e ETC, TODOS vão ser complicados no começo e você precisa ter vontade, determinação, paciência e muita atenção então procure um dia ou um tempo livre do seu dia-a-dia, procure um lugar agradável, calmo e bom para que você começe a trabalhar. O Game Maker é um programa que permite ao usuário criar suas próprias animações e principalmente pequenos jogos para computador, afinal... Quem nunca teve vontade de criar seu próprio joguinho para mostrar aos amigos ou colegas? Mesmo que seja um jogo leve e com pouco gráfico, já é um começo para aqueles que pretendem criar jogos futuramente, então não tente de forma alguma querer fazer seus primeiros games a partir de programas avançados e com imagem 3D, porque você vai se enrolar MUITO, por isso o Game Maker é considerado um dos mais "fáceis" da categoria, porque permite ao usuário ter uma idéia de como se criar o seu primeiro jogo, tudo bem que os gráficos e a qualidade não são tão boas, mas quem vai perder um aprendizado desses? Então solte a sua imaginação e crie várias categorias: RPG, Aventura e principalmente Plataforma, do estilo Mário e ETC. Antes de você começar a mexer no programa, você deve conhecer os lugares, as páginas, os nomes e as funções de cada coisa, então observe a imagem com atenção:

scaled.php?server=534&filename=semttuloyad.png&res=medium

As páginas ao lado esquerdo do programa destacadas em vermelho são as principais que você deverá aprender antes de começar a mexer.

1 - Sprites: Sprite é o ESBOÇO do seu futuro objeto, como o personagem, inimigo, obstáculo e outras diversas coisas, por isso lembre-se! Você só poderá criar um objeto se você fizer o esboço dele (o sprite).

 

2 - Sounds: Nós não vamos precisar muito dele no começo, porém você terá que aprender, os Sounds são os sons que você poderá incluir no seu game ou nos efeitos e ações de algum objeto.

 

3 - Backgrounds: Os Backgrounds são os cenários do jogo, onde se passa, exemplo: num local bem frio, montanhoso, ou desértico e ETC. Nós não vamos precisar muito nessa etapa, porém é uma área útil e necessária de ser aprendida no começo.

 

4 - Objecst: É tudo que você colocará no seu game, como o personagem, inimigo, obstáculo e ETC. Porém, você só poderá fazer um objeto ao fazer o Sprite dele primeiro.

 

5 - Rooms: Rooms são as salas, ou seja, a fase ou o local onde você está, diferente do cenário, as room são os lugares onde você vai depositar seus objetos por lá para montar o game.

 

Há também áreas úteis acima do programa, abaixo estão alguns:

1 - O papel branco, que é a primeira página da área de cima do programa, significa refazer um NOVO game, mas não se preocupe se você estiver no meio de um projeto e clicar ali sem querer, todos os seus progressos serão salvos.

 

2 - O pequeno arquivo em forma de pasta aberta, significa você abrir um progresso seu salvo.

 

3 - O pequeno sinal de "Play" significa dar play no seu game e testar

 

4 - O pequeno PacMan vermelho significa o Sprite, é a mesma coisa de clicar na pasta do Sprite ao lado esquerdo do programa

 

5 - A pequena bolinha azul significa a área dos objetos, é a mesma coisa do que clicar na pasta dos objetos lá pro lado esquerdo do programa

 

6 - O pequeno quadro branco ao lado da bolinha azul significa a área de criação ou editação das rooms, é a mesma coisa do que você clicar na pasta das rooms lá do lado esquerdo do programa

 

Bom, agora que você já sabe as principais áreas do programa e o que elas fazem, vamos adiante.

 

II - Criando um Sprite:

Agora que você já sabe o que é um Sprite (esboço do seu futuro objeto) está na hora de aprender a fazer um Sprite, que vai ser a primeira coisa que você irá fazer no Programa, primeiramente clique com o botão direito do mouse na pasta: "Sprites" do lado esquerdo do programa ou no PacMan vermelho, acima do programa e depois clique com o botão esquerdo do mouse na opção: "Create a New Sprite" Irá aparecer está página (Vá acompanhando o tutorial) :

4799916_orig.png

Quando aparecer está página, irá ter uma barra de escrever com o nome de: "Name" Ele está se referindo ao nome do seu Sprite, então SEMPRE que você for fazer um sprite, escreva o seguinte código na barra: spr_(o nome do seu sprite)

Porque só assim ele irá entender de uma certa forma o seu Sprite, após escrever, escolha as seguintes opções do seu sprite que estão destacados em vermelho abaixo da barra de escrever: "Load Sprite" e "Edit Sprite" Se você escolher Load Sprite, irá aparecer a seguinte página:

