Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

F-Secure: Anonymous se transformou em uma marca como a Al-Qaeda.


mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

É o que diz Mikko Hypponen, diretor global de pesquisas da empresa de segurança.

f-secure_2009_3.png

 

A crescente onda de ataques promovidos por grupos de hackers a páginas de empresas e governos na web traz à tona discussões sobre a real motivação dessas invasões e os riscos associados a eles. Um dos maiores especialistas em segurança do mundo, Mikko Hypponen, diretor global de pesquisas da F-Secure, fala sobre o que difere grupos como Anonymous e LulzSec e os “crackers”, organizações criminosas que têm como objetivo roubar dados de usuários para obter vantagens financeiras, por meio do acesso a senhas e dados bancários, números de cartão de crédito etc.

 

“É relativamente simples entender a mente desses criminosos, eles querem dinheiro e nada mais. A indústria do cibercrime movimenta milhões de dólares. Não há qualquer outra lógica ou motivação por trás dos ataques. Já grupos hacktivistas como Anonymous e LulzSec têm outras razões para promover esses ataques, como as de cunho político, por exemplo. Eles não querem dinheiro. Já nos governos, uma parte importante dessas invasões está ligada à questão de espionagem, muitas delas atribuídas à China”, alerta.

 

Na visão de Mikko Hypponen, este é um problema muito maior, que vai além da questão da segurança. “Essa é uma geração que cresceu sem saber o que foi o período anterior à internet. Eles pensam em formas de protesto de uma forma diferente da que pensamos. Para eles não há diferença entre protestar em frente à sede de uma empresa ou derrubar o site dela. Claro que uma dessas ações é um ato criminoso, mas eles parecem não se importar”, explica.

 

anonymouslogo.jpg

 

Outro ponto observado pelo executivo da F-Secure é a transformação desses grupos em marcas associadas ao crime online. O Anonymous se parece com uma ameba, ele está sempre alterando sua forma, com diferentes operações sendo executadas por diferentes pessoas no mundo, sem qualquer relação umas com as outras, mas usando uma mesma marca, assim como acontece com a Al-Qaeda. Eles se transformaram em uma marca, nada mais.

 

Qualquer um pode promover um ataque e creditar ao Anonymous e não haverá ninguém para contestar. Como eles mesmo dizem, “todos nós somos anônimos”.

 

==============================

 

Fonte: Baboo

 

==============================

 

----------------------------------------------------------------

 

As declarações são fortes, contundentes, mas bastante verdadeiras.

 

O imaginário geral tem o grupo hacktivista com uma unidade composta de várias células. Algo como um corpo e suas diversas partes sob o comando de um só cérebro, neste caso um só conjunto de organizadores. Isto não faz nenhum sentido, só tornaria mais fácil a localização e captura deste conjunto organizador.

 

Por outro lado, já não é a primeira reportagem que leio onde o grupo é comparado a "Al qaeda". Se antes achei estranho e mesmo um exagero agora começo a ver sentido na comparação.

 

A Al qaeda tem um mentor, uma espécie de lider romantico que serve de inspiração para diversos grupos independentes. Ele é a inspiração, o incentivador ( e isto não significa que algo de bom saia dele). Os grupos independentes não o seguem, apenas tomam suas palavras como argumento para justificar suas ações ou delas fazer fonte para estas mesmas ações.

 

O grupo hacktivista inspira com suas ações, não com palavras, e, ao que parece, outros grupos, utilizando-se do mesmo nome ou sob a mesma marca ainda que com nome diferente, empreendem ações inspiradas naquelas do grupo original. Estas ações acabam encontrando respauldo pela semelhança e objetivo.

 

É, parece mesmo que o Anonymous é uma ameba.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.