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Caelum Java e Orientação a Objetos


HoruS*
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Esta é a apostila da Caelum que tem como intuito

ensinar Java de uma maneira elegante, mostrando apenas o que é

necessário no momento correto e poupando o leitor de assuntos que não

costumam ser de seu interesse em determinadas fases do aprendizado

 

CONFIRA O CONTEUDO:

 

 

Capítulo 1: Como aprender Java.........................................................................1

1.1 - O que é realmente importante?..............................................................1

1.2 - Sobre os exercícios.................................................................................1

1.3 - Tirando dúvidas.......................................................................................2

1.4 - Sobre os autores.....................................................................................2

 

Capítulo 2: O que é Java.....................................................................................3

2.1 - Java..........................................................................................................3

2.2 - Máquina Virtual......................................................................................4

2.3 - Java lento? Hotspot e JIT.........................................................................6

2.4 - Versões do Java... e a confusão do Java2................................................6

2.5 - JVM? JRE? JDK? ....................................................................................7

2.6 - Onde usar e os objetivos do Java............................................................7

2.7 - Especificação versus implementação......................................................8

2.8 - Como o FJ11 está organizado.................................................................8

2.9 - Instalando o Java.....................................................................................9

2.10 - Compilando o primeiro programa.......................................................10

2.11 - Executando seu primeiro programa...................................................11

2.12 - O que aconteceu?................................................................................11

2.13 - E o bytecode?......................................................................................12

2.14 - Exercícios............................................................................................12

2.15 - O que pode dar errado?......................................................................13

2.16 - Um pouco mais....................................................................................14

2.17 - Exercícios............................................................................................14

 

Capítulo 3: Variáveis primitivas e Controle de fluxo........................................15

3.1 - Declarando e usando variáveis.............................................................15

3.2 - Tipos primitivos e valores.....................................................................17

3.3 - Exercícios..............................................................................................17

3.4 - Casting e promoção..............................................................................18

3.5 - O If-Else.................................................................................................21

3.6 - O While..................................................................................................22

3.7 - O For.....................................................................................................22

3.8 - Controlando loops.................................................................................23

3.9 - Escopo das variáveis.............................................................................24

3.10 - Um bloco dentro do outro...................................................................25

3.11 - Um pouco mais....................................................................................25

3.12 - Exercícios............................................................................................26

3.13 - Desafios...............................................................................................27

 

Capítulo 4: Orientação a objetos básica...........................................................28

4.1 - Motivação: problemas do paradigma procedural.................................28

4.2 - Criando um tipo....................................................................................29

4.3 - Uma classe em Java..............................................................................30

4.4 - Criando e usando um objeto.................................................................31

4.5 - Métodos ................................................................................................32

4.6 - Métodos com retorno............................................................................33

4.7 - Objetos são acessados por referências.................................................34

4.8 - O método transfere().............................................................................37

4.9 - Continuando com atributos...................................................................38

4.10 - Para saber mais: Uma Fábrica de Carros...........................................41

4.11 - Um pouco mais....................................................................................42

4.12 - Exercícios............................................................................................42

4.13 - Desafios...............................................................................................46

4.14 - Fixando o conhecimento.....................................................................46

 

Capítulo 5: Um pouco de arrays.......................................................................48

5.1 - O problema............................................................................................48

5.2 - Arrays de referências............................................................................49

5.3 - Percorrendo uma array.........................................................................50

5.4 - Percorrendo uma array no Java 5.0......................................................50

5.5 - Um pouco mais......................................................................................51

5.6 - Exercícios..............................................................................................52

5.7 - Desafios.................................................................................................53

5.8 - Testando o conhecimento......................................................................54

 

Capítulo 6: Modificadores de acesso e atributos de classe..............................55

6.1 - Controlando o acesso............................................................................55

6.2 - Encapsulamento....................................................................................58

6.3 - Getters e Setters...................................................................................59

6.4 - Construtores..........................................................................................61

6.5 - A necessidade de um construtor...........................................................62