6945123_orig.png

Você irá pegar Sprites feitos pelo próprio Programa e deixados ali para utensílios, mas há também outras categorias de Sprites, como Sprites para jogos de espaço, sprites para RPG, plataforma e ETC. Quando você clica em Edit Sprite, irá aparecer uma página em branco, você terá que clicar na figura de um pequeno papel em branco acima da página, irá aparecer uma aba com alguns códigos nas barras de escrever, clique "Ok" e você será redirecionado para uma página com um pequeno quadrado branco e cinza, clique duas vezes nele e finalmente você irá ser redirecionado para está página:

545880_orig.png

Para aumentar o pequeno cubo branco e cinza, basta clicar na lupa com o sinal de: "+" e para diminuir com a lupinha com o sinal de: "-" Ao lado esquerdo e direito, há apenas algumas coisas semelhantes aos do paint, como cores, modo de pintar e ETC.

Quando escolher tudo, vá clicando em "Ok" até você ser redirecionado ao menú do programa novamente, e depois vá criando mais dois sprites, agora que você já fez do Sprite do player (apr_player) Crie o inimigo ou os obstáculos, use a sua criatividade.

 

 

III - Transformando um Sprite em objeto e incluindo efeitos e ações:

Agora que você já fez o Sprite dos seus objetos, está na hora de finalmente transformá-los em objetos, certo? Mas você não só fará isso como ainda vai ter que inluir os efeitos e as ações que o seu objeto vai fazer então vamos lá. Primeiramente ou clique na bolinha azul acima do programa ou nas pastas dos objetos ao lado esquerdo do programa, e clique em: "Create a New Object" Irá abrir está página:

1584424_orig.png

Observe as partes da página destacadas em vermelho, está na hora de criar o objeto do player, mas lembre-se de uma coisa! Assim como no Sprite, você deve digitar um certo código na barra de escrever do título do seu objeto, então SEMPRE que você for fazer um objeto, escreva o código: obj_(o nome do seu objeto) No nosso caso, escreva: obj_player .

Agora logo após escrever, vá bem embaixo da barra de escrever, irá ter uma pquena coluna com o nome de: Sprite, ele está pedindo pra você escolher o Sprite selecionado para virar um objeto, então procure o Sprite do seu player e selecione-o, quando fizer tudo isso, vá bem embaixo da página de objetos e tente achar uma opção bem grande com o nome de: "Add Event" Clique lá que logo irá aparecer está aba:

657047_orig.png

Há uma aba com muitas opções de evento para o seu player, vá logo clicando na primeira opção: "Create" Você voltará para a página de objetos, abra de novo a aba mas desta vez escolha a sexta opção: "Keyboard" Ao clicar, irá aparecer uma coluna com várias opções de direções: Up (cima), Left (Esquerda), Right (direita) e ETC. Clique logo na primeira opção: Left (esquerda) e você será redirecionado para a página de objetos de volta, quando você voltar para a página de objetos, procure ao lado direito da página uma coluna bem grande cheia de opções, ache a categoria: "Jump" e escolha a primeira opção: "Jump to Position" segure o ícone com o botão esquerdo do mouse e arraste-o logo para um gigante quadro branco logo ao lado dessas colunas de opções, o nome do quadro é: "Action" solte-o lá que logo irá aparecer está opção:

6486464_orig.png

Irá ter duas barras de escrever e cada uma delas tem o seu título:

1 - x

2 - y

Lembre-se de uma coisa! Para Left (esquerda) você terá que deixar o Y como ele está e o X você terá que mudar para o número: -5

Quando terminar isso, clique em: "Ok" Abra o "Add Event" de novo e desta vez escolha a posição: Right (direita) procure o "Jump to Position" ao lado direito da página novamente, arraste-o e quando abrir a aba novamente você terá que marcar apenas no X: 5

Quando estiver na hora da posição: Up (cima) você terá apenas que mudar o Y, escreva esse número: -5 e com o Down (baixo) mude apenas o Y para: 5 e clique em "Ok".Obs: Lembrando que quando você digitar os números na hora de cada direções, marque sempre o cubinho: "Relative". Pronto, você já tem os movimentos do player, agora está na hora de criar o objeto das paredes, do chão, obstáculos ou qualquer coisa que você tenha criado (de preferência chão e paredes) Começe com a opção: "Create a New Player" Coloque o título do obstáculo (lembre-se do: obj_) Selecione o Sprite do objeto e lembre-se de que cada objeto parado e duro do seu game deverá ser sólido, então marque a opção no cubinho: "Solid" Quando fizer tudo isso, vá na opção: "Add Event" e escolha a primeira: "Create" Você voltará para a página dos objetos, clique novamente em: "Add Event" mas desta vez escolha a quinta opção do "Add Event": "Colision", escolha o objeto que você quer para se colidir, selecione o player e logo você voltará para a página dos objetos, quando voltar você deverá procurar ao ladi direito da página de objetos, aquela coluna cheia de categorias e opções onde você pegou o "Jump to Position" procure a mesma categoria: "Jump" e pegue a última opção: "Bounce" Arraste-a para o quadro "Action" e logo vai aparacer está aba:

