Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Integrated Development Enviroments


FenixDark
 Compartilhar

Posts Recomendados

O motivo deste novo tópico é explicar e ajudar aqueles que estão iniciando em Java ou até os que estão desenvolvendo em Java já há algum tempo, o que é uma IDE(Integrated Development Enviroment), utilizando alguns poucos conceitos que me são familiares, criei este pequeno tutorial.

 

IDEs

 

O principal motivo do desenvolvimento de IDEs é a agilização do processo de desenvolvimento de software, visando maior produtividade dos programadores em um espaço de tempo mais curto, a IDE reúne ferramentas de apoio para o desenvolvimento do programador, as IDEs são desenvolvidas para, desde programadores iniciantes até programadores mais experientes, as principais funções de uma IDE são:

 

Editor - A IDE tem função de editar o código-fonte do programa escrito na linguagem suportada por ela, neste caso, a IDE supostamente tem a função de editar Java.

 

Compilador - A IDE tem a função de compilar o código-fonte do programa escrito, no caso do Java, a compilação ocorre da seguinte forma: O código fonte em Java é transformado em bytecodes, e aí que vem a idéia da JVM(Java Virtual Machine), os bytecodes são passados à JVM que os interpreta assim gerando a linguagem de máquina compatível com seu processador, por isso Java pode funcionar na maioria dos processadores atualmente, o que dá o título à Java de linguagem multi-plataforma, em cada computador apto a usar a linguagem java, existe uma JVM.

 

Depurador - Não são todas as IDEs que o possuem, mas vale a pena explicar, o depurador dentro de uma IDE tem a função de, percorrer o código-fonte do programa, de um ponto especificado pelo programador até a correta execução do programa, o depurador auxilia no processo de encontrar e corrigir problemas dentro do código, assim aumentando a qualidade final do software.

 

Modelagem - Novamente não são todas as IDEs que possuem esta função. A modelagem auxilia principalmente na criação de modelos de classes, interfaces, objetos, etc... ou seja, ela cria um modelo especificado de acordo com que o programador necessita, está muitas vezes diretamente ligada à geração de código, auxilia no processo de agilização do desenvolvimento do software.

 

Geração de código - A geração de código encontrada em certas IDEs, em conjunto com ferramentas de modelagem, a geração pode gerar praticamente todo o código-fonte do programa com base no modelo proposto, um exemplo em java é o desenvolvimento de aplicações em swing, tornando muito mais rápido o processo de desenvolvimento e distribuição do software.

 

Refatoração - Consiste na melhoria constante do código-fonte do software, seja na construção de código mais otimizado, mais limpo e/ou com melhor entendimento pelos envolvidos no desenvolvimento do software, apontando erros ou formas de se desenvolver o código de maneira mais apropriada.

 

Esses foram os pontos que eu pensei em compartilhar com vocês, obviamente, se alguém tiver mais pontos para acrescentar ou críticas sintam-se à vontade, agora algumas IDEs que na minha opinião são essenciais para o desenvolvimento em Java:

 

BlueJ - Uma IDE excepcional para iniciantes, ela não contém funções como depuração ou geração de código, apesar de ser visto como um ponto negativo, isso torna o desenvolvimento em java para o iniciante muito mais nativo, e principalmente, enquanto o programador for desenvolvendo, existe um gráfico em UML contemplando as classes desenvolvidas em Java, o que torna o aprendizado muito mais fácil, BlueJ é uma IDE desenvolvida por Michael Kölling, professor na Universidade de Kent, BlueJ é extremamente apoiado em diversas universidades pelo mundo.

 

Eclipse - É uma IDE desenvolvida em Java, e segue o modelo Open Source de desenvolvimento de software, hoje em dia Eclipse é a IDE Java mais utilizada no mundo, além de possuir inúmeras funções para o programador, Eclipse foi desenvolvido sob a biblioteca SWT responsável pela parte gráfica, utilizando recursos nativos ao sistema operacional o que torna o programa mais leve na hora de ser desenhado, e concede amplo suporte ao programador por conta das centenas de plug-ins existentes, por conta disso não é somente usada para desenvolvimento em Java, mas como PHP, C/C++, etc... realmente uma IDE muito recomendada.

 

NetBeans - Com toda certeza uma das melhores IDEs existentes para desenvolvimento Java, também é open source, e atualmente recebe constante suporte da comunidade de desenvolvedores, possui diversas funções, assim como o Eclipse não é usado somente para desenvolvimento Java, mas para PHP, Ruby, C/C++, entre outros, também pode ser usado para desenvolver aplicações Web(Servlets e JSP, JSTL, EJBs), e possui ambiente gráfico para desenvolvimento de aplicações swing, em resumo outra IDE bem robusta, é um ambiente de programação mais didático, por conta de inúmeras funções, entretanto, o NetBeans é escrito em Java, utilizando swing, não rotinas e métodos nativos ao computador, o que torna o desenho da aplicação mais pesado e lento. Outra IDE extremamente recomendada.

 

Essas foram algumas IDEs que na minha opinião são as melhores e mais usadas atualmente, como eu disse é um pequeno tutorial mas mesmo assim espero que ajude, então é isso, obrigado pelo seu tempo, qualquer dúvida poste abaixo ou me mande alguma mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.