6.6 - Atributos de classe................................................................................63

6.7 - Um pouco mais......................................................................................65

6.8 - Exercícios..............................................................................................65

6.9 - Desafios.................................................................................................66

 

Capítulo 7: Orientação a Objetos – herança, reescrita e polimorfismo............67

7.1 - Repetindo código?.................................................................................67

7.2 - Reescrita de método.............................................................................70

7.3 - Chamando o método reescrito..............................................................71

7.4 - Polimorfismo.........................................................................................71

7.5 - Um outro exemplo.................................................................................73

7.6 - Um pouco mais......................................................................................74

7.7 - Exercícios..............................................................................................74

 

Capítulo 8: Eclipse IDE.....................................................................................79

8.1 - O Eclipse...............................................................................................79

8.2 - Views e Perspective...............................................................................80

8.3 - Criando um projeto novo.......................................................................82

8.4 - Nossa classe Conta...............................................................................84

8.5 - Criando o main......................................................................................86

8.6 - Rodando o main....................................................................................88

8.7 - Pequenos truques..................................................................................88

8.8 - Exercícios..............................................................................................89

 

Capítulo 9: Orientação a Objetos – Classes Abstratas......................................92

9.1 - Repetindo mais código?........................................................................92

9.2 - Classe abstrata......................................................................................93

9.3 - Métodos abstratos.................................................................................94

9.4 - Um outro exemplo.................................................................................96

9.5 - Para saber mais.....................................................................................99

9.6 - Exercícios..............................................................................................99

 

Capítulo 10: Orientação à Objetos – Interfaces..............................................101

10.1 - Aumentando nosso exemplo..............................................................101

10.2 - Interfaces..........................................................................................104

10.3 - Dificuldade no aprendizado de interfaces........................................107

10.4 - Exemplo interessante: conexões com o banco de dados..................108

10.5 - Um pouco mais..................................................................................108

10.6 - Exercícios..........................................................................................108

 

Capítulo 11: Exceções – Controlando os erros...............................................113

11.1 - Motivação..........................................................................................113

11.2 - Exercício para começar com os conceitos........................................114

11.3 - Exceções de Runtime mais comuns..................................................119

11.4 - Outro tipo de exceção: Checked Exceptions.....................................120

11.5 - Um pouco da grande famíla Throwable............................................122

11.6 - Mais de um erro................................................................................122

11.7 - Lançando exceções...........................................................................123

11.8 - Criando seu próprio tipo de exceção................................................124

11.9 - Para saber mais: finally.....................................................................125

11.10 - Um pouco mais................................................................................126

11.11 - Exercícios........................................................................................126

11.12 - Desafios...........................................................................................128

 

Capítulo 12: Pacotes – Organizando suas classes e bibliotecas.....................129

12.1 - Organização......................................................................................129

12.2 - Import...............................................................................................130

12.3 - Acesso aos atributos, construtores e métodos..................................132

12.4 - Usando o Eclipse com pacotes..........................................................132

12.5 - Exercícios..........................................................................................134

 

Capítulo 13: Ferramentas: jar e javadoc.........................................................135

13.1 - Arquivos, bibliotecas e versões.........................................................135

13.2 - Gerando o jar pelo Eclipse................................................................136

13.3 - Javadoc..............................................................................................138

13.4 - Gerando o Javadoc............................................................................139

13.5 - Classpath...........................................................................................141

13.6 - Exercícios..........................................................................................143

 

Capítulo 14: O pacote java.lang......................................................................144

14.1 - Pacote java.lang................................................................................144

14.2 - Um pouco sobre a classe System e Runtime....................................144

14.3 - java.lang.Object................................................................................145

14.4 - Casting de referências......................................................................145

14.5 - Integer e classes wrappers (box)......................................................147

14.6 - Autoboxing no Java 5.0.....................................................................148

14.7 - Métodos do java.lang.Object equals e toString................................148

14.8 - java.lang.String.................................................................................150

14.9 - java.lang.Math..................................................................................151

14.10 - Exercícios........................................................................................152