6480168_orig.png

Como você pode ver, aparece duas barras de escrever, só se preocupe com a primeira, de título: "precise" Já está escrito lá o nome: "not precisely" apague o "Not" e deixe só "precisely" e após isso, clique em: "Ok" até voltar ao menú. Pronto, agora volte a página do objeto do player e faça a mesma coisa que você fez com o obtáculo, porém na hora de selecionar o objeto como clision, escolha o obstáculo e quando acabar tudo, clique em "Ok" até voltar ao menú do programa. Está na hora de criar e incluir efeitos e ações no objeto do inimigo, primeiramente vá na opção: "Create a New Object" Coloque o título do seu objeto, selecione o sprite dele e depois que fizer tudo isso vá em: "Add Event" e depois procure do lado direito da página de objetos e escolha a primeira opção da primeira categoria, a opção é: "Move Fixed" Irá aparecer está aba:

8492627_orig.png

Ele pedirá as direções em que o inimigo do seu game se movimente, escolhe-as e após isso digite a velocidade que você pretende que ele se movimente, após isso clique em "Ok" você será redirecionado para a página dos objetos de volta, agora vá em "Add Event" mas uma vez e escolha Colision, faça a mesma coisa que você fez com o player e o obstáculo, quando fizer isso clique em "Ok" novamente, abra o "Add Event" mas uma vez e escolha Colision novamente, porém selecione o player como objeto de colision e quando selecionar, procure do lado esquerdo da página dos objetos um nome: "Score" clique nele que logo irá aparecer uma nova coluna de ações, procure a categoria: "Health" e arraste a primeira opção: "Set Health" Irá aparecer está aba:

903068_orig.png

Decida o quanto de life o seu inimigo irá sugar do player, marque o "Relative" e clique em "Ok" até voltar a página dos objetos. Bem, agora está na hora de criar o objeto: life bar ou barra de life, é isso que irá medir o quanto de life o player tem, para fazer o Sprite dele, basta digitar: spr_lifebar, ou o nome que você quiser, não precisa de imagem alguma, apenas clique em "Ok" até o menú do programa, crie o objeto dele, e vá em "Add Event" Escolha a nona opção: Draw, vá na coluna: Score, procure do lado esquerdo da página de objetos para achar, vá na penúltima opção: Draw Health, arraste-a para o quadro "Action" e aparecerá essa aba:

4809367_orig.png

Irá ter 6 barras de escrever, cada uma com os nomes (o resultado é o que você deve escrever)

1 - x1 = 100

2 - y1 = 1

3 - x2 = 100

4 - y2 = 10

5 - back color = red (ou a cor que você quiser)

6 - bar color = green to red (ou a cor que você quiser)

Clique em "Ok" até voltar ao menú do programa, pronto... Você já tem os objetos principais para começar a fazer uma room.

 

 

IV - Criando e incluindo objetos numa room

Bom, aí vem uma das partes mais fáceis da criação do game, para você criar uma room, basta ou clicar lá em cima do programa na figura de uma página em branco ao lado da bolinha azul que significa a página dos objetos ou na pasta das rooms ao lado esquerdo do programa, clique em: "Create a New Room" Você vai ser redirecionado a uma room vazia, como essa:

305262_orig.png

Para você completar a sua room com os seus objetos, basta ir na lista de objetos que se encontra na mesma página e selecioná-los, para incluí-los você deve clicar com o botão esquerdo nos locais onde você quiser e quando acabar, clique na pequena opção de: "Correto" bem acima da aba, e você será redirecionado para o menú do programa. Para dar play na fase de teste do seu game, clique no pequeno sinal de "Play" bem acima do menú do programa, aqui vai um exemplo de uma room completa:

3316689_orig.png

Obs: Não se preocupe se o seu objeto: life-bar saiu apenas uma pequena bolinha azul no cantinho da room, quando você der play no game ela vai ser uma verdadeira barra de life.

 

Créditos:

Imagens (prints meus)

Conteúdo (textos e pesquisas minhas)

Aqui vai uma ótima vídeo-aula:

http://www.youtube.com/watch?v=VFoqOmppkbM

 

Bem, espero ter ajudado, dúvidas podem perguntar que eu respondo. Link do download:

http://www.baixaki.com.br/download/game-maker.htm

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  • 3 semanas atrás...

Caro , knaifsniper

 

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