14.11 - Desafio............................................................................................153

 

Capítulo 15: Pacote java.io.............................................................................154

15.1 - Orientação a objeto...........................................................................154

15.2 - InputStream: lendo bytes .................................................................154

15.3 - InputStreamReader: lendo chars......................................................155

15.4 - BufferedReader: lendo Strings.........................................................155

15.5 - Lendo Strings do teclado..................................................................156

15.6 - A analogia na saída...........................................................................157

15.7 - Uma maneira mais fácil: Scanner e PrintStream.............................158

15.8 - Um pouco mais..................................................................................158

15.9 - Exercícios..........................................................................................158

 

Capítulo 16: Collections framework...............................................................161

16.1 - Motivação: Manipular arrays é trabalhoso, precisamos de estruturas

de dados......................................................................................................161

16.2 - Listas: java.util.List...........................................................................162

16.3 - Listas no Java 5.0 com Generics.......................................................164

16.4 - Ordenação: Collections.sort..............................................................165

16.5 - Exercícios..........................................................................................167

16.6 - Conjunto: java.util.Set.......................................................................168

16.7 - Principais interfaces: java.util.Collection.........................................169

16.8 - Iterando sobre coleções: java.util.Iterator.......................................170

16.9 - Iterando coleções no java 5.0: enhanced for....................................172

16.10 - Mapas - java.util.Map......................................................................172

16.11 - Mapas no Java 5.0...........................................................................174

16.12 - Exercícios........................................................................................176

16.13 - Desafios...........................................................................................177

 

Capítulo 17: Threads.......................................................................................178

17.1 - Linhas de execução...........................................................................178

17.2 - Criando uma subclasse da classe Thread.........................................179

17.3 - Garbage Collector.............................................................................179

17.4 - Exercícios..........................................................................................180

17.5 - Para saber mais: Compartilhando objetos entre Threads.................181

17.6 - Vector e Hashtable............................................................................183

17.7 - Um pouco mais..................................................................................183

 

Capítulo 18: E agora?.....................................................................................185

18.1 - Exercício prático...............................................................................185

18.2 - Certificação.......................................................................................185

18.3 - Web....................................................................................................185

18.4 - J2EE...................................................................................................185

18.5 - Frameworks......................................................................................185

18.6 - Revistas.............................................................................................186

18.7 - Grupo de Usuários............................................................................186

18.8 - Falando em Java................................................................................186

 

Capítulo 19: Apêndice A - Sockets..................................................................187

19.1 - Protocolo...........................................................................................187

19.2 - Porta..................................................................................................188

19.3 - Socket................................................................................................188

19.4 - Servidor.............................................................................................188

19.5 - Cliente...............................................................................................190

19.6 - Imagem geral....................................................................................192

19.7 - Exercícios..........................................................................................192

19.8 - Desafios.............................................................................................192

19.9 - Solução do sistema de chat...............................................................192

 

Capítulo 20: Apêndice B – Swing básico.........................................................195

20.1 - Interfaces gráficas em Java...............................................................195

20.2 - Portabilidade.....................................................................................195

20.3 - Começando com Swing.....................................................................195

20.4 - Nosso primeiro formulário................................................................196

20.5 - Adicionando eventos.........................................................................198

20.6 - Gerenciadores de Layout..................................................................200

20.7 - Look And Feel....................................................................................200

20.8 - Para saber mais.................................................................................201

 

Capítulo 21: Apêndice C - Mais java...............................................................202

21.1 - Import Estático.................................................................................202

21.2 - final...................................................................................................203

21.3 - Calendar............................................................................................203

21.4 - Date...................................................................................................205

21.5 - Outras classes muito úteis................................................................205

21.6 - Anotações..........................................................................................205

 

Capítulo 22: Apêndice D – Instalação do JDK.................................................207

22.1 - O Link................................................................................................207

22.2 - Instalação do JDK em ambiente Windows........................................207

22.3 - Instalação do JDK em ambiente Linux..............................................213

 

 

 

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